Duvidas em Relação Pisos / rejuntes

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    • #57821
      MarioTracco
      Participante

      Bom dia Galera, Eu sou iniciante ainda com o v-ray
      mas tenho muita pratica de modelagem

      Gostaria qual melhor método de se fazer o rejunto do piso
      EX: Porcelanato
      eu faço da seguinte forma, deixo um espaço de meio centímetro entre um piso e outro, e a profundidade que ficam entre eles é a altura do piso msm….

      Porem vi em outros posts, que alguns fazem com bump….

      Outra duvida se possível me responder, é sobre bump e displacement!
      Eu sei a diferença entre eles
      porem para usalos eu necessariamente preciso ter o mapa “leather” e o mapa “lether_bump” pq as vezes eu tenho um textura de piso e quero da bump mas nao tenho o arquivo da textura_bump

      Essas duas duvidas estão me matando

    • #57823
      lgouveas
      Participante

      usar bump e disp é muito melhor… nussa…

      sobre os mapas de bump e disp, se vc nao tiver, vc tem que criar-los… olhe outros posts sobre esse assunto que tem uns mapas que vc pode usar pra começar a entender como funciona e seus parâmetros… a partir daí abre o PS e crie seus próprios mapas…

      pode tb utilizar o método de indio, segundo o Andeciuala… no bump, marque o grid e vai procurando o tamanho que vc gostaria…

    • #57825
      MarioTracco
      Participante

      Boa tarde Igouveas,
      problema que eu nao sei fazer com bump,
      o cara que trabalha cmg usa 3dmax+ vray
      nesse vray a uma opção de mapas “tiles”
      la vc inseri a textura do piso e configura o rejunte
      quanto parte do bump eu entendi,
      pegar a foto da textura abrir no PS e deixar em preto e branco
      onde o preto é o mais fundo e branco o mais alto/liso
      certo?

      mas se eu fizer isso vou ter piso do lado do outro, e nao haverá rejuntes sera so a textura do lado da outra, é ai que me perco…

      qual meio eu uso para criar um piso com rejunte pelo vray do skechtp?

      Grato

    • #57826
      lgouveas
      Participante

      vc tem que ter 2 imagens… uma é a textura e a outra o rejunte P&B… difuse = textura, bump – bitmap = P&B… se não entender, procura no forum que já tem um passo a passo de algum bump map… o Dercole já postou um sobre couro bem legal… olhe lá e aprenda a mexer no bump…

      Abs

    • #57830
      RogerCar
      Participante

      Mario, vou colocar aqui o q escrevi no ano passado em outra pasta, talvez ajude: (Se vc usar o v-ray vai fazer mais sentido)

      “Sim, o bump seria o relevo de uma textura, as imperfeições, ondulações… as estrias em uma madeira, o rejunte de um piso por ex. Dependendo do renderizador, ha formas diferente de criar/aplicar um bump.

      Mas no geral vc precisa de 3 texturas ou mapas:
      1-O diffuse (que seria a imagem original)
      2-O mapa de bump (essa imagem em preto e branco, onde td o q for preto permanecerá no lugar e td o q for branco ira se elevar, ter relevo)
      3-E o reflection mask (nessa mapa td o q for preto não terá reflexo, como o rejunte por ex, o q for branco terá reflexo).

      A qtdade de reflexo ou altura do relevo é configurado no renderizador usado, atraves de varias opções, alterando os valores e parametros…resumidamente é mais ou menos isso.”

      Na ocasião me perguntaram tb se podiam usar como bump, o mesmo mapa de textura original, porem com as cores invertidas. Eis a resposta:

      Esse esquema de inverter a textura (negativar a imagem) e usar como mapa de bump acho incorreta, pois se fizer isso com uma ceramica onde o rejunte for preto por ex, ao inverter essa imagem o rejunte ficara branco e é ele que irá se elevar em relação a ceramica, e precisa ser examente o contrário, o rejunte são sulcos rebaixados.

      No reflection mak vc pode sim usar o mesmo mapa do bump, mas dependendo do material, pra obter um resultado mais real é preciso usar um pra cada.

      Vou tentar explicar

      Vamos usaruma pastilha como exemplo
      Aqui esta o difuse, a textura original q vc ira aplicar ao modelo

      Esse seria o mapa de bump:

      Note que a imagem tem um certo ruido (granulado), isso dará a pastilha uma textura, pequenas imperfeiçoes.
      Eu poderia usar essa imagem tb como reflection mask, mas o fato de ter esses pequenos pontinhos pretos, o ruido, faria com que o reflexo saisse com esses “pequenos furinhos, defeitinhos”, (lembrando q areas escuras nao refletem e areas claras refletem)
      Na “vida real”. essas pequenas imperfeições na pastilha tb refletem. A unica coisa que não reflete é o rejunte entre as pastilhas, então usamos um terceiro mapa, o de reflexão, com apenas a area do rejunte em preto e o resto em branco:

      Então dessa forma só o rejunte nao terá reflexo, e a pastilha e todas suas pequenas imperfeições terão.

      Espero q tenha dado pra entender.

    • #57837
      MarioTracco
      Participante

      caraca me ajudou muuuuuito,
      eu meu erro que as texturas que eu estava usando era de 60cm por 60cm
      só a imagem de 1 piso por isso tava ficando ruim…
      tenho que usar uma textura que ja possua a imagem de um rejunte
      e quando for dar bump deixar ela preta ou quase preta
      puta agr entendi
      vlw cara me ajudou bastante!

    • #57840
      RogerCar
      Participante

      Não esqueça que o rejunte é preto pq queremos que ele fique “fundo”, tudo o q é preto não “sai do lugar”, o quer for branco vai “levantar”, por isso só o rejunte é preto e o resto é branco, pra conseguir o efeito de que o rejunte é rebaixado em relação ao resto da ceramica

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