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Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Boa noite pessoal.
Gostaria de saber de vocês, pela experiência, o que deixa mais lento o render ?
Quantidade de blocos ? IES ? Restante light ? Grama ? Light Cache alto ? Noise threshold ? Resolução ?
Sei que tudo isso influencia no tempo do render. Mas qual desses item tem um peso maior na opinião de vocês ?
Ja cheguei a jogar valores altos no light cache para tentar melhorar a qualidade da imagem, além de outras configurações, que o tempo de render estava passando 15h.. Sim, um absurdo.. Foi necessário alterar alguns valores para tornar viável o render 🙁
Mas por curiosidade, qual foi o render mais demorado de vocês ? Quanto tempo levou ?
É isso galera! Quem puder dar uma opinião, eu agradeceria!
Meu PC:
Cara, realmente tudo influencia no tempo de render, e vai variar de cena pra cena oq mais vai estar impactando nesse tempo!
Quantidade de blocos – Vai variar muito… depende do bloco;
lights – Quanto maior a quantidade de luzes, mais vai demorar;
Grama – Se for displacement, com certeza pesa bastante! Se for proxy, geralmente não pesa muito, mas vai depender do nível de detalhamento do bloco, dos materiais, da densidade da grama…. etc;
Light Cache (Subdivs) – Influencia bastante no tempo de render, coloque somente um valor que não deixe noise na sua imagem. Não quer dizer que quanto maior o valor, melhor vai ficar a imagem, pois tem um ponto em que não tem mais como melhorar, por isso vai ser só tempo jogado fora! Ah, e quanto maior a resolução da imagem, menor pode ser o light cache;
Noise threshold – não sei o quanto ele influencia no tempo, mas acho que é +/- oq falei no Light Cache;
Resolução – se vc mantiver o Image aspect ratio fixo, por exemplo se vc dobrar o tamanho da imagem, sem alterar mais nenhuma configuração, o render vai demorar +/- 4 vezes mais pra ficar pronto;
Fora isso, ainda têm muuuitas outras coisas que podem influenciar, como a quantidade de materiais com refração, reflexão, luzes estouradas, etc.
Não sei o que está me atrapalhando!
Estou tentando renderizar uma cena de uma área gourmet, meio coberta, meio aberta. Estou usando vray sun, com algumas luminárias internas. Tem um pequeno jardim com grama proxy.
Chego a colocar 1200 no Light Cache por exemplo, e uma resolução de 2500×1345. Acha muito de light cache ?
O light cache demora horas pra completar, do tipo 5h! Isso é absurdo :/
Uma pergunta, o VRay usa mais a memória ram ou o processador ?
Light Cache não tá alto não!
Não manjo muito dessa parte técnica, pode ser que não esteja certo, mas pelo q entendo o uso da memória ram é proporcional ao tamanho do seu arquivo, já o uso processador está mais ligado às selagens do render (materiais, luzes e as outras configurações do render). Resumindo, voltamos para a mesma resposta… isso vai variar de cena pra cena.
Posta imagens da cena (SketchUp puro e e imagem renderizada), assim pode ser que encontremos o “vilão” da história.
O tempo está realmente muito alto!
Melhor dica para começar a procurar que está causando o tempo de demora: Primeiro salve o sua setagem em um arquivo .vropt ou .visopt Depois faça dois testes: volte essa sua cena para as configurações default e veja o tempo de demora do render, e também importe esse arquivo .vropt em alguma cena parecida em nível de detalhamento (com uma variedade de blocos, texturas e materiais parecidos, pois não dá pra comparar um render de um ambiente completo com o render extremamente simples).
Se sua cena continuar lenta com as configurações default, o problema está no modelo (algum bloco ou textura são os mais prováveis)
Se a outra cena demorar também, o problema está no .vropt, e ai vai ser necessário utilizar outra configuração, recomendo começar uma configuração do zero à partir do default)
É possível ainda que ambas demorem muito, podendo ser problemas na sua máquina (driver, etc) mas é muito pouco provável, você com certeza teria notado isso utilizando outras aplicações do seu pc.
Ps. Está utilizando displacement em algum material?
Abs!
Boa tarde pessoal, desculpe a demora!
Segue imagens de uma das cenas que levou um tempo ruim para renderizar.
Tempo: 6h55min
Resolução 2500×1345
Environment está desligado (skylight+background). Cena sendo iluminada pelo DOME + HDR
A cerâmica está com displacement! Fiz uns testes apenas desligando essa função, e muda muito o tempo. Como fazer ? Já ouvi falar em que este recurso atrasa demais os renders.. mas nesse caso, eu preciso de uma saliência entre a cerâmica e o rejunte.
A rede, tijolinho branco, e pedra da churrasqueira estão com displacement! Será isso o problema na minha cena ? (Aliás, se alguém tiver um bloco melhor de rede com textura configurada, por favor, me ajude, não consegui deixar a minha rede muito legal.. hahaha)
Fala @rigolon!
Com o tamanho da imagem, a quantidade de materiais com reflexo e glossiness baixo aparecendo na imagem, e mais algumas luzes, o tempo vai ser maior mesmo!
A parede e o teto serão pintados com tinte acetinada?
É questão de opinião, mas não vejo nenhuma necessidade em colocar luzes acesas em uma imagem diurna dessa cena, só vai deixar o render mais lento e na prática (no mundo real) essas luzes estarão apagadas durante o dia!
Luzes estouradas, como aquelas IESs, tb aumentam o tempo de render nessas áreas.
Novo render: este demorou 3:55min!
Displacement? Isso pesa bastante mesmo! Não vi nada que havia a necessidade de usar isso. Evite ao máximo utilizar o displacement, utilize somente em casos muito específicos! Na maioria das vezes, o bump é mais que o suficiente.
A grama eu não tinha nem reparado, ficou muito melhor agora!
Achei que a iluminação estava mais natural antes. Em uma fotografia diurna, a iluminação natural nunca vai ficar mais clara ou equivalente a luz do Sol, a não ser que esteja nublado ou que vc coloque um refletor suuuuper potente!
Uma sugestão de alternativa é fazer uma imagem diurna com tudo apagado e uma imagem noturna com tudo aceso, assim vc vai valorizar muito mais as características desse ambiente nos dois períodos!
Eu gosto de simular tudo como ocorre no mundo real, pois acredito que quase sempre essa é a proposta em uma renderização. Isso vale tb para as luzes, por isso só coloco uma luz em algum lugar se realmente há um elemento de iluminação.
Caso queira alterar a exposição da sua imagem, além de trabalhar com os parâmetros da aba Camera, trabalhe também com a aba Color mapping.
Sobre as paredes, perguntei se iria pintar com tinta acetinada pois se não for não precisa colocar reflexão.
Realmente, o vilão da história era o displacement! Fica bacana, mas é uma b*%$& na renderização. O light cache passa a demorar anos..
Enfim, estou mais satisfeito com o tempo atual.. Acho que ainda poderia diminuir mais, maaasss.. haha
Infelizmente estou muito zicado.. quando resolvo um problema, me aparece outro (na verdade, esse já vem acontecendo há um tempo).
Aproveitando o post, quatro dúvidas:
Resumindo: está foda.. hahaha
Resumindo: é foda mesmo! hehehe…
Oi pessoal,
Trabalho exclusivamente fazendo imagens 3D com o Sketchup 2017 e Vray 3.6, porém meus renders demoram de 4 a 5 horas. Todas as imagens possuem bump em quase tudo, iluminação, a imagem sempre em qualidade alta, etc. Gostaria de saber se esse tempo de render é normal ou não.
Vou mostrar um exemplo pra vocês.
Primeiramente, abaixo as informações do meu computador:
Processador: Intel (R) Core (TM) i5-7400 CPU @ 3.00GHz 3.00 GHz
RAM instalada: 16GB
Tipo de sistema: Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Agora, as configurações que uso no vray 3.6:
https://www.4shared.com/photo/LEsoorjVee/confi.html
https://www.4shared.com/photo/MiTw2xlzfi/confi2.html
Essa é uma das imagens que demorou 5 horas. É um closet pequeno, com pouquíssimos blocos, iluminação e texturas.
https://www.4shared.com/photo/uV3F9Q9kfi/Cena4.html
Gente, se vocês pudessem me ajudar, eu agradeceria muito! Todos falam que meu computador é bom, e deveria demorar menos tempo. Gostaria de saber a opinião de vocês, e se realmente procede. Caso o Sketchup seja mais demorado mesmo, vou acabar migrando para outro programa. A outra estagiaria do escritório, usa 3D Max, as imagens ficam com uma qualidade superior a minha, e demora muito menos tempo. Me parece mais vantajoso!
Enfim! Agradeço se me ajudarem.
@raquel-agostini, se for a mesma versão do V-Ray, acho que o tempo de render do max é a mesma coisa e a qualidade tb. A principal vantagem do max está na modelagem de objetos mais complexos (mais orgânicos), para projetos extremamente grandes e caso queira fazer animação.
Seu tempo de render está realmente alto para sua máquina e para esta resolução!
Evite colocar sempre as mesmas configurações de um render pra outro, pois pode ser que vc exagere em uma cena que não precisaria de configurações mais pesadas.
Volte para as configurações padrão do V-Ray:
Depois só mude o Brute Force, que realmente pesa muito, para Irradiance map. Então vc só muda alguma coisa se considerar necessário.
Ative o Denoiser ao invés de reduzir o Noise Limit, caso o render esteja com muito ruído.
Ah, acho que o seu V-Ray é o 3.4 e não o 3.6!
Obs.: Para postar imagens aqui, basta clicar em Adicionar mídia, que fica logo acima da caixa de postagem.
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