Modelos pesados – Armazém 3D

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    • #118372

      Qual a forma existente para deixar um objeto baixado pelo armazém mais leve?
      Estou trabalhando com um guarda corpo cheio de detalhes que faz o programa travar a cada movimento. Cada clik é um sofrimento. Existe como driblar isto?
      Agradeço a atenção

    • #118379

      @LiviaCarolineMaia, algumas dicas para quando vc for baixar blocos do 3D Warehouse:

      • Quando for a primeira vez que vc for baixar um determinado objeto, evite baixa-lo diretamente em um projeto em execução, só faça isso quando tiver certeza que está tudo certo com o mesmo, pois alguns vêm com alguns probleminhas que podem dar um pouco de dor de cabeça. Portanto, baixe o objeto e abra em um novo projeto e veja se não causa nenhum problema, principalmente se vc utilizar algum renderizador;
      • Baixe o plugin CleanUp³, para literalmente dar uma limpada no bloco;
      • Se precisar que o bloco permaneça altamente detalhado, por exemplo se for renderizar e o mesmo não estiver longe da câmera, para facilitar a modelagem do restante da sua cena e a navegação pela mesma, crie camadas (layers) separadas para estes elementos mais pesados, assim vc pode deixar estas camadas desativadas e reativa-las somente quando for necessário;
      • Agora, caso realmente precise reduzir o número de polígonos, o plugin Artisan Organic Toolset, que é pago, além de outras boas ferramentas para modelagens orgânicas, tem uma ferramenta para executar essa redução, mas deve ser utilizada com cautela pois pode diminuir consideravelmente a qualidade do objeto, além de desconfigurar o mapeamento das texturas.

      Obs.: Existem mais algumas técnicas que podem te ajudar a reduzir alguns blocos, mas requerem um conhecimento mais aprofundado sobre o SketchUp.

    • #118381

      Muito obrigada pelas dicas e esclarecimentos. Clareou bastante por aqui.

    • #118388

      @LiviaCarolineMaia

      Não é muito bem o que você procura, mas esse tuto pode te ajudar caso você utilize V-Ray… ele pode transformar o guarda corpo em um Proxy (“procurador”, é um arquivo super leve que não vai ter a aparência do arquivo pesado, mas serve de GUIA, pro programa na hora de renderizar), quando tenho que construir uma cena com vários elementos pesados eu sempre utilizo proxy 🙂

      http://marketing.totalcad.com.br/outros/vray/Criando_e_Utilizando_Proxy_no_V-Ray.pdf

      Bons Estudos!

    • #118511

      Obrigada Alyson!
      Eu não uso o V-Ray, mas com certeza vou migrar para ele, pois reparei ser um dos mais usados e citados.
      Ainda uso o i-render. Já fico com o tutorial que mandou.

      Abs,

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