Geral

Se você acha que o Sketchup não é um bom modelador…

• Este tópico contém 16 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 8 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    1120 Views Posts

Participante

Seguido vejo pessoas dizendo que o Sketchup é ruim para modelar.
      Então vejam exemplo de exelência em modelagem com o Sketchup. Na verdade não é o softer que é fraco, é o cara que esta atrás dele.

Uma coleção dos melhores dos melhores que ira impressionar mais as pessoas que não estão conscientes das capacidades SketchUp.

Algumas imagens, para ver mais vá ao Sketchucation.
      http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=81&t=33509

Convidado

O Sketchup é otimo para modelagem Arquitetonica, ja modelagem organica, ele faz, mas é com auxilio de plugins e é bem mais dificil do que se fazer no Max, Maya, Z-Brush, MODO…

Participante

realmente…..
      concordo com o padão e também concordo com o marlonn…….
      tudo depende da adaptação e do usuário pra levar uma ferramenta ao limite…….

é sempre legal ver o sketchup mandando bem assim…..
      as vezes até esqueço dos bug aqui com geometria….hehehe
      ………

Participante

Ele puro é dificil mas com o plugins ele faz chover como visto nas imagens. Os plugins levam o Su ao nível de outros softers como os mencionados. E aprender estes plugins não deve ser mais dificil que aprender os comandos dos outos softers “completos”.
      O max tem tanto plugin, acho que só perde em número para o PS.

Participante

A motoneta é do SOLO

Participante

Quantas e quantas vezes nos intervalos de minhas aulas me deparo com um aluno de ego inflado discursando sobre a “inferioridade” do Sketchup na modelagem 3D.

O assunto é tão discutido que resolvi usar minha primeira aula apenas para debater sobre o software a ser usado e suas particularidades, como custo, tempo, benefício e dificuldade.

Na minha opinião, não existe software ruim, apenas profissional com o software errado. Para isso reproduzo uma pós produção simples, normalmente realizada no Photoshop, usando apenas o Microsoft Office Picture Manager. O resultado é o mesmo e o tempo é claro, bem menor.

Não estou comparando o Photoshop com o programinha do Office, e também, não tenho nada contra aos grandes softwares do mercado, pelo contrário, acho que o mundo não seria o mesmo sem eles. Apenas acho que deveríamos escolher melhor o software que se adequade a determinado trabalho.

Infelizmente predomina a idéia de que o mais caro, mais difícil e mais demorado é sempre o melhor.

Falo sempre sobre o valor de DOMINAR o software e não ser DOMINADO por ele. É mto triste passar a vida “apanhando” de um computador rs. Partindo disso concluo que “Antes um Expert no Sketchup do que um indefeso curioso num Maya ou 3DS”.

Participante

modelarq escreveu:

Falo sempre sobre o valor de DOMINAR o software e não ser DOMINADO por ele. É mto triste passar a vida “apanhando” de um computador rs. Partindo disso concluo que “Antes um Expert no Sketchup do que um indefeso curioso num Maya ou 3DS”.

Eu não poderia dizer melhor!

Participante

arqpadao escreveu:
      Ele puro é dificil mas com o plugins ele faz chover como visto nas imagens. Os plugins levam o Su ao nível de outros softers como os mencionados. E aprender estes plugins não deve ser mais dificil que aprender os comandos dos outos softers “completos”.
      O max tem tanto plugin, acho que só perde em número para o PS.

Concordo com muitas coisas que foram ditas aqui por você e pelos outros, mas o fato de fazer não o torna no nível do soutros. Só por fazer eu já vi alguns desenhos incríveis no paint, alguns até que chegam no nível de desenhos feitos no photoshop, mas não posso dizer que são iguais em potência.

Sem dúvida que para arquitetura o sketchup é auto-suficiente, e digo mais que, não é só bom, é o melhor. Não existe modelador melhor, mas com relação a modelagem orgânica não tem o que discutir, o sketchup é fraco… dá pra fazer? DÁ!!! mas é a melhor solução? NÃO…

Mas se for para ser um aventureiro no maya ou 3d studio max, ou um profissional no sketchup, eu também concordo que é melhor ficar com o Sketchup.

Independente do que se discuta aqui, os FATOS não vão mudar. Independente de quanto sentimento se coloque nas palavras ou nos argumentos, a lógica, que é o que conta, não vai mudar.

Cada software tem seu ponto forte, e seus pontos fracos também, e independente do que se diga, o sketchup não é diferente. Então vamos apoveitar o que cada um tem de melhor, tirar o máximo de proveito de cada software para que no final tenhamos o melhor resultado e deixar de discursões tolas com relação à qual software é o melhor, mais completo, mais isso ou aquilo.

O que importa no final é a satisfação de cada um, com qualquer software que o faça se sentir melhor trabalhando.

Participante

Hehe, o padao falou tudo,o grande exemplo que temos
      e o rubinho na ferrari.. kkkk
      Na maioria das vezes o problema esta entre o pc e a cadeira…

Participante

Nossa nunca imaginei que esse programinha faria isso tudo…

Participante

Realmente o fato de que pode ser feito não significa que é o melhor e cada software atende ao perfil de cada profissional..O arquiteto vai ganhar a vida modelando motos, pessoas, personagens???? por isso que o sketchup não é o programa adequado pra isso..dá pra fazer até dá, mas não é a ferramenta correta, os plugins quebram um galhão mas ainda assim estão longe de proporcionar uma modelagem orgânica adequada…sempre muito pesada. Todos sabem o quanto estudo o sketchup e é justamente por isso que sei que ele não é o programa adequado pra isso…pois como eu disse..cada profissional tem o seu perfil..um escritor usa o word e se ele quiser fazer um cartão de visita no word ele tbm consegue…mas será que o Corel não é melhor e muito mais prático??

Acho que se a pessoa realmente quer fazer tudo..arquitetura, modelagem orgânica, animação etc. tem que ter disposição e tempo para dominar vários programas. Limitado o sketchup não é….ele é mto poderoso, o melhor de todos, naquilo que ele foi criado pra fazer…modelagem arquitetônica.

Abraços.

Participante

Concordo com todos.. sobre a capacidade do sketchup..
      e que ele é realmente muito bom.. claro que há programas melhores que ele em determinadas áreas. Mas esse fato não o torna superior ou inferior. No que ele se dispõe a fazer ele é muito bom..
      Claro que alguns casos trabalhar com ele será mais dificil do que usar um max, maya, etc.. mas o problema é saber usar e bem todos esses programas. Então o jeito é aproveitar bem o programa que sabemos mecher..

Participante

O SU é muito bom sim ! concordo que o problema não é com o programa e sim com a pecinha atraz dele.

Agora o que o marlon disse esta realmente e infelizmente valendo.

Participante

Perfeita a postagem do Modelarq, a prova maior que Sketchup é prático e principalmente EFICIENTE são essas imagens postas no inicio do debate, e pode ter certeza que muita coisa jamais imaginadas pode ser feita no SU.

Participante

Poxa esse assunto gera uma grande discussão!!
      Outro dia me deparei com uma situação estranha, fui fazer uma entrevista com um técnico de informática para uma loja especializada em serviços de rede e cabeamento. Então discutindo vários assuntos com o entrevistador ele perguntou o que eu sabia fazer com um computador, entre outras coisas que eu falei citei que sabia fazer modelagem no sketchup e usava alguns renderizadores no proprio sketch. pra que falei isso o cara começou a falar eco o Sketchup??? vc usa, prafiro modelar no auto cad e renderizar no 3d max, E ainda falou pra mim Vc vai entender quando vc trabalhar profissionalmente vc vai perceber que o 3d max e o auto cad trabalha 100 vezes melhor que o sketchup.
      Tipo Não entrei em uma discussão, por conta de estar em uma entrevista, mais depois fique pensando… “Porque não defendir o soft que eu uso?? Fiquei envergonhado depois.
      mais assim o cara ja substimou o que eufazia no software sem nem eu ter mostrado o que eu faço.
      Mais assim como disseram cada um se identifica com o software que se achar melhor pro seu dia-dia.

Acabando a história fiquei uma semana na empresa saí por conta de varios fatores 1º Salário, muito baixo para o tipo de serviço. 2º Os sálarios na empresa sempre atrasavam. 3º Não tinha horario certo, entrava na hora mais não sabia que hora tinha que sair.

Depois disso tudo fiquei pensando deveria ter defendido o Sketchup com meus arqumentos..
      Mais fazer o que né nunca sabemos o dia de amanhã!!!

Participante

Há dias venho evitando responder a este tópico… escrevo e depois apago e saio fora… mas na minha humilde opinião, não, sketch está longe de ser um bom programa de modelagem fora da área de arquitetura e engenharia… eu já vi o cara que modelou o helicóptero, aquela casa com rio e calçada de paralelepípedos, já vi os trampos do Solo do sketchucation mas a verdade é que vc precisa montar um quebra-cabeças muito grande pra se chegar num resultado. E também não se iludam muito, já vi muito trampo dito ter sido feito no sketch e ser bloco do max de coletâneas bem interessantes de designers mundo a fora que só baixando pra ver todo o material e ai no meio daquilo tudo tem umas coisas bem aproveitáveis e não pesadas, trabalhos iniciados no rhino….

Acho ele prático, fácil de entender e de visualizar mas repito pra não acharem que estou falando mal, fora do campo para qual ele foi criado, ele não é um bom modelador… o intuítuo é este ele permanecer para Arq. e Eng. mas como ele ganhou muito mercado ele precisa sim de aprimoramentos, não é se tornar um max não, coisas básicas que já deveriam estar nele há tempos o tornam um programa fechado e limitado d+ por isso eu (um joão ninguém) acho que ele hoje não é um bom modelador fora do seu campo e se permanecer assim sem recursos necessários para seu próprio campo, será um programa amador… NÃO pensem que estou falando mal, é uma questão de olhar mais profissionalmente, eu quero modelar uma casa, ok vou conseguir, mas terei problemas com o terreno, com o telhado, com as sombras e com texturização, afinal ele é NPR então a texturização está engloba na sua modelagem…. Indo para o lado mais simples ainda, vou modelar uma mesa de centro que nada mais é do que um retângulo, quero suavizar as arestas, n temos este recurso tão simples, tem que ser feito na mão ou vc usa um plugin mas os plugins são falhos….

Ele é um ótimo programa… e vai se tornar melhor pq os usuários observam estas falhas ou faltas de recursos essenciais e criam seus plugins 🙂

Convidado

Concordo em partes.

O SU não vai ser mais melhorado para modelagem, porque a google ja disse que ele atingiu o objetivo que era modelar o mundo para o Earth.

“…já vi muito trampo dito ter sido feito no sketch e ser bloco do max de coletâneas bem interessantes…”
      Exato.

A primeira imagem desse topico, o cara modelou no SU, sim, só que onde ele renderizou ? No MAX, então o que te diz que o Sofa não é Ever, Luminarias e Molduras dos quadros não são Ever ?

Como Thiago disse, “…vc precisa montar um quebra-cabeças muito grande pra se chegar num resultado….”, só ver em uns topicos lá os Proxies que eles fazem para aplicar o S&S, é muita coisa e requer um tempinho.

“…quero suavizar as arestas, n temos este recurso tão simples, tem que ser feito na mão ou vc usa um plugin mas os plugins são falhos…”, por que falhos ? Acho muito bons, principalmente os do Fredo, ThomThom e TIG. RoundCorner é o que mais uso e o uso pra suavizar as arestas, e não é falho.

Pena que a Google não pense grande…

Abraços

Visualizando 16 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.