Geral

Importando Archmodels para o Sketchup

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    646 Views Posts

Participante

Estou tentando incluir modelos do 3ds Max na minha coleção, entretanto ando tendo alguns problemas para abrir eles no sketchup.
      Eu tentei com duas técnicas:

1ª – Abri no Max, exportei com o opencollada (um plugin que adiciona essa opção e exportação. Após ser baixado é só executar e instalar) e importei no sketchup.

2ª – Abri no Max, exportei como “obj.” e importei no sketchup com um plugin específico para esse tipo de arquivo.

Em relação à forma o modelo fica quase certo. Algumas pequenas falhas na geometria podem surgir, mas nada que não dê pra resolver rapidinho fechando-as, e como as linhas ficam todas aparecendo é só usar o “subdivide and smooth” para suavizar o modelo. Aí é só usar o plugin Cleanup para eliminar geometrias desnecessárias, deixando o arquivo mais leve.

O problema é com relação às texturas: Elas simplesmente não acompanham a importação.

Neste tópico em um fórum gringo
      (http://www.evermotion.org/vbulletin/showthread.php?t=69101)o Andeciula diz que usa modelos do Max no sketchup. Queria saber se dá fazer isso já com as texturas aplicadas, ou se não tem jeito mesmo. Por exemplo, se eu faço isso com o modelo de um livro só vai a forma dele, não a figura que serve de capa. Embora eu possa fazer isso manualmente, seria um trabalho desnecessário caso exista um plugin ou um comando nos programas que possa me adiantar essa etapa.

Se alguém tiver uma ideia (talvez o próprio Andeciuala…) seria de grande ajuda.

Abraços.

Participante

Nunca vi ninguém exportando do max para o SU onde o objeto acompanha texturas, Não vou te dar certeza que não é possível fazer isso porque hoje em dia tem plugins para quase tudo no 3d, então vai que existi um e eu falo asneira aqui…
      Abraços.

Participante

po nunca tentei, so sei que um rapaz que faz pós graduação comigo exportar do em 3ds.

vou tentar ver com ele.

Participante

Da de exportar em 3ds sem mapeamento, e quando o modelo é complexo, tudo fica fora do lugar, dai precisa corrigir as posições, e mesmo assim, fica sem o mapeamento original.

Participante

Do max para o SU é judiar demais do cabra. Texturizar coisas mais complexas então só com milagre. Mas gostei das coisas que citou sobre o subdivide e smooth e cleanup reduzindo os poligonos.

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.