Geral

Dúvidas sobre Camadas/Layers

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  WillerMarinho 7 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  840 Views Posts

Quando estou modelando costumo criar camadas para cada parte do objeto – paredes, piso, cobertura etc. Minhas etpas de trabalho são:

1. Crio a camada, “PAR_EXT” para as paredes externas, por exemplo;

2. Modelo todas as paredes, criando os vãos para portas e janelas;

3. Seleciono tudo e transformo em grupo.

Desta forma, todos os elementos (arestas e faces) bem como o grupo, estarão na camada que criei.

Porém, já vi dois ou três autores que recomendam criar todos os elementos na Camada 0/Layer 0 e colocar somente os grupos ou componentes em camadas específicas. A meu ver, este método pode gerar confusão.

Alguém poderia explicar a vantagem deste segundo método (se é que há alguma) sobre o método que utilizo?

Agradeço a colaboração.

Eu uso a opção que voce usa..
    Acredito que seja melhor.. mais pratica.
    qualquer coisa, voce pode isolar apenas o layer que deseja trabalhar..

Riceles, realmente tem correntes que vão neste sentido, de fazer tudo no layer 0 e depois ir organizando isso. tudo.
    Particularmente gosto mais da idéia de ir organizando tudo em layers separados conforme vou construindo minha modelagem, acredito que me da mais controle sobre o processo.

Uma dica. quando criarem um componente para disponibilizarem por ex para o 3DW, coloquem todos os grupos do componente no Layer 0,
    se não quando se baixa o componente vem um monte de layers dispersos que precisarão ser reorganizados.

Eu uso as duas, depende da complexidade do projeto.
    O problema da segunda técnica é que se quiser separar em layers você vai ter que:
    – Modelar
    – Criar os grupos e componentes
    – Criar os layers
    – Organizar grupo por grupo, componente por componente, no seu devido layer

O jeito mais prático, funcional e indicado por todos é o jeito que você está fazendo. (:

Você tem que ponderar o melhor método para cada caso que você desenvolver.
    As vezes por ser um projeto simples, não é necessário criar layers e organiza-las, apesar ser sempre importante. Os grupos e componentes assumem o papel de organizadores, uma vez que adequadamente nomeados.

Prezados Lucas, Padão e hybryt,

Agradeço pelas respostas. Todas vieram ao de encontro de meu objetivo: conhecer as diversas metodologias de trabalho.

Como “desenvolvi” essa metodologia a partri de minha experiência com CAD 2D, foi bom saber que outros profissionais a utilizam.

Muito obrigado.

Riceles, acho que vai,em geral, Layers sao para organizar o projeto PRA VOCE. Se achares que a sua forma é a melhor, bacana. A nao ser que tenhas que entregar algum projeto pra alguem, e ai esteja com algum tipo de organizacao que ele queira, ou algo do tipo. Entende? O importante é organizar. Eu por exemplo, sempre separo os meus de acordo com o que eu preciso ou nao. Paredes, Teto, Piso, Cotas, Esquadrias, Decoração, Moveis, RPC”s, BG… e por ai vai. Se preciso de um e nao de outro, desligo, saca?

Você deve fazer login para responder a este tópico.