Foruns dos Grupos Forum Materiais (Cores e texturas)

Voltar

Plugin "Recortar Textura"

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      Renan Borges
      Participante

Olá Pessoal, Boa tarde!!!

Existe algum plugin, que faça o “recorte” da minha textura?

Neste exemplo, eu tenho uma textura que é o letreiro de uma floricultura e o restante está transparente. Gostaria que tivesse o mesmo efeito da letra “caixa”. A possibilidade seria baixar a fonte, e utilizar a ferramenta de “3D Text” no Sketchup, porém ele não reconhece a fonte que eu instalei. Esta pergunta é valida para um brasão por exemplo… tenho a textura aplicada, e gostaria que o “plugin” fizesse o contorno, percebendo onde há cor, e onde há transparência… existe essa possibilidade?

** Desculpe-me pela imagem, mas não está dando certo incorporá-la no tópico..

Arrumei sua postagem para aparecer a imagem. A forma como vc fez o hospedagem no imgur fez com que a imagem fosse editada dentro dele, e quando alguma edição é feita lá o endereço da imagem recebe um “? + o número da edição” ou seja, se for a imagem original sem edição fica assim: http://i.imgur.com/ToPiCCh.png e se for editada uma vez fica assim: http://i.imgur.com/ToPiCCh.png?2

Para funcionar aqui, tem que ter o formato da imagem no final do endereço, ou seja, era só apagar o ?2, como explicado no tutorial.

Quanto ao plugin, eu acho que não existe nenhum plugin que faça isso… neste caso, acho que a melhor forma é vc fazer o contorno dq está escrito utilizando as ferramentas de desenho do SketchUp. É um pouco trabalhoso, mas nem tanto….

Cosme Júnior
      Participante

Com o arquivo convertido — não importa as formas geométricas,
      se é apenas fonte — em curvas no CorelDRAW, você irá exportar
      em DWG – AutoCAD.

Já no SketchUp você irá em importar e selecionará a opção
      .DWG ou .DXF (conforme imagem abaixo) e depois o arquivo.

Ele irá abrir dessa forma, dependendo do arquivo você irá
      encontrar algumas pontas meio desalinhadas, mas aí é só
      concertar. É mais simples que recortar a imagem ou
      redesenhar toda a fonte no Sket.

Pronto, esse foi meu modelo finalizado.

meireles
      Participante

Renanb3, eu faria uma vetorização e importaria o vetor como objeto dwg.

Mas se não quiser ter o retrabalho ou não dá tempo de aprender um novo programa de vetorização, você pode usar o plugin do famoso TIG.

O nome do plugin é ImageTrimmer, uma opção que faz parte do SKM Tools e faz exatamente o que você quer. Demora um pouco de processar porque ele vai criar várias linhas de contorno e quanto mais detalhada for a fonte do texto, mais geometria será acrescentada ao seu desenho. Então muito cuidado e faça um Backup, ok?

Use o SketchUcation Plugin Store ou baixe pelo próprio site. A opção vai aparecer no menu Tools.

LINK 1LINK2LINK 3

Renan Borges
      Participante

DanielReple – Obrigado! Eu vi o tutorial, mas não percebi este item…
      CosmeJr – matou a pau, foi rápido e eficiente desta maneira. Imagino que este seja o método mais eficiente dependendo de como estiver a imagem!
      Meireles – Ficou para a próxima testar o SKM tools!
      Obrigad à todos pela disponibilidade em ajudar!

GRato!

Abraço!

Galerinha aí tá afiada! Ótimas alternativas para resolver o problema!

Stela Sayuri Sasai
      Participante

Muito bom, era exatamente este tipo de situação que estava acontecendo e precisando fazer.

Muito obrigada Daniel!

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg