Geral

Tutorial Curva de Nivel (SU+GE)

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    1551 Views Posts

Participante

Boa tarde
      Vou passar um tuto que está me ajudando bastante e pode ajudar outras pessoas também, não achei aqui no fórum, pode ser que eu esteja errado mas…aí vai
      ……………………………………………………………………………………………
      Para começar basta abrir o Google Earth e enquadrar a zona que querem, certifiquem-se que está orientado a norte.

Em seguida abram o Sketchup e cliquem no botão “Get Current View”.

Após a importação cliquem no botão “Toggle Terrain”.

Depois criem um plano e posicionem-no à cota mais baixa ou mais alta como preferirem, neste caso coloquei o plano à cota 0 à altura do rio (podem ver as cotas no Google Earth).

Em seguida basta escolher a ferramenta de “Move” e clicar “Ctrl”, aparecendo então um “+” para criar uma cópia, seleciona-se o plano que criámos e arrasta-se, neste caso para cima a uma altura de 1m, após ter sido copiado basta escrever nos “measurements” por exemplo “50x″ e criará mais 50 planos todos equidistantes, ou seja a 1m de distancia cada um.

Agora seleccionando todos os planos, e clicando no botão direito do rato, encontraremos a opção “Intersect with model”, para criar as curvas.

Depois de Apagar os planos podemos ver o resultado final.

Com o desenho concluído, e caso seja necessário, podem exportar para .dwg ou utilizar as ferramentas de Sandbox do Sketchup para recriar o terreno sem a imagem do Google Earth.
      ………………………………………………………………………………………
      é isso…
      Depois eu passo outro de como fazer, por exemplo, uma rua, acompanhando as curvas…
      Espero que aproveitem como eu…
      Abraços

Participante

cara show de bola, eu trabalho muito com plantas planialtimetricas, sua dica sera muito util sim, mas so uma duvida, da mesmo para confiar nas curvas de nivel gerada assim?

meu blog

Participante

Olha Soni, não 100%, mas uma boa noção de como é o terreno sim, assim as curvas tem menos “curvas” ficam meio “quadradas” mas a altura creio que dê para confiar sim, assim que der, posto uma planta de um topógrafo e a mesma retira dessa forma para compararmos.
      Abraços

Participante

Aproveitantdo.
      Sou inciante. Bem iniciante mesmo.
      Eu tenho o planoaltimétrico que o Topográfo fez pra mim. Ele me enviou em um arquivo “.dwg”.
      A minha idéia é tornar aquelas curvas em algo 3d. Isto é possível? Se a resposta for positiva existe um passo-a-passo para fazer isto?

abços,

Participante

Sim, isso é possível.
      Voce importará todas as linhas (somente as linhas) dentro do SketchUp PRO (somente o PRO).
      Aí, você selecionará estas linhas e dará o comando “from contours” , que fica na caixa de ferramentas “sand box”. Automaticamente você terá um grupo terreno 3D.
      Lembrando que as linhas devem estar corretamente nas respectivas elevações!!! Com distancia entre elas: se a curva estiver em centimetros, as distanbcias em elevações tambem deverão estar

Participante

Primeiro quero lhe agradecer imensamente a resposta. Há algo no Ser humano que, apesar das notícias de catástrofes, guerras e violência, que nos faz acreditar com veemência que tempos bons virão.
      O fato de existir locais como este, e há muitos e eu participo de alguns deles, é a prova de a grande maioria das pessoas gostam de ajudar.
      Vamos lá. (Se eu estiver falando besteira peço desculpas sou realmente mto inexperiente nisto).
      Eu importei o arquivo que o topográfo enviou. Selecionei tudo, realmente não tinham somente as linhas (se for possível eu posso postar a planta) aí foi tentando
      Selecionei tudo e tentei pegar cada parte da curva e fazer subir – Não consegui…subia todo o desenho importado.
      Aí vendo pela internê percebi que os quadrados (a área) precisava estar fechada senão a seleção estourava. Fui lá e fechei manual todas as curvas que não estavam nos limites.
      Tentei de novo e não conseguia elevar apenas o que eu preciso.
      Aí percebi que se uma ponta da linha extravasar para outra parte ele já entende esta outra parte como sendo parte da seleção e por isso ele só elevava tudo.
      Bom comecei a apagar as linhas das curvas que estravazavam as delimitações da mesma.
      Começou a ficar bom, pois, de primeira o primeiro plano já selecionou.
      Mas, não sei pq. o segundo plano não selecionou, o terceiro selecionou…e aí foi. Percebi tb. que haviam “extrapoladas” da linha da curva que eram necessária….aí foi o balde pois minha técnica foi para o ralo.
      Vc. poderia me ajudar com bastante calma como fazer?
      Grande abço,

Participante

Fiz um tutorial semana passada bastante mastigado!!!
      As curvas de níveis, vindo do AutoCad bem trabalhadas, são top!!!

http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=9302&forum=16&post_id=63244#forumpost63244

O tutorial se chama “Como fazer terreno 3D no SketchUp a partir do AutoCad”

lá tem o que você precisa!
      Abraços

Matraka escreveu:
      Primeiro quero lhe agradecer imensamente a resposta. Há algo no Ser humano que, apesar das notícias de catástrofes, guerras e violência, que nos faz acreditar com veemência que tempos bons virão.
      O fato de existir locais como este, e há muitos e eu participo de alguns deles, é a prova de a grande maioria das pessoas gostam de ajudar.
      Vamos lá. (Se eu estiver falando besteira peço desculpas sou realmente mto inexperiente nisto).
      Eu importei o arquivo que o topográfo enviou. Selecionei tudo, realmente não tinham somente as linhas (se for possível eu posso postar a planta) aí foi tentando
      Selecionei tudo e tentei pegar cada parte da curva e fazer subir – Não consegui…subia todo o desenho importado.
      Aí vendo pela internê percebi que os quadrados (a área) precisava estar fechada senão a seleção estourava. Fui lá e fechei manual todas as curvas que não estavam nos limites.
      Tentei de novo e não conseguia elevar apenas o que eu preciso.
      Aí percebi que se uma ponta da linha extravasar para outra parte ele já entende esta outra parte como sendo parte da seleção e por isso ele só elevava tudo.
      Bom comecei a apagar as linhas das curvas que estravazavam as delimitações da mesma.
      Começou a ficar bom, pois, de primeira o primeiro plano já selecionou.
      Mas, não sei pq. o segundo plano não selecionou, o terceiro selecionou…e aí foi. Percebi tb. que haviam “extrapoladas” da linha da curva que eram necessária….aí foi o balde pois minha técnica foi para o ralo.
      Vc. poderia me ajudar com bastante calma como fazer?
      Grande abço,

Participante

Não consegui. Ele selecionou mas como 2D.
      Eu não posso postar o arq dwg aqui para vc. dar uma olhada?

Participante

Meu irmão disse que não estou conseguindo selecionar algumas curvas e transforma-las em 3d pq. o “sólido não está fechado”. Mas eu olhei tim tim por tim-tim e não vejo buracos.

Visualizando 8 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.