Estudo – Two Sided Material

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #62738
      Larissa Rabelo
      Participante

      Pessoal, estava estudando os materiais 2Sided Material, que se aplica a cortinas e luminárias e saiu isso:

      Modelagem:

      Render puro:

      Pós:

      Vray 1.49 – Sketchup 8 – Photoshop

      Lembrando que são todos blocos do 3DWareouse, menos os sapatos que importei de um arquivo do 3DS Max com o plugin .OBJ Importer.

      EDIT: Coloquei a imagem da modelagem também e assim que possível, coloco o setup. 😉

    • #62744
      Fernando Padão
      Participante

      Larissa, Sua cena esta ótima, e com o pós nem se fala. Parabéns.
      Por favor comente e exemplifique seus ajustes no V-Ray sobre o assunto. Seria muito interessante.
      Obrigado

    • #62745
      Rudy
      Participante

      Ficou linda mesmo.
      FAlar como o fez também ajudaria a galera, hehe

    • #62766
      Larissa Rabelo
      Participante

      Pessoal, obrigada… vou colocar aqui o arquivo pra vocês. Ai vocês podem checar direitinho a configuração. Mas se quiserem o print eu posso fazer também.

      Os nomes dos materiais pra vocês identificarem são: Claro e Escuro, os materiais da cortina e os 2Claro e 2Escuro são seus respectivos materiais TWO SIDED MATERIAL.

      💡 http://www.mediafire.com/?hspt4stelbtxxft

      Pra fazer o material, vc tem que primeiro: criar um como base, sendo do jeito que você gostaria que seu material fosse (cor, textura, transparência, etc…). E depois no Material Editor, clica com o botão direito em Scene Material > Create Material > Two Sided Material. Em Front e Back face, você seleciona seu material da cortina, no meu caso (Claro e Escuro) e aplica ao objeto desejado. Dentro da configuração do 2Sided Material, você muda a cor pra cinza, isso significa que quanto mais escuro, menos iluminação vai passar e mais para perto do branco, o contrário.

      Cuidada ao aplicar o Purge Unsed, pois como os materiais bases não estão aplicados a nenhum objeto, ele vai acabar sendo apagado, desconfigurando todos eles.

      Lembrando que pra ter transparência e a marca do sol no piso, além da iluminação, tem também que ter um pouco de transparência no material base (no caso dos meus: Claro e Escuro) e adicionar um refraction com IOR muito baixo, tipo: 1,01, pra não haver distorção. Porque quando você tem transparência em alguns materiais que não possuem um layer de refraction, o render demorar séculos pra carregar na etapa do Light Cache. São macetes que você acaba descobrindo com o tempo.

      Espero que tenham entendido, mas qualquer coisa posso tentar me explicar melhor.

      Aprendi de acordo com esse tutorial da ChaosGroupTV, em inglês:

      http://www.youtube.com/watch?v=7Fct3B09QPY

    • #62789
      Duilio Maciel
      Participante

      Gostei do trabalho e de pós (da fumacinha tb rsrs)

      Pra que servem de fato os 2 sided materials??

    • #62794
      Larissa Rabelo
      Participante

      O V-Ray Two-Sided Material, é um material de fácil criação de objetos translúcidos muito fino como papel, sombra de lâmpadas ou cortinas.

      Você escolhe dois materiais, um fica na frontface e o outro na backface e na caixa da cor você escolhe a mistura entre esse duas faces.

      Pelo o que eu entendo, ele é para materiais que a iluminação passa por eles, sem esse material um abajur ficaria facilmente irreal pois a iluminação tem que passar por ele e de acordo com a origem da luz, dando essas impressões:

      :idea:Link com vários exemplos: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vray2sided.htm
      💡 Link muito bom com um tutorial bem explicativo:
      http://sketchupvrayresources.blogspot.com.br/2011/08/tutorial-how-to-simulate-lampshade.html

    • #62802
      Allan Rodrigues
      Participante

      Curti muito sua cena, ficou linda, gosto muito do 2sided material, comecei a usa-lo a pouco tempo e estou curtindo muito o resultado, so nao tinha testado ainda com cortinas, ainda estou testando com iluminação para fazer um tuto bem completo do assunto.

    • #62810
      OsFcC
      Participante

      A cena ficou TOP!
      Parabéns!

    • #62853

      Linda! Parabéns!

    • #62862
      danielzinhujpa
      Participante

      Larissa parabéns pelo trabalho, esta otimo !!!

      tenho uma imagem, que iria ficar otimo com esse material na luminaria, onde posso baixar o pluggin ?

      Abraços

    • #62874
      Fernando Padão
      Participante

      Oi Larissa, assim que gosto.
      Sempre que possível o grupo trabalhando para o crescimento geral.
      O SketchUp Brasil esta no ar a 7 anos, um dos motivos é justamente essa troca de conhecimento entre os membros.

    • #62906
      Larissa Rabelo
      Participante

      Valeu pessoal!

      allandesigner, é um tipo de material bem legal mesmo, né? depois coloca aqui mesmo pra gente ver teus resultados e o tutorial, quando você aprende se torna bem simples, mas as vezes eh um pouquinho complicado pra algumas pessoas.

      danielzinhujpa, não é um plugin, é no próprio Vray Material mesmo.

      arqpadao, obrigada pelas palavras, significa muito pra mim, pois apesar de não ter falado muito, acompanho sempre muita gente por aqui e você cresceu muito no vray, parabéns! O fórum é muito importante pra toda a comunidade sketchup… simplesmente a maior fonte de informação em português e que vem me ajudando muito. Enquanto eu tava aprendendo não podia ajudar muito, hoje em dia, já sei um pouco mais e sempre que poder vou estar aqui ajudando o pessoal, retribuindo um pouco.

    • #62935
      Lucas Zatta
      Participante

      muito legal a imagem Larissa, parabens..
      esse material ai não eh muito usado, acho que pela desinformação.. mas é muito útil.. parabens pela pesquisa..

    • #63034
      Vision 4 Arquitetura
      Participante

      Ótima cena Larissa, curti muito esta aplicação do two sided material, parabéns e aquele abraço.

    • #63059
      Larissa Rabelo
      Participante

      Obrigada pessoal! De verdade! 😉

    • #64248
      danielzinhujpa
      Participante

      Larissa,

      eu to sofrendo mto pra conseguir fazer um efeito legal,

      Eu escolhi uma textura pra botar no front do meu lustre, ok .. o back eu uso o mesmo material ?

      Abraço

    • #64511
      Larissa Rabelo
      Participante

      Daniel, respondendo ao tua dúvida dessas imagens:



      Bem, vamos lá:
      Realmente tá parecendo uma emissive e a razão, eu acho é tua fonte de luz dessa luminária. Acho que ela tá muito grande e por isso você não vê uma parte mais intensa que a outra, pois está tudo da mesma forma. Coloca duas luzes rentangulares formando um “X”com o double side ligado em tamanho pequeno, conforme essa imagem:

      💡 fonte: http://www.sketchupartists.org/tutorials/sketchup-and-v-ray/lighting-with-v-ray-for-sketchup-definitive-guide-part-1/

      e tenta deixar somente uma face na luminária.

      Coloca aqui pra gente ver se melhorou. 😉

    • #64524
      Larissa Rabelo
      Participante

      Desmarca a opção de FORCE ONE-SIDED no material 2sided e testa!

    • #64552
      danielzinhujpa
      Participante


      Larissa .. vê como ficou …

    • #64598
      Larissa Rabelo
      Participante

      acho que ficou beeeem melhor, mas parecido com o que você quer… mas talvez a luz dentro ainda esteja muito intensa…

    • #64600
      Rudy
      Participante

      só parece que tá meio falho esta “lampada”. hehe

    • #64659
      danielzinhujpa
      Participante

      Larissa e Rudy .. Beleza, vou tentar mais uma vez, e vou aplicar esse estudo nos proximos projetos !!!

      Larissa, Muito obrigado pela atenção e paciência..

      Abraço a todos.

    • #64669
      Reinaldo Bertelli
      Participante

      Oi larissarabelo,
      Ótima sua imagem e ótima aula também, muito esclarecedora.

    • #64679
      Millerlima
      Participante

      lindo lindo

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira