Geral

E ai vem mais uma versão do SketchUp – bad news

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    317 Views Posts

Participante

Com data ainda não definida, esta sendo anunicada uma nova versão do SketchUp.
      Para os usuários da versão free que usam algum tipo de CAD nos seus trabalhos profissionias, as noticias não são boas. Esta sendo retirado da versão free os importadores de arquivos DWG e DXF. isso vai deixar muita gente sem recursos. A solução para isso é se manter nas versões 7 ou anteriores.
      O novo importador que esta sendo inserido é o – COLLADA (abreviação do inglês para COLLAborative Design Activity) é um padrão de exportação e importação de arquivos criado pela Sony e usado como padrão para o console Playstation 3. É suportado pelos melhores editores 3D do mercado, como Blender (software livre), 3D Studio Max e Maya. O formato utiliza XML como padrão e suporta além de modelos detalhados, animações e iluminação.

Ocorre que o Autocad por exemplo não tem a opção de importar ou exportar arquivos Collada enm nenhuma de suas versões.

Nos parece que o Google esta forçando a barra para que a versão Pro seja adquirida por profissionais que precisam destas operações (e o preço desta versão vai subir), uma vez que a importação e exportação na versão pro continuará a existir.

Maiores informações veja no Blog Oficial do Google Sketchup:
      http://sketchupdate.blogspot.com/2009/08/coming-soon-in-google-sketchup.html

Participante

Bem, temos que ver as novidades do novo sketchup. Pois sinceramente ahco que o google deia investir nos trabalhos 2d tb . mas existe uma certa politica de nao se meter com autodesk nesse lado.

è uma boa maneira de forçar a compra do soft, afinal a maioria dos profissionais depende do cad tb ….

Bem , estou muito curiosos pra saber oqq vem de bom ai !!!

Participante

Concordo com a google em alguns pontos, pois tudo que ele fizer para arrecadar mais (mas isso não impede a pirataria), fazendo com os usuários que utilizam o software free, possam se interessar um comprar o software, é bem vindo. Mas que esse investimento possa nos trazer retorno, o que eu espero é que vários pedidos de melhorias feito pelos usuários desde a criação da versão 6, sejam atendidas nessa próxima versão. O Sketchup precisa melhorar o gerenciamento de polígonos, uma modelagem com polígonos quad, pois hoje em dia a modelagem de formas organicas no sketchup acontecem com triangulação.
      Seria legal também a opção de se trabalhar com nurbs e curvas de verdade, superfícies curvas etc.

Também estou curioso para ver essa tal nova versão!

Participante

Eles deram sinal de vida mais sedo que eu esperava!
      Mas isso do impedir a importação dwg, no free, para mim é muita sacanagem.
      O SU free até agora tem servido bem aos que dependem do programa para trabalhar mas não tem condições de comprar licença e aos q o usam como hobe. Se a Google está pretendendo transformar a versão free em um simples “demo”. Acho fato de ser um bom programa livre estimula o interesse nele, e o faz popular.
      Sobre forçar a compra eu não sei, no meu meio não conheço que tenha a licensa do AutoCad por exemplo, quem vai comprar o pro é quem já era disposto a comprar antes.
      Não falaram de nenhuma novidade? Isso é forma de apresentar uma nova versão!

Visualizando 3 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.