Foruns dos Grupos Forum Outros assuntos

  Voltar

Revista SketchUp Brasil

Visualizando 48 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #117990

      Olá pessoal

      Quero propor ao fórum a elaboração de uma Revista SketchUp Brasil para partilhar o conteúdo mais relevante gerado aqui mesmo no fórum.

      Na maioria das vezes é partilhado o resultado (imagens), mas não o processo que o gerou e muitas vezes gostaríamos saber como muitos artistas (Arquitetos, designers, etc) “seniores” que usam o fórum e não só cresceram e se comportam hoje na carreira.

      Ainda não está definido nada, apenas sugestões, cogitações e tal …

      Antes gostaria saber da opinião do pessoal aquí no fórum. O QUE ACHAM?

      Abraços e sucessos

    • #117996

      É isso aí pessoal!

      O @Joshen entrou em contato comigo, em particular, para me fazer essa proposta e conversando achamos que seria legal escutar mais opiniões e discutirmos em grupo para encontrarmos um formato que seja interessante para todos.

      Então, pedimos a ajuda de todos para discutirmos como será a cara dessa revista. Só pra ficar claro, a revista é online e não impressa!

      Bom, convocando alguns peixes grandes que conheço aqui do fórum… hehehe…  @arqpadao, @mauriciocamargorj, @TIZZONIJR, @_newbe, @fabioid, @metro_arq, @meireles, @DErcole, @allandesigner, @mfzanela, @BrunoSiller, @jpprezotti, @Rica, @brucassol, @WerleiPurgatto, @Leandroteixeira

      Com certeza esqueci de várias pessoas, quem lembrar de mais alguém que possa ajudar convoca aí!

      Abraço a todos!

    • #117999
      Bruno Siller
      Participante

      Opa! Achei a ideia fabulosa!

      Se precisar da minha ajuda, estamos aí!

    • #118006
      Fernando Padão
      Participante

      Pode ser interessante.

       

    • #118007
      Leandro Teixeira
      Participante

      Muito bacana a ideia!! Colaboro com oq estiver ao meu alcance =D

       

      Abraços!!

    • #118008
      Werlei Purgatto
      Participante

      Muito tempo que não faço um render, mas no que eu puder ajudar, estou por ai.

       

    • #118009
      Allan Rodrigues
      Participante

      Dou total apoio, inclusive onde estudo eles reforçam muito essa questão de que os alunos podem e devem escrever artigos para revistas, e se precisar estou aqui pra ajudar. Parabéns pela ideia @Joshen.

    • #118012
      Ricardo Soave
      Participante

      Olá, faz algum tempo q não posto nada, mas estou sempre acompanhando o fórum, achei a iniciativa muito bacana,

    • #118025
      Rafael Henrique
      Participante

      Ótima ideia amigo, eu quase não posto no forum, mas estou disposto a ajudar no que for preciso!

    • #118047
      Fábio Silva
      Participante

      @danielreple, bacana a idéia se estiver ao meu alcance estou ai para colaborar.

    • #118051
      João Pedro Prezotti
      Participante

      Muito legal a ideia!

       

      Alguém já tem alguma sugestão? Seriam edições mensais, correto?

      E o foco seria mais modelagem, ou também renderizadores? Sei que temos profissionais muito bons aqui com o Vray, Thea, e KT (que imagino serem os principais renderizadores p/ SU)

      Agora, sobre modelagem, embora tenha muita gente boa por aqui também, é raríssimo vermos algum trabalho que não envolva residências, então esse foco em modelagem acho meio complicado.

      Envolveria algum tipo de assinatura (paga ou gratuita)? Acho que seria legal disponibilizar alguns recursos para assinantes, como blocos, texturas etc.

      Acho que essas são algumas questões que já podemos começar a discutir.

      Uma sugestão minha de conteúdo, seria uma seção focada em algum plugin (algo como “plugin do mês” ou coisa do tipo) onde um (ou alguns de nós) falaremos sobre esse plugin (aplicações, tutoriais passo à passo, etc)

      Abs!

       

       

    • #118053
      Allan Rodrigues
      Participante

      Legal a sugestão de blocos para assinantes, eu por exemplo tenho vários blocos que disponibilizo apenas para alunos e que poderiam ser disponibilizados para a revista, se tratando de modelagem poderíamos focar em modelagem de blocos também, e não apenas arquitetura e interiores.

    • #118068

      Legal pessoal, é muito bom ver que muitos se interessaram!

      Valeu @fabioid, mas o mérito é todo do @Joshen, eu só estou acreditando na ideia e vou ajudar junto com todos que tiverem interesse, mas propus para ele que ele organizasse essa revista.


      @jpprezotti
      , a ideia está realmente bem no inicio, o que temos já foi falado pelo @Joshen.

       

      O que ele sugeriu foi pegarmos tópicos em destaques do fórum, que tenham algum potencial de trabalharmos melhor sobre oque foi postado, independente do assunto.

      Essa questão da assinatura não havia nem passado pela minha cabeça, logo depois que acabei de ler oq vc escreveu eu imaginei que seria algo que dificilmente daria certo, mas pensando melhor,  se feito de uma forma correta pode ser muito interessante! Na minha opinião, o conteúdo tem que estar disponível para qualquer um que pesquise na internet, seja assinante ou não.  Mas uma assinatura paga talvez poderia dar certo para disponibilizar os arquivos (blocos, texturas, etc), e os recursos gerados poderiam ser divididos entre as pessoas que criaram o tópico, editores da revista e uma menor parte para ajudar a cobrir as despesas do site. Se desse certo, acho que seria um bom estímulo para todos!

      Valeu @jpprezotti! Ideias muito boas!

    • #118072
      Fábio Silva
      Participante

      @Joshen quando teremos um wireframe da sua idéia?

    • #118075

      Boa tarde, pessoal.

       

      Poderia ser feito algo semelhante (ou pegar ideias para criar um layout com a essência do Sketchup Brasil) às revistas de CGI gringas (3D World; 3D Total; 3D Artists; Imagine FX…). Fazer a revista mensalmente reunindo os melhores tópicos do fórum (dividindo em suas respectivas seções); criar tutoriais exclusivos; criar uma seção de portfólio com os melhores trabalhos (ou dos maiores colaboradores; ou de assinantes; ou de usuários que mandassem seus trabalhos para a equipe da revista avaliar e se for pertinente, colocar na seção); apresentar reviews de aplicativos 3D/2D, plugins/scripts e renderizações…

      Não sei se algumas destas ideias seja útil, mas foi algo que pensei lendo os posts aqui feitos e como leitor de algumas das revistas citadas.

       

      Abraços.

    • #118087
      meireles
      Participante

      Também gostei da ideia.

      Acho que poderia começar com os autores de projetos que estão na página Destaques do fórum.

      Essa revista seria um incentivo aos usuários do programa, buscar sempre a evolução dos seus trabalhos.

    • #118113

      Olá pessoal

      Discução frutifera. Muito boa as partilhas e disponibilidade do pessoal.

      Olha pessoal a revista precisará de Autores, Revisores, Designers, Colaboradores e acima de tudo partilha de artigos e Making Off por parte do usuários do Fórum.

      É bom contar com vocês: @BrunoSiller, @Leandroteixeira, @WerleiPurgatto, @allandesigner, @Rica, @Rafaelff, @fabioid


      @jpprezotti
      , @allandesigner, @mfzanela, @meireles e @fabioid, baseada em vossas ricas sugestões elaborarei um wireframe da revista para irmos maturando-a.

      Em relação a assinaturas e recursos para assinantes, prefiro deixar essa parada com o @danielreple. Mas a revista deveria ser livre por enquanto como a política de partilha do fórum.

      Abraços e sucessos

      Até breve

    • #118114
      João Pedro Prezotti
      Participante

      Mais algumas dúvidas/sugestões.

       

      • caso um trabalho meu seja eleito como destaque do mês, e eu não puder, seja por questão de tempo ou por algum sigilo com relação ao projeto, ou ainda simplesmente não quiser detalhar muito como foi que realizei o trabalho, como que ficaria isso? seria eleito outro trabalho como destaque?
      • Daniel, você chegou a comentar sobre a ideia com os patrocinadores do site? Talvez possa ser mais uma fonte de renda para o portal
      • Existe alguma ideia sobre o formato? Será apenas digital, ou será impressa também?

      Abs!

       

    • #118115

      @jpprezotti

      A respeito da primeira questão, uma ideia seria criar uma opção de “Concorrer ao destaques do mês/Não concorrer” nas ferramentas de criação de tópicos para ajudar na organização. Mas caso venha a ser muita dor de cabeça esta ferramenta, os responsáveis pela organização deste evento poderiam entrar em contato com os selecionados e questionar se gostariam, ou não, de participar.

       

      Abraços

    • #118117

      Acho que seria melhor apenas entrarmos em contato com os selecionados, informando que os trabalhos foram selecionados, estipulamos um prazo para eles responderem se têm interesse e depois um outro prazo para fornecerem possíveis informações extras que solicitarmos. Essa opção de ter uma ferramenta na postagem de selecionar “Concorrer ao destaques do mês/Não concorrer”, acho que pode confundir o pessoal mais novo no site.

      Quanto aos patrocinadores, neste novo site adotamos a cobrança pela quantidade de cliques em cada banner, por isso qualquer conteúdo criado aqui pode gerar receita, pois pode aumentar o número de acessos e consequentemente a quantidade de cliques nos banners. Estou estudando outras fontes de recursos, e com isso melhorar cada vez mais o site e quem sabe conseguir bancar algumas ideias que tenho aqui que acho que todos vocês irão gostar muito!

      Bom, quanto aos recursos gerados com a possível assinatura da revista, para os assinantes receberem um material extra, penso que seria melhor eu organizar, como o 

    • #118129
      Fernando Padão
      Participante

      Acho esta ideia de venda de blocos interessante. Vejo muita gente precisando de blocos de produtos nacionais  para usar em seus projetos e não existem ou tem modelagem muito precária, esta questão nos fornecerá muito material.
      Bela ideia.
      Outra coisa que sempre fui critico aqui no fórum é sobre a questão Render x SketchUp.
      A grande maioria sempre se preocupou em mostrar seu render e não sua modelagem em SU, como se o SketchUp fosse apenas um mero instrumento para alcançar o nirvana (Render). A modelagem é o principio de tudo.
      Nenhum render será bom com uma modelagem medíocre.
      Matérias sobre render sempre,  isso é importante.
      Matérias sobre pós, sempre, isso é importante.
      Mas não esqueçam o nome do site – SKETCHUP Brasil – este é, e deve ser o foco.
      Este é meu ponto de vista.
      Em geral, as ideias que tenho visto, são muito boas.

       

    • #118130
      João Pedro Prezotti
      Participante

      Perfeito Padão! O seus trabalhos mostram como a modelagem não é somente a base de tudo, mas como muitas vezes já é o suficiente para uma boa apresentação do projeto!

      Sobre os blocos, concordo totalmente. Faltam não só blocos de qualidade voltados para nosso mercado, como também plataformas mais acessíveis para nós em termos de pagamento. Os principais sites que temos para comprar os blocos, exigem cartões de crédito internacionais, e as taxas, conversões de moedas tornam também os preços proibitivos.

      Uma plataforma para compra e venda de blocos seria sensacional!

       

       

    • #118131
      Erasmo Tizzoni Junior
      Participante

      No que se refere ao Thea Render , Sketchup ->Max  entre outros,me coloco disposição para ajudar.

    • #118135

      Acho que o pessoal mais iniciante geralmente pensa exatamente como o Padão falou, ou seja,  oq importa é o render. Depois que a galera adquire mais experiência, acaba percebendo que na realidade o mais importante é a modelagem, mas acredito que continuam postando apenas o render mais por comodidade do que por desvalorizarem a modelagem, pois em uma única imagem já está todo o trabalho que foi feito (modelagem, render e pós). Pro isso penso que o problema maior não é conceitual e sim a preguiça mesmo!

      E também acho que o SketchUp deve ser o grande destaque da revista!

    • #118333

      Fala pessoal!!!

      Como podem ver, implementamos uma nova ferramenta no portal, o botão Curtir, que além de facilitar o “elogio”, mostrando de uma forma bem simples quando as pessoas gostaram da postagem, também pode ser útil para outros usos, como por exemplo uma possível forma de selecionarmos oq iremos utilizar para fazer os artigos/matérias desta revista que estamos discutindo.

      Vejam na página inicial do site o resumo das curtidas.

      Vou aguardar o wireframe da revista que o @Joshen vai propor, para discutirmos como será o layout dela, para posteriormente trabalhar para implementar oq for necessário aqui no site.

    • #118616

      Olá pessoal

      Estou numa correria, mas aí está alguma ideia de como podemos nos guiar em relação a conteúdos para a revista:

      1.  São apenas sugestões que trago para amadurecermos
      2. Gostaria que alguém mais se comprometesse com a Revista para concepção, organização e Editoração

      WiRIFRAME

    • #118634

      Fiquei meio perdido com esse seu croqui…. hehehe…

      Logicamente, eu vou tentar ajudar ao máximo! Mais alguém se dispõem?

      Bom, andei pesquisando um pouco sobre o formato de apresentação da revista e basicamente encontrei duas opções (se vcs tiverem outras ideias coloquem aí, afinal estamos aqui pra isso… hehehe):

      1. Criarmos uma seção no blog e criamos uma nova postagem para cada edição da revista nesse formato;
      2. Tem esse plugin para WordPress, que simula uma revista, que parece ser legal – http://codecanyon.net/item/diamond-flipbook-jquerypluginwordpress/full_screen_preview/5823062

      Revistas digitais para nos inspirarmos um pouco:

      http://tutorial3d.com.br/revista-digital/

      http://www.renderout.es/numeros.php

      E quanto ao sistema de assinaturas pagas, pelo que vi é quase certo que conseguimos implementar isso!

    • #118641

      Olá grande Daniel

      Esse croqui foi baseado na organização do fórum e apresenta algumas ideias do leque informacional que a revista ofereceria. De forma resumida, a base é:

      1. SKETCHUP [Me atentando para a ideia do @arqpadao dei primazia em termos percentuais de conteúdos ao SketchUp. A ideia do Plugin do Mês dada pelo @jpprezotti, encaixa bem também.]
      2. RENDERIZADORES [Penso que os tutoriais seriam os artigos desse capítulo da revista.]
      3. PROJECTOS [Making Off do Destaque do fórum e não só, Making Off de Pós-Produção e ou Tutoriais de Photoshop e similares e caso haja desafios do Sketchup Brasil, aquí seria o lugar proposto
      4. ENTREVISTAS [Faltou isso no meu croqui]
      5. OUTROS [A ideia do banco de praça para jogar conversa fora e apresentar novidades na revista, Cultura e Arte e pegando a ideia do @mfzanela Reviews de App 3D/2D
      6. PORTOFÓLIO [faltou isso também no meu croqui]

      OBS.: A ordem não é levada em questão…


      @danielreple
      a ideia do Blog é totalmente necessária, pois precisaríamos também que houvesse catalogações de artigos para a revista sugeridas pelos colegas aqui no fórum (julgadas como necessárias).

      Em relação a revista digital pelo navegador era essa a ideia mesmo. A versão em pdf é para quem assim lhe convier baixar.

      A discussão está aberta (risos)…

       

    • #118791
      Victor Murillo
      Participante

      Muito bom essa ideia da revista digital.. Em destaque gostei bastante da ideia de uma pessoa ser solicitada ao melhor trabalho do mês e falar um pouco da mais da cena selecionada como melhor..

      Visto que essa é uma ideia criada já a alguns meses, qual a real situação da coisa ?

       

    • #118792
      Bruno Siller
      Participante

      Se precisarem de criação de Layout da página, ou parte de finalização, posso ajudar também, ok?
      E claro, posso passar o que sei de modelagem e renderização para o conteúdo da revista.

      Na verdade, estou bem ansioso pra ver o resultado :p

      Edit: Acho também que o conteúdo poderia ser reduzido por edição, para um melhor aproveitamento do conteúdo que será proposto. Acho que muito conteúdo por mês pode atropelar conteúdos interessantes/importantes. Sem contar que não seria algo cansativo de se visualizar.

    • #118793

      @victor3d, oq temos até o momento é tudo oq está postado aqui nesse tópico mesmo!

      O @Joshen está com pouco tempo disponível neste inicio de ano, por isso ele não vai conseguir organizar comigo este projeto.

      Estou aguardando um pouco, pois sei que muita gente só começa a funcionar bem aqui no Brasil só depois do carnaval. Não vou ter tempo para organizar tudo sozinho, por isso estava esperando pra ver se alguém se prontificava.

      Provavelmente, inicialmente não teremos nenhum retorno financeiro com a revista, mas vejo que tem potencial para isso. Friso que acima de tudo, além de ser uma grande experiência para quem for trabalhar nisso e mesmo que na pior das hipóteses não tenhamos um retorno financeiro direto, é um espaço com grande visibilidade onde, de uma forma ou de outra, promoverá quem estiver participando!  Acho que isso explica +/- oq o Allan falou na seguinte postagem:

      https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/outros-assuntos/forum/topic/revista-sketchup-brasil/#post-118009


      @BrunoSiller
      , se estiver disposto a trabalhar nesse projeto, será muito bem vindo!

      Concordo que o conteúdo deve ser limitado por edição, principalmente no início, pela falta de experiência e limitação de tempo.

      Bom, se mais alguém se interessar é só se manifestar!

    • #119202
      Tiago Dutra
      Participante

      Poderia ter anúncio/propaganda na revista; Seria uma forma também de captar recursos.

    • #119220

      Legal @tibobs! É uma ideia que pode ter uma boa viabilidade!

      Bom, alguém, com no mínimo uma razoável noção, se dispõe a trabalhar comigo na formatação da revista?

      Convocando os que se manifestaram:


      @BrunoSiller
      , @arqpadao, @Leandroteixeira, @WerleiPurgatto, @allandesigner, @Rica, @rafaelff, @fabioid,


      @jpprezotti
      , @mfzanela, @meireles, @TIZZONIJR, @victor3d, @tibobs

      Sei que a maioria tem o tempo muito limitado, mas pra quem tiver um tempinho sobrando, fica aí o convite!

      Aproveito para informar/lembrar a todos que o Portal SketchUp Brasil completa esse ano 10 anos, como podemos ver na linha do tempo do seguinte tópico: https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/geral/forum/topic/novidades-do-portal-sketchup-brasil/

      O site se tornou oque é hoje graças a intensa participação de todos os usuários e ao @arqpadao, com sua excelente administração até o inicio de 2014!

      Acredito que, além de ser uma data especial, será um grande ano para o portal, com muitas novidades e atividades para os usuários! .: Eu e outros parceiros estamos trabalhando para isso!

    • #119222

      @danielreple

       

      Trabalhar junto a você em quais setores da revista e de qual forma?

       

      Abraços.

    • #119225

      Boa pergunta @mfzanela!

      Para ficar mais claro, acho que inicialmente seria uma ou duas pessoas que, junto comigo, seria(m) como editor(es) chefe(s) da revista. Em primeiro momento definiremos como será a estrutura básica da revista (layout, divisão dos assuntos, como será trabalhado oq vai para a revista, etc), e quando a revista estiver rolando essa(s) pessoa(s) fica(m) responsável(is) por coordenar e revisar o oq vai ser publicado.

      Bom, se tiverem outras sugestões, estamos aqui pra isso! hehehe…

    • #119229

      Entendi, @danielreple.

      Bom, à princípio eu tenho interesse em ajudar.

    • #119230

      Que legal @mfzanela! É muito bom poder contar com vc mais uma vez*!

      Vamos aguardar mais essa semana para ver se mais alguém se interessa nessa primeira faze.

      Lembrando que quando formos começar a realmente fazer a revista, contaremos com a ajuda de todos para as outras funções.

      *Quem for bom em deduções, vai fazer algumas conexões nas postagens que fiz nesse tópico, fica a dica!

    • #119231
      Erasmo Tizzoni Junior
      Participante

      Tambem posso ajudar @Danielreple

    • #119232
      João Pedro Prezotti
      Participante

      Daniel, me disponho a ajudar também!

       

       

    • #119233
      Allan Rodrigues
      Participante

      Opa, posso ajudar tbm.

    • #119234
      Fernando Padão
      Participante

      Oi Pessoal.
      Desde a criação deste fórum me envolvi de coração neste processo. Em  2014, fui obrigado a abandonar a administração do fórum por falta de tempo para manter algo tão importante na vida dos usuários de SketchUp. Neste período procurei pessoas que pudessem manter e seguir  adiante este sonho. O Daniel Reple foi a pessoa que me pareceu mais preparada e engajada nesse caminho, minha decisão foi certa em passar o SketchUp Brasil para o Daniel. Vejo a dedicação e o empenho dele em seguir este caminho e alavancar melhorias e agregar valores ao Fórum.
      Obrigado Daniel, obrigado a todos que estão bem intencionados em ajudar neste processo de crescimento desta comunidade.
      É um filho que continua, que cresce.
      Depois de anos de envolvimento com o SketchUp Brsil, vocês tem o meu apoio incondicional, mas de uma forma mais ampla do que direta.
      Sempre estarei por perto.
      Abraços.

       

    • #119261

      Eu e o Padão estamos parecendo políticos aliados, um puxando o saco do outro hehehe…

      mas muito longe desse jogo de interesses dos nossos “representantes”, tudo oq eu disse é oq realmente penso!


      @mfzanela
      , @TIZZONIJR, @jpprezotti e @allandesigner, fiquei realmente muito feliz em poder contar com todos vcs e tenho certeza que, com esse grande apoio, as chances deste projeto ser bem sucedido ficaram muito maiores!

      Acho que para esta faze, já temos um número mais que o suficiente de pessoas. Vamos desenvolver e, assim que tivermos algo bem estruturado, apresentamos aqui para os outros avaliarem e darem seus pitacos!

      Valeu pessoal!!!

       

    • #119276
      Bruno Siller
      Participante

      @danielreple Olá, Daniel! Me disponho a ajudar na formatação. Estou trabalhando em uma agencia de publicidade e tenho feito bastante isso nos ultimos tempo. Então gostaria de ajudar na formatação e layout da revista. Seria uma boa me adicionarem no skype: BrunoSiller

    • #119279
      Leandro Teixeira
      Participante

      @danielreple Fala cara!!! Beleza?? Ando na correria, mas no que eu puder ajudar, também posso ajudar na formatação da revista, sei lá!

      Uma ideia legal pro formato da revista, seria usar o Issuu (não sei se comentaram já sobre isso)

      Vejam um pequeno portfólio que eu criei por lá, fica bem legal!

       

      Abraços!

    • #119283
      Bruno Siller
      Participante

      Sim, @Leandroteixeira! Eu tinha pensado em usar essa plataforma também. Eu uso ela pra apresentar pros clientes os projetos. E podemos trabalhar juntos nessa

    • #120017
      Allan Rodrigues
      Participante

      @danielreple, Bom dia

      Já preencheram a vaga para a redação?

    • #120027

      @allandesigner, veja em suas notificações, estamos conversando em um grupo fechado.

      Pra facilitar, este é o tópico inicial – https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/revista-sketchup-brasil/forum/topic/iniciando/

      Contamos com vc!

    • #120229
    • #125111

      Pra quem não viu ainda, primeira e segunda edição da Revista SketchUp Brasil:

Visualizando 48 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira