Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Boa noite!
Me chamo Junior, sou estudante de arquitetura e faço algumas modelações a pouco tempo.
Hoje estava precisado modelar uma casa com fachada e como o plugin não pegava no SU 2015 baixei o 2013 coloquei o telhado e depois abri no 2015 já que la tiha o v-ray 2.0. tetei instalar o v-ray para o 2013 mas nao conseguir e com isso eu voltei para o 2015 com o projeto já alterado. Só que o v-ray tinha sumido e após instalar toda vez que aplico um material fica preto/cinza e nao consigo vizualizar ele como realmente é.
juninuniko, seja bem vindo ao fórum!
É o programa vray q não está aparecendo ou a modelagem? ficou meio confusa sua explicação.
Posta uma imagem (print scrn), pra entendermos melhor!
Para postar imagens no fórum veja as dicas. Clique aqui.
Dá uma olhadinha ai Daniel
danielreple escreveu:
juninuniko, seja bem vindo ao fórum!É o programa vray q não está aparecendo ou a modelagem? ficou meio confusa sua explicação.
Posta uma imagem (print scrn), pra entendermos melhor!
Para postar imagens no fórum veja as dicas. Clique aqui.
A modelagem que vc fez no SU 2013 não está abrindo corretamente no 2015, é isso?
As modelagens que vc faz diretamente no SU 2015 estão funcionando normalmente? (modelagem e texturização)
Quando aplico uma textura, nesse caso foi o amadeirado como aparece no v-ray fica preto o local onde eu aplico.
Estou usando o SU 2015. O 2013 já desinstalei. Só coloquei o exemplo do 2013 para mostrar os procedimentos que fiz até gerar esse erro ai. Esse erro se aplica pra qualquer material aplicado vido do v-ray
danielreple escreveu:
A modelagem que vc fez no SU 2013 não está abrindo corretamente no 2015, é isso?As modelagens que vc faz diretamente no SU 2015 estão funcionando normalmente? (modelagem e texturização)
Olha ai uma Imagem.
Como Aparece No modelo o material Grama
E como fica renderizado.
Ahhh… agora entendi!
Acho q sei oq é! Veja se está da seguinte forma no seu SketchUp:
– Entre em Visualizar > Estilo de face;
– Verifique se está selecionada a opção “Sombreado com texturas”. (provavelmente está selecionado “Sombreado”)
Deixamos em “Sombreado” quando o arquivo está muito grande e queremos que o SU trabalhe mais rápido, pois texturas exigem bem mais do processamento do computador!
Olha ai irmão contiua com erro .
rsr
to lascado ja usei o revo tirei e instalei tudo de novo e nada.
Vamos tentar outras coisas então….
Dentro do SketchUp:
– Vá em Janela > Informações do modelo;
– Clique em Renderização;
– Desmarque a opção “Usar texturas com suavização de serrilhamento”;
– Veja se funcionou, se não, desfaça isso.
Se a opção anterior não de certo, faça o seguinte:
– Entre em Janela > Preferências;
– Clique em OpenGL;
– Desabilite a opção “Usar aceleração de hardware”;
– Depois clique em OK.
Se isso funcionar, é algum problema com sua placa de vídeo!
Sua placa de vídeo é AMD? Se for, da uma olhada aqui.
Olá pessoal. ..eu instalei o su15 e estou com o mesmo problema, quando importo material. Vismat ele aparece cinza no Su. O que eu consegui perceber é que o difuse perde o caminho da textura. Se vc abrir o M e arrumar o caminho ele aparece novamente e vc consegue ajustar ele novamente.se tiver bump é preciso marcar o caminho novamente também.
Após fazer isso salva o material novamente que depois ele reconhece.
Obrigado Amigo.
Mas testei aqui todas as indicações e não resolveu.
=/
Oi silvia.
Tudo bom?
Eu sou iniciante no SU e vrya uso apenas o básico você poderia me ajudar ensinando como fazer esses caminhos.
Obrigado
Não sei se o problema da SilviaMoser é o mesmo que o seu, pois quando vc renderiza a textura aparece.
Mas testa pra ver se estou enganado.
Para fazer isso, faça o seguinte:
– Verifique em qual pasta está a imagem q vc usou no seu material;
– Agora, no “Material editor do v-ray, clique no material q está com o problema;
– Na seção “Diffuse”, clique no mapa (M) do “Color”;
– Estará ativa a opção “TexBitmap”;
– Vai ter uma área chamada “File”, onde vc carrega a imagem;
– Entre e selecione a imagem em sua pasta original.
Consegui solucionar o problema! Obrigada
Isso mesmo Daniel e acredito que irá resolver pq para mim também aparecia renderizado mas estando em cinza não me permitia alterar e ajustar o material.
Será que tem a ver com a versão do su/vray? Tipo um bug? Pq alterar todos os vismats vai dar trabalho.
Isso só acontece nos vismats q vc baixa ou acontece tb nos q vc que cria?
Se for somente nos q vc baixa, isso é normal, pois o endereço da imagem no computador da pessoa q criou é praticamente sempre diferente da de onde está a do seu pc. Por exemplo, se no pc de quem criou o material, a imagem estava nesta pasta “C:UsersmariaPictures” e no seu está na pasta “C:UserssilviaPictures”, o programa não vai encontra a imagem e por isso vc vai ter que “mostrar” o novo caminho para ele.
Isso acontece nos vismats já salvos no meu pc que na versão anterior não tinha problema em encontrar o caminho. ..
Vc colocou as imagens em outro endereço? Por exemplo, quando vc criou o material a imagem estava em “C:UserssilviaPictures”, depois vc mudou a imagem para “C:UserssilviaPicturestexturas”. Aí o programa não reconhece o caminho!
Daniel e Silvia.
Muito Obrigado pela força acabo de solucionar.
Amanhã volto ao trabalho Graças a Ajuda de vocês.
O unico problema é que vou ter que alterar o caminha material por material.
Mas já ajudou de mais.
Segue a foto do problema solucionado.
Aqui segue um dos meus projeto.
Da pra melhorar muito ainda. Acredito que a grama mesmo da pra melhorar os revestimentos amadeirados.
O céu eu coloquei o photoshop etão pelo pouco que li usado mapa hdri dá pra melhorar muito assim como a própria renderização. Fico aberto a criticas tbm quero melhorar
Mas enfim já vi que o pessoal aqui do forum é bastante prestantivo.
Uma boa semana para vocês.
olá, boa noite estou com o mesmo problema do @juninuniko só que já fiz todos os passos indicados para ele e no meu caso não resolveu, alguém poderia me dar uma mão?eu importo material o vray reconhece a pasta onde esta o material, mais na janela do sket ele fica cinza, e na hora de renderizar aparece a textura.
@mariwolffe, acho que vc está com um Estilo no seu skt que não exibe as texturas.
Vá em Visualizar>Barra de ferramentas…, ative a caixa de ferramentas Estilos (Styles) e coloque na opção Sombreado com texturas (Shaded With Textures).
Dando certo ou não, posta aí pra sabermos, blz?
Beleza @mariwolffe! Vamos tentar outra coisa então:
Por acaso este é um material com mapa nativo do V-Ray? Ou seja, no mapa (M) do Diffuse está com TexMarble ou outro material que não seja TexBitmap?
Se estiver assim, esse tipo de textura realmente não aparece no SketchUp, então vc pode fazer uma pequena gambiarra pra conseguir mapear sua textura no SketchUp, adicione mais uma camada de Diffuse no mesmo material, coloque alguma textura no mapa com TexBitmap e mude a cor do Transparency para branco. Assim esta textura vai aparecer no SketchUp, mas não será renderizada.
Outra possibilidade, vc já tentou recarregar a textura, como expliquei em uma postagem anterior deste tópico?
@renatadias, juntei o tópico que vc criou com este que fala exatamente sobre o mesmo assunto. Quando estiver com problemas, crie um novo tópico somente quando não encontrar um que fale sobre o assunto, mesmo que as sugestões não resolvam seu problema, dessa forma podemos ter várias soluções em um mesmo tópico, e se tiver alguém com um problema parecido terá mais chances de resolver.
Bom, voltando a seu problema, já tinha visto este tópico? Tentou tudo oq foi falado aqui?
O meu arquivo estava com o mesmo problema, então eu abri um novo e importei o que eu estava usando e funcionou normalmente as texturas
Olá, sou Karina arquiteta. Estou com o um problema parecido com o o do Junior, mas com um material que eu criei para ser cromado usando o layer BRDF, no preview aparece certo, mas quando renderiza fica branco. O que pode estar errado?
@karinadbarreto, será que vc não ativou a opção Override?
Posta uma imagem do problema aí (Adicionar mídia).
@mateus-henrique-joner-joner, vc está entrando no grupo, até que as faces fiquem selecionáveis, para pintar? Acho que pode ser que vc pintou o grupo com esse material e deu algum problema na textura na hora da renderização ou vc pintou as faces com um material e o grupo com outro…
Antes de corrigir, o melhor a fazer é pintar primeiro o grupo com o material padrão do SketchUp e depois também entrar no grupo e pintar com tb com o material padrão, então faça um render de teste pra ver se tá renderizando branco como o material padrão do Sket. Se estiver tudo certo, pinte com o material que vc quer diretamente nas faces, editando o grupo/componente.
Tô com o mesmo problema.. Até pouco tempo atrás tudo normal, agora os modelos das casas vizinhas que baixei estão escuros. Estranho que no modo interativo funciona normalmente.
Também tô estranhando que os parâmetros do irradiance map não estão ativados pra que eu possa alterar. Será que está tudo relacionado?
@vinicius034, como vc falou que “os parâmetros do irradiance map não estão ativados”, então vc deve estar renderizando com a GPU (CUDA). Altera isso lá nos Settings pra ver se resolve.
Deve ser a mesma coisa que está causando o seu outro problema lá com o mapa de temperatura das Rectangle lights.
Consegui resolver o problema. Bastou clicar em atualizar configurações no asset editor que tudo voltou ao normal. Obrigado pelo apoio.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.