Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
bom esse foi meu primeiro render com o vray.. ate que gostei do resultado, mas gostaria da ajuda de vcs para duas coisas…
o piso na frente da porta ficou com umas manchinhas, umas bolinhas brancas, como resolver? e a porta a esquerda, ficou meio granulada, estranha, era pra ficar mais lisinha, sem granuladinhos..
as configurações do render, coloquei nas mais altas que achei que ficariam bom, mais não resolveu, se alguem puder indicar uma configuração boa pra essas externas… e não liguem para os predios ali na frente coloquei rapidinho só pra não ficar crua a imagen…
agradeço a ajuda!
Opa Guilherme,
Já tá mandando bem no primeiro render heim?? Parabéns..
Olha, não sou o mais indicado para dar conselhos sobre renderização, já que ainda estou no começo tbm nesses estudos.. Mas posso tentar ajudar em algo, e se eu falar alguma bobagem, o pessoal me corrige depois 😀
Eu nunca vi essas bolinhas brancas em renders que eu fiz.. Esse piso está com layer reflexivo?? Acredito que deve ser alguma configuração de qualidade.. Quais engines vc está usando para renderizar??
Sobre o granulado da porta, vc deve ter acrescentado Glossiness no reflexive layer não?? Qnto menor o valor do Glossiness, mais granulado vai ficar, qnto mais perto de 1.0 mais liso..
Outra coisa que percebi, foi a qualidade do displacement.. Qndo vc for utilizar grama, e ainda mais assim, em evidência no render, vc deve melhorar a qualidade dele.. Porém cuidado, qnto mais perto e maior qualidade tiver o displacement, o Vray vai sugar muita memória RAM do PC.. No último render que fiz aqui, usei uma área menor que essa para grama, e nem coloquei um qualidade muito boa para a grama, mas não consegui renderizar acima de 1024×768.. O sketchup sempre travava.. logo no começo, ele já puxava quase 1GB de RAM!! (tenho 2gb no PC) Daí não teve jeito, tive que baixar a qualidade do displacement.. E já tou comprando mais 2GB de memoria.. 😀
Espero ter ajudado..
então neste piso eu tinha colocado um layer reflexivo e depois de ver isso tbm pensei que fosse, ai tirei, porem continuou, menos do que antes, mas continuou..
os engines estou usando iradiance map e light cache..
entao quanto a porta, se eu deixar o glossiness mais perto de 1 vai parecer um espelho não? pq eu na reflection eu tirei o fresnel, e deixei none…
para melhorar a qualidade do displacement eu devo melhorar no options do vray? ou no proprio material? tbm não gostei mto desta grama.. neste render ai o displacement do options eu usei 2 – 512 – 1.
e memoria realmente me falta, para conseguir renderizar neste tamnho esta cena ai, tive que primeiro calcular o light cache e o iradiance map e salva-los, fazendo isso com o output em 400-300 ai depois consegui renderizar a imagem num tamanha maior 1024 por alguma coisa.
mais valeu pelas dicas, vou tentar melhora-lo e depois posto aqui 🙂
mais alguma dica só passar, sempre seram bem vindas.
obrigado.
guilhermemell0 escreveu:
então neste piso eu tinha colocado um layer reflexivo e depois de ver isso tbm pensei que fosse, ai tirei, porem continuou, menos do que antes, mas continuou..
os engines estou usando iradiance map e light cache..entao quanto a porta, se eu deixar o glossiness mais perto de 1 vai parecer um espelho não? pq eu na reflection eu tirei o fresnel, e deixei none…
para melhorar a qualidade do displacement eu devo melhorar no options do vray? ou no proprio material? tbm não gostei mto desta grama.. neste render ai o displacement do options eu usei 2 – 512 – 1.
e memoria realmente me falta, para conseguir renderizar neste tamnho esta cena ai, tive que primeiro calcular o light cache e o iradiance map e salva-los, fazendo isso com o output em 400-300 ai depois consegui renderizar a imagem num tamanha maior 1024 por alguma coisa.
mais valeu pelas dicas, vou tentar melhora-lo e depois posto aqui 🙂
mais alguma dica só passar, sempre seram bem vindas.obrigado.
é, então não sei o que podem ser essas bolinhas.. 🙁
Sobre o glossiness é isso aih.. eu nunca deixo o glossiness em 1, só para espelho mesmo.. fiz uma vez um portão aqui, de aluminio, parecido com o que vc tem na sua imagem.. até postei aqui no fórum.. eu devo ter deixado o glossiness em .8 acredito.. Sobre o fresnel, pelo qu eu entendi, é uma propriedade que os materiais têm de refletir mais ou menos luz de acordo com o ângulo de incidência de luz e o ângulo que se vê (alguem me corrija se eu estiver errado).. então acho que isso dá mais realismo ao render.. eu não tiro quase nunca ele..
A qualidade do Displacement eh em options mesmo.. essa config 2 -512 (o 1 não eh bom modificar por aih não, ele é o multiplier) já é boa para gramas mais distantes.. acho que nesse caso aih tinha que ser pelo menos 1.2.. mas dá-lhe memória!! 😮
Falando sobre essa maneira de calcular o light cache separado, acho bem interessante.. mas uma vez tive um problema aqui e fiquei com medo de voltar a usar..
Me parece que vc só deve usar isso depois que todas as luzes estiverem configuradas.. pois se mudar alguma coisa.. isso já vai alterar o calculo de luz.. Te pergunto, tem como salvar uma vez.. e se por acaso eu precisar modificar alguma luz posso calcular de novo?? Pq uma vez que fiz isso aqui, qndo modifiquei uma luz e fui tentar calcular novamente ficou tudo louco, todas as luzes se desconfiguraram, sky e tudo mais.. já tentaste isso??
Abraço!! 😎
então fazer o calculo e salvar, eu acredito que seja pra bom casos igual o meu, eu tentei renderizar minha cena em 1024 por não lembro quanto agora, e não supertou (tenho pouca memoria) então renderizei em 500 x 400 só para calcular depois almentei o tamanho e voalá, estava no tamanho desejado..
agora nunca tentei calcular e depois modificar alguma luz na cena, eu acredito tbm, que algum erro vai dar, mais vou tentar uns testes para ver o que consigo e te falo o que aconteceu depois.
obrigado pelas dicas..
Xibanez escreveu:
Opa Guilherme,Já tá mandando bem no primeiro render heim?? Parabéns..
Olha, não sou o mais indicado para dar conselhos sobre renderização, já que ainda estou no começo tbm nesses estudos.. Mas posso tentar ajudar em algo, e se eu falar alguma bobagem, o pessoal me corrige depois 😀Eu nunca vi essas bolinhas brancas em renders que eu fiz.. Esse piso está com layer reflexivo?? Acredito que deve ser alguma configuração de qualidade.. Quais engines vc está usando para renderizar??
Sobre o granulado da porta, vc deve ter acrescentado Glossiness no reflexive layer não?? Qnto menor o valor do Glossiness, mais granulado vai ficar, qnto mais perto de 1.0 mais liso..
Outra coisa que percebi, foi a qualidade do displacement.. Qndo vc for utilizar grama, e ainda mais assim, em evidência no render, vc deve melhorar a qualidade dele.. Porém cuidado, qnto mais perto e maior qualidade tiver o displacement, o Vray vai sugar muita memória RAM do PC.. No último render que fiz aqui, usei uma área menor que essa para grama, e nem coloquei um qualidade muito boa para a grama, mas não consegui renderizar acima de 1024×768.. O sketchup sempre travava.. logo no começo, ele já puxava quase 1GB de RAM!! (tenho 2gb no PC) Daí não teve jeito, tive que baixar a qualidade do displacement.. E já tou comprando mais 2GB de memoria.. 😀
Espero ter ajudado..
sera q o teu problema para renderizar , nao eh a placa de video inves da mem. RAM ??
se eu estiver errado me corrija :}
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.