Problema com medidas entre SU e Autocad

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
      Matusalem
      Participante

Olá a todos.

Eu desenhei o projeto da minha casa e enviei pro arquiteto dizendo que queria exatamente nas medidas que estavam no sketchup. Mas dizendo o arquiteto que o SU não é preciso em suas medidas e que ao utilizar as mesmas medidas no Autocad o projeto está maior, deu uma diferença de quase 20m2.

Alguém conhece alguma coisa a respeito ?

Eu honestamente duvido dessa afirmação, já que 1m2 será sermpre 1m2 em qualquer programa. Ou estou enganado ?

abraços.

Tchorao
      Participante

Acho q isso depende de como vc importa para o SU.
      Eu faço assim quando qro importar um arquivo DWG para o Su. ai as medidas fica blz..
      Importar > Opçoes e marco a opcao Preserve Drawing Origin

Matusalem
      Participante

Obrigado pela resposta Tchorao, mas o problema foi que eu criei a planta no sketchup e mandei pro arquiteto, na hora que ele importa ele diz que está maior, e eu não tenho conhecimento algum de Autocad.

abraços.

Sette
      Participante

Quando você vai exportar ou importar algo no SU, existe na mesma janela onde você escolhe o formato um quadro options, nele você escolhe as unidades de medida, as vezes você desenhou em centímetros, mas exportou em pés ou polegadas, ou até mesmo em metros, e isso vai gerar a tal diferença que o arquiteto está alegando.
      De fato o SU não é tão preciso quanto o CAD, em termos de medidas, basicamente o CAD tem uma aceitação bem maior de casas depois da vírgula do que o SU.
      Dê uma olhada nesse menu, e faz isso que o Tchorao falou, que é preservar as medidas originais do desenho.

Agora existe também a possibilidade de corrigir isso direto no CAD usando uma medida qualquer de referência, e ajustando a escala. Que ja é outra história.

Fernando Padão
      Participante

Matusalem e chorão

Para importar: File> import> escolha na janela o tipo de arquivo que quer importar, no caso dwg ou dxf e vá em options. Para não ter problemas de escala ao importar deve ser feito o seguinte: Na janela que se segue como mostrada pelo chorão em Geometry habilite as duas box. É em Scale que esta o segredo, se voce configurou seu Sketchup para trabalhar em “cm” por ex. deve colocar nesta janela também “cm”. assiim nunca dará problema com escala.
      Quanto ao comentário sobre habilitar a box “Preserv drawing origin” isso quer dizer que se habilitada, o desenho ´será colocado na sua tela do sketchup na origem do cad, e se desabilitada o desenho será encerido na origem do seu sketchup ou seja na intersecção dos eixos.

Para exportar: Você faz o seu desenho em metros ou centimetros tanto faz. ( No Sketchup não tem escala – tem unidade) E ao exportar você vai em File> export> 2d ( observe se seu desenho esta no modo “Paralell Projection”) – Na janela Export 2d Graphic, dê uma nome para seu desenho e vá em Options

Em Options, estando seu Sketchup em 2d aparecerá a opção de 1:1 habilitada, escolha a versão do seu cad e exporte.
      Observe outras opções de ajustes, deixe em automatic
      Uma vez feitos os ajuste da tela de option dê OK, depois vá até seu Cad e abra seu desenho.
      Ele se abrirá certo nas medidas sem erro.

Fernando Padão
      Participante

Aproveitando, Tchorão, ajustes seus icones na tela, eles estão desorganizados e repetidos. Isso voce faz em View > toolbars.

Matusalem
      Participante

Obrigado pelas respostas pessoal. Agradeço muito mesmo, o meu primeiro contato com o SU foi por aqui e acabei aprendendo mesmo, agora já faço minhas brincadeiras mas não trabalho na área.

Mas gente, será que existe a possibilidade do SU ser impreciso nas medidas ?! Ou o termo “precisão” é só pra apontar a falta de casas decimais que ele pode trabalhar ?

No meu caso são medidas de uma casa simples, nada demais, eu acho que não deveria dar diferença alguma, com as ressalvas da importação postadas por vocês.

Eu até enviei o arquivo pra um host, se alguém puder abrir em um autocad por aí eu agradeço, eu não tenho e também não sei usar.

No SU o projeto está com 127,761m2. Por favor se alguém for abrir não liguem pro layout, pois eu estou indo construir apenas parte da casa e pode parecer que algumas medidas são estranhas, como uma cozinha bem grande pra esse tamanho de projeto.

abraços e obrigado novamente.

Esqueci dos links:
      Your Download-Link:projeto.skp
      http://www.fileshost.com/download.php?id=EB0FEBD11

OU

http://www.easy-share.com/1906653150/projeto.skp

Sette
      Participante

Particularmente eu nunca tive nenhum problema com relação as dimensões que precisei usar no sketchup, mas também nunca usei pra desenho técnico, como plantas e informações de projetos.
      Caso você precise de uma medida muito precisa e o sketchup não atenda, você pode importar do cad.

Gilney
      Participante

Valew msm brows, me ajudaram bastante 😉

Tchorao
      Participante

mto bom trabalha Cad com Su !
      Valeuu 😉

Anônimo
      Convidado

Obrigado pelo tutorial aí em cima… FIquei horas penando 😆 😀

Fernando Padão
      Participante

É isso que vivo dizendo, procurem aqui no fórum sempre vão achar respostas.
      Dificilmente haverão perguntas sem respostas já postadas.
      Se por um acaso não acharem ai sim perguntem.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg