Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Geral
Olá a todos.
Eu desenhei o projeto da minha casa e enviei pro arquiteto dizendo que queria exatamente nas medidas que estavam no sketchup. Mas dizendo o arquiteto que o SU não é preciso em suas medidas e que ao utilizar as mesmas medidas no Autocad o projeto está maior, deu uma diferença de quase 20m2.
Alguém conhece alguma coisa a respeito ?
Eu honestamente duvido dessa afirmação, já que 1m2 será sermpre 1m2 em qualquer programa. Ou estou enganado ?
abraços.
Acho q isso depende de como vc importa para o SU.
Eu faço assim quando qro importar um arquivo DWG para o Su. ai as medidas fica blz..
Importar > Opçoes e marco a opcao Preserve Drawing Origin
Obrigado pela resposta Tchorao, mas o problema foi que eu criei a planta no sketchup e mandei pro arquiteto, na hora que ele importa ele diz que está maior, e eu não tenho conhecimento algum de Autocad.
abraços.
Quando você vai exportar ou importar algo no SU, existe na mesma janela onde você escolhe o formato um quadro options, nele você escolhe as unidades de medida, as vezes você desenhou em centímetros, mas exportou em pés ou polegadas, ou até mesmo em metros, e isso vai gerar a tal diferença que o arquiteto está alegando.
De fato o SU não é tão preciso quanto o CAD, em termos de medidas, basicamente o CAD tem uma aceitação bem maior de casas depois da vírgula do que o SU.
Dê uma olhada nesse menu, e faz isso que o Tchorao falou, que é preservar as medidas originais do desenho.
Agora existe também a possibilidade de corrigir isso direto no CAD usando uma medida qualquer de referência, e ajustando a escala. Que ja é outra história.
Matusalem e chorão
Para importar: File> import> escolha na janela o tipo de arquivo que quer importar, no caso dwg ou dxf e vá em options. Para não ter problemas de escala ao importar deve ser feito o seguinte: Na janela que se segue como mostrada pelo chorão em Geometry habilite as duas box. É em Scale que esta o segredo, se voce configurou seu Sketchup para trabalhar em “cm” por ex. deve colocar nesta janela também “cm”. assiim nunca dará problema com escala.
Quanto ao comentário sobre habilitar a box “Preserv drawing origin” isso quer dizer que se habilitada, o desenho ´será colocado na sua tela do sketchup na origem do cad, e se desabilitada o desenho será encerido na origem do seu sketchup ou seja na intersecção dos eixos.
Para exportar: Você faz o seu desenho em metros ou centimetros tanto faz. ( No Sketchup não tem escala – tem unidade) E ao exportar você vai em File> export> 2d ( observe se seu desenho esta no modo “Paralell Projection”) – Na janela Export 2d Graphic, dê uma nome para seu desenho e vá em Options
Em Options, estando seu Sketchup em 2d aparecerá a opção de 1:1 habilitada, escolha a versão do seu cad e exporte.
Observe outras opções de ajustes, deixe em automatic
Uma vez feitos os ajuste da tela de option dê OK, depois vá até seu Cad e abra seu desenho.
Ele se abrirá certo nas medidas sem erro.
Aproveitando, Tchorão, ajustes seus icones na tela, eles estão desorganizados e repetidos. Isso voce faz em View > toolbars.
Obrigado pelas respostas pessoal. Agradeço muito mesmo, o meu primeiro contato com o SU foi por aqui e acabei aprendendo mesmo, agora já faço minhas brincadeiras mas não trabalho na área.
Mas gente, será que existe a possibilidade do SU ser impreciso nas medidas ?! Ou o termo “precisão” é só pra apontar a falta de casas decimais que ele pode trabalhar ?
No meu caso são medidas de uma casa simples, nada demais, eu acho que não deveria dar diferença alguma, com as ressalvas da importação postadas por vocês.
Eu até enviei o arquivo pra um host, se alguém puder abrir em um autocad por aí eu agradeço, eu não tenho e também não sei usar.
No SU o projeto está com 127,761m2. Por favor se alguém for abrir não liguem pro layout, pois eu estou indo construir apenas parte da casa e pode parecer que algumas medidas são estranhas, como uma cozinha bem grande pra esse tamanho de projeto.
abraços e obrigado novamente.
Esqueci dos links:
Your Download-Link:projeto.skp
http://www.fileshost.com/download.php?id=EB0FEBD11
OU
Particularmente eu nunca tive nenhum problema com relação as dimensões que precisei usar no sketchup, mas também nunca usei pra desenho técnico, como plantas e informações de projetos.
Caso você precise de uma medida muito precisa e o sketchup não atenda, você pode importar do cad.
Valew msm brows, me ajudaram bastante 😉
mto bom trabalha Cad com Su !
Valeuu 😉
Obrigado pelo tutorial aí em cima… FIquei horas penando 😆 😀
É isso que vivo dizendo, procurem aqui no fórum sempre vão achar respostas.
Dificilmente haverão perguntas sem respostas já postadas.
Se por um acaso não acharem ai sim perguntem.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.