Dúvida – Controle de luz e sombra do sol

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      LucasAndrade
      Participante

Olá pessoal!

Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…

Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.

As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:

Shadow Radius

penumbraAngle

Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?

Obrigado!

AldrinMarx
      Participante

Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:

Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.

Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.

Espero ter ajudado, abraço!

LucasAndrade
      Participante

Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).

EDIT:
      Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!

Pra quem tiver o mesmo problema que eu um dia, e vier a encontrar esse tópico, segue a solução:

Aumentar o valor de Size (não sugiro mais que isso da imagem, o efeito vai ficar muito artificial). Lembrar de aumentar as Shadow Subdivs, pra que sua sombra suavizada tenha uma qualidade legal.

O resultado deve ser algo como isso: (Reparem só na sombra, o modelo tosco foi só pra gerar sombras de testes rs)

AldrinMarx
      Participante

Geralmente pra criar esse efeito eu aumento o Bias e aumento bastante o numero de subdivis da sombra.
      Quais valores vc ta colocando?

LucasAndrade
      Participante

Aldrin, editei meu post acima, consegui fazer… Veja o que eu fiz para alcançar o resultado…

Os valores que eu estava usando são esses do Print mesmo. Mas só aumentar o Bias e os Subdivs não estava resolvendo. Tive que aumentar o valor de Size, e deu certo, consegui o que queria. 🙂

Valeu pela ajuda!

AldrinMarx
      Participante

Opa! que bom que conseguiu, geralmente nao faço muitas modificações na luz externa, mas pelo seu resultado vale a epna sim!

Abraço

Pessoal, estou com problema nas sombras de uma cena. Elas estão ficando “dissolvidas” nas extremidades. Como faço pra dar uma suavizada nelas?

@jhadlley, posta uma imagem de exemplo, para vermos como está.

Vc alterou alguma coisa no Environment?

@danielreple o “dissolvido” que falo, é esse do ambient oclusion. Tem como suavizar mais ainda as sombras das arestas dos ambientes?

@jhadlley, isso é molezinha! Ah, e não é uma sombra, isso é apenas um elemento pra definir melhor os cantos!

Bom, entendi mais ou menos oq vc quer… mas de qualquer forma só pode ser uma das seguintes opções:

1. Deixar esse efeito mais fraco, menos escuro – Na mesma aba (Indirect illumination), nas setagens do Ambient occlusion, diminua o valor do Amuont;
      2. Deixar o efeito mais suave, com menos granulação – Aumente o valor do Subdvis do Ambient occlusion.

Muito obrigado @danielreple, melhorou mesmo hahaha! Abraço!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg