Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Olá pessoal… Já postei em outra área, mas acho q a resposta conseguirei aq.. Pelo q pude ver, preciso de um render pra gerar luz, já q no SU ñ conseguirei. pois bem. Eu baixei o ASGvis: V-ray for SketChup7. Fiz um projeto de uma sala, mas como coloquei piss, teto e portas, ficou tudo escuro. Como faço pra conseguir q minhas lâmpadas “gerem” luz??..
http://www.asgvis.com/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=65&Itemid=280
Sobre o virei nada sei…mas tem muita gente aqui que o utilizada…
Eu particulrmente curto o kerkythea,que já vem com vários tipos de iluminação que você colocar no su…e depois exposta!
Fala, Zarro!
Vamos por partes, então.
Se vc quer ver a iluminação dentro do próprio SketchUp, isto é, enquanto vc modela, só vai conseguir fazer isso usando o plugin LightUp. Se não usar este plugin, vc só terá a opção de luz do sol, que é a padrão do SketchUp.
Agora, o VRay, assim como o Kerkythea, são renders. São softwares que se associam ao SketchUp (e a outros programas de modelagem) para simular fotorrealismo. E para que a sua imagem seja real como em uma foto, vc precisa dizer para o programa onde estão os seus pontos de emissão de luz. E normalmente, esses pontos são criados com lâmpadas do próprio VRay, ou Kerkythea, ou outro render qualquer.
No caso do VRay, se considerarmos a luz do sol padrão do SketchUp, temos 3 opções de luzes para iluminar ambientes: a luz do sol, a luz omni e a luz retangular.
A do sol, basta habilitar as sombras e o “use sun for shading” no SketchUp, clicar na guia Enviroment, das opções do VRay, clicar no “M” ao lado de “GI” e dar um aplly. A luz do sol já estará ligada. O resto é configuração de intensidade, hora do dia, época do ano, etc.
A luz retangular emite luz a partir de uma área. Imagine um retâgulo que emite feixes luz perpendiculares à sua face. É assim que funciona.
E a luz omni é a luz que emite feixes de luz em todas as direções, a partir de um ponto.
Ainda existe um quarto tipo de luz, que é o “emissive material”. No entanto, este recurso só é usado para simular lâmpadas acesas. Ele não deve ser usado para iluminar o ambientes. Para fazer uso dele, crie uma camada Emissive no seu material. É ela que “acende” a lâmpada.
Dê uma olhada no manual do VRay, que é muito bom. Explica bem essa parte da luz retangular, dá várias explicações detalhadas sobre o programa. E lembre-se que se a sua “physical camera” estiver ligada (nas opções do VRay), vc vai precisar aumentar a intensidade da luz, especialmente no caso das “emissive layers”, que para aparecerem na cena, deverão ter valores muito altos, de 900, 1000 pra cima. Já cheguei a precisar de 9000, 10000…rs
Enfim, boa pesquisa!
Muito obrigado, deu pra começar a entender … Vou analisar com atenção sua explicação e analisar com calma.. Sobre o tuto q vc me disse.. Há ele em portuga??.. Sei muito pouco em inglês… Valeu pela ajuda.. 😀
Lexqui,
Lendo esse tópico, achei uma coisa muito interessante. Pois ainda não conheço tal plugin “plugin LightUp”. Pode me dizer onde o encontro?
Agradeçe: Márcio.
Fala, Zarro!
O manual do VRay q eu tenho é em inglês mesmo. Mas já vi na internet, não sei exatamente em qual forum, algumas pessoas que estavam traduzindo. Tente procurar no Google por manual do VRay traduzido, ou algo parecido.
Fala, Marcio!
Infelizmente, o LightUp é um plugin pago. O site dele é o http://www.light-up.co.uk/
Eu não tenho, nem nunca usei. Só vi algumas demonstrações. Mas confesso que o que eu vi, achei fantástico!
Valeu!
lexqui escreveu:
Fala, Zarro!O manual do VRay q eu tenho é em inglês mesmo. Mas já vi na internet, não sei exatamente em qual forum, algumas pessoas que estavam traduzindo. Tente procurar no Google por manual do VRay traduzido, ou algo parecido.
Fala, Marcio!
Infelizmente, o LightUp é um plugin pago. O site dele é o http://www.light-up.co.uk/
Eu não tenho, nem nunca usei. Só vi algumas demonstrações. Mas confesso que o que eu vi, achei fantástico!
Valeu!
Opa… Olha, ve se pode me ajudar. Usei o RECTANGULAR LIGHT, mas ele ñ gera luz.. oQ PODE SER??. Tem outro user em outro tópico q também esta me ajudando..
http://img9.imageshack.us/my.php?image=ex2on4.jpg
Sera alguma opção q esta habilitada ou algo do tipo?.. 🙄 🙄
Aq as configurações:
http://img266.imageshack.us/my.php?image=ex3mu4.jpg
Resultado depois do render:
http://img14.imageshack.us/my.php?image=ex4hn6.jpg
Configuração usada:
http://img504.imageshack.us/my.php?image=ex3xy7.jpg
Como podem notar, ficou a parte clara, mas ñ iluminou o ambiente… 😉 🙄
Fala, Zarro.
Q q eu posso observar nas suas imagens:
Primeiro de tudo, vire a face da luz para o lado correto. Assim como todos os outros objetos do SketchUp, eles têm lado de dentro (roxo) e de fora (branco). Como eu pude reparar na sua imagem, o lado da luz que está apontando para baixo, ou seja, para dentro do ambiente, é o roxo (lado errado, lado de dentro). Para corrigir isso:
1. clique duas vezes no grupo para entrar no modo de edição e selecione tudo.
2. Clique com o botão direito e escolha “reverse faces”.
Pronto, sua luz já está apontando para o lado correto. Se vc habilitar a opção “Double sided”, na configuração da luz, vc ela passa a emitir luz para os dois lados, o que nem sempre é desejável.
Outra coisas que observo, é que normalmente, 30 é um valor baixo para o multiplier da luz. Teste com valores maix baixos.
Também tente descolar um pouco a luz do teto, alguns milímetros para ver se isto está interferindo.
Acho que é só. Boa sorte.
oLÁ lexqui… 1º AGRADEÇO PELA AJUDA..
Olha, o grupo q vc diz para selecionar, é a parte q marquei do RECTANGULAR LIGHT?.. Ou todo o meu projeto??. Peço paciência da sua parte.. 😀
Os grupos, no SketchUp, são conjuntos de objetos (faces e arestas). Por exemplo, vc modela um cubo, seleciona todas as faces e clica no menu Edit > Make Group. O cubo passa a não ser tratado mais como faces e arestas separadas, mas como um objeto único, que aparece envolto por arestas azuis, quando selecionado.
Assim como no caso acima, quando criamos uma luz omni ou retangular, elas são criadas na forma de um grupo. Se vc der dois cliques nela, todo os outros objetos da cena ficam esmaecidos, o que significa q vc está no modo de edição do grupo, podendo alteras as faces e arestas que estão dentro dele. Também pode haver um grupo dentro de outro grupo, dentro de outro grupo, e por aí vai.
Portanto, quando falo em grupo, no seu caso, estamos falando exclusivamente da luz retangular.
DICA: Sempre organize seus modelos por grupos e componentes. Paredes em um grupo, piso em outro, móveis em outro… Isso evita que por exemplo, vc tente selecionar duas cadeiras da cena e acabe selecionando uma aresta do piso, ou do tapete. Sem falar que vc pode renomear os grupos e achá-los facilmente pelo “Outliner”.
Opaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….. Acho q consegui… 😀 😀 …
http://img3.imageshack.us/my.php?image=ex2yj1.jpg
Coloquei 10000 no Multiplier e em units DEIXEI EM WATTS. Acho q foi a a solução..
Oq acha??..
Olha, como pode ver, ficou um retângulo branco no teto. Como poderei tirar??… to felizão…
😀 😀
Oi pessoal! Desculpema intromissão, eu ñ trabalho com o V-ray mas to vendo q tem uma dúvida aq neste tópico, se eu falar bobagem ñ leve em consideração mas essa luz tá estranha! Será que ñ é pq a luz está sobre um plano fosco? se deletar um quadrado (do tamanho da lente) no teto a luz ñ ficaria melhor?
Se for bobagem esqueçam ta bom?
DDida escreveu:
Oi pessoal! Desculpema intromissão, eu ñ trabalho com o V-ray mas to vendo q tem uma dúvida aq neste tópico, se eu falar bobagem ñ leve em consideração mas essa luz tá estranha! Será que ñ é pq a luz está sobre um plano fosco? se deletar um quadrado (do tamanho da lente) no teto a luz ñ ficaria melhor?Se for bobagem esqueçam ta bom?
Sim. A luz está manchada pq os planos estão superpostos. Ou ele faz o encaixe da luz no teto ou ele descola a luz do teto.
Agora, eu só to achando esse valor de multiplier um pouco alto demais. 10000 Watts? Hm… Mas nisso aí nem vou poder ajudar, pois o VRay que uso é o antigo, que nem tem esse parâmetro de unidade.
E se vc quiser que a luz ilumine mas não apareça o retângulo, basta ligar a opção Invisible.
lexqui escreveu:
DDida escreveu:
Oi pessoal! Desculpema intromissão, eu ñ trabalho com o V-ray mas to vendo q tem uma dúvida aq neste tópico, se eu falar bobagem ñ leve em consideração mas essa luz tá estranha! Será que ñ é pq a luz está sobre um plano fosco? se deletar um quadrado (do tamanho da lente) no teto a luz ñ ficaria melhor?Se for bobagem esqueçam ta bom?
Sim. A luz está manchada pq os planos estão superpostos. Ou ele faz o encaixe da luz no teto ou ele descola a luz do teto.
Agora, eu só to achando esse valor de multiplier um pouco alto demais. 10000 Watts? Hm… Mas nisso aí nem vou poder ajudar, pois o VRay que uso é o antigo, que nem tem esse parâmetro de unidade.
E se vc quiser que a luz ilumine mas não apareça o retângulo, basta ligar a opção Invisible.
Habilitei a opção visible, e ficou assim agora:
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.