Como texturizar grandes planos com grama

Visualizando 39 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #9447
      MattDesigner
      Participante

      Este tutorial é de autoria do moderador Micha, do Forum Oficial da ASGvis, criadora do V-Ray for SketchUp, para quem não sabe. Todos os créditos vão para ele.

      Este tutorial se baseia em um mapa de grama infinito, de 22Mb, no qual quando é aplicado em uma superfície, cria um efeito de grama ao longo da perspectiva. Lembrando que este tutorial só pode ser feito com o V-Ray for SketchUp, até onde tenho conhecimento. Outro fator a ser salientado é que este material não funciona muito bem quando a visão da câmera está muito alta, ou no que chamamos de Bird”s Eye/View. Para todas as outras possibilidades, é uma excelente grama.

      1 – Baixe o mapa do Diffuse para qual iremos criar o nosso material de grama:

      https://drive.google.com/file/d/1pBQQxsFq_TeF6mH_nzsJD-p5g-9H9kII/view?usp=sharing

      2 – Abra o Material Editor do V-Ray, clique com o botão direito em Scene Materials, vá em Add Material, e depois em Add VRayMtl. Isto fará com que seja criado um material do V-Ray com parâmetros do zero, sem estar conectado a nenhuma textura do Sketchup.

      3 – Depois de criado, vc pode dar um nome qualquer ao material, que estará com o nome “DefaultMaterial”, clicando com o botão direito do mouse sobre o nome, e indo em Rename. Lembrando que o nome não pode ter espaços, pois o V-Ray não reconhece o espaço como um caractere. No meu caso, coloquei o nome “Grama_Infinita” (underline é permitido). Agora, vá até o Layer de Diffuse do material, e vá até o mapeamento do Color do Diffuse, para podermos inserir o Simulacrum que baixamos do primeiro link.

      4 – No mapeamento do Color do Diffuse, na parte Common, no Type, coloque Bitmap, e então deixe todos os atributos do Bitmap semelhantes ao da imagem abaixo. Outro ponto importante, vá até onde está escrito Bitmap, no campo da direita, e onde está File e um “m” do lado, clique neste “m”, e localize em seu PC o arquivo q vc baixou no primeiro link. Deverá ficar da seguinte maneira:

      5 – Depois de dar um OK, lembre-se de salvar o .VISMAT desse material, para que vc possa usá-lo no futuro sem a necessidade de ter que criá-lo do zero novamente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do material, ir em Export e salvar o material onde desejar, seguindo o exemplo da imagem:

      6 – Agora, basta aplicar o material sobre qualquer superfície, não se preocupe com a aparência que ela irá ter no SketchUp, o que influenciará é o render no final. Se vc tiver realizado tudo corretamente, ela deverá aparecer assim:

      Agora, é só utilizar em seus projetos, e ser feliz rs

    • #9449
      Bergiliano
      Participante

      Cara, parabéns… muito bom esse tuto…

    • #9454
      vitorans
      Participante

      opa tuto 10 🙂 vlw ai

    • #9460
      Fernando Padão
      Participante

      Ôxa
      Tô gostando de ver, o pessoal ta disposto mesmo, mais um tut. estou muito contente com que estou vendo, valeu mais uma vez Matt.
      Obrigaão, em breve este tut será muito útil parta mim.

    • #9468
      vladsteps
      Participante

      vlw mesmo, otimo tutorial

    • #9486
      Dbenucci
      Participante

      Valeu cara pelo tutorial, pode ter certesza que eu vou usa-la muito hehehe
      abraços

    • #9525
      ruaronr
      Participante

      Perfeito.. Vlw pelo tuto!!

    • #10062
      Edison
      Participante

      Muito bom Tutorial…
      Agora vc nao fica se matando com displacement ou bump …
      hasUIHsiuhASIUhsAIUhASUIHASIUHASIUHIUASH

    • #10413
      Anônimo
      Convidado

      ei fica assim realista ou fica igual? :hammer:

    • #10849
      Rondiney
      Participante

      Cara eu fiz realmente fica assim, nunca tive uma maqueti tão realista, você poderia me falar uma coisa a grama ficou realista devida ela ser de 180 megpix????

    • #10926
      arqrodrigo
      Participante

      Caro,

      poderia consertar o link da imagem do ponto 4 do seu tutorial ?
      Ela nao estah aparecendo aqui.. e eh justamente a imagem com as configs la no material difuse…

      vlw

    • #11317
      Panzera
      Participante

      Cara valeu pela tuto…

      Como diz um professor meu…
      isso agora vai mudar minha vida….rsrsrs
      Parabéns

    • #11732
      Lucas Zatta
      Participante

      Cara

      muito bom esse tutorial
      estou usando ele com otimos resultados
      vlw.

      soh queria saber se vcs nao tem uma material de grama para grandes planos, grandes mesmo.
      As vezes eu faço renderizações com planos de 500 metros ou mais na mesma imagem.
      Se voces conseguirem me ajudar.
      Eu tentei esse material de grama e o resultado nao eh muito bom.

      Aqui está o link com uma imagem do nosso trabalho
      http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/Vly8g9xsYkE6p27BQdXc0Q?feat=directlink

      Agradeço..
      Vlw

    • #12228
      Anônimo
      Convidado

      ola gostaria de saber como baixar o tutorial para usar o vray

    • #12245
      Lucas Zatta
      Participante

      Cara

      experimenta dar uma olhada no hd virtual do arqpadão
      http://www.4shared.com/dir/2363122/4d197ad3/sharing.html

      tem tutoriais do sketchup e v-ray

    • #13090
      diogorenan
      Participante

      Muito obrigado mesmo, já corri atrás de muito material de grama e nenhum me satisfazia. Essa é a prova que muitas vezes um bom material só precisa de uma imagem adequada no diffuse. Uma vez eu fiquei um século tentando dar aparência de tecido a um material usando o bump e nada… só deu certo quando coloquei uma imagem de uma trama de tecido e nem precisei do bump.

      Agora, alguém podia postar um tutorial acerca da diferença de se usar aquelas opções do bitmap (entre texture, que tem as opções planar world xyz, explicit map chanel, etc; e a opção environment, que nesse caso da grama usa-se o spherical). Em que casos uma opção é mais adequada, etc. Já fiz vários testes e não entendi como algumas opções funcionam.

    • #13315
      MattDesigner
      Participante

      Obrigado pelo feedback, pessoal. Para quem não conseguiu fazer devidamente o tutorial ou ficou faltando algum arquivo no tópico, eis o link para o video-tutorial no YouTube (podem assistir em HD ele). Não reparem no sotaque goiano rs..

    • #17628
      Eziquio
      Participante

      Dando um UP pq esse topico merece… acabei de baixar e me ajudou bastante.

    • #17714
      FelipeGalvao
      Participante

      Olha como fica a minha grama infinita.

      Em qual parte que eu errei nesse tutorial?

      http://img299.imageshack.us/i/failllgrammaa.jpg/

      http://img691.imageshack.us/i/failllgrama.jpg/

    • #17723
      Anônimo
      Convidado

      Felipe

      Nessa nova versão do Vray a forma de UVW do mesmo foi alterada, e não é mais possivel fazer essa grama infinita.

      Abraços

    • #17954
      pandini
      Participante

      Então, não estou conseguindo uma grama decente com o 1.48…

      O displacemente mudou e parece que, quanto mais longe da câmera, menos ele aparece.

      Alguém conseguiu uma textura boa de grama, ou uma configuração boa no displacement com a nova versão do v-ray?
      Estou com a 1.48.83

      obrigado.

    • #18795
      marcelo444
      Participante

      tentei fazer a grama
      uma vez deu certo
      ficou bem realista
      mas depois fui fazer de novo em outro arquivo em andamento….
      e na hora de renderizar ela ficava enorme…..totalmente desproporcional
      e mesmo diminuindo o tamanho na propria textura no SU, no EDIT
      nao mudava, sempre igual

      alguem sabe o que posso fazer? o.O
      pq realmente, foi a grama mais perfeita que encontrei ateh agora, as outras ficam muito artificiais…

      e se alguém tiver uma textura de grama normal que fique com um resultado final bonzinho, agradeço xD

    • #18801

      Marcelo, às vezes de tanto ficarmos mexendo no arquivo dá isso mesmo. Faz o seguinte, selecione tudo, copie, abra um novo arquivo e cole. Aí você linca tudo e tente outra vez.

      Assis II

    • #33463
      atleticana
      Participante

      Adorei! Obrigada! O tutorial ta tao bom que até eu cosegui fazer! 😉

    • #42193
      daviddgc
      Participante

      Qual versão do Vray é aconselhada para conseguir fazer essa grama?

    • #43989
      Paulo_Wer
      Participante

      Na versão mais antiga do Vray 1.05.30

    • #54460
      Anônimo
      Convidado

      Oi amigos, já faço bastante coisas no sketup8, porém não consigo baixar um vray que funcione, conto a ajuda de vocês.

      obrigado

    • #54818
      Claudio Bucsan
      Participante

      Boa tarde a todos, primeiramente parabéns pelo o tuto e o fórum tem sido de grande valia.
      Bom amigos, minha grande duvida é: estou usando o vray 1.49 e quando abri esse material criado para grama ficou todo desconfigurado. Abri o editor de materiais e tentei mudar alguns parâmetros, porem a imagem da grama continuou meio parecendo em movimento.
      Estou colocando os dois links para vcs darem uma olhada.
      Se alguém tiver alguma solução, agradeço a ajuda.
      Obrigado e grande abraço pra todos ai.
      Fiquem com Deus…

      Pyter

      Imagem da grama renderizada
      http://img401.imageshack.us/img401/8984/testegramavray.png

      Imagem da configuração usada
      http://img560.imageshack.us/img560/858/testegramavrayconfigura.png

    • #56784
      Valderir
      Participante

      Pyter, sua configuração está igual a do tutorial? Pergunto isso por que não estou conseguindo ver a configuração passada no tutorial!

    • #57907
      lucasflorentino
      Participante

      Eu queria tirar uma duvida, não sei se é sobre isso que dizer grama infinita, mas quando faço a minha grama em um retângulo bem pequeno, ela dá certo, mas qndo tento aumentar o tamanho da grama, ela volta a não dar o displacement… isso tem algo a ver com o tamanho da área renderizado e o tamanho jpg adicionado na textura?

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Bem vindo ao fórum.
      Por favor, preencha seu perfil de forma completa.
      Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

    • #59061
      Herminio
      Participante

      Não consigo abrir a imagem do passo 02 com as configurações…

    • #70598
      Augusto Böhm
      Participante

      As imagens das configurações não abrem mais…

    • #70599
      Werlei Purgatto
      Participante
    • #74356

      Muito bom esse lance da grama. Gostaria de saber se alguém conhece um tutorial sobre o vray. Estou tentando renderizar e a tela fica cinza e não parece nada. Não sei mais o que eu faço. Se alguém tiver alguma ideia eu estou no aguardo.

      Att

      Gustavo Garibe

    • #74386

      Procura no youtube, tem um monte de tutoriais!
      Quanto ao seu problema, pode ser uma infinidade de coisas. Se está iniciando, procure pelo manual do vray e comece pelo básico.

    • #74468

      Valeu irmão. Eu achei na internet o manual.

      Grato!!

    • #76776
      Werlei Purgatto
      Participante

      Esta semana fiz este teste que gostei do resultado, vista de cima parece mais uma floresta, mas nas fachadas das casas vai ficar bom, vejam:

      Trata-se de uma “grama infinita” com displacement.

    • #76789

      Werlei,

      Em qual versão do vray vc fez? Por cima ficou meio estranho mesmo, mas de lado ficou bem legal! É o mesmo material da grama infinita, mas com disp?

    • #76812
      Werlei Purgatto
      Participante

      Daniel vc me pegou pq não sei qual versão eu instalei por ultimo, 1.49 ou 1.6, tentei ver pelo PC mas não achei.
      Sim é o mesmo material da grama infinita, só que com disp.
      Vou testar em uma fachada e posto aqui.

    • #77213
      Werlei Purgatto
      Participante

      Consegui um tempinho, esta aí o teste da grama infinita sem displcement e com:


      Sem displacement.


      Com displacement sem pós-produção, reparem na mangueira caída sobre a grama e as bordas do canteiro.

      O tempo não aumentou muito porque é uma cena simples, não sei o quanto aumentaria de tempo de renderização em uma extensão maior de grama, blz.

Visualizando 39 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira