SketchUp 2016+Win10 muito lento!

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
      Rigolon
      Participante

Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês!

Instalei o SketchUp 2016 no Windows 10 esses dias, mas estou com problemas.

Ao abrir o software para iniciar um desenho novo, o SketchUp está muito lento, muito mesmo, no nível de rotacionar o ambiente e dar aqueles lags pesados.

Teoricamente por não haver nada modelado ainda, isso não deveria acontecer.. Eu entenderia se isso tivesse acontecido em um arquivo já modelado e cheio de blocos.. aí tudo bem estar mais pesado e etc.

Já tentei mudar a compatibilidade, tipo, iniciar o SketchUp com a compatibilidade do Windows 7, mas isso não resolveu :/

Não é culpa do VRay, pois ainda nem instalei o VRay nesse SketchUp.

Sem falar que só de abrir o SketchUp, ele já consome boa parte da memória RAM.

Me ajudem :/

(Versão 64bits / 8GB de memória RAM)

Rigolon
      Participante

Fiz uma modificação nas configurações da placa de vídeo da nVIDIA.

A ênfase para todos os softwares estava em Qualidade. Troquei para Desempenho.

Então abri o SketchUp e está mais fluído.. espero que fique tão lento mais.

Caso alguém tenha outra solução em mente para deixar o mais leve possível, é só falar 🙂

Já ativou a aceleração de hardware?

Janela>Preferências>OpenGL>Usar aceleração de hardware

Mas mesmo se estiver desativado, um projeto novo não era para acontecer isso!

Rigolon
      Participante

Está ativado sim!

Pois é! É muito estranho mesmo! Tem algo de errado..

Fui carregar um projeto modelado com blocos, e está uma lentidão impraticável.

:'(

Já actualizou os drivers, pois ao actualizar para o Windows 10 muitos drivres precisam ser actualizados para serem compatíveis com o Windows 10. Foi assim que resolvi meu problema. Para manter actualizado os meus drivers utilizo o software Driver Booster, na versão gratuita mesmo.

Kelsen Archioli
      Participante

Pessoal, bom dia.

Pode não ser isso. Muito provavelmente o Rigolon está tendo esse problema por conta de uma atualização de aniversário do Windows 10 (atualização 1607). Se vc está com essa atualização instalada, esse é o motivo dos problemas.

Pode dar uma olhada aqui:

http://canaltech.com.br/materia/windows-10/a-atualizacao-de-aniversario-do-windows-10-chegou-confira-as-novidades-75555/

http://canaltech.com.br/noticia/windows/atualizacao-de-aniversario-do-windows-10-trava-o-sistema-de-alguns-usuarios-76051/

Abs

Felype Barcelos
        Participante

Muitíssimo obrigado por compartilhar a solução amigo !

Rigolon
      Participante

@joshen Instalei o Driver Booster e atualizei o driver da placa de video NVIDIA, juntamente do software oficial da NVIDIA (GeForce Experience). Foto anexa da versão atual.

@kear
      Atualizei o Windows 10 hoje. Foto anexa da versão atual.

WindowsnVIDIA2

Enfim..

Melhorou! Está mais fluído! Obrigado a todos pela ajuda, mesmo!

O único porém por enquanto, é o delay que acontece quando clico em Render.. chega a demorar uns 5 minutos para abrir o Frame Buffer :/ Mas isso é porque meu hardware não é aquelas coisas, e também porque tenho trabalhado com arquivos (.skp) de quase 200/300/400MB (muitos blocos)..

As vezes dou Purge para ajudar.. hahah

De qualquer forma, valeu pessoal 🙂

Kelsen Archioli
      Participante

Legal Rigolon.

Mas pelo que pude ver no seu print, não é a versão de Aniversário do Windows 10 essa que vc está rodando, portanto, não deve ser o Windows quem estava provocando esses problemas.

Boa sorte.

Que bom que melhorou aí @rigolon!

Sobre essa demora pra iniciar o render, é normal! Quanto mais pesado o arquivo mais vai demorar, assim como quanto pior o computador mais vai demorar.

@danirf, bem vinda!

Juntei seu tópico com outro sobre o mesmo assunto.

Veja se as sugestões acima te ajudam.

MauroCampos
      Participante

Cada atualização do Windows 10 tenho este problema, mas consegui contornar da seguintes forma:

Entrar no gerenciador de dispositivo e exclua o drive da placa de vídeo.

Tem funcionado comigo, após esta alteração o micro irá reinicializar.

Suélem Almeida
        Participante

@maurocampos  você me salvou, obrigada!

Larissa Sabóia
        Participante

Muito obrigada @maurtocampos me ajudou demais!

Isabela Bastos
        Participante

Olá Mauro. Sei que esse fórim é do SKP, mas eu fiz esse procedimento justamente porque o meu estava travando, e deu certo, agora voltou a funcionar normalmente. O problema é que agora deu problema no AutoCad, ficou maluco, cheio de linhas aparecendo do nada, rsrs… sabe o que pode ter acontecido?

@danirf, vc tentou fazer oq o maurocampos falou aí no post antes do seu?

Rafael Prates
      Participante

@maurocampos No caso no meu gerenciador de dispositivos aparece a gpu dedicada e essa da intel, tenho que excluir as duas? Ao fazer isso o computador não vai ficar sem poder usar a gpu?

MauroCampos
      Participante

Rafael,
      Minha placa é HD4000 e no WIndows 10 em diversas atualizações o Sketchup fica lento. O Select fica extremamente lento.

Tenho feito o seguinte:

1) Entre no gerenciador de dispositivos e removo o drive;

2) Reinstalo o drive win64_153345.4653.

3) Procurar software

4) Permitir que eu escolha

Com o driver 4653 tem funcionado.

Não consigo entender porque a cada atualização do windows tenho que repetir o procedimento.

Dí Silveira
      Participante

Pessoal, tudo bem? Sou novo aqui, então permitam-me me apresentar:

Me chamo Davi, trabalho com consultoria contábil mas uso frequentemente o SketchUp para projetos pessoais.

Estou a algumas semanas com problemas na ferramenta seleção do SU17 e consegui resolver meu problema da seguinte forma:

Minha máquina é um ThinkPad Edge da Lenovo, quad core I5 3.1Ghz com 8 Gb de RAM, alinhados à um SSD e gráficos HD4000 da Intel. Rodando Windows 10 Pro x64.

Aparentemente, o problema surgiu depois de uma recente atualização automática do Windows Update. Pesquisei soluções em alguns fóruns da gringa e aparentemente é um bug de uma versão de update de segurança do Windows. O patch relacionado é o KB4013429 que aparentemente foi corrigido com a versão KB4016635 que pode ser obtida aqui: http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4016635

Porém, baixei a versão atualizada do pack de segurança, mas não consegui instalar o mesmo, pois informou não ser compatível com minha máquina. Aconselho que testem vocês essa opção, se conseguirem instalar, provavelmente resolverá o seu problema.

Caso não consigam, tentem a segunda opção que dá continuidade à minha questão…

Busquei então soluções no Brasil e acabei caindo aqui no fórum.

testei então a dica do @maurocampos porém minha versão do driver já era a 4653.

De qualquer forma, resolvi experimentar desinstalar a versão 4653 do driver e marquei a selectbox de remover também o driver. Reiniciei minha máquina e o driver retornou para a versão anterior que era 10.18.10.4358 o que resolveu o problema da ferramenta.

Acontece que menos de 5 minutos depois, as atualizações automáticas atualizaram o driver novamente e o problema retornou. Refiz todo o procedimento de desinstalar o dispositivo de vídeo, remover o driver e ao reiniciar retornar para a versão 10.18.10.4358 e, para não correr riscos, pausei as atualizações automáticas do windows na esperança de que em algumas semanas apareça a bendita atualização de segurança que resolva o problema pelo próprio Windows Update.

Isso fazem 5 dias e até agora tudo continua funcionando perfeitamente.

Espero ter ajudado.

Obrigado a todos, principalmente ao @maurocampos pois foi a partir da dica dele que resolvi meu problema.

Davi Arrue

Lorena Tartas
      Participante

Olá, sou nova aqui. Me chamo Lorena, sou arquiteta em Goiânia formada há 4 anos e trabalho relativamente pouco com o Sketchup (já usei bastante, mas hoje tenho preferência por outros programas).

Mas fiz questão de vir aqui responder esse tópico porque realmente funcionou para mim o que o @maurocampos indicou. Ao abrir as configurações da Intel Graphics, tinha duas opções “desabilitar o dispositivo” e “desinstalar o dispositivo”.

Eu apenas desabilitei e o problema foi resolvido. Obrigada!

Fácil para resolver, Desinstale o Windows 10!

Para projetos ele é uma porcaria! Use o 8.1!

Poderia fazer uma monografia com os “porquês” mas vou poupar o tempo de vcs não falando o obvio!

Kelsen Archioli
      Participante

@Hugo_H3D, sinto desapontá-lo, mas posso lhe garantir que o Windows 8 ou 8.1 é a pior versão que já houve, principalmente para uso profissional.

Tanto isso é verdade, que a própria Microsoft decidiu abandonar e esquecer que existiu o Windows 8, de tantos problemas que esta versão trouxe a quem tentou usá-la.

A versão mais fortemente recomendada é a do Windows 7 Professional 64 bits, com o Service Pack 1 aplicado. Esta sim é rápida, estável e a mais leve versão do Windows, e que provê todos os recursos necessários para uso doméstico, e principalmente profissional, sem dores de cabeça.

Abraços.

Bom, cada um escolhe o sistema que se adapta melhor com seu workflow e seu hardware

Pra mim o 8.1 nunca desapontou/travou!

Usei o 7 muito tempo, se é melhor ou pior não sei dizer, o que eu enfatizei é que o 10 não é!

Maria Daiane
      Participante

olá boa tarde.

eu to com o mesmo problema, ja tentei fazer tudo isso que mencionaram nos cometários, so q continuo com o mesmo porblema.

vcs poderiam me passar outra opção de ver cm resolver esse problema?

biacarli
      Participante

Sou ‘nova´por aqui mas já acompanho o fórum há muito tempo. Também estava passando pelo mesmo problema e, como uso muito o programa, estava quase surtando com a lentidão dele. Mesmo depois de restaurar o computador com as configurações de fábrica e reinstalar todos os programas novamente, o problema persistia.

Tentei desinstalar o driver como o @maurocampos indicou mas ao iniciar o note, ele voltava ao ‘normal’. Daí apenas desabilitei ele como a @lorena-tartas falou e, ao habilitar novamente, pronto! o problema estava resolvido.

Aproveito para agradecer a todos aqui com suas sugestões e dicas compartilhadas. Facilita muito a vida da gente!

Bruno Braz
      Participante

Olá pessoal! Estava com o mesmo problema e segui a dica do  @maurocampos (obrigado!!!) e apenas desabilitando o driver, voltou ao normal.

Agora surgiu um novo problema, eu utilizo um notebook e quando estou trabalhando em casa conecto ele a um monitor através do HDMI. Depois que desabilitei o driver não consigo mais espelhar a imagem para o monitor ao conectar com o notebook…

Alguém sabe como resolver isto?

Wallace Barros
      Participante

Pessoal, aparece uma mensagem de que o programa não está respondendo, às vezes ele até fecha 🙁

Será que tem alguma relação com o que vocês descreveram acima? Obrigado!!!

@wallace-barros, pode ser que sim!

Isso acontece com qualquer projeto, mesmo com um novo projeto sem nada ou com pouca coisa modelada? Em que momento isso acontece?

Wallace Barros
        Participante

@danielreple, com qualquer projeto! Novo, com muita ou pouca coisa. Acontece quando vou tentar mover um objeto, por exemplo.

@wallace-barros, tenta atualizar o driver da sua placa de vídeo, se não resolver o problema provavelmente é essa versão do windows… aí não sei muito oq vc pode fazer, minha unica sugestão seria vc instalar uma versão mais antiga do windows.

Romulo Santos
      Participante

nohan gabriel barbosa
      Participante

Ola meu Sketchup é o 2017.

Quando eu desinstalo o driver ou desabilito o vídeo o sketchup simplesmente não abre.

Continua com o mesmo problema mesmo depois das atualizações, demora demais para selecionar. Meu PC do escritório tem placa de vídeo que eu me lembre nao acontece isto. Já o Notebook nao tem como usar o Sketchup com essa demora na seleção dos objetos.

nohan gabriel barbosa
      Participante

Uma solução que encontrei foi desabilitando o “use fast feedback” e reiniciando o sketch, a ferramenta de seleção voltou a selecionar rápido, mas creio que quando eu estiver com um modelo mais carregado posteriormente vou precisar dessa aceleração.

@nohan, pode ser que seu Notebook tenha a placa de vídeo integrada ou até mesmo não tenha uma placa de vídeo, aí tem que trabalhar dessa forma mesmo.

Dí Silveira
      Participante

Pessoal, bom dia.

Vi que mesmo depois de tanto tempo, muita gente ainda vem enfrentando esse problema, então, vou tentar ajudar.

Expliquei em outro momento que esse problema é devido a uma atualização do windows, mas na verdade acabei descobrindo que é um simples problema de biblioteca compartilhada entre o SketchUp e o Windows, então, sempre que o windows atualiza, consequentemente essa biblioteca também atualiza mas não faz o mesmo com os direcionamentos do SketchUp. A solução é bem simples: Não tem solução. Cada vez que o windows atualizar, vai precisar fazer os procedimentos descritos abaixo.

A resolução para o travamento da ferramenta seleção, é um misto de todas as ideias já dadas aqui no fórum: Basta desinstalar os drivers da sua placa de vídeo, reiniciar a máquina, instalar os drivers novamente, reiniciar a máquina de novo e voi-lá! a ferramenta volta a funcionar. Caso não retorne após a segunda reinicialização, use o seguinte procedimento:

Anote a versão do driver da sua placa de vídeo, procure uma versão anterior e baixe os drivers, desinstale os drivers atuais, reinicie a máquina, instale o drive da versão anterior, reinicie a máquina, atualize os drivers, reinicie a máquina. Isso deve fazer a ferramenta de seleção voltar a funcionar.

Não se assustem, não é algo que você precisará fazer todos os dias. Eu uso frequentemente o SketchUp e faço isso em média um vez a cada 45 dias. Acostume-se pois não existe solução definitiva e pelo que li nos fóruns do próprio suporte da google, eles sabem do problema mas não estão nem aí pra procurar uma solução.

Se precisarem de ajuda, fiquem à vontade para solicitar que auxiliarei conforme possível.

Bons skets para todos.

Abraço!

@di-silveira, vc sabe se isso tá ocorrendo em todas as versões do SketchUp ou só nas antigas (2017, 2016, etc)? Pergunto isso pq pode ser que eles corrigiram no 2018, mas os outros eles não arrumaram isso por alguma razão técnica..

Só uma correção, o SketchUp não é mais do Google há alguns anos, agora é da Trimble.

Matheus Barros
      Participante

Boa noite pessoal,

Me encontro com o problema parecido, ao selecionar algum objeto a opção fica lenta e ate mesmo não seleciona. Possuo os drivers Intel(R) HD Graphics 520 e NVIDIA GeForce 930m.

Tento desinstalar o driver Intel(R) HD Graphics 520 e quando reinicio a maquino o mesmo volta para o notebook sozinho (não sei o porque). Quando apenas desabilito a função no sketchup acontece uma melhora na função, mas ainda persiste com o “leg” sem falar que ao iniciar a maquina outra vez o driver retorna para o seu local .

Ja tentei colocar o driver indicado pelo  @maurocampos mas ele não consegue instalar pois da erro no final alegando que não há requisitos mínimos para a instalação. Baixei uma nova atualização desse drive  win64_153345.4885  e também aparece o mesmo erro.

Alguma ajuda ? Desde já agradeço !

@matheus-barros, Já verificou se o SketchUp está utilizando sua placa NVIDIA?

• Na área de trabalho do windows, clique com o botão direito do mouse e selecione “Painel de controle da NVIDIA”;
      • Na janela que abrir, vá em “Gerenciar as configurações em 3D”;
      • Clique na aba “Configurações do programa”;
      • Em “Selecionar programas a serem personalizados”, selecione o SketchUp;
      • Em “Selecionar o processador gráfico deste programa”, selecione “Processador NVIDIA de alto desempenho”;

Além disso, da uma olhada nesse vídeo:

Matheus Barros
        Participante

@danielreple fiz as alterações indicadas mas mesmo assim o travamento ainda persiste. O problema mesmo  é no driver Intel(R) HD Graphics 520, quando eu desabilito o driver a função no skt melhora, mas não sei qual drive devo colocar no seu lugar, pois o mesmo é instalado novamente automaticamente.

Devo instalar outra versão do skt ? Utilizo a versão 2015

Configurações do notebook: Dell 8gb / Nvidia 4gb / core i7 / 1tb

@matheus-barros, essa é uma placa de vídeo integrada, que é utilizada quando não há outra placa de vídeo no pc ou para utilizar em algumas funções para aliviar o uso da outra placa de vídeo, deixando esta para processos mais complexos.

Vc  tem que tentar colocar pra rodar todas as funções do SketchUp que estão na sua Intel(R) HD Graphics 520 para rodar na NVIDIA GeForce 930m.

@alanmrqs
      Participante

Olá boa noite, uso Sketchup Pro 2017 no win10 e tive esse mesmo problema, de sempre travar com a ferramenta de seleção, fiz os passos exatamente como escrito mas agora sempre que abro o SketchUp aparece essa informação da imagem e ele não abre, já reeiniciei, e tudo mais e nada =/. Alguém sabe o que fazer? Valeuuu

AngeloGeraci
      Participante

Consegui resolver

Gente, estava com o mesmo problema, toda hora eu tinha que desinstalar o driver pois depois de reiniciar o computador tudo voltava, mas do nada isso parou de dar certo, tentei inúmeras coisas sem sucesso, até que tentei instalar versões anteriores do Sketchup, o 2016 64 bits ta rodando perfeito, sem os travamentos na hora de selecionar, essa foi a melhor solução que encontrei.

thainafourique
      Participante

@alanmrqs

conseguiu descobriu o que acontece? o meu deu o mesmo erro que o teu.. ;s

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg