Problema de iluminação – Rectangular light

• Este tópico contém 21 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos atrás por nay.dpc.
Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
      Fábio Wilson Rezende
      Participante

Bom dia Galera,

Estou com problemas de iluminação na minha cena, pra falar a verdade eu não manjo nada de iluminação, vi algumas videos aulas e tentei reproduzir, usei a rectangular light porém ela fica estourada, ela até clareia o local porém fica visível sendo que eu marquei a opção de invisibilidade, além disso vocês tem dica de como melhorar a iluminação e deixar mais realista? Eu queria que entrasse luz natural porém só na modelagem do Sketchup que a luz do sol entra, quando renderizo some. Enfim desde já agradeço.

Atenciosamente

Não consigo ver as imagens.

Fábio Wilson Rezende
      Participante

Cara arrumei a postagem, fazia tempo que não colocava imagens esqueci rs

Werlei Purgatto
      Participante

No Ligth Editor marque a opção Invisible (invisível)e desmarque a opção Double Sided (para os dois lados), acho que resolve, testa ai.

Fábio Wilson Rezende
      Participante

Então cara, eu já tinha feito isso porém não deu certo. Não faço ideia do que pode ser, já refiz o retângulo várias vezes, já diminui a intensidade nada dá certo. 🙂

Cara o lado branco do rec light tem que estar para baixo, veja se isso resolve.

Deve ser isso q o Arthur falou.

No options do vray, como está o mapa do “GI Color” no “Environment”?

Fábio Wilson Rezende
      Participante

Galera,

Boa noite. É exatamente o que o Arthur falou, valeu pelas dicas, segue o resultado e com algumas modificações no photoshop para críticas.

Abs

A iluminação ficou muito boa!

Tem que arrumar alguns detalhes na modelagem
      – O arco está muito segmentado, tem que colocar mais lados para ficar arredondado;
      – a cortina está dobrada em baixo mas não está encostada no chão;
      – faltou um rodapé;
      – o material do cortineiro está estranho;
      – o BG é de baixa qualidade.

CarolinaC
      Participante

Não sou expert em Vray, mas pra aparecer a iluminação do sol a sombra tem que estar ativada. E dá uma olhada se o sol está ativado nas configurações do vray.

malice_sampa
      Participante

Boa tarde, sou nova por aqui,estou com problemas na rec light que coloco no meu ambiente, ja nao é a primeira vez que isso acontece, ela mesmo invisivel acaba aparecendo, abaixo segue uma imagem ainda nao finalizada do render e as configurações da minha rec light, alguem conseguiria me ajudar a resolver este problema por favor

Obrigada,

malice_sampa
      Participante

Ola, eu também estou com o mesmo problema, porem realizei todos esses passos que vocês disseram, mais ainda assim meu arquivo esta aparecendo as rec lights, e estao pretas tbm, mesmo na configuração dela estando branca, alguem pode me ajudar??

Boa tarde, tive um problema parecido, consegui melhorar aumentando um pouco o Shutter Speed para 280 e diminuindo Intensity, Caustic Subdivs e Photon Subdivs. No meu caso melhorou bem o render, depois editei a imagem final.

Seja bem vinda ao fórum malice_sampa!

Pelas imagens, não parece que as Rec Lights estão aparecendo… na verdade oq está aparecendo é oq está acima das mesmas, ou seja, os buracos que vc fez para encaixa-las no teto.

Veja se é isso mesmo, ou se não for, posta aqui mais detalhes de onde estão e como estão as Rec Lights.

malice_sampa
      Participante

Ola pessoal, muito obrigada pelas dicas e ajudas, consegui resolver o problema, o que estava acontecendo… o rec light estava grudado no teto gerando uma sombra dando a intender que fosse uma sanca, então desgrudei elas do teto e resolveu, segue abaixo a imagem como ficou, aceito sugestões e criticas para a melhora da imagem

Obrigada,

Bjo

majumigotto
      Participante

Oi gente, alguem pode me ajudar?? Pq q o Retangle light está borrado?? não ficava assim antes… jah tentei de tudo… variei a potencia, aproximei o retangulo da luminária, jah refiz, editei as conf. (não está selecionado o Double sided, e nem affect reflection, e está selecionado o invisible)

@majumigotto, pode ser que a intensidade está muito alta. Tenta diminuir a intensidade das luzes e depois ajustar para ficar como vc quer nas configurações da camera.

liviaherken
      Participante

Olá pessoal!
      Tbm tenho problemas com a rectangle light.

No meu caso, fiz atrás da moldura do espelho para simular uma fita de led.

Porem na hora de renderizar a iluminação aparece deslocada do espelho, sendo que a rectangle light está posicionada exatamente atrás do espelho, tendo o mesmo comprimento.

Já apaguei e tentei refazer, mas nao adiantou.

Alguem sabe oq pode ser? 

Coloquei a rectangle light em vermelho pra vocês identificarem.

Sérgio André
      Participante

@liviaherken Acho que o problema está no arquivo do SketchUp, você pode ir em: janela>informação do modelo>estatísticas>limpar não usados, depois >corrigir problemas. Esses comandos irão limpar e corrigir os possíveis problemas que seu modelo pode ter, daí  vc tenta renderizar de novo.

nay.dpc
      Participante

Boa tarde,
      Meu problema é exatamente o mesmo que o do @Stacarca
      Não entendi a resolução do problema.
      A parte branca do retângulo está para baixo, está marcado invisível… não sei o que fazer.

@nay-dpc, já verificou se a opção Double Sided está ativa? Basta ir no V-Ray Asset Editor>Lights clicar na luz que vc quer editar e em Options desmarque o Double Sided.

Se o problema continuar, exclua essa rec light e renderiza, pra confirmar é realmente ela que está aparecendo.

Se o problema sumir, crie uma nova rec lights. Para confirmar se está realmente viradas para o lado certo, faça um render teste com esta luz visível.

nay.dpc
        Participante

Então Daniel, o Double Sided já está desmarcado.
        Já fiz tudo o que você falou, mas mesmo assim ainda fica iluminada, não fica invisível. Fica parecendo que não existe teto.

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg