Dúvida – Controle de luz e sombra do sol

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      LucasAndrade
      Participante

Olá pessoal!

Desculpe se for uma dúvida besta, mas como sou iniciante peço que peguem leve, rs…

Estudando um pouco as luzes artificiais do V-Ray, percebi que existe uma opção na maioria dessas luzes, chamada Shadow Radius, que deixa as sombras dos objetos mais “desfocadas”, “borradas”. Outro parâmetro chamado penumbraAngle desfoca o contraste entre a luz e a sombra. Até aí ok.

As imagens abaixo ilustram os efeitos que quero ter nas minhas sombras:

Shadow Radius

penumbraAngle

Mas agora, eu quero obter esses efeitos em imagens externas, nas sombras geradas a partir da iluminação solar (Sky), e não acho nenhum parâmetro igual ou parecido. Como eu posso controlar isso?

Obrigado!

AldrinMarx
      Participante

Fala Lucas, pra vc ajustar o efeito das luzes externas, va na aba environment, clique no M e coloque texsky, dai abrirá essa aba:

Vc fará os ajustes nesses quadros que eu ressaltei em amarelo.

Obs.: A minha versão do V-ray pra Sketchup é a Beta 2.0, porém em versões mais antigas ou mais novas existem caixas de dialogo semelhantes.

Espero ter ajudado, abraço!

LucasAndrade
      Participante

Aldrin, muito obrigado! Mas fucei em todos esses parâmetros e nenhum deles me deu o resultado que eu queria. A sombra gerada pela luz natural continua muito “chapada”. Não consigo fazer com que ela tenha aquele efeito mais “soft” (não sei nem o termo em português, mas em inglês, o termo do efeito que eu quero é exatamente esse: “soft shadow”).

EDIT:
      Escrevendo esse post, falando sobre o termo em inglês acima, tive a ideia (óbvia, por sinal, rs) de pesquisar sobre o assunto em inglês, e encontrei!

Pra quem tiver o mesmo problema que eu um dia, e vier a encontrar esse tópico, segue a solução: