Geral

Varias vistas para modelagem

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    518 Views Posts

Participante

Turma, existe a possibilidade no SKT de habilitar mais de uma Vista ao mesmo tempo para modelagem como acontece com outros programas de modelagem 3D?

Participante

Oi Goulart , lamentavelmente não existe esta opção na mesma tela, só em telas separadas usando por exemplo o comando Scenes.

Participante

Se não ha mal em perguntar qual seu interesse em colocar mais de uma vista?
      A modelagem no SKT já é tão fácil e precisa.

Participante

arqpadao, valeu. Não é exatamente o que procuro, mas acabei de conhecer mais uma ferramenta do SKT e que será muito util para meus trabalhos.
      iniciusv. Respondendo a sua pergunta, a grande maioria dos Programas 3D lhe dá a possibilidade de ver até 4 vistas ao mesmo tempo na tela, que é de grande utilidade quando se insere componentes.Pq vc consegue alinhar com perfeição inclusive na altura vizualizando varias vistas ao mesmo tempo. O ganho de tempo é enorme. Quando monto layout de fabricas, utilizo muito componentes do site e tambem dos que eu mesmo crio, maquinas e acessórios têxteis por exemplo. Esqueci de mencionar que reduz muito mesmo o uso do Rotate pq vc desenha ao mesmo tempo em varias vista, e cada traço é assumido em todas as vistas ao mesmo tempo. Valeu as dicas….

Participante

Fala, JGoulart.

O artifício das 4 vistas é interessante, mas na verdade, não é fundamental.

Softwares 3D como o 3D Studio, ao contrário do que vc falou, não oferecem grande precisão, não. Essa é uma das maiores reclamações de quem faz projetos arquitetônicos e que tenta migrar do AutoCAD para o 3D, pois comandos como o Object Snap, que no CAD e no SketchUp funcionam de maneira excelente, simplesmente não tem no 3D Studio, por exemplo.

Eu acho que o Osnap, no SketchUp, da maneira que ele se apresenta, dispensa as 4 vistas, pq se vc quer q dois objetos estejam face a face, basta clicar em uma face e depois na outra, q vc pode ter certeza q vai estar alinhado. Diferente do 3D Studio, que realmente, se vc não observar bem as vistas, vc pode achar q esta alinhado, e não estar de fato.

Mas, gosto é gosto. Se ele tivesse as 4 vistas, provavelmente agradaria um numero maior de pessoas, já acostumadas com este tipo de interface. No entanto, é necessário entender q é intenção do fabricante atribuir ao SketchUp uma maneira única de modelar, característica dele, q prima pela simplicidade. Talvez, com as 4 vistas, o programa gerasse um certo receio nos usuários iniciantes, q vêem a maioria das interfaces de programas 3D como complicadas.

Portanto, essa interface do SketchUp, de janela única, que mais parece um Paintbrush da Modelagem 3D, é proposital, e em grande parte, responsavel pela crescente aceitação do programa.

Participante

ola
      Lexqui

Independente de gostos e nescessidades, meus parabéns sobre sua colocação, eu não a teria escrito melhor.
      Valeu

Participante

lexqui, me desculpe; mas não foi minha ideia ofender o SKT, pelo contrário, o utilizo diariamente. Como vc deve saber um programa que possui a opção de 4 vistas não obriga o uso das mesmas. Vc pode optar por utilizar somente a vista 3D a qualquer momento. Utilizo diariamente o Rinoceros que é muito preciso e amigavel para modelagem industrial e com frequência faço montagens no Rhino antes, e levo para o SKT e ganho muito tempo quando me refiro a utilização de componentes/blocos. Só fiz a pergunta pq considero que aqui no forum existe um grupo que conhece o SKT muito mais que eu. Vou tomar mais cuidado com minhas perguntas da próxima vez. Vamos ficar atentos para o Tópico aberto pelo arqpadao esta semana que fala do abandono do forum por alguns. Muitas vezes uma resposta mal interpretada pode causar antipatia por um novo usuário do forum. Claro que não é o meu caso pois como muitos já tenho 50 e não ligo para estas coisas.

Participante

Fala, JGoulart.

Em momento algum achei q vc ofendeu o SketchUp, nem muito menos vi motivo pra vc me pedir desculpas, e muito menos ainda acho q vc deva se preocupar em como fazer outras perguntas.

Quando falei gosto é gosto, foi simplesmente pq tem gente q está mais acostumado com a interface em 4 vistas e gosta desta interface, como parece ser o seu caso. Só que eu vejo que o SketchUp tem os seus motivos para não adotá-la. Só isso.

Eu só escrevi aquilo que eu vejo e vivencio no dia-a-dia, usando o SketchUp, enquanto arquiteto e enquanto participante deste e de outros foruns. Não é minha idéia criar polêmica. Apenas responder de maneira que vc entenda pq a Google (e antigamente, a @LastSoftware) não adota determinadas características no seu programa.

Enfim, se vc se sentiu ofendido com a resposta, ou a interpretou mal, não foi minha intenção, em absoluto. Meu objetivo aqui no forum é apenas a troca de idéias, de opinióes, conhecer novidades, ajudar e ser ajudado.

No que precisar, estamos aí.

Valeu!

Participante

Mt boooom!!! Rapazes espertos!

JGoulart realmente seria interessante o skt com este recursso, creio que eu não usaria, ficaria com o mais simples mesmo! Mas seria sim um atrativo para alguns usuarios!

E sobre o lexqui, achei mt legal a colocação pois assim os novos usuarios do skt podem ter opinioes distintas e formarem suas proprias…

Valeu meninos!Bjkas!

Visualizando 8 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.