Foruns dos Grupos Forum Outros assuntos

Voltar

Padrões de Construção/Arquitetura

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
      sonnekonig
      Participante

Fala galera
      Eu há um tempo venho mexendo com o SketchUp quando me sobra um tempinho, o fórum desde o começo me ajudou muito, mas tem uns assuntos off-topic que eu acho que seria muito interessante ter
      Já que pelo que percebo (e comigo também é assim), todo mundo que está começando, ou faz formas sem “utilidade”, apenas para familiarizar-se com as ferramentas, ou começa com algum projeto de casa, ou coisas mais simples
      Eu já algumas vezes comecei a fazer o que seria a casa que quero construir, mas me deparo com dúvidas que não tem nada a ver com o programa e acaba por me desanimando de continuar
      Caso tenha algum arquiteto, engenheiro, ou alguem que entenda um pouco mais desse tipo de coisa, acho que seria interessante fazer um guia pra galera, com padrões de construção
      Vou por algumas das dúvidas que eu tenho, e peço que quem tiver outras também fale neste topic, ou mesmo alguem que saiba responder, que “adicione” outras coisas que também ache importante

– altura de um degrau
      – largura x altura de uma porta
      – altura de uma janela (do chão até aonde começa)
      – altura de um andar
      – altura de mesas e cadeiras
      – altura de camas e sofás
      – altura de pias e balcões
      – largura de uma parede

espero que seja uma idéia válida 🙂
      obrigado

POLISZUK
      Participante

altura do degrau varia eu sempre uso entre 17 a 18 cm mas tem uma regra padrão para determinar a altura (duas vezes o espelho + o patamar tem de ficar entre 60 e 65 cm.)

largura da porta banheiros 0.70 cm demais dormitórios 0.80 e em alguns casos 0.90 e banheiro de deficientes 0.90 e altura de 2.10 m

altura de uma janela varia sempre termino ela com 2.10 metros de altura pois aproveito a cinta de amarração que geralmente peço para passarem em minhas obras nesta altura , em relação ao peitoril geralmete eu uso em salas 1.00 m com altura da janela de 1.10m , banheiros peitoril que uso é de 2.25 m altura de 0.60 pois geralmente uso um pé direito de 3.00 metros assim ela fica entre as duas amarrações para que vc calcule o tamnho de janela que vc deve por em seu ambiente existe uma lei no código sanitário que viabiliza isto (lá vc vai ver que geralmente ambientes que não servem tanto para leitura e estudo pedem 1/8 da área do ambiente em iluminação mas da uma olhada no código, na cozinha deixo peitoril de 1.10 metros e altura de 1.00 devido à pia

a altura de um andar que seria p pé direito varia se~eu não me engano não pode ser inferior a 2.60 metros geralmente se usa 3.00

em relação a móveis não sou o mais indicado, mas tem gente aqui no fórum que vai te ajudar

pias com 0.85 m e balcões com 1.10m ou 1.15m

largura da parede ser for de 1 tijolo (geralmente divisas) 0.25m internas(geralmente divisões) 0.15M

espero ter ajudado

Sonnekonig, ótima idéia a sua, deveríamos sim ter um tópico desse, mas enquanto isso não acontece, consulte um livro chamado DIMENSIONAMENTO EM ARQUITETURA, autor Emile Pronk, 2ª edição, Ed. Universitária, UFPB. (Universidade Federal da Paraíba).

Nesse livro são abordados itens como composição, proporção e claro vários dimensionamentos. É barato e totalmente ilustrado, vais gostar.

Fernando Padão
      Participante

ola pessoal
      retificando e ratificando algumas questões expostas.
      – Cada prefeitura tem seu Código de Obras (umas copiam de outras) onde são estabelecidos os padrôes de contrução.
      – As escadas além de vários outros parâmetros tem como base a fórmula de Blondel, que diz: 63cm <(2h+b)< 64 cm.
      Quer dizer que duas vezes a altura + a base devem estar entre 63 e 64 cm.
      – Peitoril de uma janela (parte de baixo), uma boa altura deve estar entre 90 cm e sua verga (parte de cima) em torno de 230 a 240 cm.
      – Alturas de um pavimento (ver código de obras de sua região). Aqui uma opção em função da necessidade do projeto.

– Altura de mesa de refeições e de trabalho em torno de 74 cm
      – Cadeiras o assento deve estar em torno de 44 cm.
      – Observe você sentado, a dobra do joelho deve ser de 90 graus.
      – Camas também devem estar nessa altura, os “box” são normalmente mais altos, e os colchões para idosos devem ser mais altos também.
      – Balcões de trabalho na cozinha deve estar em torno de 90 cm. E os armários áereos a 150 cm do piso.
      – De bar em torno de 110 cm.
      – Distribuam de forma triangular os equipamentos: fogão/pia/geladeira. imaginem você usando a cozinha, ela deve ser prática e funcional. Nem sempre o que se vê nas revistas funcionam, elas são mais cenográficas. Cozinas abertas são bonitas mas não práticas no dia a dia.(cheiros e fumaças).
      – Sempre que fizer uma casa observe que o piso interno deve ser mais alto que o externo variando de 10 a 15 cm.
      – Os beirados dos telhados variam com o estilo construtivo, as casas normalmente tem um beirado de 80 a 100 cm, podendo ser tamb´m curtos de 50 a 80 cm . Isso varia de região para região, assim como a inclinação do telhado varia de regiões mais frias para as mais quentes. Esta relaciaonado com a chuva, neve, ventos, localização geográfica (serra – praia). etc.
      – Uma dica para quem não é arquiteto ou engenheiro, na hora de modelar uma casa, observem como as casa são construidas, a observação enrriquece seus conhecimentos.
      até

torak
      Participante

Olá pessoal tudo beleza?
      Então para as pessoas q tem duvidas sobre medidas e outras coisas vcs podem comprar um livro chamado neufert ( a arte de projetar em arquitetura) o bom é q ele é em portugues.

Esse livro tem medidas e outras coisas bem interessantes.
      Espero ter ajudado 😎

sonnekonig
      Participante

muito obrigado a todos que já tem respondido, lembrei de mais uma “dúvida” em relação a esses padrões: garagem
      quais as medidas mínimas para uma garagem?

obrigado!

Fernando Padão
      Participante

sonnekonig escreveu:
      muito obrigado a todos que já tem respondido, lembrei de mais uma “dúvida” em relação a esses padrões: garagem
      quais as medidas mínimas para uma garagem?

obrigado!

Um tamanho padrão que se usa por aqui é de 2,40×5,00m.

Marcos-on-line
      Participante

Muito bom esse tópico, as respostas foram de grande impotância.

Valeu pessoal!

Fernando Padão
      Participante

Um detalhe de lareira…

phmeier
      Participante

Po maneiro mesmo !! Agora existem varias variações. . digo isso por causa das observações que fiz em casa que morei e na que moro e em casa que visito costumo observar muito as coisas principalmente agora com o sketchup ! essas medidas são padrões correto? Mas nada impede de mudar. .. ou existem regulamentações minimas e maximas? por medidas de segurança e tal?

Por exemplo ond eeu estou , tem um parede de uns 8 metros mais ou menos e o teto tem um caimento de uns 2,80 para uns 2,60 . essa parede comporta uma porta e dois janelões em que a janela fica no maximo a 40 cm do chão e uns 15 do teto e as janelas e a porta são separadas por um vão de mais ou menos 10 cm tb. Ou seja janela enormes . Eu vou muito de medir as coisas na hora de criar. .ou seja.. quero um armario para a sala. tiro medidas de alguns moveis que tenh o aqui e monto de acordo com a necessidade e por assim vai !! Sites de moveis tb são uma referencia !
      Agora quanto a aspectos arquitetonicos como niveis ideiais e etc .. isso só pegando essas informações mesmo !!!

DDida
      Participante

Foram passada a voce algumas medidas padrões, que mesmo sendo padrões podem variar de região para região e dentre as necessidades dos clientes, a garagem por exemplo é uma que varia muito depende tb dos veículos, mas creio que ja da para vc ter uma base, de tb uma uma olhadinha em dimensões de elevadores, largura minima das escadas(1,10m em MG caso o projeto tenha que ter aprovação do corpo de bombeiros), largura mínima de aréas de circulação de uso comum, inclinação de rampas para veículos ou cadeirantes, dentre outros, são padroes que existem em normas como as do corpo de bombeiro, codigo de obra de sua cidade, ou plano diretor local e abnt!
      Tento estar dentro dos padroões minimos, em alguns caso tenho que fugir mas nunca fora do padrão!
      Haaa, e pra que é empreendedor da construção civil de tb uma olhadinha nos padroes minimos de habitação para financiamento da caixa economica federal!

ManchaWeb
      Participante

realmente varia muito de regia p/ regiao…..
      eu tambem nao sabia… até começar a projetar

e me deparei com varias coisas… q no raciocinio logico parecem sem fundamento….

por exemplo…… aonde vou construir…. tem uma grande diferença entre “jardim de inverno” e “fosso de luz”……

ou outra… se quiser fazer um espaço lateral e se for colocar uma janela neste espaço… ele tem q ter no minimo 1,5m…. de largura… se nao tiver janela… o minimo de espaço passa p/ 1m… distante da divisa do terreno……

outra coisa que me deparei é com o maximo que posso levantar o piso da residencia em relação a rua… que é de no maximo 30cm….

e outras coisas…… e por estes exemplos que postei aqui… e outros que tive que mudar quase todo o projeto…. 😀

agora estou vendo mais alguns ajustes……. mas creio que nao precise mudar mais nada.. conforme o M. descrtivo….

mas otimo topico!

Fernando Padão
      Participante

Para projetos arquitetônicos existem 3 normas básicas a considerar.
      – NBR (Normas Brasileiras) Estas normas prevalecem sobre quaisquer outras.
      – Plano Diretor
      – Código de Obras.
      Depois vem:
      Normas de incêndio
      Da companhia de àguas (aqui se chama Dmae)
      Normas elétricas de baixa e alta tensão. (RIC)
      Leis complemetares
      Decretos
      Resoluções interpretativas
      Normas de gás
      Ergonometria
      Normas de Saúde
      Sman (meio ambiente)
      e assim por diante…

Só este forum mesmo pra nos surpreender. Quero agradecer ao Torak por me judar a lembrar o nome de um livro que eu tinha a tempos atrás e perdi em meio a uma mudança – Neufert (noifá), A Arte De Projetar Em Arquitetura.
      Mais do que a tristeza por ter perdido o livro ficava triste cada vez que tentava lembrar o nome e não conseguia.
      Este livro é sem dúvida maravilhoso e tudo que vc procura de padrões e proporções se encontra nele. E a parte mais interessante são as proporções humanas. Você tem desde espaço mínimo necessário para uma pessoa erguer uma caixa do chão e colocar numa prateleira, por exemplo, até a área nescessária para um avião jumbo fazer uma manobra em terra.
      Realmente indispensável. Mais uma vez obrigado Torak.

ManchaWeb
      Participante

o iBrauna , eu consegui uma copia do livro…. fazendo uma busca no site http://www.4shared.com, la tem

e realmente lendo algumas paginas… as primeiras… ja vi que o livro é muito bom!
      tem bastante informação!

Vinicius Fortes
      Participante

iBrauna escreveu:
      Só este forum mesmo pra nos surpreender. Quero agradecer ao Torak por me judar a lembrar o nome de um livro que eu tinha a tempos atrás e perdi em meio a uma mudança – Neufert (noifá), A Arte De Projetar Em Arquitetura.
      Mais do que a tristeza por ter perdido o livro ficava triste cada vez que tentava lembrar o nome e não conseguia.
      Este livro é sem dúvida maravilhoso e tudo que vc procura de padrões e proporções se encontra nele. E a parte mais interessante são as proporções humanas. Você tem desde espaço mínimo necessário para uma pessoa erguer uma caixa do chão e colocar numa prateleira, por exemplo, até a área nescessária para um avião jumbo fazer uma manobra em terra.
      Realmente indispensável. Mais uma vez obrigado Torak.

iBrauna tenho que te agradescer pela dica. Baixei o livro e ele é d+, muito completo.

Fernando Padão
      Participante

A respeito de outro tópico sobre questões arquitetonicas fora deste – inclinação de telhados.

Podemos ter:
      Telhas portuguesas= 30%
      Romana= 30%
      Germanica=45%
      francesa=45%
      telhão colonial=20%
      paulistinha=35%
      uruguaia=45%

Fernando Padão
      Participante

telhas, continuando…

Fernando Padão
      Participante

Fernando Padão
      Participante

Fernando Padão
      Participante

Neste site voces poderão ver e aprender como fazer um telhado.
      http://www.ebanataw.com.br/roberto/telhado/index.php

Will-
      Participante

vlw galera,ajudou a todo mundo!

