Geral

PC ou MAC?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Sette 7 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  795 Views Posts

Olá pessoal,

Venho pedir um aconselhamento de melhor computador pra trabalhar com o sketch e programas similares.

Minha namorada que trabalha com esses programas e estamos procurando um computador com melhor performance.

A dúvida básica que vem: PC ou MAC?
    Sabemos da fama que o Mac tem com programas gráficos e queria saber se ele é realmente mais estável para se trabalhar já que pelo mesmo valor daria pra comprar um PC com hardware melhores.

Sei que não da pra comparar “taco a taco” as especificações de cada computador, já que o Mac faz muito mais com menos.

Qual a opinião de vocês?

Um abraço,
    Gustavo

Eu sou “fiel” na Microsoft, apesar das Blue Screen que da aqui no meu PC.

Eu não testei o MAC, mas pelo visto é caro, e se um PC com Hardware melhor está quase o mesmo preço de um MAC, vai de PC.

De que adiante ter um MAC sendo que o hardware não é lá essas coisas ? ai pega.

Investe em CPU – RAM – GPU (e claro numa Motherboard compativel), você não vai se arrepender.

Abraços

Dá uma olhada nesse link: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=3290&forum=8&post_id=17967#forumpost17967
    Fala sobre isso.

Falando por mim, eu me mantenho no PC porque eu não utilizo apenas programas compatíveis com MacOS. Vários programas que uso, incluindo jogos, simplesmente não rodam em outros sistemas operacionais que não o Windows.

Sem dúvida o OS da Apple é excelente, super estável, pouco visado por vírus, além do hardware da Apple ser lindo, com design que realmente faz a diferença. Mas tudo vai depender do uso pretendido para ele. Tem gente instalando (ou emulando) Windows no Mac pra poder rodar certas aplicações. Ou seja, eles têm o Mac e acabam tendo que recorrer ao Windows, pq não se deram conta de que as suas necessidades estavam além do Mac.

Se vc tiver a oportunidade de testar o Mac antes, faça isso. Veja se ele te atende. Não sei como está a arquitetura do Mac hoje. Só sei que eles estão usando processadores Core 2 Duo da Intel. Portanto, verifique se já é possível fazer upgrades e se isso é um diferencial pra vc.

A verdade é que essa escolha é tão pessoal quanto a roupa que vc usa. Faça a sua, e seja feliz, pois os dois hardwares são capazes de fazer muita coisa. É só saber usar… E se estiver com bala na agulha, compra os dois! rsrs

Valeu as dicas, galera!

Justamente o “poder testar” era o que eu gostaria. Queria poder abrir um projeto “pesado” em cada uma das máquinas com hardware parecido e fazer um benchmark. Minha dúvida é sobre performance.

Vejo que no fim é uma questão de preferência pessoal. Todos que comentaram são usuários da Microsoft, alguém que trabalhe num Mac quer se pronunciar? 🙄

Oi Gus…

Já trabalhei bastante com Mac, e vou te falar, é muito mais lenda do realmente algo muito superior ao pc.

Você só vai sentir mesmo diferença, em usos extremos e alta performance, coisas muito específicas, o que dificilmente fazemos no dia a dia, mesmo no trabalho normal.

Um tempo atrás até existia mais diferença, hoje, um pc top de linha, bate a maioria dos macs que se encontra ai pra vender.

Pega o dinheiro que tem pra comprar um computador, e compra um pc, se vc pegar esse mesmo valor e comprar um mac, com certeza o pc vai ser melhor 😉

Mac é mais caro, tanto na compra, como na manutenção, que dá uma dor de cabeça tremenda… e os benefícios, são questionáveis…

No final de tudo, o pessoal acaba comprando um mac, só para dizer: baah, tenho um mac, e não se concentra no custo x benefício do investimento. Na verdade, cada SO tem as suas particularidades e funciona melhor do que o outro. Por exemplo, quem poderia duvidar da variedade de opções de programas que você tem no windows. Embora o mac também tem bastante, windows tem uma variedade enorme. Por outro lado, um mac tem um bom desempenho, livre de vírus…. Tudo depende da necessidade da pessoa.
    Eu estive pensando nessa possibilidade e para mim não vale a pena.
    Primeiro pelo preço bem maior e pela falta de programas que uso no meu dia a dia.

Acho que é isso…

Sem contar que o MAC ainda é meio novo (novo que eu falo é que só agora explodiu a febre por ele), espera mais alguns anos e vocês vão ver que nem ele vai estar livre dos virus, hackers, e etc, mas tambem se ele continuar crescendo a cada dia mais, as empresas de softers e jogos vão começar a desenvolver suporte a ele.

Apesar das telas azuis da microsoft, e seus OSs meio bugados, assim como o SU nada é perfeito (hehe), eu gosto e vou continuar com ela.
    O Seven está se tornando o melhor OS, espero que quando lançarem o 8, esse esteja livre de BSOD e com alta performance.

Futuramente eu quero comprar um Seven ultimate x64, mas só quando eu tiver meu i7 e minha Quadro, haha.

Gosto é gosto.

Abraços

E outra, PC não se restinge só ao Windows, e sim o Linux, e sei lá mas o Chrome OS da google tambem, apesar dele ter base em Linux.

Realmente, o que o windows cresceu ultimamente. Estou usando o 7 ultimate x64 e deu pra perceber uma melhora considerável pro xp, pro vista entao nem se fala. No meu nem aparece tela azul mais, ele reinicia direto, hahahah.
    Vamos aguardar mesmo o 8. Já usei o 95, 98, 2000, xp x32, xp x64, vista x64 e agora 7 x64 e o jeito é permancer fiel a microsoft, hehehe.

Eu usei o 98, o XP x32 e to com o vista x64 agora…
    Faze o que ? Esse Tal “janelas” é bom né !?!

Entre no link a seguir para ver as configurações necessárias para rodar o SketchUp

Hardware e Software Requeridos para SketchUp

O que acho ainda pior, é o desprezo da Apple pelo Brasil, Steve Jobs, falar que não vem pro Brasil, por que não da pra trabalhar aqui, imposto e bla bla bla ¬¬
    Entao vc pega um treco que já tem problemas de compatibilização com softwares, preço fora no mercado, e ainda uma enorme dificuldade de manutenção… muito pouco lugar faz manutenção de MAC…

Qto ao vírus, po… uso pc realmente desde o 286, windowns 3.11 e bla bla, e nunca perdi nada e nem tive problemas graves com vírus… só ter cuidado… então não vejo vantagem nenhuma nisso, e como falaram, ja ja vai ter…

bom…..
    sou suspeito para falar, pois minha vida toda foi pc…….
    Mas eu não tenho do que reclamar, a relação custoXbenefício pra mim foi excelente……
    no início do ano renovei meu pc, como já possuia monitor, gabinete e uns periféricos, gastei “pouco” e consegui montar uma máquina com um nível muito bom para o atual e bem rápida, coisa que eu não conseguiria com um mac devido aos preços….
    ……..
    particularmente eu admiro o mac, pelo design e visual, mas tenho certeza de que pelo menos por enquanto, ele não atende a minhas necessidades, pois sempre e eu pegar um mac por X valor, posso pegar um PC superior pelo mesmo…..
    ……..
    Mas é aquilo, cada um tem sua opnião….
    o jeito como já disseram é se possível testar….
    …….
    Como o barsa falou, eu também nunca tive problemas sérios com vírus, isso ai é coisa relativa, vai do seu cuidado, é como dirigir um carro, se vc dirigi com cautela e atenção, reduz os riscos, se sai por ai fazendo barbeiragem, uma hora o errado chegado…….
    …….
    Marloonz….kra, nunk tive sorte com o vista, foi o que mais me deu dor de cabeça…..hehehe….ai fui pro seven, e que alegria….XD
    ………..

Cara, eu ja testei um mac, meu cunhado iria se desfazer de um e ia me vender por um preço bem simbólico, fiquei mais de um mes com o notebook.
    De início voce estranha algumas coisas, como o fato do mac ter apenas 1 botao no mouse, e voce ter que usar um atalho do teclado para acessar o segundo botão, depois vem a arquitetura do sistema operacional, voce meche remeche e não chega a lugar nenhum, isso porque além das suas configurações pessoais, como teclado e mouse, e outros pequenos detalhes voce não tem que mecher mais em nada, pois nao tem mais nada pra mecher, tudo que está na “area de trabalho” é tudo o que voce precisa.
    Achei o sistema bem leve, carrega os programas muito rápido, e não tive nenhum ponto negativo até precisar abrir um arquivo no cad.
    Acredito que é sempre interesante aprender novos softwares, quando se tem tempo pra isso e não era esse o meu caso, porém para rodar o cad no mac tinha que instalar o windows, e emular por uma virtual machine, ai ja nao era mais mac era windows dentro de um mac, e apesar dessas virtuais machines ja serem bem avançadas, gera um desconforto, e particularmente não gostei.
    Foi um único ponto negativo que encontrei, mas pra mim foi o ponto crucial na hora da decisão.

Vejo que muitos falam de incompatibilidade de softwares, e isso basicamente acontece com autodesk x mac, de resto basicamente tudo roda no mac, desde photoshop, su, v-ray, modo, rhyno, e etc…
    O mac tem pontos positivos, como o update do sistema operacional por 25 dolares, e com isso voce nunca terá problemas de erro, sempre que voce compra um software pela internet, voce gera uma base de dados, e se por ventura voce trocar de computador, ou for roubado, ou algo parecido, e queira todos os seus softwares originais, basta fazer uma solicitação e a apple te envia tudo novamente.

mas acredito que a melhor forma de decidir é realmente testar, e comparar o que melhor atende a cada um.

Abraço.

Você deve fazer login para responder a este tópico.