Geral

janela sketchup para mac

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 11 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  519 Views Posts

bom dia. tenho 3 perguntas relacionadas ao sketchup para mac:

1. Aprendi a usar o sketchup no windows, e nele eu modelo os grupos na camada layer, e depois uso uma lista na barra de ferramentas para facilmente mudar o grupo de camada.

exemplo: na layer faço as paredes de uma casa, crio uma camada “alvenaria”, seleciono as paredes, crio um grupo, e depois uso a barra de camadas da barra de ferramentas e mudo para ” alvenaria”.

Ocorre que quando faço isso no mac, a lista de camadas da barra de ferramentas apenas muda de cama, mas não muda o grupo criado. Assim, continua tudo na layer, fazendo com que eu tenha que cortar o grupo da layer (comand x), colar na “alvenaria”e reposicionar milimetricamente, o que dá um trabalhao.

alguem sabe como faço para mudar o grupo de camada de forma mais simples no mac?

2. outra pergunta: na janela do sketchup para winsow eu posso ter um conjunto de ferramentas do lado direito da tela, onde encontro “materiais”, “camadas”, “estilos”, “cenas”, etc., mas no mac não consigo deixar essa barra lateral fixa. alguem sabe como?

3. no windows, clico no botão scroll para orbitar, e shift + scroll para usar a maozinha, mas no mas isso nao funciona. alguem sabe como configuro isso?

obrigada

@brunanovaes, eu nunca usei o SketchUp pra Mac, mas sei que são poucas diferenças dele para o do Windows.

Confere se está fazendo da seguinte forma:

1.  Depois que vc criar a nova camada na janela Camadas (Janela>Default Tray>Camadas) e agrupar as partes da modelagem que quer mudar de camada, selecione esses grupos e mude a camada na barra de ferramentas Camadas (Visualizar>Barras de ferramentas…>Camadas).

Vc também pode alterar a camada em que o grupo/componente está através das informações de entidade, basta selecionar o grupo, clicar com o botão direito do mouse sobre a seleção e clicar em Informações da entidade, depois é só mudar a camada na janela que abrir.

2. Isso só funciona a partir do SketchUp 2016. Para fixar as janelas (Default Tray) em um dos cantos do SketchUp, clique no topo da janela e arraste até uma das marcações que aparecerem nos cantos, como é mostrado no seguinte GIF:

3. Se vc estiver usando um mouse que tenha o scroll, era pra funcionar da mesma forma. Vi no site do SketchUp que da pra fazer isso no Mac também pressionando as teclas Command+Control+Shift. Outra alternativa é usar a tecla de atalho H.

Muito obrigada pela ajuda, Daniel.

Já consegui mudar os grupos de camada, através das “informações da entidade”, e vou comprar um mouse com scroll compatível com mac.

quanto à fixaçao das janelas, no meu não aparece essa opção de “nova bandeja”.

Veja a foto, ela só me dá as opçoes de bandejas soltas. Eu posso até agrupá-las se eu quiser, mas a de materiais não “gruda”nas outras =\captura-de-tela-2016-12-06-as-09-09-40

@brunanovaes, tá parecendo que esse SketchUp é o 2015, não é não?

Como falei na postagem anterior, isso só foi implementado no SketchUp 2016.

não, é a versao teste do 2017!

Então era pra estar dando certo mesmo @brunanovaes!

Ainda não atualizaram os tutoriais, incluindo o Sket 2017, mas acho que não mudou nada nessa parte de janelas, pelo que olhei aqui no meu (windows) tá tudo igual.

Vamos tentar uma ultima coisa, como está no Mac, pode ser que vc desativou as janelas em cascata, para ativar faça o seguinte:

• Vá em Janela>Preferências (também deveria aparecer aí no menu “Janela” mas, pelo que vi na imagem que vc postou, não está aí, então veja se encontra em outro lugar);
    • Agora clique na opção Espaço de trabalho;
    • E marque Cascade Main Windows (acho que em português é Janelas principais em cascata).

Se não der certo, não sei oq pode estar acontecendo aí!

Você deve fazer login para responder a este tópico.