Geral

Modelagem é muito importante

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    679 Views Posts

Participante

Pessoal
      O Fórum Sketchup Brasil, nasceu com a intenção de divulgar o SKETCHUP.
      Com o tempo o fórum foi crescendo e novos sub fóruns foram sendo acrescidos.

Há muito tempo vem se comentando sobre o grande interesse da maioria -até eu que sempre fui um purista me deixei levar – em renderização.
      Com isso o os assuntos de maior interesse no fórum hoje são sobre render. Até ai sem problemas.
      O que ocorre e já foi alvo de muitas discussões é o interesse demasiado por render em detrimento do SketchUp.
      A grande maioria não sabe modelar ou tem pouco conhecimento no uso do SU.
      Uma boa modelagem é a base para um bom render, e vejo que esta premissa não é levada em conta por muita gente.
      Muitos trabalhos eu não comento, não por falta de interesse ou por falta de atenção, mas porque vou ficar falando sempre as mesmas coisas.
      Deixem um pouco o render de lado e se aprimorem no SKtechup.
      Vejo vários blogs de colegas se intitulando “designers 3d” e vendendo seu trabalho, medíocres com certeza.
      Querem se tornar competitivos no mercado, então leiam, pesquisem, modelem com detalhes e com precisão de idéias, comprem livros sobre o assunto, ler é importantíssimo. Tem gente que nunca leu um manual do Su.
      Numa modelagem quanto mais impecável ela for, melhor resultado terá seu render posteriormente. Miren-se nos excelentes exemplos que temos tanto aqui no fórum, quanto fora dele.
      Quem realmente estiver interessado em ser bom e vencer, vai entender meus comentários, se não vai continuar sendo apenas mais um.

Queremos ver aqui no fórum muita modelagem, muitos trabalhos com o SU puro, não quer dizer que não possam renderizar, mas coloquem mais ênfase no Sketchup. Tenho certeza que se focarem mais no Su, crescerão mais rápido.
      Obrigado

Fernando Padão
      Moderador

Participante

Boa Padão, concordo com tudo que disse, já que criou esse tópico, queria aproveitar para dizer uma coisa que desde que comecei tenho notado que quando se posta somente a modelagem, passam-se dias sem nenhum comentário (nem com todos), e não é porque a modelagem está ruim, “o cara” é iniciante, ou qualquer outra coisa, devem ter seus motivos, eu comento…
      Sempre que posso, posto a modelagem tb, acho que é interessante…
      Acho que é mais ou menos isso…
      Abraços

Participante

Concordo com vc Padao, esse forum é sobre o Sketchup, mas como vc disse, não podemos descartar que os trabalhos renderizados são muito bons. Como sujestão quando formos mostrar nossos trabalhos, porque não colocarmos também o projeto modelado? Seria interessante, pois são duas vertentes em um tópico só, a modelagem em si e o trabalho final.

Valeu

Convidado

Eu estou trazendo o Speed, ou Challenge, para o forum para que seja um motivo para aprenderem a modelar melhor, tanto que será obrigatorio a postagem da modelagem pura (em Wire e outra em Shaded) e, se tiver, o render.

Todos nós falamos isso para os iniciantes que mal baixam o SU e ja querem renderizar.

Eu cansei de ter gente adicionando no MSN para pedir coisa de render mas que não sabiam poha nenhuma de modelagem.

Eu confesso que não lí o manual do SU, nunca lí nenhum livro de SU, mas aprendi no “fuçometro”, videos e tutoriais na internet.

“…porque não colocarmos também o projeto modelado? Seria interessante, pois são duas vertentes em um tópico só, a modelagem em si e o trabalho final….”

Tanto eu como o Padão ja pedimos para que colocassem junto do render a modelagem, mas ninguem fez isso, e eu confesso que não faço mais mesmo, porque a modelagem do SU não é a final, e não tem o porque colocar uma Wire do Max né ?!

Seguinte, acho que teriamos que colocar como regra sei lá, a postagem de modelagem junto, pois até assim podemos ajudar mais no render.

Eu tenho 5 anos de SU, sei TUDO do programa, minhas modelagens são boas até (na minha opinião).

Vamos fazer o seguinte, quando alguem postar algum render sem seguir uma imagem da modelagem, vamos orientar o cara (ou A cara) a postar a modelagem e só então comentar, que acham ?

