Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Outros assuntos
Ola
Meu nome é José, sou iniciante no SketchUp e estou com um problema bem chato ao importar arquivos .DWG
O meu arquivo DWG tem a planta baixa de uma casa, mas quando eu importo para o SU os vários elementos estão em “planos diferentes”…
Tentando explicar melhor, quando eu seto a visualização para ver de cima (Camera -> View -> Top), o desenho está correto, mas se eu vejo de lado, por exemplo, o desenho está a maior bagunça…
Existe alguma forma de trazer todos os elementos para a “altura 0” no SU?
Eu não tenho o autocad (recebi o arquivo DWG de uma arquiteta), então não tenho como fazer alterações no arquivo DWG. Precisaria de uma solução no SU.
Se alguém puder me dar alguma dica, agradeço muito
José
As questões só serão respondiadas após a apresentação.
Antes de participar leia as regras.. aqui
ola guedes, esse probelma é de thickness no cad.
Quem desenhou, não se deu conta destes erros de digitação saindo do plano 0 (zero).
No cad se tem muitos erros é chato de corrigir, um por um.
Mo Sketchup, ja presenciei isto vindo do cad com problemas de tickness, bem não tem como arrumar, isso tem que ser feito no cad.
Peça para quem te mandou, arrumar isso ou vais ter que desenhar de novo.
Olá, arqpadão, realmente é um problema que não sei sua origem. Mas Deus me mostrou um jeito de resolver esse problema !
1. Instale o programaAide PDF to DXF Converter 9.6
2. Primeiro no AutoCAD converta para cm o desenho ( eu acho mais prático que no sketchup alterar a escala; assim não dá aqueles saltos o desenho ).
3. Agora no AutoCAD salve como PDF o arquivo usando o próprio AutoCAD e não aplicativos
4. Agora use o programa Aide PDF to DXF Converter 9.6
5. Convertido o arquivo para dxf, salve em dwg
6. Agora o desenho estará no plano top, mas todas as curvas ficam interseccionadas
7. Para resolver, com a régua, ligue o inicio do arco com o final; depois puxe outra linha paralela até a distancia máxima do diametro;
8. Agora apague o arco antigo que veio no arquivo convertido
9. Depois faça o novo arco e já altere o valor da curvatura para 0.99 máximo, pois depois que fecha a area o su impede alteraçao do valor..
10. Tem que fazer com todos arcos e circulos no desenho
É trabalhoso, mas é melhor que refazer todo projeto de novo !
Deus com todos ! Alexandre Maeoka
Nossa, resgatou esse do fundo do baú eim..
Pessoal, nada a ver com o tópico do colega, mas o fórum está com uns bugs muito estranhos.
Aproveito para perguntar, cadê o moderador Marllon? Faz tempo que não vejo mais ele aqui;
É por isso que apoio a criação da página do FB, para movimentar o fórum de novo;
Ola, gente, atualizando o post acima ! Eu mesmo não tinha me dado conta disso, ajuste as curvas no AutoCAD após a conversão do PDF para o AutoCAD, pois é incomparavelmente mais fácil e rapido que no sketchup. Depois importe o arquivo no sketchup. Acredito que lá não vai precisar ficar aumentando o valor do arco…
Otimo dia a todos ! Alexandre Borges
Equipe de Administração
Portal SketchUp Brasil
LINHAS COPLANARES , Grande problema, de tanto pesquisar achei outras soluções mais praticas, que acima .
Pelo visto o problema foi resolvido, encontrei 05 soluções:
1. Primeira : Uma das formas de solucionar esta dificuldade é através da criação de um novo botão na barra de menus e adicionar o seguinte código:
^C^C_UCS;;_move _all;;0,0,1e99;;_move _all;;0,0,-1e99;;_chprop;_all;;_thickness;0;;^M;
Depois disso, basta clicar no botão que acabou de criar e seleccionar as entidades em questão, ou o desenho inteiro se for o caso. Garanta que o seu UCS está definido para World.
_____________________________________________________________________________________
2. Solução 2: Salvar o arquivo em PDF no Autocad e converter depois em .dxf pelo programa Aide PDF to DXF Converter 9.6
_____________________________________________________________________________________
3. Uso de um lisp chamado Ele.lsp :
1. Entra no desenho
2. Se o desenho for muito grande faça por partes, mas limpe antes ( se for para o su ),
3. Selecione o desenho, e clique ch ( change ), no canto esquerdo veja o numero de entidades, o lisp vai perguntar
4. Carrega em Tools > Autolisp > Autoaplication. Load ( carrega o lisp ).
5. Salve o desenho
4. Como colocar as linhas todas no plano z = zero ( trabalhoso : linha por linha )
Clique na linha e digite ch ( change ) clique dentro dos valores de cota z que estiverem desabilitados e mude para 0.00 , dê enter e todos mudam, as vezes é preciso digitar em dois campos de 03 campos que tem. Após isso salvar.
5. Gerar um PLT do arquivo, depois inserir de volta com um lisp do tipo hpglin.lsp. Depois é só escalar. Dá prá separar layers, em função das penas.
Já usei a opção 4 uma vez.
Isso é gerado pela falta de atenção de quem desenha.
Arqpadão, um amigo me disse que isso é gerado por usar o snap ligado, será ? Porque no AutoCAD não importei nada em 3D ….
Agora de todas opções a que obtive melhor resultado foi convertendo para PDF com o programa PDF24 escolhi folha A0, depois usei o programa Aide DXF Converter 9.6, para converter para dxf. Quando abrir o arquivo dxf , o desenho sai da escala, precisa ajustar de novo . ( Divida uma medida correta pela medida errada que esta dando o desenho e coloque este valor no scale ). Agora eu costumo passar para cm x100 scale. E creio que isso deu diferença, importe no sketchup em dxf e deixei tudo desclicado ( principalmente a opção coplanar e a que fixa a origem ( mas descliquei tudo ). Assim quando importar vai vim tudo melhor ajustada que usando o conversor para PDF do AutoCAD… As outras opções não obtive bons resultados…Ajustar linha a linha é muito trabalhoso, não sei como selecionar tudo de uma vez, Arqpadão… Espero ter ajudado….
Olhe este tutorial, faça um teste.
http://radneves.blogspot.com.br/2011/08/comando-flatten-autocad.html
Arqpadão, grato pelo tutorial.
Estou com um problema serissimo, socorro… !
rs.. postei a duvida em Forum, outros assuntos _ Modelar arruamento em cotas diferentes em esquinas, não estou conseguindo….o projeto ocupa a esquina toda….segue imagens no post…
Alternativa para alterar o valor Z de objetos para zero
Valeu pela dica @luanaa!!
Aproveitando pra deixar esse tópico ainda mais atualizado, agora temos mais uma alternativa.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.