Geral

SU ANIMATE Alguem esta usando ?

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Autor
    1441 Views Posts

Participante

Ae Pessoal,

Descobri a incrível ferramenta SU ANIMATE, ou melhor o Plugin para Sketch up.

Ele é incrível, dá pra fazer animações de verdade com ele, e não apenas a movimentação da camera.

Tô apanhando pra aprender pois não tô achando material na internet pra estudar.

Logo, por favor, se alguem tiver apanhando(digo aprendendo) a lidar com o SU ANIMATE, vamos trocar ideias.

Eu por exemplo não tô conseguindo fazer uma segunda animação funcionar depois da primeira, por exemplo, crio um cubo e uma tubo, faço o cubo girar e depois parar, mas quando na sequencia tento fazer o tudo girar, tudo se mexe junto, eu não entendo o que esta acontecendo.

Participante

Bom dia Eduardo.

Sou novato no SU, por isso, não tenho muito a ensinar. Porem, tb estou apanhando na criação de animação.

Preciso aprender a criar moviventos de portas abrindo e fechando. E até agora, só consegui um pouco de movimento com mudança de layout. Ou seja, crio layout com as portas a 0, 15, 30, 45, 60, 75 e 90 graus e vou mudando de layout na criação das senas. Mas, isso dá muito trabalho.

Gostaria de ter entendio o que vc expos sobre o cubo e o tubo. Mas, infelizmente, não entendi.

Mas, se quiser trocar idéias. Estou a dispocisão.

Um forte abraço.

Rondão.

Participante

Olá Rondao,

Cara, eu conheço o metodo que você esta usando para produzir animações, ele é o mais primitivo e por sinal, o único que existia até a chega do plugin do SU ANIMATE.
      Eu conheço o metodo que você usa e posso dizer que ele é coisa pra doido, pois dá um trabalho enorme fazer quadro a quadro.

Sugiro que você entre no site em Ingles do Sketch UP, vá na sessão de downloads e baixe o plugin SU ANIMATE.

Quando estiver na pagina do Sketch up americana ele lhe orientará para a pagina do SU ANIMATE e lá tem alguns exemplos.

Sobre abrir portar e Janelas eu já fiz o teste e consegui com perfeição e fluidez usando o SU ANIMATE, coisa que não se consegue no quadro a quadro.

Caso deseje que eu lhe ensine a abrir portas usando o SU ANIMATE me fala que eu faço um tutorial.

Infelizmente o que eu ainda não sei fazer são as portas fecharem de volta, ou seja, eu consigo fazer uma porta abrir, mas não sei fazer uma segunda animação em seguida, que seria fazer a porta fechar.

Participante

Ola Eduardo!
      Obrigado pela dica! Vou faze o que está me recomendando e logo depois, entrarei em contato para que vc possa me dar algumas dicas.

Só não sei como retribuir…. mas, o que eu sei, coloco a sua disposição.

Um forte abraço e um exelente domingo na paz!!

Rondão.

Participante

iahuuuuuuuuuuuuuuuuuu ! EU CONSEGUI ! PUTZ QUE ALEGRIA EU CONSEGUI !

Rondao,

O teste do duplo movimento eu fiz justamente com sua porta, eu criei um cubo no formato de uma porta, e depois de 2 dias tentando, finalmente EU CONSEGUI.

Consegui fazer a porta abrir e fechar, ou seja, fazer a animação, e tudo isso em segundos, nada daquele saco do quadro a quadro.

Putz, um pequeno passo pra um aprendiz, mas um grande passo pra alguem que ta afim de ajudar os outros.

E por sinal, vocÊ não precisa me dar nada amigo, sua amizade já basta.

Tenta ai e o que não consegui me fala ok.

Participante

Nossa deve facilitar a vida ne…

Se não for encomodar..eu procurei esse ruby,mas nao o encontrei…sera que vc poderia linkar a pagina para mim?

Desde ja agradeço!

Participante

Não é um ruby é um plugin.

Para pega-lo tá aqui pagina

http://www.ohyeahcad.com/suanimate/

Vão no you tube e digitem SU ANIMATE e vocês verão coisas incríveis, o Sketch up pode fazer animações incríveis com esse plugin.

TEm uma animação lá de uma mesa automatica, onde uma peça é capturada e transportada atraves de uma mesa de produção, incrível quem fez.

Com esse plugin você pode fazer o projeto de uma casa, e fazer a animação perfeita da camera andando por dentro dela, só que aqui há uma vantagem, ao chegar proximo a cada porta, você pode mandar a porta abrir antes de você passar por ela e fechar apos ter passado, claro que depende de muita matematica pois o plugin depende de um tal delay que é um fator matematico, mas dá pra fazer.

Participante

Ola Eduardo!

Parabens Mano!! Entendo a sua alegria, pois é assim que me sinto quando supero um desafio onde tenho que contar com a minha disposição para supera-lo…. as vezes, dedicando hs em um pequeno detalhe. Valeu!! Pois, sua alegria me contagiou…

Acabei de chegar do trabalho e vou justamente agora, começar a tentar o que vc conseguiu….

Fiz o que vc falou. Baixei o SU ANIMATION….

Um detalhe interessante sobre isso. Procurei muito e não encontrava-o, e sim um tal de SU PLATIUM. Que não conseguia baixar.

De tanto procurar o que vc me recomendou, achei algo muito mais precioso para mim… não sei quanto a vc.

Minha alegria veio quando encontrei o Skchup em portugues… era tudo que eu queria. E só encontrei, pq estava procurando o que vc me deu a dica.
      Muito obrigado… valeu mesmo!!
      Um forte abraço… muitas comemorações…
      Rondão!!

Em tempo: Sinta-se a vontade para mandar o demo para o meu email.

Participante

baixei o programa..alias muito obrigada por linkar a pagina…

Porem nao consigo usar..ja instalei td direitinho(pelo menos acho que tah direitinho)..rsrsrs

Como faz para instala-lo?Igual os outros…?Executa ele na pasta de plugins?

Participante

Ola Eduardo!

Não consegui nem começar a usar o SU animetion, Não consegui sair do lugar…….
      E alem disso, descobrir que tenho 4 problemas.
      Primeiro: O SU diz que só tenho 10 dias para usa-lo. Está me pedindo um código de registro que não como nem onde consigui-lo.

Segundo: Precisar fazer uma porta abrir e fechar 90 graus. Só que são várias portas uma de cada vez, ou duas portas ao mesmo tempo.

Terceiro: Abrir 90 graus, duas abas de porta dupla, uma para cada lado.

Quarto: Abrir duas abas de portas de correr… em sentido opostos.

Tem como me ajudar? Vc já conseguiu fazer parte do que estou precisando.

Desde já, muito obrigado.

Uma exelente semana na paz!!!

Rondão

Participante

Olá Rondao e Gabrielef,

Vou terntar ajudar vocês da melhor forma possível, visto que já estou me matando pra descobrir coisas a um bom tempo, e quero que o que aprendi a muito esforço e até a briga com minha esposas que diz que eu fico com foco demais nas coisas que faço e esqueço do mundo he he he.

******************* Primeiro ao GABRIELEF,***********************************************

Cara, para usar o SU ANIMATE, você terá que ter o SKETCH UP 6, seJa lá em ingles ou portugues instalado em sua maquina, eu baixei a ultima versão do su animate e ele não se instalou na versão 7 do sketchup apenas na versão 6.

Para aprender a usa-lo siga os videos que tem na propria pagina do plugin su animate, ele lhe ensinará praticamente tudo já nos 2 primeiros videos, mas os passos basicos do uso do su animate são assim:

1- Instale o plugin su animate
      2- Abra o Sketch Up 6 (vou usar aqui o sketch up em portugues)
      3- Crie um objeto 3D, um cubo por exemplo, marque-o com um todo e clique com o botão direito e marque a opção para cria um grupo
      4- Va na barra de ferramentas e clique na opção JANELA / INFORMAÇÕES DA ENTIDADE
      5- Quandro abrir a caixa de informações da entidade escreva algo em NOME, nesse exemplo eu chamarei o cubo de CUBO (dããããã)
      6- Agora clique no Lapis e faça uma linha proxima ao cubo
      7- Clique com o botão direito sobre a linha e escolha a opção DIVIDIR
      8- Divida a linha em quantas partes quiser que sejam o numero de quadros de sua animação, eu dividi no meu exemplo em 10
      9- Clique de novo com o botão direiro e marque a opção CREATE CURVE FROM EDGE (nem tudo no sketchup em portugues é traduzido)
      10- Pela terceira vez clique com o botão direito ainda sobre a linha e clique sobre a opção Assign Atributes.
      11- Vai abrir uma caixa de dialogo, se você quiser mexer a camera, marque camera, se quiser mexer o cubo, marque o cubo, depois de marcar uma das caixas clique em UPDATE
      12- Agora pra criar a animação vá na barra de tarefas lá em cima e clique em PLUGINS / SU ANIMATE / MAKE SCENES
      13- O su animate vai abrir uma caixa chata avisando que você só tem alguns dias de uso, dê ok e siga em frente.
      14- Ele ira abrir uma caixa lhe informando o numero de quadros, NÃO MEXA AQUI, deixa o que ele informar e dê ok

15- Pronto, agora é só ir em VISUALIZAR / ANIMAÇÃO / REPRODUZIR e voilá, você vai ter um cubo se mexendo.

DICA: para fazer a movimentação das peças serem mais lentas ou rapidas, vá em VISUALIZAR / ANIMAÇÃO / CONFIGURAÇÕES e mexa nas opções que tem lá, pode colocar 0 em tudo, isso tanto pode ser feito antes como depois dos quadros criados.

PRONTO TÁ ENSINADO

*************************************************************************************************

******************************************* AO RONDAO ***********************************

Primeiro: Eu já quebrei o codigo do SU ANIMATE e descobri como vencer a limitação da versão trial, infelizmente não posso passar tal informação aqui, pois vai de encontro as regras do forum, eu sinceramente gostaria de compra-lo, visto que ele é baratinho só $ 49 mas não tenho cartão internacional, ai o jeito foi quebrar o codigo do soft via hexadecimal.

Segundo: A função DELAY do Su animate funciona justamente para fazer as coisas funcionarem como em um script sequencial, ou seja, você faz uma coisa agir com 10 quadros, dai a proxima coisa que vai ter que funcionar é só indicar no delay o numero 11 que ele vai comer a partir do quadro 11 da animação, para abrir várias portas é só fazer varias trilhas, uma para cada porta e coloca-las no Delay correto para abrirem na hora certa.

Terceiro: Clica com o botão direito sobre o caminho criado e marque a função REVERSE CURVE DIRECTION

Quarto: Mesma coisa do terceiro

Tai ai, é só fazer agora.

abração a todos

😀

Participante

Boa tarde Eduardo!

Muito obrigado pela luz na escuridão. Valeu mesmo……
      Vou tentar fazer com as suas dicas.

Coloco meu email a sua disposição para qq coisa que queira me enviar fora do forum (Para não violar as regras do forum).

Um exelente fim de semana….

Um forte abraço.

rondao.speed@gmail.com

Rondao

Convidado

olá eduardo_marques!
      Acompanhei sua explicação sobre o SU Animate, foi realmente muito esclarecedor.
      Agora fiquei tentada em lhe pedir a quebra do uso assim como o Rondão.
      Meu e-mail caso vc possa disponibilizar esse totalmente esse maravilhoso plugin:
      carol_tav@hotmail.com

desde já agradeço!

Participante

E ae Eduardo, beleza ?
      Acabei de baxar o plug-in do SUANIMATE e ainda não tive a chance
      de usá-lo, mais me parede uma ótima ferramenta. caso você puder passar mais informações sobre o plug-in meu email: orlando.fn@gmail.com.
      Vlw Eduardo

Orlando
      =D~

Participante

Ola Carol!!!!

Seja bem vinda!!

“…sobrou pra mim…. o bagaço da laranja….!!!”

Um forte abraço.

Rondão

Participante

Ai galera!!!!!

Quero expressar aqui, a minha gratidão ao Eduardo!!

Dudu!! Vc é D+….

“Mano…. o bagulho tá frenético!!! É nós na fita!!”

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuu…..

Brigaduuuuuuuuuuu……

Como sempre, um forte abraço……..

“Mas, é por trás na altura do pescoço!!”””

Rssssssssssss………

Rondão.

Participante

Aê Galera,

Bom ver que estamos evoluindo.
      Só peço uma coisa, NÃO RETENHAM CONHECIMENTO; se aprenderem algo e alguem desejar, passe a frente, ensine de graça tambem, vamos fazer a coisa evoluir.

Por favor, postem seus trabalhos aqui, eu estive trabalhando na animação de um cliente que ficou show, mas infelizmente ele não me autorizou a liberação, logo, vou ver se consigo criar um animação tão animal quanto a que fiz pra mostrar aqui o que é animação profissional de verdade.

Eu acho que dá pra colocar os videos das nossas criações no you tube e colocar o link aqui.

Esse forum tá muito parado, vamos sacudir ele.

Participante

Sacudir!!!

Deixa comigo…..

Tenho um amigo mulçumano que é muito bom nisso!!

Tem TNT, C5, e outras coisinhas muito boas para sacudir qq coisa!!

Vou traze-lo prá cá!!

Só não comam carne de porco na frente dele, ok?

Um forte abraço…..

Rondão

Participante

Ai Fera!!

Tenho mais uma para vc!!

Chupa essa manga….!!!

Preciso montar uma cena, onde o angulo de visão da camera é 90 graus defasado do eixo de deslocamento da camera.

Consegue?

Se conseguir, vai ganhar um docinho!!

Boa sorte!!

Um forte abraço.

Rondao

Participante

Olá Rondao,

Cara, como estamos aprendendo juntos vou te ensinar como fazer a camera focar em algo em angulo de 90º , porem, vou te passar um desafio pois cada uma das coisas que eu tô ensinando a vocês eu levo dias tentando e tentando até aprender, porem, tem uma coisa que eu não tô conseguindo de jeito nenhum que é fazer a animação de um parafuso girando e subindo ao mesmo tempo, ou seja, o movimento dele se desenroscar de um solido e subir, isso eu não tô conseguindo, tenta ai pra ver se tu consegue ok.

Bem, sobre teu problema o segredo é realmente complicado, eu levei 5 dias para descobri e descobri por acaso.

FAz o seguinte teste:

1- Crie um cubo
      2- Marque todas as partes do cubo e crie um grupo
      3- DÊ o nome de TARGET a esse grupo (alvo em ingles)
      4- Agora crie um circulo ao redor desse cubo
      5- Apague o centro do circulo deixando apenas a linha externa
      6- Clique com o botão direito do mouse sobre ela e mande dividi-la em 30 partes
      7- Clique de novo sobre a linha e mande montar um caminho
      8- Pela terceira vez clique sobre a linha e mande abrir a caixa para as configurações de animação
      9- Na caixa das configurações, diga que deseja rodar a camera
      10- Vá em plugins, SU ANIMATE , Make animação e crie a animação

VOILÁ, você estará vendo a camera girando ao redor do cubo e mostrando o cubo e não a área ao redor dele.

Participante

E ai Fera?

Estou muito triste…

Fiquei um tempão escrevendo a resposta para vc e não estou vendo-a aqui..

Amanha…tento novamente.

Infelizmente a resposta não está aqui.

Um forte abraço.

Rondão

Participante

Ai Fera!!

Tá virando gatinho???

Ou sua “esposas” não está te deixando tempo suficiente para aprender?

Bom! Obrigado pela dica. Mas, eu já tinha visto isso no teste que vem junto com o SU.

E eu não quero uma cena com a camera girando entorno de um objeto.

Mas, deixa isso para o final.

Vou tentar te passar item por item, mas, vou partilhar a resposta em várias mensagens para tentar evitar o que aconteceu ontem, ok?

Vamos lá!!!

…………………………….CONTINUA……………………………………………..

Participante

……………………………CONTINUAÇÃO……………………………………

O teste do parafuso eu já fiz e “acho” que o SU não produz dois movimento “simultâneo” em um mesmo objeto.

Mas, só “acho”. E até o final vc entenderá.

Teste 1: Parfuso com porca.

Crie 3 path´s.

1 para aproximar o parafuso da porca.
      2 para girar o parafuso. (Tudo no mesmo eixo. Porca, parafuso e path para girar)
      3 para deslocar a porca.(Isso mesmo. Desloque a porca).

Ahhhh!!! Não é isso que vc quer, certo?

Vamos sacudir!!!