Participante

Concordo plenamente…..Apoiado Marlon
      O Fórum naum e só dos render”s e sim das modelagens do Sketchup Tbm
      Coisa que faz tempo q eu não vejo aki
      Depois de aprender muitas coisas sobre o mundo dos “designers”
      vi tudo, e sei que não me intitulo um design, só faço algumas maquetes não tenho qualidade de design de mercado ainda. portanto hj estou tirando meu endereço de blog do ar tbm.
      Muita gente se diz ser uma coisa que não é realmente, são os chamados (Boquetas) rsrs. Não quero me entitular uma pessoal que naum sou ainda.
      Esse “PUXÂO” de orelha serve pra muita gente assim como “EU”.
      a muito tempo tava querendo a fazer isso tirar o blog do ar e criar outro com outro nome mais acho q não tenho muitos trabalhos ainda apresentaveis. Gosto do que faço aprendo muito com a galera aki do Fórum.
      Meu pai me disse uma coisa essa semana passada mesmo, que viu uma reportagens de um advogado que dizia de salário uma coisa que naum tem nada a ver com assunto mais vou dizer tipo ele falava que hj em dia a pessoa que ganha menos de um salario ganha um salario medriocre pq com tantas oportunidades hj em dia a pessoa não busca estudar e ganhar mais, E assim no mundo dos designers hj em dia com tanta informação não buscam ler, reler, saber mais.
      Recentemente migrei pro kerky e ontem Fiz o upload da minha primeira modelagem Para o 3d warehouse acho q to num bom caminho….Vou me atentar mais nas modelagens, minha prioridade será minhas modelagens…E o curso do Mauricio que com fé em Deus irei comprar…

Abraçssss

Participante

Concordo Padão!
      Quando comecei a trabalhar com maquete, os profissionais da arquitetura aqui da cidade queria imagens fotorealistas e tal, era impossível fazer uma imagem bacana sendo que a modelagem era podre!
      Hj me preocupo em detalhar bem as maquetes, as vezes não dá devido ao pouquíssimo tempo que temos pra entregar trabalhos (Já cansei de começar uma modelagem as 9 da manhã e entregar o render final as 5 da tarde do mesmo dia!).
      Sempre que alguém vem me perguntar sobre render e vejo que a pessoa ainda precisa melhorar na modelagem, falo pra se dedicar mais a modelagem.
      Acho que em uma maquete legal, 80% da qualidade da imagem é devido a uma modelagem bacana, bem detalhada, 15% ao render, escolha de blocos com qualidade e materiais bem configurados e 5% ao trabalho de pós produção.
      Já tive várias maquetes que não precise nem de abrir o PS pra trabalhar na imagem, do mesmo jeito que sairam do render eu mandei pro cliente, devido a qualidade da modelagem, detalhes na maquete e tudo mais.

Participante

Tópico importantíssimo…….
      ……
      A modelagem é o principal de um bom trabalho……….
      Realmente o fórum fugiu um pouco do objetivo (eu mesmo, muito raramente, posto sketchup puro), isso acontece pq hj em dia tudo é render, render pra ká, render pra lá……
      isso leva a pessoa a crer que só vai se dar bem se fizer o render…….
      Tem modelagens puras em sketch que dão de 1000 a zero em muitos render……
      …….
      Eu to no msmo barco do marloon, se li foi no máximo um livro, tudo que aprendi foi na vontade, nos tutoriais da vida e aqui no fórum, tanto pra sketch, quanto pra vray…….
      Eu apoio a idéia de quando houver uma postagem, caso haja render, tenha q ser seguida do sketchup puro…….
      ………
      E o padão disse tudo, se focar a modelagem no sketchup a evolução é certa…..
      eu msmo já levei muito “puxão” de orelha aqui e continuo levando…….
      mas to feliz com a evolução que tive com a modelagem e render, graças ao pessoal daqui…..
      …..
      Espero que essa moda pegue no fórum (eu já to dentro, e meus próximos certamente virão com sketchup anexados)…….
      ……..
      abraços……..

Participante

Concordo plenamente com tudo o que foi dito e escrito.

Tudo o que sei sobre o SU foi vendo vídeos no Youtube e buscando muito por essa internet fora.

Comprei o curso do Maurício para o KT, mas ainda não coloquei nenhum Render das minhas experiências e evolução porque entendo que ainda não tem a qualidades necessária para serem mostradas. Mais o ponto fundamental é que eu enquanto arquiteto procuro sempre aprimorar meus 3D”s e isso sim para mim é fundamental e isso eu já posso começar a mostrar para vocês.

