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Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Pessoal, estava estudando os materiais 2Sided Material, que se aplica a cortinas e luminárias e saiu isso:
Modelagem:
Render puro:
Pós:
Vray 1.49 – Sketchup 8 – Photoshop
Lembrando que são todos blocos do 3DWareouse, menos os sapatos que importei de um arquivo do 3DS Max com o plugin .OBJ Importer.
EDIT: Coloquei a imagem da modelagem também e assim que possível, coloco o setup. 😉
Larissa, Sua cena esta ótima, e com o pós nem se fala. Parabéns.
Por favor comente e exemplifique seus ajustes no V-Ray sobre o assunto. Seria muito interessante.
Obrigado
Ficou linda mesmo.
FAlar como o fez também ajudaria a galera, hehe
Pessoal, obrigada… vou colocar aqui o arquivo pra vocês. Ai vocês podem checar direitinho a configuração. Mas se quiserem o print eu posso fazer também.
Os nomes dos materiais pra vocês identificarem são: Claro e Escuro, os materiais da cortina e os 2Claro e 2Escuro são seus respectivos materiais TWO SIDED MATERIAL.
💡 http://www.mediafire.com/?hspt4stelbtxxft
Pra fazer o material, vc tem que primeiro: criar um como base, sendo do jeito que você gostaria que seu material fosse (cor, textura, transparência, etc…). E depois no Material Editor, clica com o botão direito em Scene Material > Create Material > Two Sided Material. Em Front e Back face, você seleciona seu material da cortina, no meu caso (Claro e Escuro) e aplica ao objeto desejado. Dentro da configuração do 2Sided Material, você muda a cor pra cinza, isso significa que quanto mais escuro, menos iluminação vai passar e mais para perto do branco, o contrário.
Cuidada ao aplicar o Purge Unsed, pois como os materiais bases não estão aplicados a nenhum objeto, ele vai acabar sendo apagado, desconfigurando todos eles.
Lembrando que pra ter transparência e a marca do sol no piso, além da iluminação, tem também que ter um pouco de transparência no material base (no caso dos meus: Claro e Escuro) e adicionar um refraction com IOR muito baixo, tipo: 1,01, pra não haver distorção. Porque quando você tem transparência em alguns materiais que não possuem um layer de refraction, o render demorar séculos pra carregar na etapa do Light Cache. São macetes que você acaba descobrindo com o tempo.
Espero que tenham entendido, mas qualquer coisa posso tentar me explicar melhor.
Aprendi de acordo com esse tutorial da ChaosGroupTV, em inglês:
Gostei do trabalho e de pós (da fumacinha tb rsrs)
Pra que servem de fato os 2 sided materials??
O V-Ray Two-Sided Material, é um material de fácil criação de objetos translúcidos muito fino como papel, sombra de lâmpadas ou cortinas.
Você escolhe dois materiais, um fica na frontface e o outro na backface e na caixa da cor você escolhe a mistura entre esse duas faces.
Pelo o que eu entendo, ele é para materiais que a iluminação passa por eles, sem esse material um abajur ficaria facilmente irreal pois a iluminação tem que passar por ele e de acordo com a origem da luz, dando essas impressões:
:idea:Link com vários exemplos: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_vray2sided.htm
💡 Link muito bom com um tutorial bem explicativo:
http://sketchupvrayresources.blogspot.com.br/2011/08/tutorial-how-to-simulate-lampshade.html
Curti muito sua cena, ficou linda, gosto muito do 2sided material, comecei a usa-lo a pouco tempo e estou curtindo muito o resultado, so nao tinha testado ainda com cortinas, ainda estou testando com iluminação para fazer um tuto bem completo do assunto.
A cena ficou TOP!
Parabéns!
Linda! Parabéns!
Larissa parabéns pelo trabalho, esta otimo !!!
tenho uma imagem, que iria ficar otimo com esse material na luminaria, onde posso baixar o pluggin ?
Abraços
Oi Larissa, assim que gosto.
Sempre que possível o grupo trabalhando para o crescimento geral.
O SketchUp Brasil esta no ar a 7 anos, um dos motivos é justamente essa troca de conhecimento entre os membros.
Valeu pessoal!
allandesigner, é um tipo de material bem legal mesmo, né? depois coloca aqui mesmo pra gente ver teus resultados e o tutorial, quando você aprende se torna bem simples, mas as vezes eh um pouquinho complicado pra algumas pessoas.
danielzinhujpa, não é um plugin, é no próprio Vray Material mesmo.
arqpadao, obrigada pelas palavras, significa muito pra mim, pois apesar de não ter falado muito, acompanho sempre muita gente por aqui e você cresceu muito no vray, parabéns! O fórum é muito importante pra toda a comunidade sketchup… simplesmente a maior fonte de informação em português e que vem me ajudando muito. Enquanto eu tava aprendendo não podia ajudar muito, hoje em dia, já sei um pouco mais e sempre que poder vou estar aqui ajudando o pessoal, retribuindo um pouco.
muito legal a imagem Larissa, parabens..
esse material ai não eh muito usado, acho que pela desinformação.. mas é muito útil.. parabens pela pesquisa..
Ótima cena Larissa, curti muito esta aplicação do two sided material, parabéns e aquele abraço.
Obrigada pessoal! De verdade! 😉
Larissa,
eu to sofrendo mto pra conseguir fazer um efeito legal,
Eu escolhi uma textura pra botar no front do meu lustre, ok .. o back eu uso o mesmo material ?
Abraço
Daniel, respondendo ao tua dúvida dessas imagens:
Bem, vamos lá:
Realmente tá parecendo uma emissive e a razão, eu acho é tua fonte de luz dessa luminária. Acho que ela tá muito grande e por isso você não vê uma parte mais intensa que a outra, pois está tudo da mesma forma. Coloca duas luzes rentangulares formando um “X”com o double side ligado em tamanho pequeno, conforme essa imagem:
e tenta deixar somente uma face na luminária.
Coloca aqui pra gente ver se melhorou. 😉
Desmarca a opção de FORCE ONE-SIDED no material 2sided e testa!
Larissa .. vê como ficou …
acho que ficou beeeem melhor, mas parecido com o que você quer… mas talvez a luz dentro ainda esteja muito intensa…
só parece que tá meio falho esta “lampada”. hehe
Larissa e Rudy .. Beleza, vou tentar mais uma vez, e vou aplicar esse estudo nos proximos projetos !!!
Larissa, Muito obrigado pela atenção e paciência..
Abraço a todos.
Oi larissarabelo,
Ótima sua imagem e ótima aula também, muito esclarecedora.
lindo lindo
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