Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Olá a todos!
É o seguinte: Quando a cena inclui muitos componentes peço o render e a janela até chega a abrir, mas então aparece uma (ás vezes várias) janelas indicando que não tem espaço suficiente na minha pasta temp. O programa fecha e eu sempre preciso reiniciar a máquina. O problema é pior quando o arquivo é mais antigo. Tem imagem que mesmo salvando os cálculos de luz em indirect ilumination e em light cache fica complicado. Achei que o problema se resolveria colocando mais memória RAM, mas notei que está tudo na mesma.
Outra coisa que acontece ás vezes é que o render começa, mas alguns quadrados não renderizam, permanecem pretos, e na descrição aparece “Exception”. Pessoal mais experiente, o que é que eu estou fazendo de errado? Agradeço a ajuda!
terceiro ponto: existe outra forma de fazer imagens mais pesadas sem ter que salvar os cálculos de luz? acho que deveria ter feito tópicos diferentes para cada pergunta, não o fiz por que tenho a impressão de que as respostas para elas se ligam. Agradeço desde já!
já instalou o “4gb patch” no sketchup?
talvez resolva o seu problema,
é só executar ele e selecionar o seu sketchup!
http://www.4shared.com/zip/FP3x2kkc/4gb_patch.html? link para baixar.
abraço!
p que serve esse patch!?
para que serve esse patch metro!?
o que acontece p mim, é quando a cena está um pouco ” pesada “, quando mando renderizar aparece um aviso de erro e não renderiza…
as vezes mando renderizar novamente e da tudo certo mas normalmente tenho que abrir o arquivo novamente sem salvar as alterações pois se salvar, mesmo abrindo novamente continua dando erro na renderização…
abraço
O sketchup tem um certo limite para renders mais pesados, esse patch possibilita você a renderizar aumentando esse limite. Desde que eu instalei ele não tive mais problemas com render, ainda não modelei algo muito grande para tirar certeza da sua capacidade. Mas pode instalar aí que é meio obrigatório para quem utiliza o sketchup com renderizadores.
Muita gente migra pro 3dmax por conta dos limites que o sketchup, impõe, espero não ter que fazer isso.. espero que o Google ou quem seja o dono do sketchup solucione esses limites, como a lentidão que fica a viewport de um projeto grande.
Abraço!
Muito boa essa dica do Metro, eu pessoalmente não sabia que existia isso, já to baixando aqui!
Ow metro, como faço pra instalar esse patch ??? ele pede pra selecionar algum executavel, mas quando eu coloco o executavel q abre o sketchup da um erro… qual é o arquivo certo ???
Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
Para postar imagens vejam as dicas aqui
Atenciosamente,
Equipe de Administração
Portal SketchUp Brasil
por Guilherme em 29/11/2012 03:44:06 Ow metro, como faço pra instalar esse patch ??? ele pede pra selecionar algum executavel, mas quando eu coloco o executavel q abre o sketchup da um erro… qual é o arquivo certo ???
Quanto instalei só selecionei o ícone da área de trabalho do sketchup!
Boa tarde amigos! Eu também passei pelo mesmo problema com meu Vray, instalei o Patch e recomecei a aplicar novamente os materiais em minha cena (removi todos pelo Vray), depois dei Purge tanto no vray quanto pelo SU.
O problema é que volta e meia este erro aparece novamente no projeto, aí removo alguns materiais ele volta ao normal.
Se querer, acabei tendo acesso à pasta Temp, mas agora não lembro mais o caminho para encontrá-la.
Gostaria de saber se existe somente este patch ou tem outras formas de evitar este erro?
Oliveira, uma coisa que faço é usar a “”limpeza de disco”. ( ou o programa C Cleaner).
eles limpam as pastas do windows que estão com arquivos inúteis.
Pra mim deu certo (até hoje)
Obs.: Depois disso tudo tenho a mania de reiniciar o pc.
abçs.
olliveiradand escreveu:
Boa tarde amigos! Eu também passei pelo mesmo problema com meu Vray, instalei o Patch e recomecei a aplicar novamente os materiais em minha cena (removi todos pelo Vray), depois dei Purge tanto no vray quanto pelo SU.
O problema é que volta e meia este erro aparece novamente no projeto, aí removo alguns materiais ele volta ao normal.
Se querer, acabei tendo acesso à pasta Temp, mas agora não lembro mais o caminho para encontrá-la.
Gostaria de saber se existe somente este patch ou tem outras formas de evitar este erro?
Obrigado Rudy, pior que nem me lembrava mais do CCleaner, tenho ele e o Revo também, vou fazer isso, se o erro retornar postarei aqui, se der certo, também vou postar pra agradecer
heheheh.
Olá amigos, voltei!
Seguinte, mesmo seguindo todos os passos como: Instalar o patch 4Gb, passar Ccleanner, usar o purge e tudo mais o erro volta a acontecer.
Percebi que ele é mais comum quando utilizo algum HDRI no projeto. Eu estou usando o HDRI somente como GI e não BG, mas mesmo com o HDRI no BG também dá erro.
Removendo o HDRI a renderização trava em determinado momento. Hoje de manhã removi o Vray e irei reinstalar pela noite, já estou pensando em avaliar outro renderizador, pois este me desanimou.
o pior é que era uma cena relativamente simples, com poucos materias e externa, já renderizei cenas muito mais pesadas e internas sem este erro.
por fim, acho que terei que deixar este projeto de lado ou tentar refazer ele todo.
Eu copio, as vezes, tudo em outro Sketchup limpo e tento renderizar de novo. As vezes até troco os materiais..
Se ainda não der certo, falta é oração.rs
abraços
Se nada disso que disseram aí em cima deu certo, então tente dar um “Load Defaults” clicando na bolinha amarela com uma setinha virada pra baixo no Options Editor do V-Ray.
Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
Para postar imagens vejam as dicas aqui
Atenciosamente,
Equipe de Administração
Portal SketchUp Brasil
pode ser alguma textura com problema ou até mesmo um bloco da 3dwaehouse, comigo já aconteceu algo semelhante, tive que deletar uma cortina da cena!
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.