Geral

DÚVIDA – Renderizando ambientes apertados

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    5268 Views Posts

Participante

DÚVIDA – Renderizando ambientes apertados

É isso aí manolos:

Estava dando uns renderizaxions, comodo por comodo, mas comecei a ter alguns problemas com ambientes muito estreitos como banheiros (2,5m x 1,5m) e quartos (3m x 3,5m).

Sei que tem o comando FOV (z –> escolhe o escopo de visão de 35 até 60) que ajuda pra caramba, mas mesmo assim, ainda acho que não está bom…

…pois os objetos ficarão muito ao fundo da foto, itens próximos ao teto tendem a ficar com visual “esticado” etc.

Aí fica a dúvida: quando os manolos caem nessa situação, qual a opção “menos ruim”? Fazer uma renderização partindo de visão aérea do comodo? Colocar a camera na quina na parede (como na foto acima)? Apagar paredes próximas? Fazer alguma transparência?

Se puderem comentar, NICE. 🙂

Participante

Cara, acredito que a melhor opção seja apagar paredes, pelo menos é como faço..
      Talvez alguem tenha outra ideia..
      vlw.

Participante

É isso mesmo, tem que apagar as paredes atras da camera, assim da pra colocar a camera mais para tras e conseguir um angulo bom.

Participante

apagar a parede é a pior opção…. aumente a parede mas não a apague, se for render é claro, se for sketchup puro não importa.

Participante

Eu tambem faço isso que o Ande falou.. aumento a parede, dou uma esticada, sopra caber uma camera sem muita distorção. ;P

Participante

Já vi muitos render sem as paredes e sem a laje nos making offs é só saber configurar a iluminação pra ficar parecida.
      Em alguns outros programas como 3dsmax vc pode desativar a parede para não aparecer no render, mais ela vai estar la gerando sombra,
      ou configurar os tipos de lentes das cameras para pegar um resultado melhor.

Participante

A melhor opção é criar um “Skp Two Sided Material” para a parede que vai ficar na frente (tampando) a camera. Daí vc coloca no “front” o material da parede mesmo mas no back vc não coloca nada.
      No SU vc não vai ver nada ( a parede vai tampar sua visão) mas no render, a “back face” será transparente e a “front” com material da parede.
      Tendeu?

Participante

Participante

Esse eu fiz dessa forma que falei. Fiz esse material na porta (“front” material de madeira e “back” nenhum material), mas a parede ou porta, ou oque for fazer, esse material não pode ter espessura, tendeu?
      Abraços e espero ter ajudado

Participante

Andeciuala, não concordo com vc que apagar a parede seja a pior opção. Tanto a opção de apagar quanto a de aumentar a parede são corretas e tem sua aplicação de acordo com cada ambiente.

Acredito que o que vale aqui é esclarecer as opções existente para se resolver o problema, dai cada um vai julgar qual se aplica melhor na sua cena.

Eu utilizo as duas técnicas, porem para mim o melhor resultado eu obtenho apagando as paredes. Mas como falei já cada uma tem suas particularidades.

Participante

Não conhecia essa forma Dercole, interessante, mas não sei por que, nessa sua imagem, os reflexos estão ficando um pouco estranhos neh.
      Parece que saem no angulo errado. Talvez alguma configuração da camera..
      mas valeu pela dica..

Participante

Eriberto,

Minhas respostas são sempre baseadas na lógica e experiência, não em emoções ou no que eu acho, se eu acho eu não respondo.

Eu não disse que apagar é incorreto, eu disse: é a pior opção!

Se algo é melhor, a outra em comparação, tem que ser pior.

Só podemos dizer que algo é equivalente à outra se, o resultado alcançado for o mesmo, e se o trabalho ( nível de dificuldade) for o mesmo também.

Retirando a parede, você influencia negativamente na iluminação, reflexos, refração e outros.

Para resolver essas picuinhas acima citadas, você terá um trabalho muito maior do que simplesmente aumentando a parede, que não vai influenciar em NADA na sua cena. É claro que não vamos também colocar um tamanho absurdo, é só o suficiente para a camera caber…

ANALIZANDO LOGICAMENTE a opção do D”ERCOLE, devo dizer que é um resultado muito bom, e como na técnica de aumentar, vai influenciar apenas na modelage, pois a parede não pode ter expessura, nem a porta para que essa técnica dê certo.

Em outros softwares é SUPER NORMAL utilizar essa técnica do D”ERCOLE, pois na grande maioria as backfaces não são mostradas nos renders por padrão. Ensino isso inclusive no curso de MODO.

Danilo, você deve ter viso exatamente isso aqui que estou falando, realmente parece não ter nem teto nem paredes, mas se tem realmente um tutorial que o camarada apaga as paredes e teto, sinto dizer que ele escolheu o PIOR caminho.

Existe sempre várias formas de se alcançar, mas existem as formas amadoras e as formas profissionais, não estou dizendo que você não seja profissional, mas TODOS nós temos ainda o que aprender… eu não sou diferente, mas como eu já disse quando eu dou uma opinião pública, dificilmente eu antes não pesquisei, e me inteirei do assunto.

Esse é meu jeito, espero que ninguém fique com raiva por isso, os mais antigos do fórum já me conhecem e não ligam, aos novatos não estou com raiva nem brigando, é o meu jeito de discutir.

Participante

Exatamente.

No final das contas, o que é realmente importante é conseguir o efeito desejado. Não importa muito a técnica.

Só um detalhe que ninguém citou: alguém aqui acha ruim fazer uma renderização de cômodo em perpectiva cheia, como na figura abaixo:

Não sou muito fã porque dá a impressão do comodo ficar flutuando, além do fato de “matar” 1 parede (geralmente a com menos detalhes). No entanto, ainda acho que é (mais) uma opção.

Participante

Andeciuala.

Não fiquei com raiva não. Apenas acho que vc poderia ter colocado melhor as palavras.

Admiro muito seu trabalho e também merece respeito por todo o conhecimento que vc já passou a todos aqui.

Mas continuo achando que não se deve dizer que uma técnica é pior do que outra, pois depende muito de quem executa.

Só para citar um exemplo:

Certa vez na época da faculdade presenciei uma discussão entre dois colegas. Um era mais velho e tinha muita experiência com desenho a mão, na prancheta mesmo e o outro era mais novo e tinha muita habilidade com as ferramentas do CAD.
      Cada um que defendesse melhor sua técnica. Então se propôs um desafio, cada uma iria executar o desenho de uma residência utilizando suas técnicas (a mão e CAD).

Para resumir, a pesar do colega do CAD ter terminado primeiro, o resultado final dos dois foi semelhante no que diz respeito a representação gráfica.

Com isso chegou-se a conclusão de que não importa a técnica utilizada e sim o resultado obtido.

Quem é que vai dizer que a técnica do desenho a mão é pior do que o CAD?

Pois isso que aqui no fórum sempre tomo cuidado em comentar o trabalho de uma colega, pois respeito a ética profissional e me restrinjo a comentar apenas técnicas e alternativas possíveis para solucionar os problemas.

Desculpa se estou sendo chato. Mas é preciso esclarecer essa questão.

Participante

Tenso :-O

Participante

Se não for tirar a parede, posicione sua camera no melhor lugar possivel e mude valor da camera de 1 para 0,5 ou vai testando.

Participante

Desculpe a noobice suprema, mas tu falar em “mudar o valor da camera” com qual comando? 😳 😳

Valeu pela força.

Participante

Se for Vray, abra o Option do Vray e vai na aba Camera e em Zoom o valor vai estar 1 ae mude para 0.6, 0,7…….. a gosto. Isso vai fazer com q a lente da camera se espanda.
      Ae se for em outros programas de render temos q ver pq não foi citado.

Participante

Ah, saquei.
      É que, infelizmente, uso o Podium 1.7.
      Mesmo assim, valeu.

Participante

Bom dia,

Respeito muito a opinião de todos aqui e acho que a viabiliade de uma técnica é uma coisa bastante pessoal, pq cada um realmente sabe do que precisa e cada um segue um caminho, mas eu particularmente sou totalmente contra a apagar uma parede, pois vai influenciar de forma negativa no cálculo de renderização e se tiver material espelhado aí q piora tudo..daí sempre faço a técnica que chamo de Área de Recuo, que é onde vai ficar o observador…pois é a mesma coisa q faz um stúdio de televisão, pois na área de recuo fica o câmera man, diretor etc.. mas atrás deles precisa ter parede, senao vai entrar luz externa, escapar luz interna, assim tirando o realismo da cena.

Com relação à câmera, eu não mexo nela no kerkythea pq aumenta muito tempo de render qdo fazemos isso pelo renderizador..então faço pelo Sketchup então pode ser q isso sirva para o Podium tbm…eu uso o field of view pra distorcer a câmera no sketchup e ganhar campo de visão..simplesmente aperte a tecla z e digite o valor q vc quer..por padrao o sketchup tem o valor 35… mude para 50 ou mais..cada ambiente é um determinado valor..só tome cuidado para nao se empolgar e distorcer demais.

Resumindo…uso a Técnica da Área de Recuo + Field of View.

Abraços.

Convidado

E depois, va em um Photoshop da vida, Filters> Lens Correction> Custom> Transform> e modifique em Vertical Perspective.

Participante

Tbm hehe nem tinha lembrado isso, ae vc muda Field of View e depois Look Around pra afastar.

Participante

No Sketchup podes dar um hide nas paredes, mas no render isso prejudica, manter o ambiente fechado para que as caractrisiticas ambientais se mantenham é importante.
      Bem, as dicas do pessoal vão te ajudar no seu produto, atentando para o que comentei acima.

Participante

Ja viram esse banheiro? Apesar de ser maior q o do Brubaker eh sem a parede da entrada e junto ta a imagem do render.
      http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=488a0489260e0e48b916ea181146b209&prevstart=0
      Acho bacana o estilo dessa Helena Michel, o modelo eh muito simples.

Participante

Bem legal, mas nos vidros deveria ter o reflexo da parede que não está lá. Se nessa parede que não existe estiver uma porta ou até mesmo os azulejos, deveria aparecer no reflexo dos vidros, daria um realismo maior, isso é claro que só quem mexe com isso que percebe, o cliente nunca irá reparar que a parede não está ali. Aí vai de cada um.
      Abraços

Participante

Oi, sou nova no sketchUP, não entendi como se faz isso…

Participante

depois de anos passados… ainda nao existe algum recurso (ferramenta ou plugin…) que solucione nosso problema com ambientes pequenos.

vou deixar o link da ferramenta Clipping do 3dsmax assim podendo dar continuidade no assunto.

3ds max camera clipping

Mestre

Com os outros renderizadores eu não sei, mas no V-Ray, além da técnica q o DErcole, da pra fazer outra coisa parecida e mais fácil, que consiste em pintar um lado da face (virado pra câmera) com um material totalmente transparente e o outro lado da face (parte interna do ambiente) com o material normal. Veja esse banheiro em que utilizei essa técnica – https://sketchupbrasil.com/grupos/projetos-concluidos/forum/topic/pequeno-estudo-em-um-pequeno-banheiro/

Mas uma solução comum para todos eu tb desconheço!

Participante

Vejam o video do Diego Moita.
      Ele mostra como esconder uma parede.

https://www.youtube.com/watch?v=NUagcEK1nds

Visualizando 28 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.