Cálculo medida linear de uma curva

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      Christian D
      Participante

Já busquei e pesquisei aqui no fórum e no Google, mas não consegui encontrar nada, espero que os mestres possam me ajudar.

Para facilitar o que eu preciso, vou usar de exemplo uma escada caracol, imaginem que o corre mão é de um tubo de metalon, como faço para encontrar a medida linear do corre mão?

Existe alguma extensão que preciso incorporar ao SU para encontrar esse valor?

obrigado

Essa eu não sei não… vamos ver se alguém conhece algum método simples de fazer isso…

tb vou ver se acho alguma alternativa.

Descobri uma forma relativamente fácil de fazer isso!

1. Se vc criou esse elemento curvo, no caso o corrimão, com a ferramenta Siga-me (Follow Me) e manteve a linha guia, basta selecionar essa linha guia, clicando três vezes sobre ela e depois é só clicar com o botão direito do mouse sobre ela e clicar em Informações da entidade (Entity Info). A medida linear vai aparecer em Comprim.: (Length).
      2. Mas se vc apagou a linha guia ou a modelagem não é sua e já veio sem essa linha, é um pouquinho mais complicado:
      • Baixe o aplicativo Select Curve Tool e instale. (Instale antes o TT_Lib², se já não tiver instalado);
      • Selecione todas as faces do corrimão, clicando três vezes sobre a face;
      • Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e clique em Atenuar/Suavizar arestas (Soften/Smooth Edges) e desmarque a opção Suavizar normais (Smooth normals), para que as linhas (curvas) paralelas ao corrimão aparentes;
      • Agora clique na ferramenta Select Curves, que vc instalou, e clique sobre uma dessas linhas que ficaram aparentes;
      • Pra finalizar, clique com o botão direito do mouse sobre a curva selecionada e clique em Informações da entidade (Entity Info).

Obs.: Se todas as linhas dessa curva não estiverem conectadas essa seleção com a ferramenta Select Curves não vai funcionar, portanto vc terá que selecionar as partes separadas dessa curva, utilizando essa ferramenta, mas com a tecla Shift ou a Ctrl apertada. Depois é só repetir o processo de clicar com o botão direito do mouse sobre a curva selecionada e clicar em Informações da entidade (Entity Info).

Christian D
      Participante

Muito bom!

Deu certíssimo Daniel.

Cara valeu mesmo, obrigado!

abraços

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg