Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Este tutorial é de autoria do moderador Micha, do Forum Oficial da ASGvis, criadora do V-Ray for SketchUp, para quem não sabe. Todos os créditos vão para ele.
Este tutorial se baseia em um mapa de grama infinito, de 22Mb, no qual quando é aplicado em uma superfície, cria um efeito de grama ao longo da perspectiva. Lembrando que este tutorial só pode ser feito com o V-Ray for SketchUp, até onde tenho conhecimento. Outro fator a ser salientado é que este material não funciona muito bem quando a visão da câmera está muito alta, ou no que chamamos de Bird”s Eye/View. Para todas as outras possibilidades, é uma excelente grama.
1 – Baixe o mapa do Diffuse para qual iremos criar o nosso material de grama:
https://drive.google.com/file/d/1pBQQxsFq_TeF6mH_nzsJD-p5g-9H9kII/view?usp=sharing
2 – Abra o Material Editor do V-Ray, clique com o botão direito em Scene Materials, vá em Add Material, e depois em Add VRayMtl. Isto fará com que seja criado um material do V-Ray com parâmetros do zero, sem estar conectado a nenhuma textura do Sketchup.
3 – Depois de criado, vc pode dar um nome qualquer ao material, que estará com o nome “DefaultMaterial”, clicando com o botão direito do mouse sobre o nome, e indo em Rename. Lembrando que o nome não pode ter espaços, pois o V-Ray não reconhece o espaço como um caractere. No meu caso, coloquei o nome “Grama_Infinita” (underline é permitido). Agora, vá até o Layer de Diffuse do material, e vá até o mapeamento do Color do Diffuse, para podermos inserir o Simulacrum que baixamos do primeiro link.
4 – No mapeamento do Color do Diffuse, na parte Common, no Type, coloque Bitmap, e então deixe todos os atributos do Bitmap semelhantes ao da imagem abaixo. Outro ponto importante, vá até onde está escrito Bitmap, no campo da direita, e onde está File e um “m” do lado, clique neste “m”, e localize em seu PC o arquivo q vc baixou no primeiro link. Deverá ficar da seguinte maneira:
5 – Depois de dar um OK, lembre-se de salvar o .VISMAT desse material, para que vc possa usá-lo no futuro sem a necessidade de ter que criá-lo do zero novamente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do material, ir em Export e salvar o material onde desejar, seguindo o exemplo da imagem:
6 – Agora, basta aplicar o material sobre qualquer superfície, não se preocupe com a aparência que ela irá ter no SketchUp, o que influenciará é o render no final. Se vc tiver realizado tudo corretamente, ela deverá aparecer assim:
Agora, é só utilizar em seus projetos, e ser feliz rs
Cara, parabéns… muito bom esse tuto…
opa tuto 10 🙂 vlw ai
Ôxa
Tô gostando de ver, o pessoal ta disposto mesmo, mais um tut. estou muito contente com que estou vendo, valeu mais uma vez Matt.
Obrigaão, em breve este tut será muito útil parta mim.
vlw mesmo, otimo tutorial
Valeu cara pelo tutorial, pode ter certesza que eu vou usa-la muito hehehe
abraços
Perfeito.. Vlw pelo tuto!!
Muito bom Tutorial…
Agora vc nao fica se matando com displacement ou bump …
hasUIHsiuhASIUhsAIUhASUIHASIUHASIUHIUASH
ei fica assim realista ou fica igual? :hammer:
Cara eu fiz realmente fica assim, nunca tive uma maqueti tão realista, você poderia me falar uma coisa a grama ficou realista devida ela ser de 180 megpix????
Caro,
poderia consertar o link da imagem do ponto 4 do seu tutorial ?
Ela nao estah aparecendo aqui.. e eh justamente a imagem com as configs la no material difuse…
vlw
Cara valeu pela tuto…
Como diz um professor meu…
isso agora vai mudar minha vida….rsrsrs
Parabéns
Cara
muito bom esse tutorial
estou usando ele com otimos resultados
vlw.
soh queria saber se vcs nao tem uma material de grama para grandes planos, grandes mesmo.
As vezes eu faço renderizações com planos de 500 metros ou mais na mesma imagem.
Se voces conseguirem me ajudar.
Eu tentei esse material de grama e o resultado nao eh muito bom.
Aqui está o link com uma imagem do nosso trabalho
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/Vly8g9xsYkE6p27BQdXc0Q?feat=directlink
Agradeço..
Vlw
ola gostaria de saber como baixar o tutorial para usar o vray
Cara
experimenta dar uma olhada no hd virtual do arqpadão
http://www.4shared.com/dir/2363122/4d197ad3/sharing.html
tem tutoriais do sketchup e v-ray
Muito obrigado mesmo, já corri atrás de muito material de grama e nenhum me satisfazia. Essa é a prova que muitas vezes um bom material só precisa de uma imagem adequada no diffuse. Uma vez eu fiquei um século tentando dar aparência de tecido a um material usando o bump e nada… só deu certo quando coloquei uma imagem de uma trama de tecido e nem precisei do bump.
Agora, alguém podia postar um tutorial acerca da diferença de se usar aquelas opções do bitmap (entre texture, que tem as opções planar world xyz, explicit map chanel, etc; e a opção environment, que nesse caso da grama usa-se o spherical). Em que casos uma opção é mais adequada, etc. Já fiz vários testes e não entendi como algumas opções funcionam.
Obrigado pelo feedback, pessoal. Para quem não conseguiu fazer devidamente o tutorial ou ficou faltando algum arquivo no tópico, eis o link para o video-tutorial no YouTube (podem assistir em HD ele). Não reparem no sotaque goiano rs..
Dando um UP pq esse topico merece… acabei de baixar e me ajudou bastante.
Olha como fica a minha grama infinita.
Em qual parte que eu errei nesse tutorial?
Felipe
Nessa nova versão do Vray a forma de UVW do mesmo foi alterada, e não é mais possivel fazer essa grama infinita.
Abraços
Então, não estou conseguindo uma grama decente com o 1.48…
O displacemente mudou e parece que, quanto mais longe da câmera, menos ele aparece.
Alguém conseguiu uma textura boa de grama, ou uma configuração boa no displacement com a nova versão do v-ray?
Estou com a 1.48.83
obrigado.
tentei fazer a grama
uma vez deu certo
ficou bem realista
mas depois fui fazer de novo em outro arquivo em andamento….
e na hora de renderizar ela ficava enorme…..totalmente desproporcional
e mesmo diminuindo o tamanho na propria textura no SU, no EDIT
nao mudava, sempre igual
alguem sabe o que posso fazer? o.O
pq realmente, foi a grama mais perfeita que encontrei ateh agora, as outras ficam muito artificiais…
e se alguém tiver uma textura de grama normal que fique com um resultado final bonzinho, agradeço xD
Marcelo, às vezes de tanto ficarmos mexendo no arquivo dá isso mesmo. Faz o seguinte, selecione tudo, copie, abra um novo arquivo e cole. Aí você linca tudo e tente outra vez.
Assis II
Adorei! Obrigada! O tutorial ta tao bom que até eu cosegui fazer! 😉
Qual versão do Vray é aconselhada para conseguir fazer essa grama?
Na versão mais antiga do Vray 1.05.30
Oi amigos, já faço bastante coisas no sketup8, porém não consigo baixar um vray que funcione, conto a ajuda de vocês.
obrigado
Boa tarde a todos, primeiramente parabéns pelo o tuto e o fórum tem sido de grande valia.
Bom amigos, minha grande duvida é: estou usando o vray 1.49 e quando abri esse material criado para grama ficou todo desconfigurado. Abri o editor de materiais e tentei mudar alguns parâmetros, porem a imagem da grama continuou meio parecendo em movimento.
Estou colocando os dois links para vcs darem uma olhada.
Se alguém tiver alguma solução, agradeço a ajuda.
Obrigado e grande abraço pra todos ai.
Fiquem com Deus…
Pyter
Imagem da grama renderizada
http://img401.imageshack.us/img401/8984/testegramavray.png
Imagem da configuração usada
http://img560.imageshack.us/img560/858/testegramavrayconfigura.png
Pyter, sua configuração está igual a do tutorial? Pergunto isso por que não estou conseguindo ver a configuração passada no tutorial!
Eu queria tirar uma duvida, não sei se é sobre isso que dizer grama infinita, mas quando faço a minha grama em um retângulo bem pequeno, ela dá certo, mas qndo tento aumentar o tamanho da grama, ela volta a não dar o displacement… isso tem algo a ver com o tamanho da área renderizado e o tamanho jpg adicionado na textura?
Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
Para postar imagens vejam as dicas aqui
Não consigo abrir a imagem do passo 02 com as configurações…
As imagens das configurações não abrem mais…
Tenta esse tópico aqui que é o mesmo assunto:
https://sketchupbrasil.com/grupos/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=8360&forum=14
Muito bom esse lance da grama. Gostaria de saber se alguém conhece um tutorial sobre o vray. Estou tentando renderizar e a tela fica cinza e não parece nada. Não sei mais o que eu faço. Se alguém tiver alguma ideia eu estou no aguardo.
Att
Gustavo Garibe
Procura no youtube, tem um monte de tutoriais!
Quanto ao seu problema, pode ser uma infinidade de coisas. Se está iniciando, procure pelo manual do vray e comece pelo básico.
Valeu irmão. Eu achei na internet o manual.
Grato!!
Esta semana fiz este teste que gostei do resultado, vista de cima parece mais uma floresta, mas nas fachadas das casas vai ficar bom, vejam:
Trata-se de uma “grama infinita” com displacement.
Werlei,
Em qual versão do vray vc fez? Por cima ficou meio estranho mesmo, mas de lado ficou bem legal! É o mesmo material da grama infinita, mas com disp?
Daniel vc me pegou pq não sei qual versão eu instalei por ultimo, 1.49 ou 1.6, tentei ver pelo PC mas não achei.
Sim é o mesmo material da grama infinita, só que com disp.
Vou testar em uma fachada e posto aqui.
Consegui um tempinho, esta aí o teste da grama infinita sem displcement e com:
Sem displacement.
Com displacement sem pós-produção, reparem na mangueira caída sobre a grama e as bordas do canteiro.
O tempo não aumentou muito porque é uma cena simples, não sei o quanto aumentaria de tempo de renderização em uma extensão maior de grama, blz.
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.