Geral

Gargalos e limitações do Sketchup

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    560 Views Posts
    • #17113


      Participante

      Li no site oficial do Sketchup sobre limitações do software, para que a Google faça melhorias nas próximas versões, e acho interessante trazer essa discussão aqui para o fórum.

      Qual a limitação que mais incomoda? ou quais os objetivos a alcançar?

      Nurbs ? Arquivos pesados ? Render Integrado ? Possibilidade de desenho técnico para documentação ?

      Abraços

    • #17115


      Convidado

      BOA.

      Limitação que mais encomoda é a coisa de MUITA GEOMETRIA, é um saco isso.

      Nas proximas versões a Google tem que fazer uma versão 64bits, acrescentar NURBS, ter uma opção de, até, 4 VIEWPORTs, melhor forma de subdivisão (acrescentar forma de subdivisão na verdade).

      Resumindo, o objetivo a se alcançar é ficar na linha ou superar o MAX… hhahahaha

      ABraços

    • #17116


      Participante

      Pra mim a maior limitação ainda é o peso dos arquivos, mas nem tudo pode ser perfeito e na minha opinião para Apresentação Arquitetônica não existe um modelador melhor, se for levar para outras aplicaçãoes como modelagem orgânica aí realmente o sketchup deixa muito a desejar e daí tem uns plugins que ajudam bastante, o problema é que os plugins na sua maioria não são oficiais e alguns acabam prejudicando ainda mais a estabilidade do programa.
      Ari, parabéns por levantar essa discussão!

      Abraços!

    • #17119


      Participante

      Concordo, com tudo o que o marlon e o mauricio comentaram. Mas para mim, o que mais interessaria é a respeito da geometria e o programa ter uma opção x64. Se assim fosse, poderiamos utilizar com mais tranquilidade o programa fazendo uso de toda a maquina que usamos. Seria ótimo.

    • #17120


      Convidado

      Sem contar qeu levando em conta o que o mauriico disse para Arquitetura no SU e se o programa tivesse um suporte a muita geometria e tivesse uma versão 64bits, nós poderiamos utiliza-lo tranquilamente, colocar telhas modeladas, utilizar o FurMaker para fazer grama, sem pesar e sem dar bugsplat.

      Mas isso por enquanto é um sonho.

      Abraço

    • #17121


      Participante

      Marlonnz e lucas….perfeitas as suas colocações e ficamos na esperança de que isso se torne realidade e acredito não seja tão difícil, o que eu não sei é se o Sketchup dá um retorno pra Google. Acho que o principal ponto é saber se a Google realmente quer que o Sketchup brigue de igual para igual com o os outros softwares ou se apenas o fato deles terem uma ferramenta básica que possibilita colocar o bloco em 3d no mapa deles já os satisfazem e nós que de repente estaríamos querendo ir além dos interesses da Google.
      Daí ficaremos sempre escravos do plugins não oficiais e da-lhe bugsplat em cima de nós!

    • #17122


      Convidado

      não sei não, mas a google só qeur o SU para fazer “casinhas” (um bloco em 3d só) para o google Earth.
      A google não pensa em, tambem, superar os demais no ramo de games, filmes de animações, comerciais e por ai vai, ela só pensa em superar a Microsoft em termos de OS de alta tecnologia, ser a dona da tecnologia.

      Mas passando pelo SketchUcation, eu lí um topico que o time oficial do google sketchup falava que tudo isso ae estava fora de cogitação para o SU, falava que o eles não possuiam as ferramentas certas, e tinham limitações, mas por ser a GOOGLE que é lider em tecnologia, não ter ferramentas para melhorar um programa de CG ? ai é treta.

      Abraço

    • #17124


      Participante

      Se fossem feitos esses ajustes no sketchup, ele poderia bater de frente nos programas que estão no mercado e já são conhecidos. Acho que seria besteira da google parar de investir nesse programa. E limitações, logo para a google. Extranhoooooo…

    • #17127


      Convidado

      exato, pois a google, se quisesse, poderia colocar a Autodesk no chinelo e usar pra ir pra praia !!!
      Mas eu temo uma coisa se o SU batesse de frente com o MAX, ficaria mais complexo, e não seria aquela coisa rapida e facil de se mecher.
      A google tem que melhorar o SU para bater de Frente com o MAX em todos os sentido, desde Rapidez, facilidade de modelagem até Suporta a muito geometria e complexidade de formas subdivididas.

    • #17133


      Participante

      Claro, mas veja que aquilo que foi comentado nos primeiros posts não necessariamente precisaria mudar a interface e o modo de trabalhar do SU. Mas já traria enormes beneficios aqueles que usam o programa.

    • #17141


      Participante

      bem eu vejo da seguinte forma:
      O Sketchup tem suas caracteristicas que fazem dele ser o que é, ou seja simplicidade e facilidade para modelar.
      Até prova em contrário a Google não pretende acrescentar comandos ao Sketchup, deixando aos programadores de plantão gerarem melhorias e novos recurso atravéz de seus plugins.
      O investimento dele é na melhorias na base do programa e estabilidade do softer, assim como pode vir um versão 64 bits e atendendo aos pedidos de uso multiprocessadores.
      Outra coisa é que podem ir tirando do ar as versões free ou restringindo seu uso.
      Claro como arquiteto, gostaria de ter ferramnetas de desenho técnico 2D e outras 3D assim poderia ir aposentando o CAD, hehehehe.

    • #17142


      Convidado

      por isso que eu falo que a Google, se quiser, pode colocar a Autodesk no chinelo e ir pra praia !!!

    • #17143


      Participante

      Acredito que a google não tenha interesse em bater nenhum software 3d com o sketchup.
      Todo software apesar de suas melhorias com o passar do tempo, sempre carrega sua identidade.
      Na verdade o sketchup é um software simples, porque foi feito pra ser simples.
      Diferente dos demais citados ele sim é um software intuitivo, e que qualquer um pode mecher, por isso grande parte dos profissionais ou estudantes ou curiosos ou hobbistas o utilizam, porque é simples, porém sempre que algum desses usuários atinge o que se chama de conhecimento avançado em determinado software, este quer sempre melhorias, e isso é comum em qualquer software.
      porém acredito que se sketchup evoluir drasticamente, ele perde a simplicidade e com isso perde também parte de seus usuários.

      Sinto falta de uma versão 64bits, ou até mesmo um tipo de processamento mais leve em determinados casos, mas no geral ele me supre muito bem.

      Quanto aos plugins, são só atalhos de se fazer algo que o software ja é capaz por si só, geralmente quem cria um plugin específico, tem a necessidade cotidiana de uma série de comandos demorados, e acaba criando um plugin para facilitar a sua propria vida, só que no su o espírito de compartilhamento é muito grande, por isso achamos milhares deles por ai.

    • #17144


      Convidado

      Eu sinto falta mesmo é de um suporte para muita geometria e uma versão 64bits, pois se ouvesse uma versão 64bits o Vfsu seria mais completo, e a ASGvis melhoraria o Vfsu. Ai sim seria bom !!!

    • #17150


      Participante

      Eu até acho que pode pintar uma versão 64 bits, mas depois de ver que o 3D max 2011 possui importação direta dos arquivos SKP vejo que ambas as empresas estão acordadas de uma forma ou de outra.

    • #17188


      Participante

      Em relação a bater outros Softwares, acho que a missão está cumprida, o Sketchup já tem seu público e mercado.

      O que me agradaria muito seria outros programas da Google que se integrassem perfeitamente com o Sketchup. Já pensaram em um Google render? ou outro programa que criaria o desenho técnico a partir do Sketchup ?

      Talvez também Workspaces que permitiriam novas ferramentas, mas que permitiriam uma interface mais simples para usuários padrão.

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.