Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Olá pessoal!
Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…
Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.
As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:
Shadow Radius
penumbraAngle
Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?
Obrigado!
Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:
Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.
Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.
Espero ter ajudado, abraço!
Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).
EDIT:
Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!