Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Materiais (Cores e texturas)
Cara eu tb baixei mas só veio o “manoel” de instruções.Alem disso não consigo botar na minha tela inicial do sketchup 7 o pulldown nem o pluguim,já fucei tudo e não consigo,dá pra mi ajudar?
Comigo aconteceu o mesmo somente o materail e mais nada.
macintosh, poderias explicar melhor o que queres, começaste a falar em manual, pulldow, exatamente o que queres saber??????
Podes importar imagens jpg pelo file> import . 2d e aplicar em qualquer superfície
uma vez aplicado poderás ter texturas (jpg) dentro do sketchup em Materiais.
É que eu peguei uns materiais sensacionais no site cgtextures.com,são demais mas quando você salva eles vem em jpg,então li no forum que algum usuario tinha descoberto como passar de de jpg p/ sket.
Ele manda baixar um pluguim.
Fiz tudo mas ele diz para clicar em pluguim na minha tela para importar os modêlos e na minha tela não tem, ele fica lá em cima do lado do windows na tela dele.
Tentei configurar para colocar na tela e nada,pode me ajudar?
Ah!,eu uso o sketchup 7
um abraço
macintosh escreveu:
Cara eu tb baixei mas só veio o “manoel” de instruções.Alem disso não consigo botar na minha tela inicial do sketchup 7 o pulldown nem o pluguim,já fucei tudo e não consigo,dá pra mi ajudar?
Bom eu fiz do jeito que foi falado e deu certo.
Você baixa o plugin massmaterialimporter.rb
Em seguida vá na pasta onde instalou o sketchup, (geralmente fica em Arquivos de programasGoogleGoogle Sketchup 6Plugins), e copia o arquivo massmaterialimporter.rb para essa pasta.
Para visualizar o plugin dentro do sketchup voce tem que liberar a janela Plugins.
Abra o sketchup e vá em Window>Preferences
irá abrir a seguinte janela
Vá em extensions e selecione os quadrados e clique em OK.
Repare que aparecera um novo grupo de ferramentas que é o sandbox (muito útil em algumas modelagens) e também a janela Plugins.
Nessa janela Plugins aparecerá todos os seus plugins.
Para transformar os materiais de JPG para SKM que é o formato dos materiais do sketchup, va na janela Plugins e clique em Import Materials.
Então é só procurar a pasta onde salvou sua imagem.jpg e clicar em abrir.
A janela se fechará automaticamente.
Então clique na ferramenta Paint Bucket, (baldinho de tinta) e selecione a poções in model
Ao lado clique nessa seta preta e em seguida na opção “save as colection as…”
Pronto agora é só escolher qualquer pasta e salvar.
E terá os seus arquivos com extensão .SKM
Uma dica, quando for adicionar os materiais, não precisa fazer um por um. Organize seus materiais pelos nomes dos arquivos, por exemplo se voce baixou 10 imagens de telhado e 5 de tijolo, salve os nomes das imagens de acordo com os materiais, exemplo telhado01.jpg, telhado02.jpg, e assim por diante.
E coloque tudo em uma mesma pasta, pode ser qualquer pasta.
Quando for adicionar os materiais com o plugin, selecione todos.
Ai eles aparecerão na opção in model do sketchup, em seguida é só ir colocando na pasta materials do sketchup de acordo com as categorias.
Outra observação que havia esquecido, tome cuidado em renomear os materiais, tive problemas com nomes de arquivos que continham acentos tipo “cobogó”, o plugin não importava esses materiais. depois que renomeei os arquivos os problemas sumiram.
😉
Amigo
Cosegui liberar o pluguim,baixei o que você mandou e extrai na pásta do sketchup 7
Quando clico em pluguins abre uma janela com COST e MODEL ON OCEAN FLOOR
quando clico em COST abre uma janela ASSIGN ESTIMATE TO MATERIAL/ASSIGN ESTIMATE TO FACES/COMPUTE ESTIMATE.quando clico em ASSIGN ESTIMATE TO MATERIAL abre uma janela pedin pra
escrever o material e dar OK,e agora o que faço?
Desculpe cara pela aporrinhação mas é muito importante pra mim.
john
macintosh
macintosh escreveu:
Amigo
Cosegui liberar o pluguim,baixei o que você mandou e extrai na pásta do sketchup 7
Quando clico em pluguins abre uma janela com COST e MODEL ON OCEAN FLOOR
quando clico em COST abre uma janela ASSIGN ESTIMATE TO MATERIAL/ASSIGN ESTIMATE TO FACES/COMPUTE ESTIMATE.quando clico em ASSIGN ESTIMATE TO MATERIAL abre uma janela pedin pra
escrever o material e dar OK,e agora o que faço?
Desculpe cara pela aporrinhação mas é muito importante pra mim.
john
macintosh
Na pasta sketchup 7 tem outra pasta chamada PLUGINS é nesta pasta que voce deve colocar o arquivo massmaterialimporter.rb e quando abrir o sketchup ele aparecerá nela.
Verifique o site em que está baixando o arquivo. as vezes ele pode ter sido corrompido durante o download ou upload e pode acabar não funcionando direito.
Sette meu chapa(antigo nâo)
Fui em arquivo de programas e nos meus documentos,coloquei a pasta de pluguins.Quando abro a pasta sketchup 7 a pasta de pluguins tá lá,mas quando entro em start using sketchup e clico em pluguin acontece a mesma coisa,não aparece import materials.
Pô cara já tô ficando com vergonha por estar fazendo algo errado.
abs
macintosh escreveu:
Sette meu chapa(antigo nâo)
Fui em arquivo de programas e nos meus documentos,coloquei a pasta de pluguins.Quando abro a pasta sketchup 7 a pasta de pluguins tá lá,mas quando entro em start using sketchup e clico em pluguin acontece a mesma coisa,não aparece import materials.
Pô cara já tô ficando com vergonha por estar fazendo algo errado.
abs
Quando voce diz que manda abrir usando o sketchup voce está tentando executar o arquivo massmaterialimporter.rb?
Caso seja isso não tem necessidade, esse arquivo não precisa ser instalado, basta colocar ele na pasta plugins.
Ai voce abre o seu sketchup normalmente e verá lá em cima na barra de menus do sketchup, o menu plugin, clicando no menu plugin voce verá o icone import materials.
É que quando clico em pluguim não aparecem os modelos e a pasta pluguim tá dentro do sketchup 7 com todos os mod~elos que baixei,devo tá fazendo alguma coisa errada.
Já renomeei todas as fotos e nada.Quando clico em pluguim aparece
o que expliquei no forum,Tô ficando doido
Eo já monto os projetos usando o file,import,2d mas o que eu quero é renderizar pra malhorar a apresentação dos trabalhos.
Me explica direitinho como funciona o vray(linguagen de leigo)se pude,claro.
brigadão
Olha já consegui colocar o karkythea em plugins e dá pra renderizar meus trabalho,fica muito bom mas ainda continua sem aparecer import materials,agora aparece MODEL ON OCEAN FLOOR e KERKYTHEA EXPORTER por onde renderizo meus trabalhos mas gostaria de aproveitar as imagens em jpg,aí ficaria perfeito,tamos quase lá!!!
macintosh escreveu:
É que quando clico em pluguim não aparecem os modelos e a pasta pluguim tá dentro do sketchup 7 com todos os mod~elos que baixei,devo tá fazendo alguma coisa errada.
Já renomeei todas as fotos e nada.Quando clico em pluguim aparece
o que expliquei no forum,Tô ficando doido
Eo já monto os projetos usando o file,import,2d mas o que eu quero é renderizar pra malhorar a apresentação dos trabalhos.
Me explica direitinho como funciona o vray(linguagen de leigo)se pude,claro.
brigadão
cara depois que voce salvar os arquivos como .skm tem que colocar nas subpastas das pastas materials do sketchup.
vray é um software assim como podium irender e etc. a função desses softwares é dar fotorealismo aos seus prijetos. cada um desses programas tem suas partcularidades e requerem um bom estudo de suas funçoes.
quanto as suas duvidas sobre o plugin não estou entendendo bem .
vc tem os materias do sketchup…aqueles que aparecem quando vc aperta no balde de tinta.Esses materiais ou texturas você usa para aplicar nos seus componentes no sketchup. Você tanto pode usar os que já vem no programa quanto pegar qualquer imagem na internet e usar como um material (textura) na sua cena. Bem, toda vez que vc for usar uma textura que não esta no banco de dados do sketchup, vc tem que importar e tal. Esse plugin serve para salvar tempo. A função dele é você adicionar as texturas ou materiais que vc tem no seu pc e transformar eles em skp e jogar eles dentro do sketchup para que ele fique guardado no banco de dados do programa e vc nao precise importar toda vez que for usar.
Repassando tudo, depois de vc ter colocado o plugin na pasta certa, abre ele pelo sketchup, vai na pasta onde tem suas texturas, escolhe qualquer uma nessa pasta e pronto o plugin vai importar todas as texturas de uma só vez para o modelo aberto. Para ver essas texturas, clicando na ferramenta balde, nas opções de materiais escolha in model e la estarão as suas texturas importadas. Exclua algumas padrões que podem nao interessar, clique na seta azul e save library as ou algo do tipo e pronto ele vai converter suas imagens jpg em skp que é a extensão das texturas do sketchup. pois bem… deposi de ter feito isso , se vc salvou a library em algum lugar que nao seja a pasta de teturas do sketchup, vá até ela.. ou seja c:arquivos de programasgooglesketchup7textures ou o que seja equivalente no seu computador. La dentro de textures ou materials ( não lembro como esta escrito) tem pastas com os nomes dos grupos de texturas.
Você tanto pode adicionar aquelas texturas que foram convertidas dentro dessas pastas, por exemplo vc converteu jpegs de material de madeira e quer que eles fiquem juntos com os materiais ja existentes de madeira, jogue os arquivos skp das texturas que vc gerou na past wood e pronto elas aparecerão no sketchup. Você tb pode criar um novo grupo como por exemplo criar a pasta abstract e colocar ali texturas com esse tema que quando abrir o sketchup , dentro dos materiais vc terá mais uma categoria com os materiais que você escolheu.
quanto ao vray, vc configura ele de acordo com a sua cena. Você tanto pode usar materias do sketchup quanto materias de fora.. eles trabalham juntos mas de uma certa forma são independentes por esse lado.. ou seja.. você pode ter um bloco azul no sketchup mas renderizar ele para sair vermelho saca? eu nao sou o mais indicado para falar sobre vray afinaol saco lhufasdele!
talvez tenha dito um monte de coisa e dito nada ao mesmo tempo mas se puder ter ajudado em algo ja fico feliz !
abraços,
phmeier
Amigo
Desculpa mas apesar da sua paciencia continuo sem conseguir.Acho que o meu erro tá no inicio
Talvez no pluguin
Vamos lá!
Eu abro o sketchup 7,vou na pasta plugin e abro ela,lá dentro tem as sub-pastas com os jpgs,aí vou no baldinho escolho um material e clico in model,então fica tudo branco,se eu clicar na seta pra baixo aparecem os mesmos materiais que tinham lá.
Acho que pra resolver isto temos que começar do inicio,desde o
massmaterials,não acha?
Aproveitando sua boa vontade,me explica uma coisa.
O que devo fazer pra evitar que quando apago uma linha em um lugar apagam outros desenhos no projeto?
Sei que devem estar interligados,mas o que fazer pra evitar isso?
john
macintosh,
uma observação, voce pode importar os materiais (imagens em jpg) de qualquer pasta, não precisa estar na pasta plugin.
o que deve estar na pasta plugin é o mass materialimporter.rb
e para adcionar os materiais você deve utilizar o comando import materials na barra de ferramentas do sketchup.
Se queres voltar desde o inicio, de uma olhada no primeiro post que fiz nesse tópico, criei um passo a passo de como adicionar o plugin ao sketchup, e em seguida com utilizá-lo.
Abraço.
amigo eu fui do inicio !
Mas vamos tentar dessa forma :
1-) Baixa o arquivo materialimporter.rb
2-) Joga ele na pasta plugin do seu sketchup
3-)Abre o sketchup
4-) Clica em plugins na barra de ferramentas do sketchup
5-)Clica em import materials
6-) Vai abrir uma janela de explorer do windows… abre a pasta que tem as suas texturas
7-) Clica em qualquer uma das texturas e abre
😎 clica no balde de tinta
9-)Escolhe a opção in model
10-) deverão aparecer astexturas que estavam na pasta que vc escolheu no material importar no passo 6.
11-) clica na setinha (details)
12-) salva essa biblioteca que vc gerou
13-) vc ja tem todoas as suas texturas que eram em jpeg agora em formato sketchup
a unica forma de vc apagar uma linha e apagar outra coisa junto . . é a linha e essa outra coisa estarem no mesmo grupo e vc não estar editando o grupo… ou seja, você nao esta apagando a linha e sim o grupo.
O problema é que quando clico em plugin não aparece import materials e sim COST e MODEL ON OCEAN FLOOR.Quando clico em COST aparece assign estimate to material-assign estimate to faces e compute estimate,aí me embanano todo.Se aparecesse import materials tava resolvido
Sim, mas como separo esta linha do grupo?
Ola Machintosh, vou me intrometer um pouco, suas dúvidas são na maioria de iniciante, e que muitas delas requerem uma explicação textual longa, faças o seguinte, procure no meu hd virtual tutoriias de Sketchup básico, internediário e avançado em português, aproveite para ver no Yuotube videos, com certeza eles serão muito esclarecedores a você.
Mas respondendo à sua indagação. Para editar elementos de um grupo – no seu caso apagar uma linha – dê dois cliques no grupo ou clique sobre o grupo com o botão direito do mouse “edit group” e entrarás no modo de edição, faças oque precisas no grupo e saia do grupo clicando fora dele – na tela – e ele voltará ao normal.
hd virtual = 4shared, abaixo
Cara, se não esta aparecendo nos plugins .. algum passo anterior está errado .. vc baixou o arquivo certo ? o .rb ? Colocou esse arquivo na pasta plugin dentro do sketchup 7 ? .. se possivel , , tira um print da sua pasta plugin onde vc colocou o arquivo e coloca aqui !!!
E cara… ouça o padão … sempre ouça o padão !!!!! 😀
Peço desculpas pela minha ignorancia no assunto,mas vamos lá,baixei o massmaterials em ruby/library,salvei em pluguins na pasta sketchup 7 aí quando clico em plugin não aparece import materials então não dá para prosseguir,.Se eu conseguisse passar deste ponto tenho a certeza qua sairia.
Mais uma vez desculpe
Não como colocar a imagem aqui,sou um velho pato novo john
cara , se vc esta colocando o arquivo de extensão .rb na pasta plugins do su e mesmo assim ele nao esta aprecendo .. nao ei realmente como te ajudar !
Obrigado mesmo assim mermão você me ajudou muito
Valeu meu amigo,aproveitando,como entro nos teus tutoriais?
que tutoriais ?! foi pra mim essa pergunta ?
E quanto ao lance da textura.. cara nao sei como fazer .. o unico modo que vejo é vc me add n o msn juphife@hotmail.com .. ai talvez de pra ver o problema de fato… !
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.