Sketchup nao respondendo ao abrir com V ray

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #122060

      Olá!

      Começei a utilizar o V ray para realizar alguns testes de render, após a instalação consegui abrir normalmente um arquivo novo limpo e a barra de ferramentas do v ray foi inicializada. Porém quando tento abrir o arquivo onde está meu projeto (cerca de 80,0 MB) o Sketchup trava, permanece não respondendo e não abre o arquivo.

      Meu CPU: Nvidia Geforce GTX 750 TI

      8,0 GB de Memória RAM

      HD – 1,0 TB

      AMD-fx 8350 Eight-Core 4,00 Ghz

      Meu hardware não é dos tops mas acho que é suficiente para trabalhar com ambos programas. Antes da instalação do V ray o arquivo estava abrindo normalmente no Sketchup.

      Grato.

    • #122063

      Seja bem vindo @jaoneto!

      Acho que vc quis dizer GPU:  Nvidia Geforce GTX 750 TI.

      Seu pc é mais que o suficiente para rodar o SketchUp + V-Ray!

      Vc esperou muito tempo? Se não der nenhum erro, pode ser que ele demore bastante para abrir, mas acho que ele abre! Depois tente dar um purge e salve novamente para ver se resolve esse problema.

    • #122066

      Obrigado Daniel,

      Quanta a placa de vídeo eu quis informar as configurações de hardware que possuo, porém ficou mal expressado a descrição do meu desktop. Eu esperei ontem em torno de 10 minutos e o skecthup permaneceu travado “não respondendo”, porém nenhuma janela ou mensagem de erro apareceu. Processo de instalação segui passo a passo de acordo, vou tentar utilizar o purge e tentar solucionar.

    • #122069

      Fiz o purge no arquivo em outra máquina sem o v ray e não consegui abrir, testei em outra máquina inferior a minha e com OS 32 bits o arquivo demorou uns 2 minutos mas abriu. Ja desinstalei e instalei novamente, nao sei o que pode ser.

    • #122072

      Realmente não tenho ideia dq pode ser… posso só especular…

      É só com esse projeto específico que está acontecendo isso?

      Se puder, coloca o arquivo num site de compartilhamento (4shared, dropbox, etc) e compartilha aí ou me envia o link por mensagem privada (é só entrar no meu perfil aqui e clicar em Mensagem Particular).

    • #122083

      @danielreple

      Então, antes de instalar o v ray eu modelei ele normalmente no sketchup pro 2016 na minha máquina. Após a instalação do v ray, eu tentei abrir o arquivo novamente e ele trava ao iniciar e não carrega a maquete (fica não respondendo tela branca). Ontem deixei por 15 minutos pra testar se abria e o computador desligou sozinho, fiquei sem entender. Já desinstalei e instalei novamente, com o v ray desinstalado o arquivo abriu normalmente.

      Enviei o link do arquivo no google drive pra você por mensagem particular.

      Desde já obrigado pela atenção.

    • #122097

      Dei uma olhada no seu modelo, no SketchUp sem V-Ray, e era realmente algo relacionado com oq eu desconfiava…. pensava que poderia ser algum material que estava causando algum problema para carregar, mas não era exatamente isso… o problema estava na enorme quantidade de materiais (846) no arquivo, sendo que a maioria absoluta não estava sendo utilizada.

      Dei um Purge (Eliminar os não usados) e a quantidade de materiais no modelo caiu para 97. Salvei o arquivo e ficou com apenas 24,4 MB, abri novamente no SketchUp com o V-Ray instalado e deu tudo certo!

      Observações:

      • Vi que na sua modelagem tem várias faces invertidas. Pesquise e estude sobre isso, pois pode causar vários problemas na renderização;
      • Procure criar arquivos separados para cada ambiente do seu projeto, assim o arquivo fica muito mais leve e tb não tem o risco de perder tudo, caso ocorra algum problema no arquivo.
    • #122101

      Boa tarde @danielreple!

      Obrigado pela atenção aí e pelas dicas, abri o arquivo na máquina 32 bits que estava demorando cerca de 3-4 minutos para abrir, e verifiquei também 846 materiais no arquivo na opção janela de informações do modelo. Fiz o purge e baixou pra 91 também deixando o arquivo bem mais leve com 24 mb. Por fim salvei e ta abrindo bem mais rápido na máquina 32 bits, a noite vou realizar o teste na máquina 64 bits e posto aqui se deu tudo certo.

      Vou dar uma pesquisada e estudada sobre faces invertidas para me informar melhor.

      Obrigado mais uma vez,

      abraço.

       

    • #157250
      lemobeto
      Participante

      Estou com este mesmo problema… Meu modelo não está abrindo, fica carregando até o Sketchup parar de responder e não abre mais

      D:

    • #157356

      @lemobeto, abre o SketchUp e desativa o vray, aí então tente abrir o projeto que está dando problema e da um Purge (Eliminar os não usados), pra ver se não é o mesmo problema do jaoneto.

      Desativar o vray:

      SketchUp 2015 e 2016

      Janela>Preferências>Extensões

      SketchUp 2017

      Janela>Gerenciador de extensões

    • #157463
      isabellagcipri
      Participante

      Olá, se alguém conseguir me ajudar ficarei muito grata, pois já fiz de tudo !

      O meu scketchup 2015, funcionava normalmente, porem quando instalei o v-ray ele não quis abrir mais, ate abre a tela de inicialização eu escolho o template mas quando vai para a tela de desenho ele fecha em 2 segundos, nem da tempo de carregar nada.

      Ja fiz de tudo, desinstalei o scketchup do computador, instalei de novo e nada, desinstalei tudo relacionado o v-ray e scketchup e o problema volta quando instalo o v-ray !!!! alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

    • #157475

      Sua placa de vídeo é uma AMD Radeon?  Se for, verifica se tem um programa instalado no seu pc chamado Play tv, se tiver desinstala.

      • #157521
        isabellagcipri
        Participante

        Respondendo a sua primeira pergunta, o sketchup funciona sim, porem sozinho, sem o v-ray instalado !

        Minha placa não é AMD 🙁 é onboard ! Eu já utilizei o v-ray no meu pc antes, aconteceu de eu fazer o download de um programa para filmagem no pc pelo baixaki, depois desisti e desinstalei o programa ! Após essa desinstalação que o problema começou, não desinstalei nada naquele dia fora o programa minutos após a instalação do mesmo, não entendo como pode estar relacionado, o programa não tem nada relacionado com v-ray. E mesmo desinstalando tudo sket + v-ray, da esse erro 🙁

    • #157566

      @isabellagcipri, pelo q vc descreveu, realmente deve ser algo relacionado a este programa! Qual o nome do programa?

      Tem que dar uma vasculhada no seu computador pra ver se não ficou algum vestígio do programa,  se não der certo, vc pode tentar fazer uma limpeza no seu pc com algum programa específico pra isso.

    • #158715
      Rodrigo Dias
      Participante

      Boa tarde, gostaria de ajuda com um problema que estou enfrentando ao abrir qualquer arquivo no sketchup sendo ele em branco ou qual algo já modelado. Quando tento abrir qualquer arquivo ele demora cerca de dois minutos para abrir, sei que é um tempo relativamente pequeno mas a uns 20 dias atrás isso não estava acontecendo…. não é problema do computador, pois utilizo uma máquina relativamente boa (core I7 skylake, 16 gb ram, ssd, video NVIDEA quadro 1200K, sketchup 2016 e vray 3.04.

      Caso alguém saiba qual o problema ou sugestão….

    • #158954

      @rodrigodias, vc instalou algum(s) plugin(s) nesse período? Quanto maior o número de plugins, mais vai demorar pra abrir e tb isso varia de um plugin pra outro.

    • #161419
      luizatdecastro
      Participante

      Olá, pessoal! Gostaria de pedir uma ajuda 🙂

      Sou usuária do SketchUP + Vray há um bom tempo, e há aproximadamente 1 ano utilizo o SketchUP 2017 com V-ray 3.4 sem problemas. Costumo trabalhar com modelos de até 200mb, sem nenhum inconveniente (Intel Core i7 2.8Ghz, 16GB RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050).

      No entanto,  recentemente tive problemas para abrir os arquivos – o SketchUP trava, não responde e não abre o arquivo… Tentei tanto com outros arquivos mais leves quanto abrir um modelo novo, porém o mesmo acontece.

      Desinstalei os programas (utilizei o IObit para limpar arquivos residuais) e os instalei novamente. O estranho é que ao fazer isso, consigo abrir apenas 1 vez qualquer arquivo, porém não consigo abrir uma segunda maquete… Fiz o mesmo procedimento novamente, e então funciona da mesma forma – apenas na primeira inicialização.

      Tentei utilizar o SketchUP 2018 + Vray 3.6, e após instalar o Vray, não consegui abrir nenhum modelo. Então voltei para o SketchUP 2017.

      Alguma sugestão do que poderia estar acontecendo?

      Obrigada!

    • #161423

      @luizatdecastro, sem o V-Ray o SketchUp funciona normalmente?

      • #161452
        abergoli
        Participante

        @luizatdecastro estou com mesmo problema que vc… nem arquivo novo, nem leve, e muito menos pesado… tem poucos dias q comecei a notar a lentidão e agora isso nos dois pcs q possuo mesmo problema… ja desinstalei e instalei e não corrige… quando eu reinicio o pc abre somente 1 arquivo se tento abrir outro fica carregando… vc ja consegui resolver?

    • #161540
      Tiago Dutra
      Participante

      Oi Pessoal! Eu estou com esse problema tb. A máquina aqui rodava de boa o spk17 e vray3.4 no windows 10. Agora quando eu abro qualquer arquivo skp fica só carregando. Uma alternativa foi em umas dessas eu consegui abri o skp e desabilitei o vray. Agora abre o skp normal. Mas para renderizar tenho q habilitar o vray manualmente e na hora de sair desabilitar o vray. @danielreple Já saiu alguma atualização do vray 3.4 ou vc conhece algum solução para este problema. Isso começou acontecer depois que instalei o app do itaú. O skp nem abria. Tive que fazer restauração do sistema para um ponto anterior. Mas tb já aconteceu após atualizações do windows 10.  @danielreple  Agradeço a atenção!!!!
      <div class=”bbp-reply-content”></div>

    • #161545

      @tibobs, pelo que tenho visto, o windows 10 vem sendo um grande problema para alguns usuários do SketchUp, veja esse outro tópico que confirma isso:

      https://sketchupbrasil.com/grupos/grupos/geral/forum/topic/sketchup-fica-rodando-e-nao-abre/

      A atualização 3.6 do V-Ray já saiu há 1 ano! hehehe…

      Se vc for licenciado, é só baixar no site da Chaos e se ainda não tiver a licença, recomendo, pq essa versão tá excelente!

      Veja esta matéria:

      https://sketchupbrasil.com/grupos/anunciando-v-ray-3-6-para-sketchup/

    • #162013
      Jhoseph Carlos
      Participante

      @silvana-serafina

      Eu tive o mesmo problema. Tentei de tudo: desinstalei e reinstalei o Sketchup, driver, plugins… até que desinstalei a última atualização do Windows e resolveu!

       

      @jhoseph-carlos

      Desinstalei também a ultima atualização do Windows 10 e voltou a abrir vários arquivos normalmente.

    • #331289
      Gabriela Jorge
      Participante

      Bom dia! Estou com o mesmo problema dessas pessoas e, mesmo desativando a extensão do v-ray, o meu arquivo não abre, para dar o purge e limpar tudo o que não está sendo usado!
      Alguém pode me ajudar? É um trabalho para a faculdade que preciso finalizar e renderizar assim que acabado!

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira