Geral

Sugestões de melhoria do Fórum

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Autor
    2135 Views Posts

Participante

Ola pessoal.
      Como novo administrador, naturalmene estou pensando no que podemos melhorar.
      E claro que quero ver as sugestões de todos.
      Estou desde ontem viajando pelas entranhas do Xoops para ver o que é possivel mudar e ou ajustar, como este universo de programação e html`s não é meu chão esta sendo dificil, mas acredito que com tempo poderei fazer ajsutes, o próprio xoops tem limitações. Tenho que tomar cuidado para não perder nada oa mexer nas configurações.
      De qualquer maneira opiniões são bem vindas, espero por elas.
      Em tempo: no item pesquisa mudei para que o minimo de letras seja 3, assim podemos pesquisar coisas como dwg, dxf e skp por exemplo, antes eram 5 letras no mínimo que dificultava certas pesquisas.
      Vamos ver as opiniões.
      obrigado

Padão

Participante

Boa Padão…isso da pesquisa era ruim mesmo…
      Uma coisa que foi dita (por vc mesmo) esses dias atras é de ver se tem como um novo membro não conseguir postar nada antes de sua apresentação e cadastro completo, se der, seria legal pois o novo de constrangimento e seria uma coisa a menos a se preocupar.
      Por enquanto é só o que tenho a dizer…
      Abraços

Participante

isso sobre o cadastro, gostaria de fazer, mas parece mais dificil que eu imaginava, envolve programação.

Uma dica:
      quem quiser sempre saber das atualizações dos post do fórum é só assinar o feed.
      Como ?
      No menu fórum ao lado de iniciar, vá até bem embaixo da página.
      Lá tem um botão RSS geral, ai é só assianr o feed que toda vez que houver uma atualização será apresentada no seu browser.
      IE – aba feeds
      no firefox não sei onde fica.

Participante

Oi Padão,

O ideal seria a pessoa nem conseguir ver nada sem um cadastro preenchido completamente evitando essa obrigatoriedade de apresentação que em muitos casos chega a causar até constrangimentos e afastando pessoas do fórum.

Eu gosto bastante do modelo do fórum oficial do Kerkythea, pois, os assuntos não se misturam na tela, logo quando a gente entra tem a opção de clicar em cada assunto e daí todas as postagens sobre aquele assunto aparecem na tela, ficando as coisas de forma mais organizada. Outra coisa importantíssima é a possibilidade de hospedar a imagem no próprio fórum.

Com relação a receber a notificação, não seria interessante para os membros receberem tododos os avisos de notificações de todos os assuntos, então no fórum do kerkythea o autor do tópico recebe todas as notificações e os outros membros recebem a notificação toda vez que algém posta alguma coisa depois dele, pois o fórum entende como resposta.

Outra coisa interessante seria a pessoa poder se cadastrar para receber uma atualização de um assunto específico, ou seja, um usuário de kerkythea se cadastra para receber qualquer atualização toda vez que alguém postar algo sobre kerkythea.

Como o próprio Padão disse, web é uma coisa nova pra ele, e essas melhorias no site envolve uma série de programações, então o ideal seria criar meios de captar verbas para a contratação de uma empresa a ficar responsável pela programação do fórum, um meio seriam os anúncios, outro meio seria a criação de um botão de doação ou quem sabe de repente uma cobrança de uma mensalidade em um valor simbólico, tipo R$ 3,00 por mês para cada membro e assim captar verbas tanto para a empresa cuidar, tanto para o administrador lucrar, pq quem trabalha de graça é relógio e o Fórum captando verbas para pagar uma empresa e gerando lucro para o administrador, acho que teríamos um fórum de maior qualidade, podendo contratar um hospedagem de maior capacidade onde poderíamos colocar vários arquivos aqui sem precisar ir em hd virtual etc. etc.

Sendo assim teríamos um padrão de programação de uma boa empresa sem doer no bolso de ninguém e sem o administrador e o moderador ficar trabalhando de graça, ou seja, todos ganharíamos em qualidade.

Grande Abraço.

Participante

Concordo com quase tudo o que o Mestre Mauricio disse, só não concordo da pessoa não poder nem ver nada sem se cadastrar pois a pessoa se cadastra por ver o funcionamento do fórum e querer participar.
      Quanto a fazer o fórum lucrar, concordo plenamente. Acho que seria interessante vender um espaço para propaganda de uma empresa ( de algum membro), claro que por um curto tempo, uma semana, talvez um mês. Por exemplo, eu não ganho o suficiente pra isso (ainda), mas com certeza pagaria para ter um “D”Ercole 3d” na pagina inicial de um baita fórum como este. Oque que é 100 ou 200 conto pra quem vende um projeto de 8 ou 10 pilas?! Uma “mãe” lava a outra né….
      Começou agora mas ja to sentindo firmeza manooo
      Abraços

Participante

Concordo em ajuda em dinheiro para manter o forum, mas na minha opnião não concordo de uma mensalidade e sim de uma taxa anual, assim fica mais facil de controlar do que ter de pagar todo mes, pois fica complicado todo mes verificar quem pagou ou quem nao pagou, uma taxa unica anual é bem mais pratico e facil, exemplo: cadastrou recebera um boleto pelo e-mail, ou outra forma de pagamento que o administrador escolher, se a pessoa recem cadastrada efetuar o pagamento recebera liberação para usar o forum durante 12 meses..

Basta apenas o administrador saber quantos usuarios o forum possui e calcular o custo de uma empresa para fazer a parte de programação ai é so cobrar a taxa…..

Mas o forum devera ser mais atrativo e devera oferecer mais do que oferece, pois quando entra money na jogada o publico alvo irá querer retorno, nao que o forum seja fraco de conteudo, mais que o povo ira cobrar mais pode ter certeza…….

Uma sugestão para o valor da taxa……….R$40,00 ANUAL

Participante

É galera,
      esse é um assunto complicado msmo…….
      ……..
      São idéias bem legais……
      Toda melhoria requer gastos, se não for de tempo vai ser de $$….
      E o padão já faz milagres com o fórum do jeito que está e não ganha nada por isso………
      ……
      Acho que na questão de utilizar espaços para publicidade e doações seriam uma boa mesmo…….
      ……..
      Mas no caso de mensalidade mesmo sendo valores baixos, seria algo relativo de membro para membro…..
      Vou citar o “MEU” caso, eu aprendi muito aqui no fórum, fiz amigos, etc……
      Hoje eu passo mais pelo fórum para compartilhar cenas, ajudar em cenas de amigos e quando sei, dou alguma dica, o 3D pra mim é um hobby, não ganho dinheiro com ele, quem sabe no futuro talvez………
      Mas pra mim, seria “prejuízo” pagar uma mensalidade na atual situação participativa que me encontro……..
      Mas como disse esse é o >meu< caso…..
      ………
      E também acredito que isto reduziria demais o número de pessoas participativas no fórum…..
      …..
      Mas sim, doaria sem problemas quando eu pudesse e com prazer, e essa parte de publicidade, adsense, etc….concordo 100% que seria muito bom para o fórum e para o padão também que teria seu esforço merecidamente recompensado………
      …….
      Bom espero que entendam minha opnião….
      ……..
      Abraços…….

Participante

Então..eu mesmo já estarei anunciando meu curso no fórum e creio que para achar anunciantes o Padão não teria problema.

Com relação ao que eu disse da pessoa não poder ver nada seriam as imagens, igual no sketchucation, vc vê os textos mas não as imagens.

Esse lance da taxa anual ou até semestral é bastante interessante. Com relação ao que o Nandinho disse sobre prejuízo eu descordo, pois 3 reais por mês não deixa ninguém mais rico ou mais pobre e só pelo fato de vc estar postando trabalho e tendo profissionais experientes opinando, elogiando, incentivando já é um lucro tanto para o iniciante quanto para os mais avançados.

Concordo que isso diminuiria o número de participantes, então o ideal seria criar dois perfis, o do pagante e o do não pagante, onde o pagante poderia hospedar a imagem no próprio fórum, teria acessos a arquivos, tutoriais, blocos etc…e até um certo espaço para uploads de diversos tipos de arquivos etc..acho que tudo é válido.

Ressalto que são apenas opiniões, acho tudo válido, o pagamento, a gratuidade..tudo! desde que isso seja sempre para elevar a qualidade do fórum.

Participante

Concordo em parte com todos ai ^ ^
      Na minha opinião o fórum poderia funcionar como os “MMORPG´s” da net…Sério, funciona muito, porque quem realmente participa e posta aqui no fórum estaria disposto a pagar um valor (3 reais por mês ta ótimo), o fórum não diminuiria, porque teria quem é interessado em publicar seus trabalhos, ajudar os outros e ser participativo, enquanto os que não iriam pagar teriam um acesso limitado a x de conteúdos:
      Hoje vejo que temos muitos interessados em ver o trabalho, pegar uma dica ou outra, e depois pular fora do barco, se esses não estivessem dispostos a pagar teriam acesso limitado (que não mudaria muita coisa).

Participante

Uma opinião. As pessoas só poderiam deixar algum recado, após finalizar o cadastro e a apresentação.

Participante

Primeiramente meus parabéns Padão pela conquista.

Bem, como blogueiro, tenho algumas sugestões:

1 – Eu vejo o site SketchUp Brasil, como um portal, e não como um fórum. Embora seja hoje apenas um fórum. Na pagina principal, seria interessante dar uma reformulada ele.

Por exemplo:
      No menu principal, implantar novas categorias, como: Downloads, Links Interessantes, Parceiros, Tutoriais, Making Off, Entrevistas, Noticias e Fórum.

2 – E o template?
      De uma olhada neste site: http://www.renderspirit.com/ Veja que site simples e com os menus bem distribuídos.
      Outro exemplo seria o http://news.sketchucation.com/ Na pagina ele concentra informações gerais, noticias, downlaods, tutorias, etc, link para ir até o forum, etc.

3 – Para a receita do fórum, acredito que o implantação de anúncios da Google, de parceiros, com um “doa-se”, irá cobrir os custos do portal.

Tenho certeza que com a ajuda de todos, teremos um ótimo portal em breve.
      Sucesso a todos.

Participante

Olá pessoal concordo com varias coisas ditas pelos colegas.

Sobre o visual do fórum, acho que ele deve sim passar por uma atualização, talvez deixar com cara de um Portal como já falou um colega aqui, na primeira pagina ele deve ser bem atrativo e de fácil navegação para os visitantes, ai além de outros links teria o link para ir para o fórum como ele já é hoje. Uma coisa que eu acho bem interessante ter na primeira pagina seria a galeria das melhores imagens, como acontece hoje com o site 3D1, na pagina principal vc pode acessar essa galeria de melhores imagens, não sei qual o critério de escolha das imagens, se são escolhidas pelo administrador ou por votação, isso chama bastante atenção do visitante.

Com relação a manutenção do fórum, acho que com a reformulação da pagina principal teria espaços para propagandas, isso geraria uma receita para o site. Se esta forma de arrecadação não funcionar bem, podemos tentar o método de doação (não tão eficaz) ou de assinatura anual.
      Se for optada a forma de assinatura poderia ser também da seguinte forma, qualquer pessoal poderá se cadastrar no site com limitações de uso, só terá acesso completo ao site aquele que for assinante. Não sei dizer ainda qual seria o conteúdo livre e restrito do site, mas isso pode ir sendo discutido. Por exemplo, a seção de tutoriais seria travada para o visitante e aberta para os assinantes, coisas desse tipo, pode pensar também em outras seções que possam funcionar da mesma forma, como blocos para baixar, em fim coisas desse tipo.

Agora um detalhe muito importante, no meu entendimento o site não tem fins lucrativos, apenas arrecadar fundos para se manter, essa assinatura anual teria que ser realmente baixar o suficiente para cobrir os custos do site. Pois essa taxa sendo baixa não haveria problema de inadimplência, e mais pessoas se tornariam assinantes.

Outra sugestão seria se a receita do site conseguir cobrir os custos e sobrar algum saldo, esse saldo poderia se acumular e em determinado momento virar premiação para os próprios assinantes através de sorteios ou contests, resultado em prêmios que vão desde a gratuidade de uma anuidade ou ganhar um curso de maquete, ou livro, coisa desse tipo.

Pois bem essas são algumas das minhas ideias.

Participante

Não concordo com cobranças…. a net está cheia de fóruns e a maioria não cobra. Podem me chamar de mão de vaca o que for, eu sei que web consiste em manutenção, e as vezes um contrato que exeige um pagamento mensal a uma empresa, e é exatamente ai que os sites crescem, tendo a área de propaganda onde as empresas divulgam seus produtos mas cobrar dos usuários no meu ponto de vista tornaria o fórum amador ou seja, paguem pra seguir funcionando… não é assim que grandes fóruns se mantem!

O que sinto falta é poder enviar imagens nos posts de resposta, isso só é possível no post principal… assim fica ruim de dar continuidade a trabalhos em andamento pois as primeiras respostas ficam perdidas se vc edita suas imagens velhas por novas além de não poder citar exemplos ou referências…

Participante

Pessoal, estou deixando livre os comentários para ver todas as opniões possíveis.
      Várias serão possíveis a médio ou longo prazo em função dos custos de implementação.
      Mas antes que seja gerada uma sensação irreal, gostaria de deixar claro a todos que não será cobrado qualquer valor que seja de seus usuários, isso esta fora de questão.
      Qualquer verba que for necessária a manutenção do fórum virá de propaganda.

– Thiago: não sei se entendi sua questão, mas, você pode sim colocar imagem e dita-las nos posts sem problemas. Se quiser editar uma ou colocar mais num post já adicionado, vá em editar.
      Se quiser colocar outro post com mais imagens é só fazê-lo como o primeiro. Seria esta sua questão?

Participante

Parabéns Padão! Acho que vc já tinha a verdadeira cara desse forum e nada mais justo que assumi-lo de vez. Quanto as sugestões algumas são bem interessantes, mas outras não acho correto:
      Não conseguir postar nada sem apresentação é bom;
      Já não acessar nada, acho exagero, sem falar que um tremendo exemplo de antipatia. Afinal o grande motivo do forum sempre foi ajudar a quem se interessa pelo assunto;
      Tem uma comunidade de Autocad no orkut que qualquer coisa que vc poste que desagrade o moderador já é excluido do site, vai por mim, logo logo ficaríamos assim;
      Acho que o design do forum deve lembrar facilmente o sketchup que é o principal software. Se for todo cheio de render é melhor mudar o foco do forum para v-ray ou kerkythea.
      Essa é a minha opinião.

Participante

Padão, é isto que sinto falta, as opções estarem aqui, no campo de resposta direto, não no campo de edição… temos que responder, a resposta entrar no fórum e ai edita-la… n poderia ser uma coisa só?

Ter todas as funções aqui no campo Responder? Até pq muita gente desconhece isso…. inclusive eu desconhecia uauaua

Participante

Olá
      Concordo plenamente com algumas sujestões e discordo objectivamente umas outras, principalmente aquelas que envolvem a cobrança de uma taxa aos usuários cadastrados (embora quem administre o site diminua do seu sangue servindo os outros). Tal como o Thiago disse, os melhores fóruns não são assim que funcionam. E com certeza não queremos mudar os ideiais do fórum né!?
      As propostas do prof. Maurício são interessantes em relação ao RSS ao serem especificas para cada usuário-interesse, a do Thiago quanto as opções de formatação e inserção de imagens no Responder (resposta directa) são mais do que uma necessidade.
      Outra coisa que sinto falta é um Chat aquí no Fórum, sei que a MP já tem valido, mas um chat melhoraria a interação entre o pessoal dentro do próprio fórum.
      No demais abraços e sucessos

Convidado

Thiago, só memorizar os codigos manoloko, eu tenho memorizado de imagens e de links, os mais utilizados por mim.

Mas se preferir responder direto naquele campo de criação de topico, é só apertar no botão de RESPONDER, em baixo de qualquer post. Dai você será redirecionado para aquela pagina e lá poderá colocar o que quiser, mas acho mais pratico memorizar.

Participante

Até então eu não estava entendendo o que o Thiago queria dizer, pois se vc vai responder, vc clica em responder e assim terá “em uma coisa só” as mesmas opções de editar.
      A idéia do chat (Joshen) é da hora.
      Abraços

Convidado

É porque ele, assim como eu e muitos aqui, usamos o quadro de Resposta Rapida, no final da pagina. E por ele não tem opção de adicionar nada, só lembrando dos códigos (faceis) ou editando depois.

Participante

HUMMMMMM então é só questão de layout… eliminar esse resposta rápida aqui ou n, eu achei que era a mesma coisa

Participante

Thiago (s), você vem e coloca um tópico novo, vem o pessoal e “responde” suas questões ou comenta seu trabalho.
      Se quiseres, e isso já deves saber, é só clicar em resposta que vais continuar conversando sobre seu tópico.

Sempre bem embaixo tem uma janela de resposta rápida, ela ajuda mais quando é só texto, é um contato direto. Uma vez que voce da o enviar ela vai como uma resposta normal. Se quiseres editar isso entre na resposta normal e vá em editar, voce vai poder complementar textos e inserir imagens sem problemas.

Os procedimentos do fórum para incersão de imagens, textos, edições, exclusões etc, só é diferente de outros fóruns a questão de lay-out, que uma vez que se acustuma com isso fica muto fácil.
      Observe as opções que você como usuário pode e não pode fazer, tem coisa que só o moderador e ou o adminstrador pode fazer, mas ai é só assuntos de gerenciamento, por que em relação a postar tópicos e post é livre.

Falando nisso, uma das modificações que estão em pauta no fórum é que assim que for possível só os cadastrados e online poderão ver as imagens e os links, como é na maioria dos fóruns.

Como um ex do que falei acima – até o praragrafo acima escrevi na reposta rápida. Enviei e estou editand este paragrafo no comando editra e com isso completo a informação que queria passar.
      OK?

Participante

Eu acho o nosso fórum bem organizado com relação as coisas existentes e como acessa-las, com páginas limpas e sem vai e vem maluco.
      Os administradores que o formataram, fizeram isso com muita propriedade.

Quando existe dificualdade em entender algumas coisa é mais por falta de pratica por pouco uso.

Eu gosto muito do Sketchucation, mas como posto lá raramente, as vezes me perco em algumas coisas, e nem por isso o fórum é ruim ou mal organizado, sou eu que não me lembro de alguns comandos de postagem e ou gerênciamento de meus posts.

Participante

tbm como todos, gostei de algumas sugestões e de outras não, mais é opinião pessoal mesmo…rsrss
      concordo com ibrauna…
      uma sugestão:(oq acontece) vc faz o login,ai se ficar um tempo sem atualizar, vc cai ,ai tem q logar de novo, tipo, tá modelando e vendo as dicas no forum, ai qndo vc volta pro forum,deu logout.(sugestão) ficar logado direto sem cair,só se vc clicar em sair…

Convidado

Isso deve ser problema na sua internet e/ou navegador Simoni, pois aqui eu fico logado em periodo integral, só cai de vez em quando, intervalo de 1 ou 2 meses.

Participante

marlonnz escreveu:
      Isso deve ser problema na sua internet e/ou navegador Simoni, pois aqui eu fico logado em periodo integral, só cai de vez em quando, intervalo de 1 ou 2 meses.

Acho que não é não, pq já vi aqui no forum,alguem comentar sobre isso, e agora mesmo fiz o teste,tinha logado,e deixei, voltei agora e cliquei no inicio,e já tinha deslogado, tive q fazer login de novo…
      meu navegador é IE9

Convidado

Experimenta baixar o Chrome. Testa com ele.

Se aqui no meu browser e internet eu fico logado sem cair, só pode ser problema ai com você, não acha ? Porque pensa bem, se o forum não tivesse essa possibilidade de ficar logado sem cair, como eu poderia ficar ? Você lembra de Marcar a opção de “Lembrar-se” ?

Participante

marlonnz escreveu:
      Experimenta baixar o Chrome. Testa com ele.

Se aqui no meu browser e internet eu fico logado sem cair, só pode ser problema ai com você, não acha ? Porque pensa bem, se o forum não tivesse essa possibilidade de ficar logado sem cair, como eu poderia ficar ? Você lembra de Marcar a opção de “Lembrar-se” ?

vou testar, verdade, pode ser aqui mesmo,não marquei essa opção…rsrrs deve ser isso então…
      vlw!!

Participante

Ola galera..

Nao sei se a minha ideia ja existe, mas se houver peço desculpas.

bom com o crescimento das rede sociais dentro da internet, axei q seria legal a criacao de um grupo do Sketchup Brasil no Facebook pois a troca de informaçoes seria muito mais rapido e eficientes. e Tbm o Administrador pode criar um canal no youtube upando videos com explicacoes , dicas e tutorias com base de aprendizagem.

Espero q esse meu inicio aki deste topico estimulem a outros membros do forum a tbm dar outras ideias assim. todos ganharemos mais conhecimento para nossa vidas. espero Ter ajudado. Abraços.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

gostei da sua ideia Thyago… mas será que dai nao correriamos o risco de parar de utilizar o forum por conta das facilidades do face?
      eu vejo o forum no meu trabalho, mas o face não abre aqui.

Participante

Bem vindo Thyago.

Obseve o solicitado em vermelho.

Agradeço sua sugestão, mas no Face já existem muitas páginas sobre Sketchup, assim como no Orkut.
      Se abrisse-mos uma pagina no face e ou no Orkut, este fórum acabaria.
      Cada ferramenta tem suas caractaristicas e os fóruns tem a possibilidade de gerenciamento e ferramentas diferenciadas.
      Entre outras coisas.

Convidado

O que eu acho que funcionaria, seria um plugin de rede social, tipo, compartilhar e/ou curtir tal tópico e/ou o site em sí. Dessa forma todos saberiam do forum e viriam para cá.

Participante

Ao meu ver, só faria com que diminui-se o numero de contribuições do fórum. Como o Marlonz falou acima poderia até haver, um plugin, ou RSS, que avisa-se sobre novos posts, ou até mesmo só divulgar um link para o fórum, a ideia seria não descentralizar o fórum, se não acabaríamos vazios e sem ter o que comentar abertamente. Creio que o proposito deste fórum e o livre compartilhamento de conhecimento, a de fácil acesso a todos, mesmo os não cadastrados.

Participante

gostei da ideia do face, mas do modo “aprimorado” pelo Marlon, pq descentralizar do Fórum não rola.
      Mas essa seria uma boa na minha opinião.

Participante

É possivel vincular o Fórum a um RRS.
      Se você esta usando IE por exemplo, clique em Ferramentas (do IE) e vá em Assinar este Feed.

Pessoal
      Retomando o assunto sobre a atualização do fórum.
      De uns dias pra cá, temos tido uma invasão de spans que inclusive andaram trancando o fórum por várias horas.
      Acionei a equipe técnica do provedor, que resolveu o problema por enquanto. Tive um relatório que diz que é preciso atualizar os Scripts gerados pelo XOOPS – programa que gera e adiministra o fórum.

Participante

Pessoal
      Retomando o assunto sobre a atualização do fórum.
      De uns dias pra cá, temos tido uma invasão de spans que inclusive andaram trancando o fórum por várias horas.
      Acionei a equipe técnica do provedor, que resolveu o problema por enquanto. Tive um relatório que diz que é preciso atualizar os Scripts gerados pelo XOOPS – programa que gera e administra o fórum.
      Comecei minha pesquisa com o programa que geraria o novo Fórum, me parece que o JOOMLA se presta bastante a isso, pode-se acrescentar novas opções ao Fórum com o tempo, e isso é bom. É um sistema que parece ser bem sólido e com uma comunidade bem expressiva, dando mais segurança ao processo de mudança.
      A segunda pesquisa esta em andamento, quem faz isso e por quanto.
      Uma questão crucial, custo.
      Apesar de termos propagandas no fórum, elas por si só não cobrem as despesas mensais do fórum.
      Espero que depois da mudança isso mude também.
      Mas um passo de cada vez.
      A mudança vai acontecer e isso é certo, é preciso.
      Vai ser bom para todos.
      A principio continuo assumindo todos os custos, mas se alguém quiser contribuir de alguma forma, fique a vontade.
      Obrigado e abraços a todos.

Participante

1

Visualizando 37 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.