Foruns dos Grupos Forum Outros assuntos

Voltar

Me pediram um orçamento… não tenho nem idéia de quanto cobrar…

Visualizando 67 respostas da discussão
  • Autor
      Rogério Penna
      Participante

Estou com um bom de um problema… eu estava refazendo vários projetos meus (que eu fazia por diversão, pois trabalho com outra coisa) e colocando em um blog…

Deixei meu telefone, mas nem divulguei minha atividade e não pensei q iam me telefonar antes de eu distribuir cartões, etc.

Hj me telefonou uma arquiteta pedindo um orçamento pra fazer a fachada de uma loja… uns 30m

Eu engasguei, pq nem tinha pensado em preço ainda. Dei uma enrolada e prometi ligar até 2a com o valor.

QUANTO COBRAR? E COMO COBRAR????

Por m²? Por hora? Vou perder meu 1o cliente pq não sei cobrar 🙁

Sette
      Participante

Esse foi assunto, até que discutido aqui no fórum, porém de forma um pouco evasiva.
      A grande verdade é que existem várias formas de se cobrar, e cada um se adapta melhor a determinada forma. Existem até outros que cobram de mais de uma forma, tudo depende do tipo de projeto.
      Eu particularmente criei uma planilha, como uma tabela, nela eu computo todos os meus gastos, funciona como se eu fizesse um orçamento do que eu estou gastando para fazer esse trabalho, você pode colocar desde tempo, até uma impressão.
      O interessante é que fique tudo bem especificado, se o material for impresso, coloque lá que tipo de papel, que tipo de tinta etc, se você vai buscar essa impressão, quanto gasta para ir a grafica, eu procuro colocar coisas que realmente tenho gastos.
      Você pode determinar, quanto tempo fará o trabalho, e quanto vale o seu tempo, pensando em tudo que você estudou para aprender o que é capaz de fazer hoje, entre outras coisas.
      Pois quando o cliente pergunta o porque do preço, ou chora um desconto, você pode explicar o que tem de gasto, e o resto é o lucro.
      E aí que você começa a ver quanto realmente está ganhando ao fazer um trabalho.
      Antes de montar essa planilha, encontrei um site que funciona como uma comunidade de freelancers, onde são colocados diversos artigos.

Selecionei dois que julgo serem interessantes para quem está começando.

São textos bem descontraídos,

http://carreirasolo.org/inspiracao/vai-cliente-frequesa

http://carreirasolo.org/respostas/todo-preco-tem-seu-preco-4

Lá inclusive tem alguns artigos onde correm dicas para formalizar um contrato de trabalho.

boa sorte.

Abraço!

klenio27
      Participante

Olá!!

Onde vc mora? Tenta ver quanto cobram seus colegas de trabalho. Será que um valor de R$80,00 por foto compensaria pra vc?? Avalie a dificuldade e o material que vai gastar e dê seu orçamento, de preferência por escrito.

Fernando Padão
      Participante

Pessoal, observem e pesquisem sempre, já existe no fórum este assunto discutido. Não fiquem abrindo tópicos repetidos, por favor.

Rogério Penna
      Participante

arqpadao escreveu:
      Pessoal, observem e pesquisem sempre, já existe no fórum este assunto discutido. Não fiquem abrindo tópicos repetidos, por favor.

eu fiz uma pesquisa por “orçamento” e “cobrar” e não achei nada especifico assim… 🙁

Rogério Penna
      Participante

Klenio, como assim material que vou gastar? Donuts que vou comer enquanto faço a maquete eletronica? rsrsrs

Acho q de material só eletricidade né… a não ser q a mulher queira impresso.

Acho q 80 por imagem tá bom… mas somente se for mais de uma imagem né? Pq o trabalho está em modelar e setar os materiais… depois renderizar um monte de imagens é o mais fácil

Digamos que eu demore 8 horas direto criando a cena. A 80 reais daria R$10 por hora… bem pouca coisa na verdade. (e num otimismo de 8 horas pra fazer a cena… claro, depende da complexidade). Se eu demorar 16 horas pra fazer a cena, seriam somente R$5 por hora.

Mas se eu fizer um minimo de 2 cenas por exemplo… seria R$160 (R$20 por hora se eu demorar 8 horas, R$10 se eu demorar 16 horas).

R$10 a hora daria 1760 reais por mês se eu trabalhasse 44 horas por semana… é pouco, considerando que ainda tem o combustivel gasto, etc

por R$20 já daria R$3520.

só avaliando mesmo… vou ter q pegar pelo menos 1 trabalho pra ter uma idéia de qto tempo eu demoro fazendo tal coisa com afinco total…

ah sim, e moro em Novo Hamburgo, RS.

Panzera
      Participante

E ae pessoal…

olha, tem uma arquiteta aki em minha cidade que fatura “míseros” R$ 500,00 por foto renderizado no 3dmax…

eu acho que compensa o trabalho rsrsrs….

abraços…

Bergiliano
      Participante

Cara, R$ 80,00 por imagem é muito pouco, qdo eu comecei eu cobrava R$ 150,00 por imagem.

Hj nao cobro por imagem não, cobro dependendo da complexidade da maquete, sendo o mínimo de R$ 350,00
      Aqui na cidade não da pra cobrar mais pq ninguem paga, e em relação as outras pessoas que trabalham com maquete aqui, meu preço está alto, tem gente que faz a maquete, projeto hidráulico, detalhamento, etc, por R$ 150,00!!!
      Isso é um absurdo…

Então pra saber qto vc vai cobrar, tente se basear em alguem que já trabalhe com isso ai na sua cidade, veja a qualidade dele em relação a sua e coloque um preço justo, mais isso não quer dizer que deva cobrar apenas R$ 80,00 por imagem, pois, mesmo sendo a maquete mais feia do mundo, esse preço é muito baixo…

Maurício Camargo
      Participante

Realmente não se pode cobrar R$ 80,00 por imagem, isso desvaloriza o trabalho do profissional 3D, fazendo até o profissional perder o respeito do cliente, e temos que avaliar projeto a projeto, quando alguém me liga perguntando sobre valores, se for projeto residencial eu falo pro arquiteto ou o Designer de Interior que o preço base é R$ 200,00 por modelagem de cada ambiente ele tendo direito a uma imagem renderizada, se ele quiser outras imagens do mesmo ambiente ele adciona 50% por cento do valor da modelagem, isso ele me dando todas as medidas, e friso bem q é o preço base, que dependendo do ambiente pode ser mais e de acordo com a quantidade de trabalho acho justo fazer um desconto. Pra ambientes comerciais eu jamais dou preço de cara, peço a planta ou o levantamento fotográfico e de acordo com o projeto dou o preço e levo em conta o quanto meu cliente vai ganhar com o meu render e daí dou o preço. Imagine uma construtora que investiu milhões, vai ganhar trilhões ao usar sua imagem pra vender os imóveis e vc cobrando R$80,00, os donos jamais te respeitarão. Acho que a pessoa deve cobrar de acordo com suas necessidades mas sem poluir o mercado com preços muito baixos e levar em conta o valor da sua especialidade.

Rogério Penna
      Participante

ufa, bem que eu achei pouco mesmo hehehehe…

klenio27
      Participante

Aceshigh, como material eu incluiria a energia, o esforço intelectual, o que vc iria gastar para encontrar o cliente, a impressão se for o caso, telefone, etc, e por que não o donuts tb!!!!!!rsss

Pois é galera acho muito pouco mesmo, mas é o que estou conseguindo angariar aqui na minha cidade, com um cliente que me repassa serviços muitas vezes. Mas concordo com vocês que preciso subir este valor. Isso contudo, como eu disse, vai depender de que tipo de cliente que você está focando.

E algo importantíssimo, é que vejo muita gente pegando o serviço sem realmente ter o domínio no mínimo, do básico da coisa, pegar pra entregar mal feito é melhor não pegar.

Abraços!!

klenio27
      Participante

Por falar em qualidade, muito boa sua imagem Aceshigh. Quais programas você usou pra fazer, quanto tempo gastou?

Fernando Padão
      Participante
      renanfelix
      Participante

alguem pode me vender as video aulas nao sei onde compraram e estou querendo aprender no momento nao posso pagar por um curso completo

msn – rf_om@hotmail.com
      email- renan.absolum@gmail.com

Fernando Padão
      Participante

renanfelix escreveu:
      alguem pode me vender as video aulas nao sei onde compraram e estou querendo aprender no momento nao posso pagar por um curso completo

msn – rf_om@hotmail.com
      email- renan.absolum@gmail.com

Renan
      seu assunto não tem nada a ver com o que esta sendo discutido??????
      e de que videos voce esta falando?
      Crie um post espcifico sobre seu assunto.

Rogério Penna
      Participante
      Rogério Penna
      Participante

klenio27 escreveu:
      Por falar em qualidade, muito boa sua imagem Aceshigh. Quais programas você usou pra fazer, quanto tempo gastou?

programas: Sketchup e VRAY (e um pouquinho de photoshop)

tempo: não tenho nem idéia 🙂

Zeus
      Participante

Todoso os lincks passados aqui acusam como não existentes…

Fernando Padão
      Participante

Zeus
      O fórum andou com sérios problemas, onde algums rackers andaram causando prejuízos entre o forum e o servidor, possívelmente ao fazer algum processo de limpeza, vários links deixaram de funcionar.
      E ai acontesse isso, perde-se vinculos de tópicos.
      Pedimos desculpas aos transtornos.

Luiz
      Participante

Li isso hoje num Site aí…

“Olá pessoal,

Minha opinião sobre isto é bem clara e definida. Existem prós e contras, mas somente nós podemos definir o padrão de dignidade da nossa profissão.
      Muitas vezes escuto opiniões de colegas dizendo que cobram um determinado preço (baixo) porque é difícil conseguir clientes ou porque ganhando determinado valor já dá para levar a vida, ou então se comparam com o ganho de outras atividades (quanto um fulano de tal precisa ralar para ganhar R$ 500,00 …. e por aí vai…).
      Posso dizer o seguinte : Não estabeleçam seu ganho pelos parametros de sua necessidade hoje. Hoje voce pode ser recem formado, morar com os pais, ou algo assim, e o que voce ganha é praticamente limpo. E quando voce for casado(a), tiver 4 filhos e tiver que manter seu escritório e sua casa? Como vai fazer? Não adianta querer aumentar seu patamar de ganho quando a “freguesia” já te classificou. Aí é tarde !!!
      Cobrando um preço justo fica difícil conseguir clientes? Azar, quem precisa de clientes que escolhem o Arquiteto pelo preço mais baixo? Quando eles precisam de um médico fazem cotação para escolher o mais barato? Ou um advogado?
      Como eu disse em um outro fórum aqui da Xxxxx Xxxx, é “melhor ficar vermelho hoje do que amarelo o resto da vida”.
      Estabeleçam seus ganhos agora, porque depois é tarde!!
      A propósito, cobro de 35,00 a 40,00 por m2 de Projeto para Construção Civil (não faço interiores, portanto não tenho parametros), e nunca menos do que R$ 5.000,00, porque é isto que custa para fazer um Projeto. Se voce acha que dá para fazer por menos é porque não está dando o devido valor a sí mesmo.
      Um grande abraço a todos.”

Will-
      Participante

manin pouco é pouco rsrs
      80 pratas só isso eu cobro 175 “”pilas”” dependendo da imagem renderizada

DANIELDESIGN
      Participante

Bom galera, eu cocordo em genero, numero e grau com o que o Dercole disse. Mesmo sendo aprendiz de 3D, procuro cobrar dentro daquilo que acho justo. Prefiro perder o trampo do que trabalhar de graça. Recentemente uma arquiteta me pediu um orçamento para modelar um living de um apartamento, com sala de jantar e terraço. Queria 3 render, ja que esses ambientes são integrados, eu faria uma modelagem só e os 3 render de cenas diferentes. Cobrei R$600,00 as 3 imagens renderizadas pq ela é minha amiga. Estaria dando uma imagem de cortesia. Pois disse que cada imagem ficaria por R$300,00. Agora vou falar o pq cobraria as 3 imagens mesmo sendo do mesmo ambiente. Se fosse uma só, eu não precisaria modelar tudo, e sim o que aparecesse no render.
      Bom é isso. Continuo aprendendo a mexer no sketch, mas não vou desvalorizar meu “tempo”.

cintia87
      Participante

acho que isso depende muito da cidade, eu moro em sao carlos – sp, e aqui tem muitoooo estagiario (tanto na area de engenharia civil qto arquitetura) e sabe como é, estagiario = mao de obra barata (ou como dizem, escravos)

recentemente me pediram pra fazer maquete externa de um edificio que está sendo construído, pois queriam ver melhor cor pra pintar, eu cobrei 75 reais, mas analisei quanto cobraria em cima de quanto um estágio ganha nessa empresa, que é 5 reais a hora, eu sei que cobrei pouquissimo (ainda mais baseado no que vcs disseram) mas aqui, se eu cobrar mais que isso, perco o trabalho, e estava precisando de dinheiro e interessada em entrar nessa empresa como estagiaria (pois sou estudante ainda), entao achei isso como uma ponte de acesso…

agora, quem é formado, e trabalha anos com isso, eu acho que tem que cobrar no minimo o dobro, no caso 150 reais, e se vc tiver sorte de nao morar em uma cidade universitária como eu, aproveite tbm =)

Andeciuala
      Participante

150,00?? Gente pelo amor de Deus…. cintia, sabe quanto eu cobraria para fazer esse prédio? só para 1 imagem?
      R$ 5.000,00 no mínimo.

E ai deles se quisessem mais cores!

É sério gente, poxa vamos valorizar nosso trabalho. Prostituição não!
      dá uma olhada nessa discursão aqui:
      http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61547

Planílha de orçamento:
      http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=59070

Sette
      Participante

Concordo com o andeciuala, sou estudante também, e nem por isso cobraria tão pouco.
      Os profissionais da nossa área tem que saber se valorizar, e acreditar que devem cobrar de acordo com a qualidade do seu trabalho.
      Qualquer cliente prefere pagar mais e ter uma satisfação garantida, do que pagar menos e ter dores de cabeça, o famoso barato que sair caro.

Rogério Penna
      Participante

bom, eu to morrendo de fome… já me pediram vários orçamentos e dou preços em torno de R$300 e nunca mais me respondem. Resultado: não pego trabalho faz dois meses!!!!

em falar nisso, me pediram um orçamento hoje…

olha oq o cara pediu
      “Gostaria de orçar desenvolvimento de uma maquete 3d interna e externa, com efeito de foto realismo, seria interessante alguma animação interna e externa também com efeito de realismo e planta baixa humanizada internas e externas. Tempo médio de desenvolvimento, e valores. A planta esta em anexo. Aguardo retorno.”

o Andeciuala cobraria provavelmente uns R$10 mil pra fazer isso, mas se já estou sem trabalho faz meses cobrando bem menos, fico sem saber oq fazer realmente.

Andeciuala
      Participante

talvez seja exatamente por isso que eles somem, eles devem pensar… se está tão barato assim não vale a pena e Vazam, eu mesmo já tercerizei alguns trabalhos e pode ter certeza quem cobra muito barato eu nem dou trela.

Rogério Penna
      Participante

bom, mas uma coisa é tu terceirizar teu trabalho. Tu não terceiriza pra quem cobra barato pq desvaloriza a profissão, não por tu ter duvida da capacidade da pessoa (imagino que antes, viu um portfolio da pessoa)

outra coisa é um arquiteto. Ele não está realmente preocupado com a ética de cobrar mais ou menos. Ele está preocupado é com o trabalho ficar bom e cobrarem o mínimo possível dele.

de qq maneira, no inicio do thread, haviam considerado R$300 como sendo um valor bom pra UMA imagem…

Rogério Penna
      Participante

o cara não disse qtas imagens ele quer pela casa acima. Mas acho q vou cobrar uns R$2500, se tiver que modelar vários ambientes.

Penso que se todos começarem a cobrar barato demais , logo estaremos trocando de profissão. Eu não modelo nada por menos de 250,00 pilas ( coisas simples) o que acho barato de mais. Não interessa se aqui onde moro tem varias pessoas desenhando tambem, se querem barato façam com eles, depois me procure pra refazer.
      Cobro no minimo dos minimos 250 a modelagem e mais 25 a 50 cada imagem que vao querere.

DANIELDESIGN
      Participante

Cara, eu vi um orçamento que fizeram para o escritório aqui. Coisa que minha chefe não ia pegar para eu fazer e era urgente. Eu mesmo não peguei pq não ia dar tempo. Foram só R$1.700,00 POR IMAGEM. 1 unica vista do ambiente. eram 5 ambientes. e mais 6 plantas baixas humanizadas. R$1.000,00 cada uma. E não entregam o arquivo 3D. Só as imagens finais. Ah, apenas 2 revisões. Senão cobrariam a mais por revisão.

Esse orçamento para interiores. Imagem de arquitetura o preço é outro.

Rogério Penna
      Participante

eu acho q o cara que me pediu isso não tem idéia de qta coisa é e qto tempo demora ou quanto pode custar

“Bom dia Rogerio, as vistas externas uma vista de cada uma das fachadas,
      principal, posterior e a lateral, no térreo as internas, uma vista da

cozinha(entrada pela sala de jantar), sala de jantar sendo a vista
      projetada pela entrada (pergolado), estar/lareira também vista projetada a
      partir da entrada pelo pergolado. Na parte do 2º pavimento uma vista da
      suite do casal e outra da suite 01. E o vídeo tendo mo maximo 5 min de
      duração, mesclando externas e internas das ja descriminadas, seria
      interessante fazer alguma animação nas escadas, tipo a pessoa vindo
      em direção ao prédio, fazendo a volta e entrando por uma porta na
      área do pergolado, entrando e caminhando pelo térreo mostrando as salas

de estar/lareira, jantar, cozinha e subindo as escadas para o 2º

pavimento mostrando ai as suites 1 e a suite do casal.”

(isso é em relação a planta postada no final da pagina 3)

DANIELDESIGN
      Participante

Uns R$ 50.000,00 seria justo?

Rogério Penna
      Participante

acho que 100 mil seria justo SE ele quiser que eu decore a casa tb (no caso, ele só me passou a planta arquitetonica, ainda não sei se vai me passar as plantas de decoração, etc)

vladsteps
      Participante

ate animação realista o cara quer?! realmente acho que ele não tem a minima idea, depois posta aquo o resultado desta novela 🙂

Sette
      Participante

Depende, se ele quer tudo isso e ele é um arquiteto, o cliente dele no mínimo vai pagar muito bem por isso.
      Ou então é a primeira vez que ele pede um orçamento para um trabalho 3d.
      5 min de animação renderizada, da uma grana boa.

DANIELDESIGN
      Participante

Ele deve estar ciente de quanto vai desembolsar por um trabalho desses…

BRUBAKER
      Participante

Bom dia, manolos.

Bom tópico e obrigado pelos links: vão ser de grande ajuda. Não tem porque ficar escondendo o jogo sobre valores: além de ser uma preocupação desnecessária, todo mundo precisa ter seu trabalho valorizado.

Sobre o assunto, mesmo não sendo da área (administrador), uma coisa eu garanto: não tem coisa pior do que prostituir a própria profissão.

Temos que ser maleáveis? Sim. Temos que ter jogo de cintura? Sim. Os valores mudam um pouco de cidade para cidade? Provavelmente. Mas tudo tem limite.

Por outro lado, também temos que, por outro lado, ter as justificativas na ponta da língua, não entrar em roubada e, o maior importante, não pagar pra trabalhar. E isso vale pra tudo na vida, em qualquer área: direito, engenharia, informática etc. Se tem gente cobrando barato, azar do cliente: se merecem.

Uma coisa que aprendi a duras penas na área de informática foi:
      1) Nunca dê preço no ato. É a maior cilada. Diga que irá mandar um orçamento assim que possível.
      2) Nunca dar um prazo exato, pois merda acontece. Quem quer cronograma perfeito é porque está desesperado e, por isso, tem que abrir o bolso (e não o prestador do serviço se virar nos 30 pelo menos valor).
      3) Deixar claro o que pode ser feito, o que não pode ser feito e o que é adicional, ou seja, jogar limpo.
      4) Parcelar e pagar uma porcentagem no início, como pontapé inicial. É justo.
      5) Ser maleável, mas sem deixar de ser firme.

Sobre o valor cobrado pelas imagens, não seria melhor cobrar por PROJETO, atrelando uma quantia “x” de imagens?

Sobre o cara do projeto da mansão aí de cima, que pede até animação, sem dúvida alguma, não tem noção do que está pedindo…

P.S: já que é um assunto que vai-e-volta, não seria melhor deixá-lo fixo no fórum? 😉

[]s

Jef Coelho
      Participante

Acho que minha area é um pouco diferente da construção civil, mas não cobramos por imagem, e sim pelo projeto. Geralmente o preço medio que cobro é de R$ 2,50 por m/projetado( o equivalente a um metro de construção real)+ 5% do valor da obra, caso venha a ser construido.

Lembrando que esses valores ja estão inclusos a criação, o detalhamento e o acompanhamento da construção.

De forma alguma pode-se prostituir essa profissão, mas infelizmente esta cheio de gente, no geral iniciantes, que cobram pouco por achar que não tem custo nenhum, porem se enganam, pois como qualquer profissão, tb exige investimento, seja em conhecimento ou em maquinario, sem contar é claro, seu tempo…

Só pra vcs terem uma ideia, na minha area, tem gente se prostituindo a R$ 1,00 o m/projetado sem mais nada…e se dão por contentes, quando pegam um projeto de 200m², porem se esquecem ou não sabem que estão ganhando menos até, que a faxineira que vai limpar o espaço antes da entrega, que cobra no minimo R$ 2,00 o metro e essa sim, com baixissimo custo.. Pense bem antes de definir seu preço, se vc não se valorizar, não sera o mercado que o fará, pelo contrario, vc estara sendo diretamente responsavel, pelo fim do proprio.

Fernando Padão
      Participante

Como cobrar, essa é uma pergunta que esta sempre presente e normalmente nos deixam dúvidas e questões mal resolvidas.
      O Allan Brito colocou em seu site uma matéria sobre isso com um link de um programinha que irá ajudar muita gente a resolver etsas questões.

Allan Brito:
      http://www.allanbrito.com/2010/12/01/ferramenta-ajuda-no-calculo-trabalhos-como-freelancer/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AllanBrito+%28Allan+Brito%29

Feat:
      http://blog.hexagonstar.com/downloads/feat/

Padao funcionou beleza o programinha. Segundo o programa devo cobrar 45,00 reais a hora. Ja da pra te uma base do que é justo.
      Valeu, me foi de grande valia.
      Obrigado.

Fernando Padão
      Participante

Oi Georgeo, que bom que gostastes, tem muita gente que vai achar ótimo.

FelipeFprojetos
      Participante

Realmente este programa vem a ser de muito utilidade!!Obrigado

Thiago-Luz
      Participante

Discutir valores é sempre complicado… existem N fatores a ser observado e confesso que o primero e NUNCA olhado pela maioria e exatamente é se a pessoa tem gabarito para cobrar o que quer cobrar. Já tive muitas pessoas vindo até mim me perguntar quanto cobrar e depois acabam falando “é que eu pedi X”, alguém que nunca fez um trabalho pra ninguém, tem suas qualidades mas sai cobrando mais que muita gente.

Cobrar por horas pra mim é errado, não tem ninguém que possa justificar suas horas trabalhadas, nada para comprovar isso e você mesmo no andamento das coisas vai perceber que em alguns trabalhos vai precisar enrolar e ai você passa a ser desonesto!

Vou dar umas dicas de orçamentos pra vcs:

– Especificar como escopo o que é o projeto a ser feito a maquete e de qual áreas vocês farão as imagens
      – Especificar o tipo de material que entregaram, só imagens por e-mail, impressas, em cd
      – Especificar o valor e explicar o pq, se é por imagem, se será por horas, por metragem
      – Especificar prazos, IMPORTANTE, destaque que só será possível seguir o prazo dependendo das informações (desenhos e informações gerais) passadas pelo contratante, das alterações passadas por ele ao longo da modelagem E de quando o contratante dará o aval para vc fazer as imagens finais, pq tem trabalhos que vc passa o prazo de 1 semana, no 5 dia vc envia as prévias finais e aguarda o aval do contratante, ele te responde no 7 dia ou uma semana depois… então fique tranquilo vc especificou claramente, o prazo não depende somente de vc e caso vc fure o prazo o que infelizmente acontece por culpa do pc, por culpa de outro trabalho no meio do caminho que rolou milhões de alterações, seja profissional, compense seu cliente e envie imagens a mais, furar prazo nunca é bom e vc precisa saber contornar a situação para não se queimar!
      -Especifique valores para grandes alterações no processo de modelagem (tem gente que muda tanto que vc precisa começar do 0, isso precisa ser sobrado) e especifique valores de alterações após as imagens finais afim de evitar que vc renderize tudo d novo só pra trocar o branco por off white :/
      – Especifique se entregará ou n o modelo 3D e se isso terá um custo.
      – Especifique no final como uma pequena observação que quanto mais desenhos e informações é melhor e tudo mais, companha um bom texto nesse sentido para n ser agressivo mas profissional.

Agora quanto a valores, eu tenho meus valores mínimos, trabalho em cima deles, nunca abaixo deles. Defina um valor mínimo para seus trabalhos. Eu cobro por imagem somente para lançamentos imobiliários pois dificilmente as pessoas costumam pagar por imagem ao menos onde moro mas nestes casos eles estão investindo em propaganda de venda. Para projetos de cliente final, cobro o meu valor mínimo para 2 imagens, acima disto 100 por cada próxima imagem, mas, por ambientes isto. Porem comecei a fechar parcerias com alguns escritórios onde acabo enviando 3 ou em alguns casos 4 imagens pelo mesmo preço, a diferença é que tenho conseguido parcerias fixas e pra mim, parceria vale muito mais que clientes!

É isso ai espero ter ajudado de alguma maneira!

Abraços

calebedourado
      Participante

aqui na minha cidade, os preços médios desse tipo de trabalho variam entre 500 a 800 mangos cada imagem… mas com imagens de boa e alta qualidade, inferior a issoeu diria q um mínim, m=ínimo MESMO seria uns 200, beirando o ridículo até.

Lucas Zatta
      Participante

Mora aonde cara?

calebedourado
      Participante

manaus

pra ser sincero, esses valores médios, são valores relativamente antigos.. faz tempo q vi esses preços, hj devem estar mais altos, com certeza.

Lucas Zatta
      Participante

É um preço relativamente alto.. digno de um bom trabalho mesmo..
      500 a 800 a imagem..
      mas se ai eh uma média da para cobrar..
      o problema eh quando tem um pessoal cobrando isso..
      ou menos.. seii lah. 200.. 150.
      e vem um e faz por 50. ai quebra.. ahuahuahua…
      mas uma vez o andeciuala comentou.. o valor do seu trabalho nao depende disso.. mas do quanto ele é bom..
      se voce se sente satisfeito com seu trabalho e ve que ele pode concorer com os trabalhos da sua cidade.. ai tem de cobrar mesmo, nunca desvalorizar seu trabalho por que tem um e outro vendendo imagens a preços baixos…. hehehehe
      vlw..

Luiz
      Participante

Bom dia,
      Fiquei sabendo que nesse próximo feriado virá um cliente fechar comigo a maquete de um edificio. Não sei realmente o que ele vai querer, sei que ele é dono de uma construtora por isso deduso que seja uma externa (tipo aquelas do Bergiliano). Gostaria de saber de vocês, quanto vocês cobrariam por esse serviço. Eu sei que muitos dirão que depende da região……, mas se possivel eu queria ter uma idéia de quanto cobrariam (mais ou menos) se fosse com vocês.
      Desde já agradeço
      Abraços

Coutinh0
      Participante

acho q vc deve ver se o predio e de alto padrao ou classe media ou classe CDE. ai depois o tamanho da obra

mas acho q se é um predio de mais de 8 ou 8 andares nada menos que 5 ou 6 mil

nao tenho mta experiencia mas acho q eu nao cobraria menos que isso.

Luiz
      Participante

Coutinho, eu imagino que seja de alto padrão e com certeza mais de 10 andares.
      Esse valor que você citou, incluiria o que no projeto?
      Quem acompanha o fórum deve lembrar que eu estava fazendo um ap, o dono desse ap que me indicou para o amigo dele (o do prédio), esse valor está bem acima doque cobrei pelo ap. Num vai pegar mal não, ou é normal mesmo um prédio ser bem mais caro?
      Valeu Coutinhooooo
      Abraços

hybryt
      Participante

Tenho colegas que cobram por imagem, normalmente 80 ~ 180 cada render. Dependendo da complexidade, óbvio.

Acho assim um jeito mais simples e justo.

aceshigh: “[…]depois renderizar um monte de imagens é o mais fácil.”

Aham, configura o vray pra ter uma boa renderização em pouco tempo. ;p
      não é fácil não, meu fi. kk
      Cada imagem tem uma config própria.

PMPROJETOS
      Participante

Acho justo cobrar por imagem renderizada, Também cobro assim.

PMPROJETOS
      Participante

Se precisar Modelar e a modelagem for muito grande, são dois valores, ou um só ( somado os dois ) “Preço embutido”.

Também depende, se o cliente vai querer só a modelam , ou só o render , enfim tudo tem que ser estudado e se for o caso cobre por Hora de Trabalho ( entre modelagem e tempo de render )

Lucas Zatta
      Participante

Novidade muito interessante pessoal:

Não sabe quanto cobrar pelo trabalho free-lance?

Se você é programador, designer ou desempenha qualquer função como free-lancer, se ligue neste software. O Cálculo Freelance traz um conjunto de planilhas para orçamento de websites e controle para webdesigners. Com esse sistema, o desenvolvedor pode calcular melhor o orçamento de seu projeto. Também é possível controlar quanto será gasto e quanto você vai lucrar com o trabalho.

Para obter o resultado, basta inserir na tabela o valor da hora de trabalho e, dessa forma, você consegue calcular o valor de cada projeto, definindo o tempo gasto em cada etapa. As planilhas são bem divididas e objetivas. Até mesmo o cálculo de impostos pode ser inserido nos campos.

Fonte da matéria e Link para download.

vlw pessoal..

Erasmo Tizzoni Junior
      Participante

Nossa, li esse tópico agora e fiquei desesperado.Gente cobrando 80 reais por imagem!? que tipo de trabalho é esse? Cobro no minimo 300 reais a imagem residencial.Trabalho em São Carlos, Araraquara e região.
      Concordo com Dércole, com o Mauricio Camargo e Georgeo sobre valores e postura.O duro é que esse pessoal “barateiro” prostitui a profissão, faz um render medíocre, modela indecentemente (isso quando consegue ler o projeto perfeitamente)e depois reclama que não dá nada. Comecem a se dar valor gente! Bons arquitetos e engenheiros sabem o valor real de um bom trabalho.

TIZZONIJR.
      Dai a importância de continuarmos a estudar os renderizadores, e os programas de pós produção. Por que só com estes diferenciais conseguiremos o preço justo. E o preço nem vem tanto ao caso, para quem estiver disposto a pagar por um trabalho de melhor qualidade.

Carloss
      Participante

é por isso que sempre digo, o bom profissional acaba tendo seu trabalho defasado, pq chega sempre aquele que oferece seu trabalho a preço de banana.

quando dava curso de photoshop, era a mesma coisa, uma choradeira pq fulano e ou siclano fazem mais barato.

eu sempre mandei eles procurarem o mais barato então, não vou diminuir a qualidade de meu trabalho que tem uma jornada de mais de 15 anos profissionalmente, para uma pessoa que tem dois ou tres anos.

a resposta é simples, vc quer aprender a tecnica, ou quer apenas apertar botão no teclado , sem saber o que esta fazendo? rs rs

neste caso aqui do topico tb, mesma coisa, mesma novela.

hoje tratando imagem, vejo a qualidade que eu aprendi, despencar de uma maneira grotesca, continuo a discutir sobre isso, e ouço do cliente, a não tem outra imagem, usa esta mesma.bons tempos em que se tratava imagens vindas de Cromo, não de fotos digitais e JPGs.

o mal de tudo, que hoje vc pergunta para uma pessoa, vc sabe o que é o formato JPG ? ninguem sabe responder, rs rs

quer trabalhar com qualidade ? não use JPG nunca. isso é para internet, não para trabalhos publicitários. mais não adianta, o fulano e o ciclano fazem, rs rs

JavaScript
      Participante

Agora sim,foi bem esclarecedor!!
      Aproveitar pra me desculpar por ter aberto um topico repetido…Exclui la Padão,pra vergonha ser menor!!ehaauehuheaheuea

Guilherme_Aquino
      Participante

Cara uma vez postei uma planilha de custo… vou procura-la aki no pc se eu achar posto com o link

Kawell_Projetos
      Participante

Pessoal tem um cliente que me pediu para fazer uma animação renderizada de uma igreja de 3 pavimentos, um é um estacionamento e os outros 2 seriam da igreja como se focem 2 auditorios para cerca de 800 pessoas, o projeto e muito grande, me foi passado em planta baixa, so que eu so iria fazer uma animação renderizada pois ja tem outra pessoa fazendo a modelagem no Sketch, então eu so iria pegar e fazer a animação renderizada.
      So que nao faço ideia de quanto cobrar e do prazo de entrega.

Anônimo
      Convidado

uma dica: informe a esta pessoa que está modelando da existência dos vários renderizadores atualmente, pois se ela é capaz de modelar a igreja então ela em 1 semana irá baixar e aprender, com risco de possuir uma imagem superior a sua , moral da história voçê terá mais um concorrente no ramo e não ganhará um tostão.

Lia Cervi
      Participante

Acabei de concluir meu curso de designer de interiores e recebi uma proposta de trabalho free, uma residencia de aproximadamente 200m² para modelar em sketchup com imagens de perspectiva simples sem renderizações, vou receber o projeto em CAD. Ja pesquisei no Fórum e os valores que encontrei eram com render, não encontrei nada parecido com que preciso e como é meu primeiro trabalho, não tenho como calcular por tempo de serviço pois não faço menor ideia de quanto tempo vou levar, este trabalho seria a primeira referencia para realizar esse calculo de hora…
      Pessoal ai do fórum que já estão no mercado a tempo, por favor me ajudem a chegar num valor…Obrigada!

Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
      Equipe de Administração
      Portal SketchUp Brasil

Rudy
      Participante

Oi, Lia. Complete teu perfil também!
      Sobre como cobrar, isto será grande dúvida para muitos, até pra mim é, pois geralmente pego pacotes de projetos onde trabalho, e recebo por mês, logo, acabei pegando poucos trabalhos “free lance”.
      Mas é o seguinte, geralmente o pessoal cobrar por imagem (renderizada), de R$200,00 à R$1.200,00, e não é o caso.
      Teu maior trabalho será mesmo a modelagem, aí já vi galera cobrando de R$30,00 à R$60,00 a hora de modelagem (mas é claro que a pessoa vai calcular quanto tempo demorará e vai orçar o total, e não, necessariamente, falar o valor/hora ao cliente).
      Também já vi gente cobrando o metro quadrado, de R$7,00 a R$15,00 o m².
      Eu, particularmente, iria analisar o projeto, imaginar quanto tempo eu levaria para executá-lo, fazer alguns cálculos e ver quanto eu “quero” ganhar.

Talvez eu tenha dado uma luz no fim do túnel (ou não). hehe
      Abraços

Rudy
      Participante

Obs.: Estes valores podem ( e devem) ser alterados caso você decore o ambiente (criação de mobiliário, etc), pois aí, você não estará cumprindo apenas a função de modelar, mas também a de criar.

Lia Cervi
      Participante

Boa noite Rudy! Você me ajudou muito, porque ninguém tinha postado esses valores separados ( render e modelagem), pelo menos não achei! tinha uma ideia de valores pela tabela da ABD, mas tambem é pelo projeto todo. Quanto ao calculo por hora, fica difícil para quem esta começando porque com pouca prática demoramos mais para finalizar um trabalho.
      quanto ao perfil me desculpem, estou apanhando muito para postar…acreditem ou não…nunca participei de fórum na vida…e estou mais perdida do que possa imaginar…demorei uns 20 minutos para achar a sua resposta….kkkkk
      Muito obrigada!!!

Nayane
      Participante

Bom dia

Nesse artigo vi vários comentários sobre como cobrar. Gostaria de tirar uma dúvida sobre quanto cobrar por animação da maquete mesmo?

Eu fiz uma modelagem de uma escola que só de construção deu 3.530,68 m² e tive 35 horas de trabalho para deixa-la como a cliente pediu.

Quanto deveria cobrar pela minha hora, só quero ter uma base.

Podem me ajudar?

OBS.: não consegui postar essa dúvida como um post meu mesmo no fórum. Sou nova aqui.

@nayane, acho que se alguém te disser quanto seria um valor cobrado no mercado, provavelmente essa pessoa não tenha muita experiência.

A meu ver, o valor mais correto seria vc somar todos os seus custos de trabalho, ou seja:

• gastos anuais com hardware, software e outros custos maiores como estes de longo prazo.  Soma tudo e divide por 12 (1 ano);
      • gastos mensais, como energia, aluguel comercial (quando houver), INSS, etc.

Depois pesquise ou estime quanto um profissional do seu nível ganha por mês quando é funcionário de uma empresa.

Por fim, some tudo, esse seria o seu “salário” mensal. Depois divida este valor pelo número de horas que trabalharia por mês, que geralmente é 160 horas (40 horas semanais), então terá o valor que vc cobraria por hora.

Digamos que vc chegue em um valor de R$50,00 por hora trabalhada, então seu trabalho de modelagem teria dado R$1.750,00. Depois calcule da mesma forma pela animação, considerando quanto tempo vc levaria para configurar a animação no SketchUp ou no renderizador que irá utilizar + o custo do tempo de renderização (neste vc só não considera a sua mão de obra).

Particularmente não acho justo pra nenhuma das partes cobrar por metro quadrado, no caso da modelagem, e nem por segundos, no caso da animação, sem considerar o projeto, pois cada projeto tem sua complexidade. Por exemplo, um projeto pode ter 10 mil m² mas ser apenas um grande galpão com poucos detalhes e vc faria uma maquete em poucas horas, enquanto pode haver um outro projeto de 10 m² super detalhado, cheio de móveis que vc teria que modelar e teria que trabalhar alguns dias para terminar, cobrar o mesmo valor por m² seria justo para vc e os dois clientes?

Visualizando 67 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg