Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › Tutoriais
Olá pessoal… Aqui vai a minha singela contribuição pra esse forum que gosto muito, onde já aprendí várias coisas legais. Então, tá na hora de contribuir…
Este tutorial foi feito no PS CS6, mas pode ser feito em qualquer outra versão de PS:
01 – Abrir a imagem que contém a textura de piso. No meu caso usei 20x20cm com 150dpi, mas pode usar qqr tamanho e resolução que quiser. Dar um “Ctrl + J” para criar um novo layer, que é uma cópia do background, chamada “Layer 1”;
02 – Com a “Layer 1” selecionada, clicar em “Add a layer stile” e escolher a opção “Bevel & Emboss”;
03 – Mude “Size” para 20. Em “Highlight Mode”, altere para “Multiply”, “Opacity” para 55 e altere tbm a sua cor de branco para preto (K 100%). Em “Shadow Mode”, mude a “Opacity” para 45. Pode dar OK;
04 – Agora vá no menu “Image” e escolha a opção “Canvas Size”. Na janela que aparecerá, digite 21 para “Width” e “Height”, deixando a opção do centro selecionada em “Anchor”;
05 – Vá novamente na janela “Layer Stile”, dando um duplo clique no símbolo “fx” da layer 1. Marque a opção “Stroke”. Em “Size”, altere para 55 e em “Color” altere para K 85%;
06 – Pronto!! Sua imagem deverá parecer como essa, pronta para vc mapear um piso com ela no SketchUp, posteriormente renderizando com o maravilhoso V-Ray.
Bem pessoal, é isso. Espero que seja útil a alguém.
Abs.
Será que dá pra fazer um bom mapa pra bump com isso daí? Ia resolver alguns de meus problemas com piso.
Vc quer que eu gere uma imagem bump desse piso pra vc??
Não, não. Sei que é só tirar a saturação da imagem. Queria saber se você já tinha testado e se tinha ficado bom. Hehehe. Depois que li minha pergunta percebi que formulei muito mal!
Ahhh, testei sim…
Numa cena bem simples com apenas o piso e 3 paredes, sem bump nem displacement, só com fresnel na Reflection.
Ficou assim:
Eu só esquecí de mencionar uma coisa: vc deve diminuir a larfura do rejunte na imagem pela metade, pq qdo vc mapeia ela no SU com o Paint Bucket, a largura do rejunte fica com o dobro do tamanho. Então, para evitar isso, vc corta o rejunte pela metade. Ou então já faz ele no PS com a metade da largura.
Cara, ficou show! Dá pra criar muita coisa desse jeito aí! Valeu por compartilhas!
Imagina jgDreilich…
Foi só uma pequena contribuição, na qual uso mais o que conheço de PhotoShop do que propriamente de VRay (este último estou começando agora a aprender).
Mas valeu pelo elogio.
Abs.
Muito bom, kear dê sua sugestão para fazer rejunte fino ( 2mm) em porcelanato.
Fazendo só em dois lados e não nos quatro ?????
eu faço só em 2 lados o rejunte, fica melhor…
Artproject92 e Arqpadao, vcs têm razão sim… realmente não é necessário fazer nos 4 lados não, fazendo só em dois lados resolve bem.
Obrigado.
Flws ai ^^
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.