Foruns dos Grupos Forum Materiais (Cores e texturas)

Voltar

Help aplicar uma imagem JPG no Sketchup fazer dela uma textura!!!!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      Libcs
      Participante

Boas pessoal já li algumas coisas no fórum mas ainda não descobri como faço para por uma imagem JPG no formato do Sketchup neste caso por a imagem como textura alguém me pode ajudar? 🙁 🙁

DDida
      Participante

Libcs escreveu:
      Boas pessoal já li algumas coisas no fórum mas ainda não descobri como faço para por uma imagem JPG no formato do Sketchup neste caso por a imagem como textura alguém me pode ajudar? 🙁 🙁

Bem Galera! Eu já devo ter mencionado isso algumas vezes aq no forúm, mas vou fazer desse um link p/ todos encontrarem no campo busca do fórum qd precisarem, sigam as seguintes intruçôes:

1-Na barra de menus clicke em >> FILE>>IMPORT>> abrirá uma jenala, nela você buscará em seu computador a imagem desejada EX: >> IMAGEM PISO>>

2- selecione um lugar qualquer para colocar o bloco(imagem desejada) IMAGEM PISO

3-Com a imagem selecionada clique com o butão direito do mouse e vá na opção >>EXPLODE>>

4- Selecione a ferramenta >>PAINT BRUCKET(um baldizinho)>> e na janela desta ferrementa selecione>>SAMPLE PAIT ( um conta gotas)

5- Com o conta gotas selecionado clique sobre a imagem esplodida

6-Agora vc pode aplicar a imagem na face desejada, Se precisar formate a imagem para o tamanho que quiser, é fácil formatar os tamanhos é só editar o material na janela do PAINT BRUCKET!

Quando eu puder posto um tutorial com imagens aq no fórum!

lexqui
      Participante

Tem duas formas de fazer:

A primeira forma:
      – Criar um material (na guia “Materials” do SketchUp) e habilitar o “Use imagem as texture”. Aí, vc escolhe a imagem que quer usar e escolhe o tamanho.

A segunda forma:
      – Vá em “Files > Import…” e importe a imagem que vc quer, habilitando no menu de importação a opção “As texture”.

Depois, se quando vc aplicar o material a imagem não estiver na posição correta, basta clicar na superfície com o botão direito e selecionar “Textures > Position”. Assim, vc vai poder mover, rotacionar, escalar e distorcer a sua textura, até que ela fique conforme desejado.

Valeu!

lexqui
      Participante

Ih, desculpe, DDida. Escrevemos a resposta ao mesmo tempo…rsrs

Mas eu queria lembrar também que o ideal é não usar imagens muito grandes para as texturas. Por exemplo, vc tira uma foto com a sua máquina digital, para usar no SketchUp, num lindo porta retrato 10x15cm, e a aplica sem edição, com 7.2Megapixels, do tamanho de um…….pôster!!!rs

Ela vai ficar muito grande, e em cenas com muitos elementos, pode pesar demais no desempenho do programa.

Portanto, edite as imagens no seu editor de imagens favorito (Photoshop, Paintshop, Photo-Paint, Paint-Paint, Foto-Peinte, Foto-Foto, ou qualquer outro….rs), diminua o tamanho delas, pois dificilmente isso impactará no resultado do trabalho.

Valeu!

DDida
      Participante

RSRSRSRSRSRSRS! Realmente!
      Mas eu gostei mais da sua! Tá resumida!!!

Gabrielef
      Participante

Olha acho que isso ajudou mta gente..nunca soube como por!

brigada!

Libcs
      Participante

DDida escreveu:

Libcs escreveu:

Bem Galera! Eu já devo ter mencionado isso algumas vezes aq no forúm, mas vou fazer desse um link p/ todos encontrarem no campo busca do fórum qd precisarem, sigam as seguintes intruçôes:

1-Na barra de menus clicke em >> FILE>>IMPORT>> abrirá uma jenala, nela você buscará em seu computador a imagem desejada EX: >> IMAGEM PISO>>

2- selecione um lugar qualquer para colocar o bloco(imagem desejada) IMAGEM PISO

3-Com a imagem selecionada clique com o butão direito do mouse e vá na opção >>EXPLODE>>

4- Selecione a ferramenta >>PAINT BRUCKET(um baldizinho)>> e na janela desta ferrementa selecione>>SAMPLE PAIT ( um conta gotas)

5- Com o conta gotas selecionado clique sobre a imagem esplodida

6-Agora vc pode aplicar a imagem na face desejada, Se precisar formate a imagem para o tamanho que quiser, é fácil formatar os tamanhos é só editar o material na janela do PAINT BRUCKET!

Quando eu puder posto um tutorial com imagens aq no fórum!

oi DDida muito obrigado vai-me ajudar muito. 🙂 muito obrigado!

Libcs
      Participante

lexqui escreveu:
      Tem duas formas de fazer:

A primeira forma:
      – Criar um material (na guia “Materials” do SketchUp) e habilitar o “Use imagem as texture”. Aí, vc escolhe a imagem que quer usar e escolhe o tamanho.

A segunda forma:
      – Vá em “Files > Import…” e importe a imagem que vc quer, habilitando no menu de importação a opção “As texture”.

Depois, se quando vc aplicar o material a imagem não estiver na posição correta, basta clicar na superfície com o botão direito e selecionar “Textures > Position”. Assim, vc vai poder mover, rotacionar, escalar e distorcer a sua textura, até que ela fique conforme desejado.

Valeu!

Oi lexqui muito obrigado! 🙂

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg