Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Pessoal fiz essa maquete no sketchup para uma cliente e acabou que no final não consegui renderizar nada, o arquivo tem cerca de 310 mb ja está com luzes e materias todos configurados, mas ainda assim não deu certo.Minha duvida é a seguinte, com a minha atual configuração não consegui renderizar se eu comprar uma placa de video que custe por volta de R$ 600 eu conseguiria sem problema?
minha configuraçãoa tual é:
core i5 750 2.66 GHz
8gb de ram DDR3 1333 MHz
placa de videio geforce 8600 GT
indice de experiencia do windows 4,8
Obs:já baixei o patch pra o sketchup usar mais memoria e não foi o suficiente.
Dê um Purge Unused ai.
Só lembrando, GPU – Placa de Vídeo – não influencia em nada na hora do render. só vai influenciar se o render for PRÓPRIO para ser calculado na GPU.
Cena de 310mb em. o máximo que consegui até hoje foi 200mb. e parece que essa ai sua vai dar um pouquinho de trabalho.
Olha só acho que o que mais contribui para o aumento do arquivo são esses componentes das roupas.
Mas acho que infelizmente as roupas são objetos principais na cena.
A dica é fazer uma limpeza no arquivo pra tentar diminuir o tamanho.
Não sei a configuração da sua maquina mas se tiver o Win 64 com bastante memoria e um processador bom, acho que da pra fazer.
Outra coisa também depende das configurações do render. Posta as configurações pra galera comentar e talvez sugerir modificações pra tentar resolver o problema.
Minhas configurações estão ali em cima no 1º post;
Já dei um purge e não adiantou de muita coisa;
Quanto as roupas,sapatos e joias eu não posso mais tirar nada, elas são blocos do max e são essenciais.
a configuração do render q tah é 1920x1080p,o caustics tah ligado e o subdivid ta em 200, todas as configurações são pra q eu possa obter um bom render.
indice de experiencia do windows 4,8
kkk
pra quê caustics ligado, mano? – desliga caustics(refração, deixa só reflexão)
não precisa disso tudo pra resolução não, você vai apresentar em que formato? (a4,a3,… digital, … )
[A4 tem 2480 px de largura e 3508 px de altura; mas oque importa também é a impressora e sua configuração dots per inch, que normalmente é 600.] ~> dá uma pesquisada, vai te ajudar muito na hora da representação gráfica.
subdiv de quê tá em 200 ?
exporta pro 3ds max, mais fácil.
se quiser insistir, tira as roupas e os sapatos e coloca pelo photoshop.
da uma olhadinha:
http://www.sketchucation.com/forums/viewtopic.php?f=15&t=32047#p282935
Rapaz…
310mb é meio tenso renderizar no sktp….
uma dicar é tentar substituir modelos muito pesados por outros mais leves, com qualidade próxima….e tb aqueles itens que não aparecem na cena não precisa estar na cena se for o caso….tenta sugar tudo que seja possível e que não tire a qualidade da cena…..
…….
A dica do hybryt de exportar pro 3dmax é boa, mas isso só se tu souber manusear o programa já que ele é mais complexo q o sktp……
…….
abraçs
Baixe e instale o Plugin Cleanup do ThomThom, e de um purge por ele.
Se tu tiver com o V-ray 1.49.01, pode até manter essa resolução ou até colocar um pouco maior, mas só que vá na aba de Output> Habilite o Save VR Img> Coloque o Path para a imagem ser salva e o nome e a extensão como *.exr> Coloque o VFB mode como Previewe renderize.
As dicas de Subdivs e Caustics estão valendo.
Acho que ai está o probleminha né, são blocos do max, eita bloquinhos pesados.
Só pra reforçar
[As dicas de Subdivs e Caustics estão valendo.]
Abraços
cara, ou vc pega blocos mais leves ou parte pro
vray for max.
Olha, o máximo que consegui até hoje foi um apartamento que deu 90Mb..
Se passava disso dava erro… Cara, segue as outras dicas da galera (que são todos feras). Mas o tamanho influi muito….
Valeu.
Galera valeu mesmo por todas as dicas, eu ja dei purge e não resolveu muita coisa.Baixei a resolução,diminui o subdivids,desliguei o causticas e não deu certo.Eu tenho o Max e o V-ray for max instalados só que não sei configurar os materias lá, sempre quando tento abrir a aba de materias só é aberta a do renderizador nativo do max e esse é muito complicado de mexer.Se alguem puder me dizer onde fica a aba de mateirais do V-ray no max eu agradeço, ja vi algumas fotos na net e os v-rays do max e sketchup parecem ser parecidos.
Uma duvida que eu tenho quanto a rendimento de computadores bons no Sketchup, é que tipo se eu tenho 8Gb de memória usando no Sketchup que é 32bit, no fim ele não vai usar todo potencial da memória por isso?
Então se o cara trabalha só com Vray pra Sketchup nem vale muito a pena gastar de mais em memória?
Verdade Felipe.. por isso que a opção é modelar no sketchup, e renderizar em algum programa x64… para aproveitar toda capacidade do teu pc..
vale muito a pena, principalmente pela economia de tempo..
só lembrando que programa 32bit ou 64 bit não tem nada a ver com memória RAM, mas sim com a arquitetura do processador e do sistema operacional.
Não vejo nada de mais na sua cena que impeça de renderizar. Como o Marllon disse isso aí deve ser excesso de componente e textura não utilizadas, carregadas na cena.
o _newbe. mas por funcionar em32bit não limita a memória em 3,5gb? que eu saiba pelo menos o windows com 32bits limita a memória.
pois é, estou começando a migrar pra outros programas 64bit.
Felipe,
O que limita o uso de 3,5 GB dos seus 8 GB disponíveis é a versão do sistema operacional e não o Sketchup.
Não adianta colocar um monte de memória desse em um computador se o processador não possuir arquitetura x64.
Nem ele, nem o sistema operacional e nem qualquer outro software estará explorando a capacidade de processamento (veja bem: processamento e não memória) da máquina.
Quer explorar ao máximo seu processador 64 bits? Instale o sistema operacional em sua versão 64 bits e todos os demais softwares também em suas versões 64 bit.
Vale lembrar que existe também limitação para o máximo de memória RAM que um processo pode utilizar (se não me engano são 4 GB para sistemas operacionais 32 bit).
Vale lembrar que ter muita memória na máqiuna é uma BAITA ajuda, mas há de se pensar no processador (arquitetura, barramento, clock, tamamho do cache), no barramento da memória (sempre o mais largo possível, mas compatível com o do processador) e nos RPM do disco rídigo (por ser um mecanismo mecânico, quanto mais rotações, mas rápido é o acesso aos dados).
Outra dica FUNDAMENTAL e que 90% dos usuários negligenciam: qualidade da placa mãe. É frequente ver gente gastando rios de dinheiro com perfiféricos e plugando tudo numa placa mãe porcaria. Daí já viu o resultado.
Bom… desviei de mais o assunto do post, eu acho rsrs.
Espero sinceramente que consiga renderizar a cena e poste aqui pra gente ver porque acho que vai ficar linda.
Abração!
Cara quando eu pego arquivos muito grande assim, eu separo por cenas.
Escolho as cenas, e separo cada cena em um arquivo diferente, ai apago tudo o que não da pra ver na cena do purge e salvo denovo.
Assim as cenas ficam mais leve…
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR