O que o Vray utiliza para renderizar ? Placa de vídeo ou Memoria e Processador?

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
      Rafaella Franco
      Participante

Eu montei um computador de:

processador – i7 LGA 1150 4790K 4.0GHZ 8MB

memoria – 16GB DDR3 2400MHZ

HD – hd SSD SATA3 120GB

Placa de video – Quadro k420 2GB DDR3 128bits

Fonte – 750w

Eu fui renderizar um projeto de 180MB que possui muito detalhe e varios adornos, porém mesmo com essa configuração,  meu computador não conseguiu renderizar e dava aquele bug splat. Ele trava e fecha antes de começar a porcentagem de 1 a 100%.  Eu conversei com varias pessoas e cada uma me dava uma opinião diferente. Uns me falaram que a placa de 128bits é fraca e precisa de no minimo 256 bits e um cuda e clock alto. E outros me falaram que a placa não interfere na renderização do vray, que o mesmo utiliza apenas um bom processador e memoria, que a placa é utilizada mais para viewport e agilidade. O que eu faço? Compro uma placa mediana estilo gtx 970, uma top estilo gtx 980, gtx 1070 ftw de 256 bits e clock e cuda alto, ou mantenho essa minha  de apenas 128 bits? Se eu mantiver a minha o que pode ser que está acontecendo e como faço pra resolver?

obrigada!

matheus hideki takara
      Participante

Eu tenho quase a mesma configuração que você,só que eu tenho uma gtx 970.

Eu to renderizando um arquivo de 400mb e posso te afirmar que o v -ray  não utiliza a placa de video(to monitorando com MSI afterburner), mas o precessador fica sempre em 90% de uso.

Ele só usa a placa de vídeo se for usar o RT,provavelmente o problema é o arquivo.

obs. as placa da Nvidia GTX foram desenvolvida pra jogos.

Como o @matheustakara falou, o vray em um render normal (R) não utiliza a placa de vídeo.

A placa de vídeo só é utilizada mesmo no SketchUp (viewport) e no Real Time (RT) do vray.

Acho que o problema está no projeto, deve ter algum bloco que vc baixou que está causando isso! A única forma de verificar é ir tirando bloco por bloco, dando purge (Eliminar os não usados), e ir tentando renderizar até encontrar o bendito!

Por isso que sempre baixo os blocos separadamente e testo, pra ver se tá renderizando certinho, só então copio e colo no projeto.

Rafaella Franco
        Participante

Vou ir testando isso to achando também que realmente é o projeto. Vocês usam muito o RT ou usam mais o R mesmo pra renderizar? E qual placa de video então  vocês me indicariam já que não utiliza tanto ela pro render? Eu ia comprar aquela top  gtx 1070 ftw 8gb de 256 bits, mas já que não precisa, qual que vocês me indicam? ou acham que eu fico com a quadro mesmo de 128 bits 2 gb?

Obrigada!!

Se sua intenção é trabalhar com o V-Ray, não precisa se preocupar com a placa de vídeo não, pois o principal é o render normal mesmo. O RT agente costuma usar mais durante alguma configuração que queremos ir vendo o resultado logo, sem precisar ficar reiniciando o render toda hora, e pra imagem final o normal é usar o R mesmo.

Mas se vc for usar outro renderizador, que dependa mais da placa de vídeo, como o Lumion ou Unreal Engine 4, e for renderizar cenas mais complexas, aí sim vc pode pensar em comprar uma melhor!

Diego Sayron
      Participante

Já é possível:

https://www.chaosgroup.com/blog/understanding-v-ray-hybrid-rendering

E recomenda:

Segundo a Chaos, desenvolvedores do V-Ray, para renderizar na placa de vídeo usando o V-Ray, precisa de placas de vídeo AMD, no mínimo, com a tecnologia GCN 1.2 (Graphics Core Next).

@diego-sayron, a placa de vídeo tem que ser Nvidia.

Veja no final da página dos requisitos de sistema para o V-Ray 3:

https://docs.chaosgroup.com/display/VRAYSKETCHUP/System+Requirements

Michael Silva
        Participante

@diego-sayron,

muito interessante esse seu ponto! Mas gostaria de tirar uma dúvida então. Eu tenho um pc com placa de vídeo AMD Readon RX580 8G, porém meu v-ray é o 3.6 e até então não sabia que ele não roda com GPU da AMD. Segundo o que vc fala sobre essa tecnologia  GCN como faria pra rodar meu render rt com essa placa? Seria possível mesmo ou nem??

Muito obrigado pela ajuda de vcs! Forte abraço!!!

Michael…

Diego Sayron
      Participante

[post em 04/2018]

Boa a sua contribuição. Isso fortalece as pesquisas!

Unindo os seus achados com os meus, podemos afirmar, a partir dos nossos links, que é possível renderizar pela GPU usando CUDA (NVidia) [sketchup] ou OpenCL (AMD) [3D Works], com a ressalva que eu havia dito: desde que seja GCN 1.2 ou mais recente.

E, para quem deseja montar sua estação de trabalho, a Chaos Group disponibilizou um benchmark com combinações de hardware ordenados por desempenho. Vale à pena conferir:

Ordenado por GPU:

https://benchmark.chaosgroup.com/gpu

Ordenado por CPU:

https://benchmark.chaosgroup.com/cpu

@michael-silva,  não tenho certeza sobre o V-Ray Next, mas o V-Ray 3 realmente não renderiza com placas de vídeo AMD. Além do link que postei acima, veja este tópico no fórum da Chaos:

https://forums.chaosgroup.com/forum/v-ray-for-sketchup-forums/v-ray-for-sketchup-general/999274-will-v-ray-work-with-amd-gpu-s

Como lá na página com as requisições continua da mesma forma, acredito que o V-Ray Next também só roda com GPU NVIDIA.

Eliane Dias Lemos
      Participante

Tenho uma placa rx570 8g amor randeon.

Não comunica com v-Ray porque

@elianedias, o v-ray, até o momento, só roda com placas NVIDIA.

Veja os requisitos mínimos:

https://docs.chaosgroup.com/display/VSKETCHUP/System+Requirements

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg