Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Plugins – Ruby (API)
Pessoal,
Bom dia!
Não sei vocês, mas eu percebo que existem 1209210390 plugins para o Google SketchUp, e pouco material didático sobre eles.
Resolvi escrever um guia para utilização destes plugins… Obviamente estou pesquisando e já tenho uma lista bem interessante.
Mas eu gostaria da ajuda de vocês. Saber quais vocês mais utilizam no dia-a-dia.
Coisa simples, se voces puderem colocar:
NOME DO PLUGIN – TIPO (por exemplo: Modelagem, Arquitetura, textura, etc) – E UMA BREVE DESCRIÇÃO.
Se cada um puder citar uns 5 a 8 acho que vou ter uma boa base pra definir sobre qual eu escrevo.
Ahh, claro, de preferência que sejam FREE!
Olha fera, não vou ter tempo para tipo e descrição, mas tenho uma lista dos que indico:
Sketchup Plugins: Building Structure Tools
Sketchup Plugins: Instant Roof
Sketchup Plugins: Select Lines by Length
Sketchup Plugins: Color Edge
Sketchup Plugins: Component Stringer
Sketchup Plugins: Path Copy
Sketchup Plugins: Tgi3D Amorph
Sketchup Plugins: OSCoolean
Sketchup Plugins: SCF Power Toolbar
Sketchup Plugins: Edge Tools
Sketchup Plugins: Joint Push Pull
Sketchup Plugins: Tools On Surface
Sketchup Plugins: Curviloft
Sketchup Plugins: Remove All Materials
Sketchup Plugins: 1001 Bit
Sketchup Plugins: Hide All Edges
Sketchup Plugins: Scene Exporter
Sketchup Plugins: Weld
Sketchup Plugins: FredoScale
Sketchup Plugins: Mass Material Importer
Sketchup Plugins: Zorro
Sketchup Plugins: Camera Recorder
Sketchup Plugins: SCF TOOLBARS
Sketchup Plugins: Stray Lines
Sketchup Plugins: Section Cut Face
Sketchup Plugins: Make Faces
Sketchup Plugins: Extrude Tools Set
Sketchup Plugins: RoundCorner
Sketchup Plugins: Slicer3
Sketchup Plugins: Make Fur.
Obrigado Barsa!
Conforme eu for evoluindo vou mostrando pra voces o documento….
oi Barsa, sou iniciante no SU, minha resposta aqui não tem nada a ver com os plungins….rsrs, atraves do seu comentario aqui, vi o link para seu curso do SU 8, estou acessando agora seus videos no youtube,e vendo a 1ª aula…só agradecendo sua iniciativa
vlw
Eu sou péssimo pra guardar nomes… vou falar alguns que sei e alguns que acho crucial ter no sketch:
Sketchup Plugins: Instant Roof – sinceramente até hj n existe um único plugin que cria telhados… estrutura de telhado somente n adianta nada… e as telhas onde ficam?
Sketchup Plugins: Select Lines by Length
Sketchup Plugins: Color Edge
Sketchup Plugins: Component Stringer
Sketchup Plugins: Path Copy
Sketchup Plugins: Tgi3D Amorph
Sketchup Plugins: OSCoolean
Sketchup Plugins: SCF Power Toolbar – Tem muita coisa desnecessária nele…
Sketchup Plugins: Edge Tools
Sketchup Plugins: Joint Push Pull – crucial pra certas modelagens, n importa a forma da face, ele extruda a face… coisa que o pus pull n faz…
Sketchup Plugins: Tools On Surface – desenha em cima de qualquer tipo de face, circulos, retangulos, linhas, off-set entre outros mas n é táo perfeito… mas quebra um bom galho…
Sketchup Plugins: Curviloft – melhor que o sand boz pra algumas coisas e nesse caso ele fecha melhor que o sandbox
Sketchup Plugins: Remove All Materials – dizem que ajuda o v-ray a renderizar + rápido mas eu nunca vi isso acontecer e já tive sérios problemas com isso além de ser HORAS E HORAS demorado!
Sketchup Plugins: 1001 Bit – muito bom com uma gama de ferramentas excelentes
Sketchup Plugins: Hide All Edges – esconde as linhas? se for plugin excencial pra vegetações… pra outras coisas n vejo utilidades…
Sketchup Plugins: Scene Exporter –
Sketchup Plugins: Weld – CRUCIAL! Vc tem uma linha em curva toda quebrada? Weld nelas, isso torna a linha uma coisa só… crucial para rampas curvas e corrimãos curvos de escada caracol…
Sketchup Plugins: FredoScale – crucial! N funfa perfeitamente no quesito aumentar ou diminuir um objeto com proporções equivalentes mas tem outros recursos excelentes para distorcer ou modelar objetos…
Sketchup Plugins: Mass Material Importer
Sketchup Plugins: Zorro – bobeira…
Sketchup Plugins: Camera Recorder
Sketchup Plugins: SCF TOOLBARS
Sketchup Plugins: Stray Lines
Sketchup Plugins: Section Cut Face – adiciona uma cor preta no vão das paredes quando vc usa o comendo de corte no sketchup, eu acho necessário m alguns casos…
Sketchup Plugins: Make Faces – CRUCIAL, pra quem importa arquivos cad, ele fecha o arquivo criando as faces e onde n cria é pq tem linhas cruzadas ou linhas q n se tocam, com ele é mais fácil achar esses problemas…
Sketchup Plugins: Extrude Tools Set
Sketchup Plugins: RoundCorner – suavisa arestas retas… podia ser MUITO melhor mas quebra um galho..
Sketchup Plugins: Slicer3
Sketchup Plugins: Make Fur. – cria aspectos de grama, tapete, cabelo…
Bom tb é o Arc center Point pra achar o centro de circunferencias e arcos…
UV Tools – deixar a textura acompanhando objetos curvos e esféricos
Bezier curve – pra criar linhas curvas de qualquer raio, splines e tals
Depois lembro mais… preciso rever isso no sketch!
E ai Danilo. Bacana essa ideia.
Aqui vai os que eu mais uso:
– 3 plugins otimos para “arrumar” a bagunça que fazemos no SketchUp.
Remove C-G materials;
Thomthom”s CleanUp³ (ou TT CleanUp);
PurgeAll;
– Para modelagem.
Joint Push Pull;
Make Fur;
Bezier Spline;
Tem estes também, porém é pago:
– Artisan 1.0.1 (muito bom, pena que ta quase espirando);
– Instant Road;
Este são os que eu uso direto. Abraço
Bom, pessoal…
A lista de plugins que vou começar a escrever é essa:
Arc center Point
Artisan 1.0.1
Bezier Spline
Building Structure Tools
Camera Recorder
Color Edge
Component Stringer
CloseOpens
Curviloft
DeleteShortLines
Drop
Edge Tools
Extrude Tools Set
Flatten
FredoScale
Hide All Edges
Instant Road
Instant Roof
IntersectOverlaps
Joint Push Pull
Make Faces
Make Fur
Mass Material Importer
OSCoolean
Path Copy
PresentationBundle
Remove All Materials
RoundCorner
Section Cut Face
Scene Exporter
Select Lines by Length
SCF Power Toolbar
SCF TOOLBARS
SketchPhysics
Slicer3
Stray Lines
Subdive e Smooth
Tgi3D Amorph
Tools On Surface
UV Tools
Weld
Windowizer
Zorro
1001 Bit
Vou tentar fazer um material tanto didático (meio tutorial) quanto pra consulta (com descrição técnica de cada comando)…
Se alguém tiver outros plugins, por favor, continuem a dar sugestões, pois a lista não é definitiva…
Acho que é isso, se eu tiver dúvida – e vou ter – espero poder contar com vocês..
Abraço a todos!
Aí Danilo Bela iniciativa cara, Como vai ser esse material vais fazer uma apostila em pdf, Video aulas??? Vai custar Quanto???
To muito interessado neste material tenho certeza que tem muita gente que vai querer aki tbm.
To gostando de ver a galera aki do Fórum se integrando em ensinar, materiais, blocos acho q estes tempos o fórum está muito bem interativo com a galera da didática em alta. fico muito feliz em participar disto.
Parabéns a todos.
Então Pingo, eu estava conversando sobre isso com o Paulo. A idéia é escrever como se fosse um livro, explorando tanto uma linguagem e uma linguagem como para consulta.
Quando digo uma linguagem didática, imagino a série “For Dummies”, Ainda Chopra e quando e penso em algo para consulta me vem na mente o livro do João Gaspar (mais técnico, quase um manual).
O vídeo que você comentou, com certeza vou elaborar alguns sim, como se diz: “Uma imagem vale mais do que mil palavras… e se interesse é que todos aprendam, vamos lá..
Eu vou escrever algumas páginas (como piloto), e vou postar aqui… Assim posso colher algumas sugestões, opiniões, comentários e criticas..
Vlw
Abraço a todos
Danilo, o livro foi escrito, está no processo ou não mais será executado?
tenho interesse, e possível pode contar com minha ajuda..
OPA!
Galera, o intuíto não é desenterrar o tópico, mas acho seria muito bom para todos (principalmente para os iniciantes – como por exemplo eu), criarmos um tópico FIXO sobre os plugins e suas utilizações… facilitará em MUITO a localização e utilização dos mesmos!
Por exemplo agora.. estou procurando um plugin aqui no fórum que eu sei que já vi, mas não estou encontrando de maneira alguma… é um plugin que extruda as faces de maneira aleatória, mais ou menos da seguinte forma:
Ola Barsa,
Você já consguiu instalar o Sketchup Plugins: OSCoolean?
Abç,
Oscar.
OscarMBarros o Barsa não participa mais do fórum a um bom tempo, sei porque o próprio me explicou
Tgi3D Amorph usei para fazer o meu TCC, ele faz face, ligando linhas, fiz uma faixa de 5 cm de espessura que circulava 2 pilares. Fantástico o plugin, pensa que o plugin só dura 1 mês, depois tem que comprar.
Qual plugin posso utilizar para contar o tempo de criação do projeto, para utilizar quando for o caso cobrar por hora trabalhada?
Oi Bom dia,
Meu nome é Rejane sou arquiteta e moro em Belo Horizonte. Estou precisando de ajuda para ver qual o problema há com o pluging SU2ds (para exportação na extensão epw e simulação computacional com software DAYSIM). Eu faço a modelagem, faço todas as configurações e quando vou no Plugin SU2ds – Export DAYSIM header file, e a principio parece ter exportado o arquivo com a extensão epw. o próprio plugin cria uma pasta no desktop, mas não exporta o arquivo a pasta criada está vazia. Já reinstalei os plugins, já fiz de tudo alguém pode me ajudar?
PObrigado
Rejanemendes, seja bem vinda ao fórum!
Vc postou sua pergunta em um tópico fora do assunto que vc quer saber (Plugin SU2ds), da próxima vez que for postar algo no fórum, peço que pesquise utilizando a barra de pesquisa, pois a maioria dos problemas já foi discutido aqui no fórum, se oq foi discutido no tópico não resolver seu problema, poste no mesmo tópico oq não está dando certo. Crie um novo tópico quando não encontrar nenhum tópico sobre o assunto, assim mantemos o fórum organizado.
Esse plugin q vc citou, pelo que pesquisei, parece não ter tido nenhuma atualização nos últimos anos, por isso se estiver instalado em versões mais recentes do SketchUp, pode ser que não funcione corretamente. Antes de mais nada, de uma olhada no manual do SU2ds (su2ds.manual.pdf), para ver se te ajuda em alguma coisa.
Por ultimo, tente entrar em contato com o desenvolvedor do plugin Josh Kjenner.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.