Imagem cortada quando dar zoom

Marcado: 

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Autor

Ola, pessoal, estou tendo problemas com o sketchup, quando dou zoom para editar algum elemento quando a visão vai chegando bem próximo a imagem começa a cortar. Segue abaixo imagem do que esta acontecendo.

DaniloPaiva
      Participante

No seu sketchup na Aba camera deve estar ativado Parallel Projection. Mude para Perspective.

Fernando Padão
      Participante

Danilo, corretíssimo.

Ola amigos, já está em perspectiva.

Anônimo
      Convidado

Isso eu acho que é problema no Driver da GPU, tenta atualiza-lo, se não resolver, ou se ja estiver atualizado, desative as opções “Use Hardware Acceleration” e “Use Fast feedback” em Window>Preferences.

Se não resolver, copie o arquivo e cole em um novo arquivo do SU.

É o que eu lembrei no momento

Abraços

Jef Coelho
      Participante

Não acho que seja problema de driver não..na verdade, quando acontece isso no meu..( e acontece em qualquer um dos 3 pcs que uso para trabalhar ), parece ser apenas que vc esta atravessando o objeto ao se aproximar, geralmente giro um pouco a cena e pronto, volta a aparecer…. Acho que até existe uma opção para que a visualização não atravesse o objeto, mas não sei onde habilita…

Anônimo
      Convidado

Mas na imagem, o que acontece é que a camera ultrapassa o objeto muito antes de sequer chegar perto dele !!!!

Coutinh0
      Participante

sse nao me engano é problema e field of view não??

Aperta Z e testa outros valores de campo de visao!

Abraços

henrique_lb
      Participante

rapaz, vira e mexe isso acontecia comigo aqui tb.. normalmente qdo o arquivo era mto pesado ou geometrias mto pequenas..

parece que tinha um plano invisivel cortando toda a maquete!
      mas fechar e abrir o arquivo denovo ja resolvia.. tenta fazer oq o marlonz falou!

Paulo_Wer
      Participante

Eu acho mais facil: Abrir um novo arquivo do SU, copiar tudo e colocar para esse novo arquivo. Pronto. Acaba o problema na hora.

Pessoal, obrigado, de todas as alternativas citadas as unicas que não tentei ainda, foram copiar o arquivo e colar em uma novo e desabilitar as opções da placa de video. e até agora nao funcionou

Paulo_Wer
      Participante

Faz essa que você nao tentou.. Copia tudo para um novo arquivo que vai resolver o problema;

Renan Borges
      Participante

Em várias ocasiões isso já me ocorreu, mas nunca dei muita bola…
      mas agora vou desabafar hehe:
      qual o motivo desse bug ? como corrigir?

Em algumas ocasiões, simplesmente estou modelando, e ao dar zoom, os planos cortam mesmo estando mais longe (antes desse bug acontecer, eu podia aproximar bem de um objeto para poder editá-lo, e agora ao aproximar pouco já corta o plano);

Campo de visão: 35º
      Câmera: Perspectiva;

FABIO TEIXEIRA SOARES
        Participante

Olá pessoal, tive esse mesmo problema e resolvi ajustando o campo de visão para 1° . Aperte “Z” , depois “1” e ENTER

Espero ter ajudado.

Guilherme_Aquino
      Participante

Isso também já porém ocorria quando eu alterava muito a ferramente de atalho “Z” ( me esqueci o nome agora…) tente colocar em 35 se não estiver.A razão exata desse fato não posso lhe dizer mas comigo acontecia por que já foi dito.

espero ter ajudado.

Ikarus_sky
      Participante

Isso também já aconteceu comigo (muito chato alias 🙁 ), quando aproximava, afastava e até quando virava a câmera, dependendo do lado e angulo simplesmente sumia. Isso me deixava com muita raiva 😡 😡

Então sem querer (na verdade sem mais opções 🙄 ) eu peguei todo o conteúdo do projeto e copiei (copiar não importar) para um novo vazio.

Então 😀 isso se resolveu, não sei porque mais sempre que faço isso fica tudo normal. :hammer:

Renan Borges
      Participante

OPa!

Valeu pelas dicas Galera!

Guilherme, realmente modifiquei o campo de visão algumas vezes – ainda que bem poucas (umas 4~5 vezes)

Ykarus, fiz o que tu disseste e deu certo!

Resolver o problema: agora sabemos como é!
      Saber porque isso ocorre: ainda é mistérioooo!

Macoto
      Participante

Galera, alguém conseguiu resolver este problema??? Estou com um projeto pra entregar hoje de tarde e quase finalizando o danado esta cortando quando aproximo com o ZOOM.

Se alguém já tiver a resposta pra este problema e puder ajudar, Obrigado!!!

🙁

Fernando Padão
      Participante

Pessoal, já me aconteceu isso,, faz muito tempo que não ocorre, nem na V7 e nem na V8.
      Realmente é chato, mas não impede de trabalhar, não serão perdidos arquivos por causa disto.
      Tem várias coisas que causam isso:
      – O Field of View esta muito amplo – o padrão é 35 graus.
      – Outra coisa que é possível é que o objeto esteja muito longe do ponto de origem.
      – O modo perspectiva esta desativado.
      – Outra situação é a escala, ou esta muito grande ou muito pequena.

Ikarus_sky
      Participante

Como o nosso amigo Paulo falou, é só copiar o conteúdo do arquivo para outro em branco e pronto.

Isso ocorre quando importamos algum objeto muito grande (em escala não tamanho em MB) para nosso projeto, então não sei porque o sketchup ajusta automaticamente o campo de corte para este objeto, mais ai então ele não consegue mais voltar ao normal, só abrindo um novo e colando o conteúdo.

Sempre acontece isso comigo aqui. Pois trabalho com loteamentos e quando são importados isso acontece pois eles na maioria tem no minimo 1km de comprimento.

Olá pessoal, para mim este problema foi resolvido seguindo a indicação do @arqpadao:

“Outra coisa que é possível é que o objeto esteja muito longe do ponto de origem.”

Era exatamente isto.

Abs.

Olá amigos,

Quero deixar aqui a minha solução para a situação com dificuldades no zoom no Sket que corta a imagem, como li alguns comentários e sugestões de ajuda sobre o assunto, tentei fazer todos eles e não deu certo, então tentei fazer o seguinte: a imagem que eu estava anexando a minha maquete era a planta baixa em dwg. importando do CAD, então o arquivo era perfeito da maquete pronta e quando entrava essa planta em dwg. ele cortava o zoom, então tentei fazer diversas situações citadas e também outras tentando bloquear as camadas do CAD e mesmo assim não deu certo, logo abri a imagem do CAD sozinha em uma sket novo, criei um componente e salvei a imagem e fui para a minha maquete anterior pronta e la importei o componente salvo, e pronto, não aparecia mais erro no zoom, espero ter ajudado.

Valeu @soniarodrigues por deixar aqui a sua solução!

Então, neste caso, projeto importado do CAD, ocorre esse problema pq ele está com o ponto de origem muito longe do projeto. Uma forma mais fácil de evitar isso é, antes de importar no SketchUp, mover o projeto para a coordenada 0,0 (ponto de origem) no AutoCAD.

Outra coisa que pode ocasionar este problema, que não foi citado pelo pessoal acima, é quando tem algum elemento, fora do projeto, muito longe do ponto de origem. Para apagar qualquer possível elemento que esteja perdido no modelo, longe do restante do projeto, tecle Ctrl + A para selecionar tudo, depois com a tecla Shift apertada clique e arraste com o mouse sobre todo o projeto, que não queira que seja apagado, para desselecionar e finalmente tecle Delete, para apagar tudo oq não fizer parte do projeto.

Katiuska Fonseca
      Participante

Também estava tendo este problema, e consegui resolver mudando da perspectiva para projeção paralela. Depois do desenho feito é só voltar pra perspectiva. Espero ter ajudado.

Pessoal, tive esse problema e consegui resolver de outra forma!

Fora do componente, cliquei com o botão direito e selecionei Change Axes. Aí coloquei os Axes no canto do móvel que eu estava tentando editar (não sei se tem diferença pra que lado cada cor fica) e parou de cortar o objeto!! Só alegria!

Depois quando fui mexer em outro móvel começou a cortar de novo, aí repeti o processo. Talvez seja uma solução tabajara, mas dependendo do tamanho do seu projeto é melhor do que copiá-lo para outro arquivo (o que era meu caso).

Espero conseguir ajudar vocês! =*

João Pedro Prezotti
      Participante

@junialacerda

Obrigado por compartilhar a solução! Realmente bem interessante!

Abs!

ADRIEL JOHANN
      Participante

Olá @danielreple, era exatamente isso que você falou, havia um objeto muito distante de um bloco que exportei. Muito obrigado pela sua dica! Tenho certeza que todos que tiveram e tem esse problema está com um objeto “perdido” na área de modelagem no Sket. Muuuito obrigado

Bruna Gottschalk
      Participante

CHEGO PERTO DO OBJETO E ELE SOME:

FORMA 1: Como importamos objetos, eles podem ter pedacinhos perdidos longe da origem.

1-Shift + Z: Ele centraliza todos objetos presentes na sua cena. Então se o seu projeto não ficar centralizado (centralizar o NADA) é porque tem pedaços soltos que você não consegue ver espalhados pela cena que precisam ser deletados.

2-Ctrl + A: Para selecionar todos os objetos da sua cena. Mas esse comando também seleciona o seu projeto. Então vamos para o terceiro passo.

3- Shift e mantem ela pressionada: O ícone do mouse vai ficar com + e – então você clica na viewport com o botão esquerdo e mantem pressionado também assim como o shift, e depois DESELECIONA APENAS O SEU PROJETO. Assim os outros pontos perdidos vão ficar selecionado menos seu projeto. E então você aperta delete.

OUTRAS.

-Projeto muito longe da origem

-Câmera em projeção paralela e não em perspectiva

-Z 35º

Visualizando 26 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg