Geral

Renderizar com o Sketchup + Vray em rede

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  AldrinMarx 4 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  1803 Views Posts

Trabalho em uma grande empresa, onde todos os outros arquitetos usam 3D Max + Vray para renderizar, e mandam para uma central de computadores em rede os renders para serem feitos. Eu uso o sketchup e por estar renderizando no meu próprio computador, estou levando muito mais tempo que eles para trabalhar. Existe uma forma de eu também usar essa central de rede, enviando os renders? Se sim aonde eu configuro isso, no vray ou no sketchup? Obrigado!!

Uai, voce não trabalha numa empresa que faz isso? TRaga esta informação pra gente! hehe
    Abraços

Cara se você leu direito, eles usam o 3D Max pra fazer isso, o Max tem suporte pra renderizar em rede, mas no sketchup nunca ouvi falar. Eu entrei aqui na empresa para trabalhar com Sketchup mas nunca renderizei em rede com ele, a minha dúvida é se isso é possível, já que ele não tem nativamente um sistema para isso.
    No Max eu sei como fazer, a dúvida é no Sketchup. Valeu!

Sim, eu sei que tem como, mas não conheço ninguém que faça isso com Sketchup. Eu achei que, você descobrindo como eles fazem no Max, o procedimento para o Sketchup seria muito parecido, mas pelo jeito não é…
    Sou leigo nestes assuntos. Vamos esperar que alguém graduado se prontifique. E, se você descobrir, por favor, repasse a informação que será de grande valia.
    Desculpe pela mensagem anterior.
    Abraços

O problema é esse, o max por ter um render nativo, tem essa configuração já no programa, coisa que o sketchup não tem. Mas é algo que agiliza muito o trabalho, enquanto o servidor renderiza eu posso ir trabalhando na minha máquina sem lentidão.

se liguem!

Fala gurizada !
    ô só, eu tentei usar a rede, na verdade consegui fazer renderizar com mais nucleos maaaaaaaaaas á falha nas texturas , em umas partes aparecem texturas e outras ficam sem, não entendo pq e nem sei o q fazer <o.
    alguém ajuda ? 😀

valeu Arthur por compartilhar o video 😀

Abraço

Eu ja usei esse método e é excelente voce ver 16, 20 nucleos trabalhando numa mesma cena.. ja usamos 5 pcs com 4 processadores, e fica muito bom mesmo..
    Uma vez foi comentado sobre isso Tabata, e pelo que lembro a rede tem que estar bem configurada e com pcs de configuração semelhantes. Que configurações tinham os pcs que voce usou?

Ai galera, aqui no escritório eu ja trabalho com esse método a algum tempo, e vou falar uma coisa:
    -Ajuda pra caramba!
    Não é tão complicado não, assim que der vou tirar um tempo e fazer um tutorial bacana, mas por enquanto vou falar como faz e se vcs forem tentando ai da certo:
    1º Certifique-se que a rede está bem configurada;
    2ºEscolha qual PC vai ser o servidor, é nele que vc vai trabalhar e configurar o render. (nele é preciso instalar o V-ray)
    3º Escolha quais PCs serão escravizados,neles so é preciso instalar o distributed rendering spawner(aparece nas opçoes de instalaçao quando vc executa o instalador do v-ray)
    (não se esqueçam de ligar o distributed rendering spawner em cada pc escravo antes de começar as configurações)é uma telinha preta em DOS
    4º Na hora que vc decidir renderizar a sua cena, va na aba system em settingsDR e abilite essa opção;
    5º Clique em hosts e em add server, vai aparecer uma caixinha pedindo o endereço ip de cada pc escravo (vc pode conseguir isso abrindo a janela do DOS em cada pc e digitar ipconfig);
    6º Depois de add cada computador, clique em resolve servers.

Essa parte é importante: Tábata, as vezes acontece alguns erros mesmo mas por causa da instabilidade do V-ray pra Sketchup,
    mas um modo q eu uso pra minimizar isso é clicando em Asset colection e em vez de usar a opção – Send to each node, eu uso – Send to shared folder
    isso vai habilitar um caminho na rede pra uma pasta. Crie uma pasta na rede (certifique se de ser um diretorio compartilhado e acessivel a todos os PCs),e indique ela.
    Isso vai fazer com q o pc central envie todas as textura pra essa pasta pra que os outros usem.

7ª Uma vez feito todos esse passos, é so clicar e esperar renderizar;
    Mas como eu falei as vezes ainda assim acontece um ou outro erro, porém o metodo recompensa em muito qualquer tempo perdido.

Eu não sei ao certo qual é o maximo de pcs que podem ser escravizados, mas um dia eu vi em um tutorial da AsgVis em que tinham no mínimo 10 computadores renderizando a cena.

Espero ter dado uma luz,

Se ainda assim ainda parecer muito dificil, faço um tuto mais detalhado pra colocar aqui no Fórum.

Abraços!

Você deve fazer login para responder a este tópico.