Para mim o SU é o melhor soft de 3D que existe (essa é a minha humilde opinião – não quero discutir o porquê da mesma). Meu primeiro contato com ele foi o pior possível (minha experiência 3D se resumia aos programas da Autodesk) mas de uma hora para outra fiquei completamente obcecado por esse soft.

Entendo que para conseguir bons renders devemos atentar primeiramente na modelagem e nessa parte eu me movimento bem – pelo menos eu acho 😉

Descobri hoje mesmo um novo Plugin relacionado com a modelagem no SU e aproveito esse mesmo tópico para divulgar para todos vocês. Vou comprar ele hoje mesmo (vale bem o que se paga por ele). Considero que com esse Plugin de nome ARTISAN deixa de ser impossível não fazer qualquer coisa com o SU que antes alguns poderiam considerar (eu não) impossivel concretizar no Sketchup.

Esse é o LINK para a página do programa:
      http://artisan4sketchup.com/

Abraços a todos e viva o Sketchup.

Pergunta: Qual a melhor seção no fórum para colocar modelagens puras e “duras” realizadas em SU???

Participante

Estou de acordo com tudo que foi comentado pelo pessoal..
      Realmente o interesse pelos renders é grande.. e muitas pessoas entram no mundo 3d por que viram um render bonito..
      mas o que há por tras é o que o pessoal comentou.. uma boa modelagem.. idéias inovadoras.. e capricho..

Concordo com o Padão em dar mais valor ao programa Sketchup e as imagens não renderizadas.. até por que dessa forma conseguimos ver alguns detalhes que o render não permite. Por exemplo, alguns erros podem ser corrigidos por meio do render ou duma pos produção.. mas se forem vistos direto da modelagem.. o pessoal pode dar dicas que resolverão esses erros antes mesmo de renderizar o modelo.. com maior qualidade da modelagem nem sempre será necessário renderizar a fim de mostrar ao cliente..

EU também, como comentou o pessoal aprendi muito apenas mechendo, vendo videos, e imagens do pessoal.. não sei se li inteiro o manual do SU, mas tirei grande proveito dele.. e recomendo ao pessoal que leia ele..

Como comentou o marlonn, tenho colocado poucos trabalhos meus.. mas estou trabalhando em alguns e com certeza vou colocar no fórum..
      e aproveitando a sugestão, cuidarei em colocar também a imagem do SU puro pro pessoal..

vlw pessoal..

Participante

João, quando a seção de “trabalhos em andamento” e trabalhos concluidos” foi criada, a intenção era para que fosse postados trabalhos em su puro do inicio ao fim, não querendo dizer que o concluido seria um render. Hoje em dia que tanto uma como outra seção foram dominadas pelos renders, sendo assim, quando estiver em andamento, posta numa, qdo concluir, posta “notra” (assim penso eu)
      PS: Me incluo como também responsavel pela “fugida” do foco principal do Fórum, mas na grande maioria das vezes, posto o SU também.
      E uma coisa muito importante também, não vai adiantar em nada todo mundo postar também o su e ninguém comentar (ja teve essa discussão alguns meses atras, começaram a postar su e ninguem comentava, eu sei disso pois parei de postar por esse motivo.)
      Braçus

Participante

bem interessante esta ideia…
      sou novo no forum a participar mais ja faz tempo que acompanho… e sempre gosto de ver a modelagem pura no SU.
      Gosto de fazer uma modelagem bacana sempre que tenho tempo, como trabalhei de marceneiro por uns bons anos e hj em dia to cursando design de interiores, acho que muitas vezes tem render otimos mais com pouca modelagem e muitas peças decorativas que claro enriquece o render.

Não postei nenhum trabalho meu ainda mais quando for postar vou colocar nos 2 modelos até porque meu render é bem fraquinho ainda…

flw abçs

Participante

Completamente de acordo com as opiniões supracitadas, já assumi uma nova postura com relação ao envio de imagens e trabalhos aqui no Forum. Atualizei meu último tópico com a imagem da modelagem .

Acho realmente que boa parte do resultado é advinda da modelagem…

Participante

Bom, eu sempre defendi isso mas sempre recebi críticas quanto as minhas opiniões…

O fato é que me impressiona o seguinte:

Fulano modela 4 paredes, piso e teto, soca modelos prontos de outras pessoas, NÃO altera uma única textura tem uma qualidade de render boa e pronto, já é um prestador de serviços 3D e se entitula, designer….

Vamos ser sinceros, designer do que vc é? De paredes????

Eu vejo pessoas com ótima qualidade mas fazendo a mesmisse… salinha, cozinha, banheirinho… estudar mesmo, ir além, nada… enquanto não aparece alguém que estudou um novo programa, um novo render, uma nova técnica as pessoas não se interessam, e ai quando alguém faz algo novo e diferente elas querem fazer igual…. só que aqui a diferença entre referência e fazer igual, é bem nítida!!

Falta atitude, falta empenho, falta coragem e falta INOVAÇÃO!!

É só jogar um trabalho de externas na mão de 50 pessoas que 45 não vão conseguir executar e no entanto, as 50 “são designers”…

As vezes nem isso, as vezes vc pede um bloco ou textura as pessoas n sabem nem onde procurar e n estou falando de WH n.

A renderização no meu ponto de vista deixou o sketch mais medíocre em questão de profissionalismo… basta divulgar um plugin bem maneiro que um monte corre atrás mas só pq achou legal, ele n vai ajudar nada a quem só modela paredes…. é um afobamento com sketch que impressiona… no orkut vc ve a pessoa falar q está mexendo há2 dias no programa e quer saber como faz pra deixar a imagem real… nem ir no site do sketch as pessoas vão… não leem nada, não param pra pesquisar… e boa parte disso é culpa nossa tb que oferece, compartilha e da tudo.

Me perdoe os que não concordam mas hj mudei minha visão sobre compartilhar tudo, ou vc se vê como uma empresa ou todos tem tudo que sua empresa tem…. comprtilhe sim ajude sim peça ajuda sim mas tenha seus limites!

E se ver como profissional é ir além de 4 paredes, prestem atenção nisso na quantidade de blocos repetidos em diversos trabalhos em que nem a textura o pessoal altera e é nesse ponto que critico ocompartilhamento de 100% das coisas pq uma maioria defende que cada um usa de um jeito e o importante é saber diferenciar, é só comparar e ver que a diferença é rara… falta modelagem, falta a diferença!

É isso ai pessoal… vamo q vamo e sucessos a todos!

Convidado

Concordo mano !

Mas não gostei disso: “…e da tudo…”

hahahahaha

Participante

A questão é isso sempre vai acontecer, não só na área de Designer, 3D E tal, Muita gente não tem uma visão de mercado acho que são poucas pessoas neste fórum que se dedicam a estudar tanto modelagem, render , Design, arquitetura e até engenharia. não são todos que têem a visão do que o mercado exige, Só quem trabalha com isso e ganha dinheiro com isso, se sustenta com esse tipo de trabalho, só essa pessoa que têem essa visão ampla.
      Muitos aqui no fórum utilizam do sketchup somente por Hobbie, gostam de “RENDERIZAR” imagens, por isso ocorre isso que o thiago falou, pessoas baixam os modelos do 3d wareh…. e nem modificam as texturas nem nada querem saber de deixar a imagem real, não têm o ponto de vista que um Designer de Interiores têem.
      ….Desabafo: Confesso que aki no fórum muitas vezes alguns são “rigidos” em alguns assuntos, isso ocorre mais com os novatos , iniciantes na ferramenta, acho que muita coisa não poderia ser tanto criticada o quanto éhh, se a pessoas não é Designer Pq cobrar isso na imagem dela??…Se naum gostou é sabe que a pessoa não é o q ela pensa que “é” somente não comente….simples assim…. As vezes essa pessoa pode se tornar alguem na area pode está se interessando por algum assunto. ( se a pessoa é iniciante e logo de cara recebe uma critica rigorosa sobre seu humilde trabalhinho, rsrsr já era)…..
      Galera quando eu entrei no fórum lembro como se fosse hj me receberam com a maior educação falando que minha imagem tava legal só q eu tinha que melhorar isso e akilo.
      Hj em dia o q eu vejo aki e diferente, acho q a tolerância com esse tipo de situação e outra, a afobação, a vontade de aprender rapido são sintomas de uma pessoa que quer aprender e 1 coisinha que faz diferente, e uma coisa gigantesca, Tipo eu comecei a fazer uns armários no Paint eu desenhava no paint, quando eu achei o sketchup nossa foi uma coisa tremenda…
      Sei que o sketchup e uma ferramenta para modelagem 3D, mais as ferramentas de render foram feitas para o sketch tbm.

Gosto de usar o sketchup fiz alguns trabalhos recebi por isso, Hj pretendo seguir nesse caminho de “Projetos não só em 3Dcomo cad tbm” ainda naum estou preparado para ser competitivo no mercado, mais vou estudar pra isso se no começo eu fosse recebido como fui aki talvez hj nem tenha dispertado o que hj gosto de fazer.

Sei q a discussão e sobre Importâcia da modelagem, a modelagem é a importância do Sketchup o programa foi feito pra isso.

Participante

Concordo com o Thiago, muitos que se intitulam designers na verdade não são.. mas isso é com cada um.. o dia que essa pessoa precisar modelar alguma coisa pra alguem, ja que é um “designer”, e não conseguir, vai ser ruim pra ele.. eu mesmo não uso esse termo no meu caso, designer… não sou..
      Entrei no mundo 3d, especificamente no Sketchup a apenas dois anos, sei que aprendi muito, e ao contrário de muitos, demorei pra começar a renderizar, apesar de ja conhecer as possibilidades do primeiro renderizador que conheci, o vray. Não tenho postado meus trabalhos, mas vou em breve, como comentei em outro tópico..
      Praticamente estou sem tempo para mecher no SU, de tanta coisa pra fazer.. tanta mesmo.. que fui parar no hospital essa semana devido ao estress.. kkkkkkk
      No que diz respeito a compartilhar modelos, concordo em deixar os modelos disponíveis as pessoas em geral.. levando em conta que muitos aqui fazem 3ds para clientes.. e que normalmente o tempo é reduzido.. esses modelos são de grande valia… claro que eles podem ser aperfeiçoados ou alterados de acordo com nossa necessidade.
      e para o pessoal que está iniciando, esses blocos ajudam a ter uma idéia de como modelar no SU.. é claro que modelar seria melhor para todos, a pessoa aprenderia mais, ganharia experiencia e agilidade, e o 3dwarehouse estaria bem mais completo.. mas ai depende de cada um..
      no sentido de compartilhar modelos, nem posso falar muito, por que nao tenho nenhum compartilhado, mas os que eu tenho, o farei…
      e sobre os renders.. eles chamam a atenção.. e são uma parte importante do trabalho dos designers.. e não digo que os trabalhos, a modelagem em si ficou em segundo plano por causa dos renderizadores.. quando que se ve um bom render sem uma boa modelagem.. eles ajudam mas não fazem milagre.. e vejo o trabalho do pessoal aqui. do Tiago, marlonn, bergiliano, e tantos outros.. só vou citar alguns, por que tem muita gente fera aqui.. e eles só conseguem bons renders por que modelam bem a cena.. então não desvalorizo o render.. até por que ele é um incentivo.. para que a pessoa possa melhorar cada vez mais..
      minha opinião..
      vlw pessoal..

Convidado

Sei lá, senti que parte do desabafo do Pingo foi para mim, mas ta correto ele afirmar que pego pesado, pois eu sei que é bom isso, porque eu recebi alguns comentarios pesados quando comecei, e olha onde estou agora ! (nem me achei né… hahha)

Eu critico mesmo, falo os pontos que tem que melhorar, até porque eu sou assim e as pessoas postam para isso, agora vai de cada um a forma como interpreta meus comentarios, alguns interpretam corretamente, outrs nem tanto, e alguns nada…

Mas fazer o que né, não se pode agradar todo mundo.

“…do Tiago, marlonn, bergiliano, e tantos outros…”

Valew manolo !

Pow, o f*da desses topicos, é que tem gente que escreve biblias enormes, dai é tenso pra ler !!! hauhauhauhauha

Abraços

Participante

Me equivoquei na hora de falar criticas “Destrutivas”(Marlon), pq as critica saidas daqui são construtivas concerteza vindo de quem sabe da coisa “Marlon, padão, Mauricio, Nadim, DErcole entre outros que criticam.
      Fui muito bem recebidos por vcs aki no Fórum. Como eu disse “Antes sentia Vcs grandes, mais tolerantes com algumas coisas (To falando besteira) .rsrsrs

Mais ta valendo…

Acompanho esse fórum a bastante tempo durante esse tempo q estive aki muita coisa mudou, Até vc Marlon ja teve seus tempos de extress com o Fórum tava até pensando em sair, depois daquele tempo as coisas mudaram sei que e teu jeito Manolo…rsrs não quiz criticar isso mais falei no geral naõ foi um comet”s direcionado a vc naum cara”
      Vc ajuda muito, Muito até d+, nós temos muito a te agradecer vc se dedica muita com a galera aki.

mais ta de boa ….vamo q vamo

Visualizando 17 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.