Rendereziei e ficou pior que o render do Sketchup

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      JEAN MAGNO
      Participante

Olá! Eu sou Tec. em Edificações. Uso o Sketchup pra fazer minhas maquetes e sempre renderizo nele. Recentemente descobri o Kerkythea mas a renderização deste nao fica tão boa quanto SketchUp. Já fui nas configurações Kerkythea mas mesmo assim as imagens renderizadas não ficaram boas. Eu vejo imagens tão realistas postadas. Queria saber se o pessoal está usando Photoshop nessas imagens renderizadas no kerkythea.

@jean-magno, geralmente utiliza-se PS sim, mas não é a etapa principal para criar uma ilustração de qualidade!

Posta uma imagem do resultado que conseguiu, aí podemos te dizer oq pode melhorar.

JEAN MAGNO
        Participante

Eesse foi o resultado no Kerkythea. Quando dou zoom aparece distorções na imagem. Enquanto que o mesmo projeto renderizado no Sketchup não há distorções ao aplicar zoom. Queria saber como faço pra dar mais realismo usando o Kerkythea.

JEAN MAGNO
        Participante

Oh amigo Daniel, se for possível mande teu Watzap pra eu falar com vc sobre como faço pra melhorar minhas maquetes usando o Kerkythea. O meu Watzap é (98)98705-3814

JEAN MAGNO  Téc. Edificações

@jean-magno, a qualidade da renderização está boa! O que causa esta impressão de que está pior que o render (exportar 2D) do SketchUp, é que sua modelagem está bem básica, aí, na minha opinião, é melhor só renderizar no SketchUp mesmo!

Se quiser que a renderização melhore, antes de mais nada, aí estão algumas dicas sobre este projeto:

• Melhore a modelagem das telhas;
      • Melhore o paisagismo, sempre com componentes de qualidade;
      • Melhore bastante a modelagem da calçada;
      • Modele as guias e sarjeta;
      • Modele a rua;
      • Coloque as casa vizinhas na modelagem;
      • Tire essa mulher. Se quiser colocar uma pessoa, coloque um bloco 3D de alta qualidade;
      • Utilize sempre texturas de excelente qualidade, na escala correta e com mapeamento correto;
      • Utilize um HDRI de excelente qualidade, principalmente para ter bons reflexos.

Pra começar, acho que já tá bom, né?

Se sentir muita dificuldade em entender oq pode melhorar, como estudo pegue uma fotografia que vc ache legal de revistas/sites de arquitetura/decoração/paisagismo e tente reproduzir tudo o mais próximo possível (modelagem, texturas, materiais e iluminação).

JEAN MAGNO
      Participante

Olá Daniel Riglione!

De início quero te agradecer pelas dicas. Realmente há muita coisa a ser ajustada na minha maquete.

Queria saber o que é HDRI para ter bons reflexos.

Na questão das telhas, realmente usei uma imagem sem muito volume. Nesse caso terei que baixar bloco 3d e montar uma a uma?

Onde encontro blocos de alta qualidade?

Escala e mapeamento da textura. Como fazer isso?

Será de grande ajuda suas dicas visto que és também um profissional da área.

Aguardo sua resposta.

Jean Magno Téc. Edificações.

São Luís MA

HDRI é uma “fotografia” em 360° de um local, esta imagem está em um formato de arquivo que registra com precisão as variações de luminosidade. Na nossa área estas imagens são utilizadas para criar o ambiente ao redor da cena, criando uma iluminação muito próxima do real de uma forma bem fácil e rápida.

Não sei se no Kerkythea tem como inserir um novo HDRI além dos globals, tem que pesquisar sobre isso…

Aí está um site ótimo para baixar HDRIs de excelente qualidade, de forma legal e gratuita:

https://hdrihaven.com/

Para o telhado, existem várias técnicas, desde pegar um componente de telha e ir posicionando tudo e cortando os que estão nas bordas, até plugins que criam de uma forma bem mais rápida!  Veja esse tutorial:

https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/tutoriais/forum/topic/tutorial-encontro-de-aguas-telhas/

Veja também no youtube, têm vários tutoriais:

https://www.youtube.com/results?search_query=telhado+sketchup

Na própria 3D Warehouse tem muita coisa boa! É só garimpar!

A escala da textura é o tamanho dela em relação ao ambiente, ou seja, vc tem que deixar ela num tamanho que estaria no mundo real, isso vc pode corrigir na edição dos materiais na janela Materiais.

O mapeamento é o posicionamento do material no seu modelo. Mais uma vez, existem várias técnicas para isso:

https://www.youtube.com/results?search_query=mapeamento+de+textura+sketchup

JEAN MAGNO
      Participante

Olá amigo Daniel Riglione!

Li sua mensagem e segui suas orientações aplicando no meu render.

Fiz algumas alterações como Telha, Vegetação… Gostaria que desse uma olhada. Talvez eu tenha que melhorar cor do asfalto pois tá muito preto. Na NET tem várias fotos de céu em HD mas de asfalto nunca achei Se souber de algum site me avisa.

Outra coisa: Qual o melhor motor Kerkythea? Eu usei o 7. Tentei usar o Progressive mas demora muito.

Jean Magno

Tec. Edificações

É isso aí, estudando e praticando que se evolui!!

Suas texturas ainda não estão legais. Acho que esse site vai te ajudar:

https://www.sketchuptextureclub.com/textures

Tem asfalto nesse site também.

Modela melhor esse rebaixo da calçada, tá muito quadradão!

A calçada está sem textura.

modela a guia e a sarjeta e aplica materiais diferentes da calçada e do asfalto.

A textura do muto de bloco não está meio estreita? Acho que os blocos deveriam ser mais compridos. Pode ter distorcido se vc simplesmente alterou a textura do material, então ele manteve as proporções da textura anterior.

Eu não trabalho com Kerkythea, então não posso te ajudar com as configurações dele. Mas da uma olhada nesse tópico, que acho q vai te ajudar:

https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/kerkythea/forum/topic/edjoma-house/

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg