Como dar brilho em fontes de luz

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #9450
      MattDesigner
      Participante

      Este tutorial vai para aqueles que têm dúvidas em relação à fazer aquela aura, brilho, glow, lens flare, ou qualquer nome que possam existir, para as lâmpadas e outros tipos de fontes luminosas, como até mesmo o sol e a lua. Lembrando q o pré-requisito é ter Photoshop.

      1 – Pegue uma imagem na qual vc deseja aplicar o Lens Flare. O resultado fica melhor com imagens renderizadas, mas não significa que não possam ser aplicadas em Sketchup puro ou até mesmo aquarelado, dando o devido tratamento no efeito.

      2 – Crie um novo Layer (CTRL + SHIFT + N), e coloque-o acima do layer da imagem. Pinte-o de preto utilizando-se do Paint Bucket (G), e então vá em Filter – Render – Lens Flare.

      3 – Selecione o tipo de Lens Type, geralmente eu utilizo o 105mm Prime, vai depender muito da sua fonte de iluminação. Se for o sol, por exemplo, o mais recomendado seria o 50-300mm Zoom. Coloque a intensidade com um valor baixo, isso também depende de sua cena e da proximidade com que a fonte de iluminação se encontra da câmera, neste caso, utilizei um valor de 25%. O atributo Flare Center não é importante neste caso, deixe-o em qualquer ponto da imagem, pois depois usaremos a ferramenta Move Tool para colocarmos aonde desejarmos, com maior precisão e visibilidade.

      4 – Agora, nas opções de mesclagem de Layers (Blending Mode), coloque em Screen. Vc perceberá que o Lens Flare quase sumiu, mas ele ainda está lá. Agora, com a ferramenta Move Tool (V), mova o Flare até a fonte de iluminação desejada. Caso necessite, faça cópias do Layer (CTRL + J) para no caso de haver múltiplas fontes de iluminação iguais, que não necessitem da criação de novos Lens Flares.

      5 – Vc ainda pode usar o Brightness e Contrast (Image – Adjustments – Brightness/Contrast) para ajustar ainda mais o brilho do Lens Flare. Outra coisa, vc perceberá que o Lens Flare cria alguns reflexos de iluminação causado pelo efeito da lente, caso vc não deseje isso, como nós criamos um layer separado para cada Lens Flare (tendo assim um controle maior sobre eles), vc pode simplesmente passar a borracha pelos reflexos que eles sumirão.

    • #9458
      Fernando Padão
      Participante

      Matt
      Muito legal
      em primeiro lugar obrigado pela iniciativa deste tutorial. Esse tipo de atitude é o que queremos para este fórum.
      Pessoas paricipativas e colabiorativas.

      Em segundo lugar, a minutos atrás conversava pelo msn com um colega de fórum sobre algo parecido e para minha surpresa a o dar uma espiadinha no fórum me deparei com seu tut.
      Obrigado.

      Aproveitando a conversa era em torno de se criar em render ou coisa parecida aqulas imagesn onde a luz do sol penetra um ambiente dando aquele facho de luz esfumaçada suave, sabes do que estou falando?
      se souberes de como fazê-lo, por favor nos brinde com suas dicas.
      Obrigado mais uma vez.

    • #9461
      MattDesigner
      Participante

      Grande Padao, obrigado pelos elogios! Eu acredito que iniciativas assim é o que nos fazem crescer, pois se cada um contribui com um pouco, seja com tutoriais, com críticas construtivas, direta ou indiretamente, o nosso crescimento é mútuo e proveitoso.

      Sobre sua dúvida, acredito que esteja falando disso, se eu não estiver enganado:

      Esse efeito se chama Volume/Volumetric Light, mas infelizmente ele não se encontra disponível para o V-Ray de nosso querido SU, apenas para o Max. No entanto, é possível recriar esse efeito utilizando-se o Photoshop. Ainda não sei explicar ao certo os procedimentos e ferramentas para tal, tenho que realizar alguns testes aqui, assim que eu tiver um procedimento concreto, pode ter certeza que posto aqui.

    • #9463
      POLISZUK
      Participante

      Grande Matheus , vc sabe que ja falei pra ti lá na sua página que sou fã de seus trabalhos e que um dia vou renderizar como vc.
      Valeu pela sua contribuição fera .

    • #9469
      vladsteps
      Participante

      cara ta mandando muito bem com esses tutorias, eu nem mexo no Photoshop mas ta tão bem explicado que vou tentar aqui, vlw!

    • #9485
      Dbenucci
      Participante

      Cara muito bom! esse tipo de tratamento da um realismo muito maior para o render…obrigado por compartilhar com agente
      abraços

    • #9488
      MattDesigner
      Participante

      Valeu pelo apoio e comentários, galera!

      Padao, dei uma fuçada na net e fiz uns testes, e descobri um método até bacana de se fazer uma Volumetric Light pelo PS, não é mto difícil não, basicamente se usa o Lens Flare tb, a ferramenta de seleção com um Feather alto, brilho, contraste e a Smudge Tool. Cheguei a este resultado aqui:

      Tá meio tosco, mas é pq não dei uma refinada no processo, foi só para testes mesmo. Em breve vou postar um tutorial sobre como fazê-la.

    • #9489
      Fernando Padão
      Participante

      Legal Matt,
      muito bom o exemplo, vamos aguardar seu tut, ele será bem vindo
      Obrigado

    • #9993
      Sette
      Participante

      Sensacional mesmo esse tut.
      Hoje passei o dia estudando umas finalizações pelo photoshop, assim que terminar a seqüência dos renders eu posto na parte de projetos finalizados.

    • #9995
      Sterf
      Participante

      Sensacional matt, comecei a fazer os testes e já to conseguindo um resultado…
      Valheeeeeeeeu

    • #10020
      Felipes Freitas
      Participante

      qual versão vc usou?
      não consegui achar estas opções
      Usa algum plugins??

    • #10024
      Sette
      Participante

      flashfelipe escreveu:
      qual versão vc usou?
      não consegui achar estas opções
      Usa algum plugins??

      Qual versão você usa?
      Pois tenho em casa a versão 6 do photoshop que ja é bem antigo, e tem todas essas opções do tutorial do mat.

    • #10538
      Sette
      Participante

      Resgatando um pouco este tópico, sobre a questão do volumetric light, havia procurado na net sobre isso e acabei encontrando este tutorial. (está em inglês, mas está muito bem ilustrado).
      http://site.jacobcharlesdietz.com/downloads/tutorials/cheap-volumetric-lighting
      É uma cena completamente diferente do que costumamos trabalhar, porém acredito que se aplica em nossos casos.
      Não sei se é a melhor forma de se fazer esse tipo de efeito, mas é uma forma, se alguém souber de outra que obtenha resultados melhores, e quiser compartilhar.

      Abraço!

    • #10544
      DaniloPaiva
      Participante

      caraca aew muito legal vlw msm obrigado, foi de grande ajuda. Na ultima cena com Volumetric Light pelo PS como vc mesmo disse, ficou excelente. Aparecendo a atmosfera da luz no ambiente.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira