Google Earth

Modelagem com fotos muito grandes em Mb

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    544 Views Posts
    • #16558


      Participante

      Aprendi a testurizar com fotos, porem meus modelos ficam muito grandes, acime de 10Mb e o google earth só aceita modelos com 10Mb ou menos. Ja fiz tudo o que foi possível dentro dos meus conhecimentos pra diminuir o tamanho dos meus modelos e ainda não consegui nada. Baixei o vizup pra tentar diminuir o número de polígonos e ainda não consegui fazer esse programa funcionar. Diminui a resolução das fotos usadas na textura e mesmo assim o tamanho não diminuiu. Alguem me ajude por favor a resolver esse problema

    • #16560


      Participante

      tente dar um Purge no Modelo, Window/Modelinfo/Statistics/purge Unused, acho que vai diminuir.

    • #16568


      Participante

      teu problema é o tamanho das fotos em si.

      1 – tu deve estar usando fotos de 5+ megapixels e aplicando elas diretamente nos modelos. Eu sugiro que tu NÃO USE o Photomatch pra aplicar as fotos. Qdo tu usa o photomatch, toda aquela foto vai ficar armazenada junto com o modelo, portanto se a foto original tiver 1,5 mega, já são 1,5 mega de graça no teu modelo!

      2 – sugiro q use o photomatch somente pra achar as proporções corretas no teu modelo. Pra texturizar, use o Photoshop, ferramenta CROP com a caixa “Perspective” ligada. Assim, tu retira a perspectiva das fotos e deixa somente a parte que interessa (retira céu, outros prédios, etc).

      3 – mesmo após o CROP, tua imagem ainda vai ser bem grande. DIMINUA ELA. Tu não precisa de uma textura com 1500×2000 pixels!!! Sugiro que o tamanho MAXIMO de uma textura seja 800 pixels no lado maior… e isso se for uma textura de TODA UMA FACHADA de um lado do prédio. Se tu for usar uma repetição de textura, digamos, uma janela, essa textura pode ter 100 pixels no lado maior somente, por exemplo.

      4 – além de usar o purge, NÃO ESQUEÇA de deletar as views do modelo. Qdo vc usa Photomatch, ele cria uma aba de uma nova VIEW. Essa aba vai ARMAZENAR a foto usada… e mais uma vez, se foi uma foto ENORME, teu arquivo vai crescer na mesma proporção. Portanto antes de enviar o modelo pra 3D Warehouse, botão direito em cima da aba e deleta ela!

    • #23428


      Participante

      Ok Aceshigh,
      Muito obrigado pela dica; foi de muita importancia, pois resolvi esse problema, mas tenho uma dúvida em relação au 4º ítem. Me desculpe pela ingnorancia, mas não entendi nada. Será que dava pra você ser um pouco mais explícito?
      Um abraço e mais uma vez, desculpas

    • #26437


      Participante

      alguns meses depois… hehehehe

      tu já deve até ter descoberto como fazer isso… se não descobriu, talvez nunca mais olhe esse tópico de novo. Mas mesmo assim vou responder.

      Toda vez que tu usa o Photomatch do SKetchup, ele cria uma aba de CENA (scene).

      São as mesmas abas que tu cria qdo tu vai no menu VIEW / ANIMATION / ADD SCENE

      elas servem pra tu guardar angulos de camera.

      qdo tu cria um photomatch, ele automaticamente cria uma aba de cena, pra que tu possa “voltar” ao angulo do photomatch (se tu gira a cena, ele sai do photomatch) ou alternar entre diversos angulos de photomatch.

      pois bem… cada cena de photomatch contem uma foto diferente que tu inseriu… essas cenas são salvas COM A FOTO ORIGINAL qdo tu salva teu arquivo.

      portanto, se tu usar duas fotos de 2 mb, cada uma pra um photomatch diferente, vão ficar duas abas lá em cima. Essas fotos vão ser SALVAS JUNTO COM TEU ARQUIVO, mesmo que tu optimize as texturas!

      pra se livrar das fotos, DELETE as abas de CENA.

    • #32536


      Participante

      Ok, agora ficou bem mais claro!

      Obrigado mais uma vez pela dica

    • #32640


      Participante

      Pessoal, ja resolvi esse problema, por isso peço aos amigos que não percam mais o seu precioso tempo respondendo esse tópico.

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.