……………………………….CONTINUA…………………………………………

Participante

………………………………..CONTINUAÇÃO…………………………………….

Na realidade, o que vc quer é um parafuso saindo de um solido, certo?

Gire o parafuso e desloque o solido, ok?

Não? Ainda não é o que vc quer?

Ficou parecendo que o solido saiu do parafuso e não o parafuso que saiu do sólido, certo?

Então, desloque a camera junto com o solido. Isso, provalvelmente, irá enganar a sua visão. Certo?

Não?

Caramba!! Ainda não?

A imagem de fundo, mostra direitinho que foi o solido que se deslocou e não o parafuso, certo?

Vamos usar C5 para sacudir!!

……………………………..CONTINUA………………………………………….

Participante

Bem, se foi o que entendi você queria a camera virando para o lado e seguindo em frente não é isso que chama de 90º ?

Eu usei o exemplo do circulo, mas você pode fazer um trilho reto, e colocar um pequeno traço em algum ponto do local que deseja, e chamar aquilo lá de target, sendo assim a camera ira apontar para ele.

Sobre suas sugestões eu já havia pensado em todas elas, inclusive na ultima que é a mais SEM NOÇÃO DA REALIDADE, pois se fizessemos uma animação complexa com diversos parafusos, seria algo como passar anos para criar uma simples animação.

Eu já aprendi a criar espirais ascendentes, porem, a porra do su animate faz a peça girar inteira, ou seja, ela deita em relação a espiral e não fica em pé apenas girando e subindo.

Tá sendo por enquanto o desafio da vez.

AHHH! tenho ooooooooootimas noticias, passei o dia mais uma vez deixando minha esposa chateada comigo, mas agora posso exportar os modelos do Sketch up (babe !) para .PDF para ser visto no adobe acrobat.
      Só que tem um “detalhezinho” a visualização em PDF no Acrobat é em 3D, isso mesmo, dá pra mexer na peça e tudo, ver por dentro, como se fosse um visualizador do sketch up.

Isso é fenomenal para mandar maketes eletrônicas para os clientes, eles poderão visualizar seus trabalhos facilmente, pois todo mundo tem o adobe acrobat.

Como dizia o grande sábio “um passo de cada vez leva a gente longe”.

Participante

E ai Fera!!

Estava tentando desde a hora que cheguei até agora, tentando fazer um parafuso gira e se deslocar simultaneamente.

Com path em espiral…….

Com path em escada circular…

De todas as formas que pude imaginar.

Alem de não conseguir…… desistir. (Por hj).

Mas, tirei algumas conclusões.

Que o problema é similar ao da camera. Que o objeto só gira com path em circulo fechado.

Se vc abrir o circulo, tanto o objeto quanto a camera apontam para a abertura do circulo. Na direção do aliamento. Como no path reto, curvo, arco ou qq outro seguimento.

Obrigado pela nova dica. Vou tentar….
      Criar um grupo que irá se deslocar com nome de TARGET não deu certo.

Nota: Não é um conselho. É experiencia de cadeira! Não deixe a esposa chateada por muito tempo. Vai sentir falta dela depois!!

Ah!! Tb encontrei com esse sábio e ele me disse que:

“Uma mente em contato com outra, jamais volta ao tamanho original!!”

Tenha uma boa noite.

Um forta abraço.

Rondao

Participante

ola

sou novo nesse forum
      mas vejo q eh muito bom

tm resolvido muitas das minhas duvidas

gostaria de pedir a ajuda de vcs a respeito desse programa
      SU ANIMATE

alguem tm tutorial sobre ele
      nao consigo fazer muitas coisas com esse plugin

se conseguirem me ajudar agradeço

ate…

Participante

BOA TARDE ……… MEU AMIGO PODERIA ME ENVIAR O LINK PARA EU PODER BAIXAR O SU-ANIMATE………… AGRADEÇO SUA AJUDA

Participante

PRECISO DO LINK PARA BAIXAR O SU-ANIMATE …….. POR FAVOR ME AJUDEM !!!!!!!!!!! FALEU

Participante

Link para dowload: http://www.ohyeahcad.com/suanimate/
      Só não sei se esse é o site original, se não for por favor me avisem…

Participante

Baixei o instalador do su animate, só que ele expira em breve.

Visualizando 30 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.