Geral

SketchUp 2013 – Lançado!

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Lia Cervi 4 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  650 Views Posts

Pessoal,
    A Trimble lançou hoje o SketchUp 2013. 🙂

http://www.sketchup.com/

As grandes mudanças foram melhorias na Ferramenta do Layout e um novo sistema de Armazém de Aplicativos.

Com o Warehouse Extensions é possível baixar aplicativos diretamente de dentro do SketchUp, muito semelhante ao que fazemos com os nossos smartphones.

Segundo a Trimble, esse foi um meio de atender a milhares de solicitações de de novos comandos, funções, padrões etc, sem dificultar a utilização do SketchUp, uma vez que a característica do SketchUp é a facilidade e simplicidade.

Outras mudanças serão os executáveis para a versão View (visualizador) e a versão MAKE, que entrará no lugar da antiga versão Free. Basicamente seguem as mesmas restrições, mas há uma enfase maior para o fato de não poder produzir projetos comerciais com a versão Make (antigamente também não era permitido com a versão Free).

Ainda não esta disponível a versão em Português – levará aproximadamente 1 mês para isso – mas já é possível fazer o download e avaliar o novo SketchUp 2013.

Infelizmente não podemos comprar diretamente do site da Trimble, você até pode fazer isso, mas é como se estivesse utilizando um software pirata, devido aos termos de licença e leis de importação do Brasil.
    A totalCAD está comercializando a R$ 1.790,00, com direito a Subscrição de 1 ano incluindo Suporte Técnico + Atualização para a próxima versão em 2014 ( a subscrição é outra novidade!).

De qualquer modo se quiserem mais informações comerciais liguem para (11) 2292 7679. Ou me enviem um e-mail: danilo@totalcad.com.br , uma vez que o proposito do Post é comentarmos sobre as NOVIDADES do SketchUp 2013…

Isso aí pessoal, espero que gostem assim como eu gostei!
    Feedback são sempre bem-vindo!

Frustrado novamente…

Se a grande mudança foi o layout e o armazém, nao houve grande mudança.

Ainda nao achei informações oficiais do que realmente mudou pra que faça valer a pena comprar o 2013, como suporte 64 bits q seria o mínimo a se exigir…mas vo testar o programa e tirar minhas próprias conclusões.

Quem tiver informações que possa compartilhar..será ótimo.

Abraços.

Eu particularmente também achei pouca coisa quando vi, mas quando comecei a utilizar o Extension Warehouse vi que a idéia é muito boa!
    Existem muitos e muitos aplicativos para o SU e a grande maioria, talvez 90% dos usuários não fazem nem idéia do poder desses aplicativos, o que restringia muito o uso dessas ferramentas. Alguns inclusive só conhecidos pelos Experts.

Eles desenvolveram um modelo bem legal que apresenta a descrição, vídeo, contato com o desenvolvedor, enfim facilitou bastante.
    E o fato de ficar vinculado a sua conta também é bastante interessante, pois quando você quiser utilizar o SketchUp em outro computador, basta carregar os aplicativos que você já está acostumado.

Algumas outras mudanças foram:

* Exportação de animações em HD 720p , nos formatos H.264, AVI e WebM;
    * Possibilidade de customização das toolbars
    * Hachuras no Layout;
    * Melhorias na velocidade do layout trabalhando com os vetores;
    * novos padrões de setas e anotações;
    * cópia em array no layout;

Hummm, período de quarentena, sob observação.

Nada que justifique o preço…

se o desempenho melhorar já vai ter valido a pena, vou testar daqui a pouco, estou baixando.

Acho que ta todo mundo baixando.. Não consigo nem entrar no site.. kkkkkk

To touco pra experimentar a nova versão, junto com o V-ray beta.. mas essa semana ta cheio de trabalho aqui.. vou ter que deixar pra “brincar” no final de semana.. rsrs ;/

Abri uma planta humanizada, um arquivo pesado, cheio de blocos que levava muito tempo para abrir e constatei que o skp 2013 está muito, mas muito mais rápido na manipulação e abertura de arquivos. Mas pode ser porque não tenho nenhum plug-in instalado nele ainda.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
    Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
    Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
    Equipe de Administração
    Portal SketchUp Brasil

Lucas, se precisar faça o download no nosso site, já colocamos no ar:

http://www.totalcad.com.br/sketchup2013

Muito obrigado Danilo.. mas ja consegui.. o site voltou ao normal..

Ainda não baixei, mas vejo que ficou mais rapido e as mudanças ocorreram no Layout. Vou esperar 2 meses para baixar. Creio que virá Bugs, e a Trimble terá que corrigir. Por isso vou esperar.

Hoje fiz os primeiros testes nesta versão.

Percebi uma melhora quando a objetos com bastante poligonos. Estava mechendo essa semana em um projeto com bastante vegetação e com essa versão percebi uma melhora.

Toolbars
    Apesar de terem “assassinado” os ícones (mudaram praticamente todos) gostei do gerenciamento das barras de ferramentas (Toolbars). Antes ao selecionar uma barra de ferramentas, você tinha de ir novamente no menu View para então ativar outra barra de ferramentas.

Agora você pode mudar a posição dos ícones das ferramentas como desejar.

Também é possível criar a sua própria Toolbar, Isso é muito bom, pois você pode criar sua barra de trabalho com as ferramentas com a qual mais usa.

É isso ai.. final de semana de testes.

Olha, a Trimble colocou as novidades “de modo mais pontual” no site deles:

http://sketchup.com/products/sketchup-pro/new-in-2013

Paulo, concordo com você…
    Eu particularmente gostava mais dos ícones antigos. Mas acho que logo me acostumo.. heheh

Então pessoal. Hoje trabalhando em um projeto, usando a ferramenta Orbit (orbitar), reparei uma novidade (ao menos eu nunca tinha visto no SketchUp 8).

Toolbars Orbit.
    Ao usar a ferramenta orbitar pressionada com a tecla Ctrl, além de mudar o ponto de visão do observar para todos os lados, você consegue desabilitar a “gravidade” da câmera.

Veja exemplo:

Eu nunca tinha reparado, mas hoje ao selecionar uns objetos quando tava com a ferramenta, vi esse recurso.

T+

Pessoal,
    Comentamos nesse post “Será que eles não vão fazer uma versão 64-bits???” , bom pelo visto, todo mundo já pediu isso e o time de desenvolvimento está ciente dessa demanda.

Então, O que você gostaria que o SketchUp 2014 tivesse?
    Agora, podemos pedir diretamente para eles…

http://sketchucation.com/all-news/456-your-ideas-for-sketchup-2014

Show, peguei o primeiro projeto que fiz no Sketch, como era o primeiro e não conhecia o Sketch era um projeto muito pesado, tanto que no final nunca mais consegui abrir novamente e ficar mexendo nele pois estava um absurdo de pesado e tudo mais, nessa nova versão consegui abrir tranquilamente sem nenhum problema abriu rapido e permite mexer tambem de uma forma tranquila sem travamento.

Alguém sabe se é possível instalar esta versão no Linux (ubuntu)? Valeu

Há alguma diferença ao baixar para – arquitetura ou engenharia civil ??

Não Leandro. O programa é o mesmo, não existe nenhuma diferença para eng. e arq. O que muda, é que existe uma versão paga, chamada de SketchUp 2013 PRO, que inclui algumas funções a mais, como poder importar arquivos *.dwg e outras extensões.

Na versão PRO (de testes) também é possível importar, mas somente por 8 horas (que é o tempo de teste do programa). Passado esse tempo, a função deixará de funcionar, e você terá que comprar a versão paga, ou procurar plugins que fazem essa importação desse tipo de arquivo.

Na versão free do programa, não existe a opção para importação de arquivos *.dwg, você terá que precisar de plugins que fazem isso, ou comprar uma versão paga.

Boa Tarde a todos…

O programa continua com os seguintes problemas:

– Continua dando mais bug splats quando se usa windows 64 bits…a partir de 10 mb de arquivo…

– Não abre arquivo criado na versão 8 (como o autocad abre em todas as versões; quando se salva em 2000, abre em todos até 2013)…

– Foi feito para windows 32 bits…

– Tiraram o atalho S da escala; precisa voltar no toolbar…

E devem ter outros irritantes que ainda não vi…

Porém cria animações no formato webm com qualidade HD…

O maior problema é travar um trabalho e o autosave não trazer ele de volta….Vou salvarcom várias vezes e renomeando por garantia…

E olha que nem utilizo Vray para renderizar qualquer coisa…

Abs
    Claudio

Bom dia!

Também constei e me decepcionei com isso, ele continua não abrindo arquivos DWG versão 2013, ou seja tenho que salvar o arquivo em versão 2010 CAD para depois importar para SU.
    🙁

Você deve fazer login para responder a este tópico.