Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Kerkythea
ola pessoal, tive estudando e testando caustics com KT, tai o que consegui, sei que aqui tem muito feras em KT, fica aberto pra apresentar tecnicas que tenha melhor resultado.
Aew sim manolo !
Tira um print ae das configurações do caustics, talvez tambem possa ajudar…
daew maninho, ops.. esqueci da configuração mas taii.
esse é tuto do forum do site do KT, que usei como referencia,
1° criei um ambiente com BG branco e coloquei uma spot em cada cristal, como segue abaixo:
ambiente com as spots
conf. do material
conf. das spots
conf. global ilumination
Ficou show em!
Me passa o link dessas pedras que quero fazer um teste aqui
Oi Soni,
Muito bom o estudo, temos que ver um meio de aplicar isso na prática para fazer este efeito nas águas de uma piscina.
Parabéns.
Abraços.
ola mauricio, pois ja pensei nisso tambem rsrsrs.
segue novo texte de caustics com IOR 1,05
ola RONI, é este ai o link http://sketchup.google.com/3dwarehouse/search?q=Gem+Stones%2C+Diamond+cuts&styp=m&btnG=Pesquisar
ai turma, segue ai mais um texte com caustics, começando a intente isso kkkkkkkk
Talvez seja uma pergunta muito estúpida, para quem se movimenta no mundo 3D já à algum tempo, mas o que é o CAUSTICS??? 😐
CAUSTICS: Cáusticos em óptica é um feixe de raios de luz. Por exemplo, um efeito corrosivo pode ser visto quando a luz refrata ou reflete através de algum material de refração ou reflexão, para criar um foco de luz maior, mais forte sobre a localização final. Essa amplificação, especialmente da luz do sol, pode queimar – daí o nome. Uma situação comum quando cáusticos são visíveis é quando alguns pontos de luz no vidro. Há uma sombra por trás do vidro, mas também há um ponto forte luz. Hoje em dia, quase todo o sistema de renderização avançada suporta cáusticos. Alguns deles até mesmo apoiar cáusticos volumétrica. Isso é feito por raytracing os possíveis caminhos do feixe de luz através do vidro, o que representa a refração, reflexão, etc
REFRAÇÃO: Refração em óptica geométrica é a mudança na direção de uma onda devido a uma mudança na velocidade. Isso acontece quando as ondas de viagem de um meio com um determinado índice de refração para um meio com o outro. Na fronteira entre a mídia a onda muda de direção, o seu comprimento de onda aumenta ou diminui, mas a freqüência permanece constante. Por exemplo, um raio de luz vai refratar como ele entra e sai de vidro.
Fonte: The KT Team; Kerkythea 2008 Echo; GETTING STARTED, Glossário
Soni, maravilha.
Nestes casos onde há um estudo de aplicação de recursos, sugiro:
Colocar um passo a passo de seu trabalho, descrevendo os ajustes para que todos possam aprender com sua experiência.
Todos agradecem.
padão, vo monta sim um passo a passo das configuração e otros dados que constatei para funcionar o caustics.
joshen, sua explicação acho que fico meio confusa até pra mim que sei o que é caustics, vc foi super bem tecnico heim rsrsrsr
Mto bom soni, parabéns!
Minha sugestão seria agora vc direcionar seus estudos do caustic de maneira a tornar isto funcional para os projetos de arquitetura, tipo em uma piscina com o caustic bem quadriculado, que é o que teria utilidade nos meus projetos e acredito q nos da maioria daqui do fórum.
Grande Abraço.
E a agua que existe nos materiais do próprio Kerky, ali ja nao tem caustic? Pois estou fazendo um projeto que contem uma piscina e estou usando este material.
ola mauricio, começei textando com pequeno objetos que mai rapido o render, mas o procimo passo é testando com coisas praticas como piscina.
george, pelos testes que fiz ñ depende so do material para fazer o caustics, alem do material a luz interfere muito, por ex: com vidros so consegui caustics com material dieletric, e com com ior 1,20 tanto no material como na conf. do caustics, creio que com agua isso vai varia muitoo.
Meu entendimento de Caustics pelo lado do softer (como o softer cria os caustics) é que caustics é uma agrupamento dos photons emitidos pela fonte luminosa. Quando se aumenta a quantidade de photons na fonte luminosa, a quantidade de photons agrupados é maior e com melhor qualidade e definição. Tambem depende da distancia e superficie que irá gerar o caustics e a que irá receber.
Mas isso é como eu acho que o softer cria o caustics, na fisica eu sei o que é ele mesmo… 😉
Soni ta aprendendo sozinho a fazer caustics… iuaehiuae, interessante, mas se fosse no V-ray ele pouparia os estudos, pois ia ter eu como professor… kkkkkkkkkkkkkk nem me achei agora né… 😛
Uma coisa que percebi no KT, é que ele não “respeita” o IOR fisico dos meios materiais, é estranho, mas fazer o que…
Parabens manolo, continua estudando e monta o tutorial ae… 😉
Abraços
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.