Google Earth

Como posicionar exatamente o 3D Modelo do EsketchUp no GE

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    1245 Views Posts

Convidado

[email]cjm_carlosmorais@globo.com[/email]
      Olá !
      Estou encontranto um problema. Quando eu insiro o 3D Modelo SketchUp no Google Earth, ele sempre está direcionado exatamente para o norte, assim sendo, o Modelo fica fora da posição. Já tentei de todas as formas e não tive sucesso. Alguem poderia me ajudar nesta questão ?
      Ficarei muito agradecido recebento um contato.
      Atenciosamente,
      carlosjorgedemorais 😆

Convidado

olá, carlos

sou novo e ando descobrindo as coisas por intuição ou quebrando a cabeça, mesmo…rs

estou com o mesmo problema que tu…

fiz várias tentativas e dava sempre isso que disseste, sempre na mesma posição…

daí fui mexendo na marra… até que ajeitei-a com o modelo.

usei primeiro a ferramenta de direção (rotate) até que ajustei-a com a direção do modelo; depois tive de movê-la até que ficasse na altura correta…

mas é claro que deve ter um outro meio mais fácil…

espero que alguém possa ajudar-nos.

abraço e boa sorte.

Convidado

Pelo tempo,tu ja deve ter descoberto!rs

Mas,ja que tem gente que entra aqui pra tirar duvida,eu deixo minha contribuição.

Também tenho a mesma duvida.O Que vi foi que lógicamente isso tem a ver com as cordenadas,só não sei como exatamente fazer isso do sketch para la.
      Mas,se voce aproximar ou centralizar o modelo do sketch na ¨origem¨dos eixos (no centro -verde,vermelho e azul), as chances são maiores.

Pelo menos comigo,quando passei para o Google erarth,foi o que acoteceu.Não ficou certo,mas antes estava aprecendo longe a agora passou a ficar quase encaixado no tereno.

É isso aí.Valeu!

Participante

rmpf blz, pelo q percebi vc é novo no forum, então antes de tudo se apresente e preencha seu perfil.

Participante

O eixo verde no Sketchup, esteja em que cidade for e em que pais for sempre será o norte.
      Se forem em model info > location> solar orientation.
      Habilitem Show model e cliquem em select.
      Vai aparecer no desenho a posibilidade de ajustar o norte conforme a posição do terrerno na malha geométrica.
      Não esqueçam que no sletchup os angulos são decimais e no GE é em graus, minutos e segundos.

Participante

qual posição é a norte é irrelevante. Pra um modelo entrar no GE, tu tem que importar um terreno do GoogleEarth, e colocar teu modelo posicionado corretamente ali.

O norte, como o Arqpadão disse, é orientado pela Solar Orientation.

MAS qdo vc importa um terreno do GoogleEarth, o lado norte é AUTOMATICAMENTE setado. E se vc mexer, vai dar problema e o modelo não será aceito no processo de review do GoogleEarth.

Portanto, qdo vc importa um modelo, as coordenadas geograficas são automaticamente setadas.

Oq vc tem q fazer é posicionar corretamente o modelo sobre o terreno importado. NUNCA mexa no terreno em si.

Se vc quiser desenhar sobre o terreno importado e tem dificuldade por causa das inferencias, vc tem que mexer é nos EIXOS (azul, verde e vermelho), pra que esses eixos estejam parcialmente posicionados nas mesmas direções que o traçado principal do predio que será construido (se o prédio tiver muitas curvas e angulos, não vai fazer diferença nenhuma entretanto. Ajuda mais é com prédios que tem angulos de 90 graus)

Mexer nos eixos NÃO ALTERA as coordenadas geograficas ou orientação geografica do modelo.

Participante

Olá Carlos,
      Há algum tempo atrás estava eu com o mesmo problema que voces, mas depois de tanto bater a cabeça procurando tutoriais do Sketchup, finalmente consegui resolver esse problema. E olha, é bem mais fácil do que vc possa imaginar. Vou tentar passar para voces e ser o mais prático possível;
      Antes de pensar em fazer qualquer modelo Google Sketchup para ser iserido no Google Earth, o que voce tem que fazer primeiro é o seguinte:
      Abre o Google Earth e localize o ponto exato onde você irá colocar o modelo. Em seguida minimize a janela.
      Abra o Google Sketchup e se caso a barra de ferramentas “google” não estiver ativa, vá em “vizualizar” / “barra de ferramentas” / “google”.
      Dê um click em “obter exibição atual“(aquele globinho símbolo do Google Earth do lado esquerdo). Nesse momento a tela do Google Sketchup vai abrir com uma imagem em preto e branco do local exato de onde antes voce tinha marcado no Google Earth.
      A partir desse ponto voce pode modelar a vontade em cima do tereno o qual irá montar seu modelo.
      Concluída a modelagem, click em “colocar modelo“(globinho do lado direirto). Então será feito o Upload do modelo diretamente para o Google Earth.
      Caso você já tenha um modelo pronto, salvo em “meus documentos“, copie e cole no local exato, fazendo os possíves ajustes de ângulo, escala e altitude, pois nesse caso não precisará fazer o modelo novamente.
      Espero ter contribuido de alguma maneira a quem tinha esta dúvida,
      até breve.

Participante

Pessoal, eu tenho 80 modelos no GoogleEarth (praticamente todos prédios em POA, que é talvez a cidade com mais prédios fototexturizados do Brasil no GoogleEarth, são meus!)

qq dúvida, se eu não responder aqui (não visito regularmente), podem ir no meu blog http://pixelfinal.blogspot.com e me contactar por lá ou no meu thread de prédios 3D pro GoogleEarth no forum skyscrapercity
      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=888168&highlight=

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.