Geral

sketchup p/ interiores

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Vinicius Fortes 9 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  220 Views Posts

Olá pessoal,
    Quero aprender a fazer projetos no Sketchup,
    na verdade só faco projetos de interiores,
    vi que é bastante usado na arquitetura
    mas, vi também muitos projetos de interiores, todos tutoriais e apostilas que vi ensinam projetos arquitetônicos.
    Alguém conhece ou sabe de algum material direcionado
    p/ interiores?

Olá, Kriska.

O uso do SketchUp é muito simples. Vc pode perfeitamente fazer seus projetos de interiores nele. A forma de modelar é exatamente a mesma da se vc estivesse modelando um objeto arquitetônico. O que vai mudar é o tamanho dos objetos…rs

A única desvantagem quando se fala de interiores no SketchUp é a parte de iluminação, pois ele só trabalha com luz solar. Ou seja, se vc fizer seu ambiente e habilitar a luz solar e sombras, ficará tudo sombreado, pois a luz não estará chegando lá dentro.

– E qual a solução?
    Eu diria que, depois de estar sabendo modelar legal, é aprender a renderizar imagens fotorealistas.

– Renderizar?
    Sim. Utilizar um segundo programa (render) que pega o seu modelo 3d e aplica materiais e texturas nele, e também consegue simular diferentes luzes. Assim, vc consegue gerar fotos realistas de seus projetos, sejam internas ou externas.

– Qual render?
    Eu utilizo o VRay. Mas a lista de renders é grande. Kerkythea, Maxwell, Podium…

– É difícil trabalhar com renders?
    É questão de estudo e prática. Eu nunca fiz curso. Mas dizem que o DVD do Andeciuala, sobre VRay, é muito bom. E com certeza deve falar de interiores lá.

Enfim, boa sorte com seus projetos de interiores no SketchUp. Garanto que você vai se divertir bastante usando essa ferramenta. E o povo tá aqui pra trocar idéia mesmo. Na dúvida, é só perguntar…. 😉

Oi lexqui,
    É justamente isto…me indicaram o sketchup pra modelar e
    depois renderizar no V-Ray…mas, preciso comecar…vou tentar…
    Obrigada!

Trabalhei um pouco com interiores no meu projeto do TCC!

Para renderizar hj eu utilizo o kerkythea..acho q é um dos piores,pois são poucos o tutoriais e o programa em si é complicado.
    Mas nada que um poco de pratica nao fizesse dar certo.Claro que ainda falta muuuiiito,mas ´quando se começa você acha td lindo.

rsrsrsrsrsrsr

Bem, não digo que o Kerkythea seja um dos piores renders não. Até pq, acho que o melhor render é aquele com o qual vc está acostumado.

E se a gente falar de documentação, realmente o Kerkythea ainda fica devendo. Mas tecnicamente falando, o Kerkythea tem como vantagem, por exemplo, suporte a luzes IES (simulação exata da maneira com que as luzes vindas de diferentes tipos de lâmpadas refletem nos objetos), coisa q no VRay não tem, e que a gente tem que usar técnicas alternativas, como a que o Andeciuala bolou, para termos alguns resultados mais convincentes. E o Kerkythea ainda é de graça.

Na área específica do forum sobre renders, dá pra saber um pouco mais sobre eles, antes de escolher qual usar.

E realmente, Gabrielef falou bem. Quando se começa a renderizar, não importa a configuração q vc use, a gente acha tudo lindo, pois um novo mundo se abre…rsrs

Bem, Kriska, a dica pra vc começar eu acho que seria se preocupar com a modelagem. Modele tudo o mais real possível, detalhado. Pois se sem a renderização o seu trabalho já for bom, capaz de passar as suas idéias com clareza, quando vc for renderizar ja terá 70% do caminho andado…rs

Concordo com vc lexqui…um trabalho bem feito no su..já é um belo começo…e pra fazer um rende depois nem dá tamto trabalho assim…

Kriska,começa fazendo ms o que ele falo..explora o q vc puder do su..tds as ferramentas…tenta pelo menos ter o domínio da maioria,o q não é tão complicados assim…depois de algumas horinhas sentada com ele.
    Não se preocupe em renderizar agora..faça seu projeto..e faça filmes,e modelos 2D..vc vai ver q fica lindo tambem.

E quando se ja tiver manjando pra caramba..ai vc começa a renderizar..pq ai ja é outra etapa, q vc vai ter q começar do zero…e ter mta paciencia pra aprender a mexer no programa..seja ele qual for!
    Eu to nessa fase chata…rsrsrsrsrsrsrsr

Aprender a modelagem no Su acontece de forma muito natural, ainda mais se vc já estiver abituada a desenho em CAD. É como todos diceram, os renders são mais chatos de se aprender… são neceçarias horas de textes, erros e acertos e tem erros q custam caros dependendo da hora como quando vc faz o render final e percebe um erro. Mas acredito q vai ficando mais facil com a pratica e os resultados compensam.

Você deve fazer login para responder a este tópico.