Carloss
      Participante

ola amigos

desculpe reviver este topico, mais tenho uma duvida que esta relacionado a o titulo do topico e li as 3 paginas, e nenhuma abordagem.
      sei que cada municipio/estado tem suas regras com relação a isto, então pergunto aos arquitetos de São Paulo capital, quais as regras que a prefeitura coloca sobre uma reforma/ampliação de um sobrado residencial.

com relação a recuos, por exemplo. o sobrado em questão esta contruido em um terreno de 100 mt2, em cima da garagem tem uma lage com telhas sobre a lage, quero trasnformar em varanda para meu quarto e usar um pequeno avanço para fazer um banheiro, mais me falaram que tem que deixar recuo ? recuo do que se ja tenho a lage pronta ? preciso trocar ideia com algum arquiteto desta região, pois embreve precisarei tb de seus serviços, mais antes quero saber se meu projeto pode ser ou não aprovado. se precisar posso postar fotos do 3D, tenho ele sem reforma e com reforma.

obrigado

Carlos

Carloss
      Participante

ola, ninguem de São Paulo para tirar a duvida acima?

resumindo, o que preciso saber é, em uma reforma, se desejo aumentar um comodo em cima da garagem que já é coberta, aonde sera metade varanda aberta,e uma pequena parte aproveitada para fazer um banheiro transformando meu quarto em suite. estou na zona norte.

pesquisando na internet achei algumas informações importante no site da prefeitura e em um blog.

TO (taxa de ocupação) – mostra a % do terreno que pode ser ocupada pela porjeção da edificação.

descobri que esta TO não depende do numero de pavimentos e sim da area ocupada, ou seja se no andar terreo eu tenho X metros construidos, e no andar superior construir exatamente em cima desta area ja ocupada, a TO não muda, mudaria apenas se eu avançasse fora da area ja construida no andara terreo.

agora, alguem sabe me dizer se esta TO é o IPTU ? ou algo assim?

outra info importante, é o coeficiente de aproveitamenteo.

o codigo de obras é uma piada, enrola no linguajar,e não te fala nada, como descobrir isso? achei o que precisava, porem ele não explica nada.

isso realmente parece uma mafia para vc gastar com consultoria,e depois ainda com o projeto, porisso nosso pais não vai pra frente, ta sempre se arrastando. quero me enteirar do assunto, para depois ir direto ao ponto, sem desperdicio de dinheiro.

se algume puder ajudar com estas infos fico grato.

não sei como calcular isso, achei o coeficiente que diz respeito a minha zona, esta assim, min 0.20, basico 1.00 e maxi. 2.00.

pelo que entendi eu deveria multiplicar este coeficiente pela area do terreno (100mt),e saberia qual a area maxima que posso construir.

mais não achei nada que me diz a respeito de recuos.
      minha casa ja esta contruida em dois pavimentos, que ocupam o terreno todo, ja que a garagem é coberta e o quintal tb, acho que deve ser considerado como pavimento, certo? e isso esta legalizado na prefeitura, não foi construida ilegalmente. o unico recuo que tem é um corredor jardim de inverno do lado esquerdo do sobrado, do lado direito ele é germinado.

Carlos

Fernando Padão
      Participante

Ola Carlos, eu não sou de São Paulo, mas as regras basicamente são as mesmas com diferenciais por zoneamento estipulados nos planos diretores de cada cidade.
      1- sua estrutura inferior comporta a carga que será acrescida sobre estes elementos?
      2- TO – Taxa de ocupação é a projeção máxima da cosntrução sobre o terreno.
      3- O Iptu é cobrado pela área total existente registrada em cartório.
      4- O indice de aproveitamento é baseado numa tabela estabelecida por zonas. Cada zona da cidade tem um valor de multiplicação para chegar ao valor máximo de área cosntruida permitida.
      5- As leis e seus códigos tem um texto técnico que para quem é leigo isso é dificil de entender.
      6- Por isso existem os profissionais, você deve contratatar um profissional habilitado para lhe dar as devidas soluções aos seus problemas.
      Você não obtura os próprios dentes e nem nem advoga num tribunal por conta própria, por que deveria construir sua casa sem conhecimento de causa. Como você mesmo disse, por isso o pais não vai pra frente. Por que tem gente fazendo coisa que não deve.

Um dos problemas que vejo na facilidade de uso no Sketchup, é que qualquer um se acha arquiteto e engenheiro, enquanto estiver só no desenho não é problema, mas quando quer passar para o campo técnico, ai a coisa muda de figura.

“Construa certo contrate um Arquiteto”

Carloss
      Participante

sim, padão. eu sei de tudo isso que você falou, e claro oficialmente não poderei seguir adiante sem um profissional, afinakl que tem que assinar a planta é ele. sei que tenho que contratar um, mais isso só la na frente, estou apenas tirando duvidas do que posso ou não fazer na minha zona de localização, numa reforma.

não quero um arquiteto que funcione que nem um pedreiro, vc manda fazer arroz e o cara faz feijão. entendeu ?

quero um arquiteto que aceite a vontade do cliente, e se ouver mudanças que sejam minimas dentro da lei, mais a estrutura e a colocação dos ambientes, devem ser aceita como o cliente quer.

no momento, estou apenas tirando duvidas, para saber se o projeto que quero fazer pode ser feito, só isso. tenho que pagar por esta informação?

não fiz o projeto inicial no sketchup, não estou me baseando em desenhos bonitos ou 3D, estou me baseando no meu gosto pessoal, de como quero minha casa. meu projeto esta feito em um aplicativo que trabalha com modelos criados no sketchup, este aplicativo é destiando realmente a arquitetura, se algum arquiteto aqui usa Mac, deve conhecer o “Live interior 3D”, ele cria a sua planta baixa, e automaticamente vai desenhando o 3D para vc, aonde v insere os elementos vindo do Sketchup.

não sou tão leigo assim, em arquitetura, é uma area que gosto muito , somente não estudei para isso, mais meu irmão mais velho, ja falecido se formou em arquitetura, infelismente veio a falecer antes dos 22 anos, mais pude acompanhar de perto, e aonde criei gosto e um certo conhecimento em desenhos arquitetonicos, afinal ele era apenas um ano mais velho que eu.

mais o maior problema aqui em São Paulo, é alguns profissionais gostão de fazer as coisas do jeito deles, e não do jeito do cliente.
      é facil analizar quando esta opinião do profissional é para melhorar, ou não o ambiente. claro opniões que considero coerentes, aceito de boa sim, como ja aceite.

mais o que quero é ter a minha vontade atendida, meu imovel reformado do meu jeito. entendeu ?

sobre o indice de aproveitamento, eu postei acima, que achei meu indice, mais não compreendi como usar, fiz a conta mais nada ficou claro.

e deixei claro tb, que preciso de um profissional de São Paulo, que em breve contratarei. mais antes disso são só planos e planejamentos.

obrigado

Carlos

Fernando Padão
      Participante

Oi Carloss, não quis ser muito contundente em meus comentários, mas acabei sendo pelo jeito. Na verdade o que estava querendo dizer é que estas leis e suas interpretações são muito técnicas, dificil de entender sem a ajuda de um profissional. Mas não impossível.
      Aqui podemos conseguir no site da Smov ( secretaria de obras e viação) dados relativos ao terreno e suas variantes dando o endereço do terreno. Claro depois precisamos do plano diretor para achar através destes códigos as informações que precisamos. Ai em SP não deve ser diferente.

Carloss
      Participante

blz, e vc não foi contudente não amigo. fica tranquilo, tens é me ajudado muito, veja que mesmo não sendo de São Paulo se prontifica a responder. fico grato por isso.

ainda estou a procura de um arquiteto de minha região, pois achei algumas informações no site da prefeitura que são divirgentes.

creio que não terei problema na pequena ampliação que farei, ja que ela ocupa um espaço ja construido no andar terreo.

vou colocar tudo num papel e correr atraz de um arquiteto de confiança.

obrigado pelas dicas.
      abs

Carlos

krenrs
      Participante

Oi pessoal!!
      Estou tentando baixar a versao 8 free do sk, mas na hora de abrir o programa ele avisa q a licença venceu..tentei umas 18 vezes..estou usando a versao 7..porém a 8 é superior.
      Até

Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Atenciosamente,
      Equipe de Administração
      Portal SketchUp Brasil

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg