V-Ray objetos somem na renderização

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
      daniel_design
      Participante

Olá pessoal, sou meio que iniciante no V-ray.. comecei sozinho e depois por urgência (perigo de perder o emprego) comprei os dvds do Andeciuala, no qual aprendi muito! Recomendo! Porém, estou com uma dúvida..

são duas na verdade..

eu estou fazendo um hotel, na verdade já fiz e agora estou detalhando a recepção e o restaurante. Optei por fazer em outro arquivo, por ser mais leve de trabalhar. Mas aí já na metade, para ver se daria certo, experimentei importar o arquivo do restaurante e da recepção dentro do arquivo original do hotel. O que acontece é que todos os materiais que eu configurei no material editor sumiram quando eu importei para dentro do arquivo original do hotel! Porque acontece isso? Não existe uma maneira em que os materiais configurados nao desapareçam?

Tá, segunda dúvida..

após o desaparecimento dos materiais eu comecei a configurar tudo de novo. Mas tem objetos que na hora da renderização não aparecem. Por exemplo, importei o arquivo lá e fui novamente colocar pastilha em uma coluna de sustentação… importei a textura, criei um material linkado..e na hora de renderizar…puft.. eles não aparecem!

Eu acho que os dois problemas tem ligação, ou estou errado?

Alguém me ajude!!

daniel_design
      Participante

ahh me ajudem..ninguem responde..

eu acabei descobrindo q se explodir tudo o material aplica e aparece na renderização..só q fica complicado em certos móveis, onde o estofado tem material diferente da estutura…aí ficar explodindo e depois ter q organizar em componentes as partes do móvel fica complicado..ainda mais com vários móveis em uma cena!

alguem tem uma sugestão melhor?

Andeciuala
      Participante

Prezado amigo, o vray não é um software do sketchup, eles são software totalmente diferentes, simplesmente funcionam juntos.
      Porisso não tem como você importar um objeto e ele vir com todas as configurações que você fez na outra cena, COOOONTTUUUUDO, você não prestou atenção na minha aula, pois eu ensino a exportar e importar materiais. Ou seja você configura separado (para facilitar) depois importa o objeto e importa os materiais, aplicando é claro a face desejada.

Pergunta 2-
      Isso acontece porque apesar de o material não vir aplicado fica um pouco de informação no objeto, então quando você aplica outro material no mesmo objeto de forma diferente não funciona e ele some.
      ixi
      deixa eu tentar explicar.
      No caso de grupos e componentes, você pode aplicar o material nas faces e linhas ( editando o componente) ou pode aplicar direto no compnente (quadradão azul em volta do objeto) Se tem um material aplicado na face e outro aplicado do lado de fora você concorda comigo que não deveria mesmo acontecer isso????!!!!
      Muito bem, aqui vai a solução. aplique o mesmo material tanto nas faces quanto no componente quando isso estiver acontecendo para que todos os materiais fiquem o mesmo. Quando você explodia voltava a funcionar porque nesse caso só tem a opção de aplicar na face e não mais no componente!
      Entendeu?
      Se não entendeu eu tento explicar de outra forma, mas LEIA antes de dizer que não entendeu.

E outra coisa pessoal, agente posta e fica doido pra alguém responder mas nós mesmos, não nos damos o trabalho de responder, ou comentar um trabalho de um colega do fórum, isso é muito desagradável, ninguém é vagabundo e vive só de responder fóruns, eu sei que é um tempo precioso pararmos e comentarmos alguma coisa, mas isso é muito bom que aconteça.
      Eu tenho coisas para fazer e estou aqui comentando e respondendo espeo que façam o mesmo (isso não é só para você mas todos que fazem isso).

Obrigado e até a próxima.

daniel_design
      Participante

Aaah mal a demora pra voltar aqui, estava sem internet em casa daí ficou dificil arranjar tempo pra vir aqui!!

Puutz levei bronca do professor huahuaha

mas obrigado pela resposta Andeciuala, agora consigo fazer tudo certo..

e como vc disse, é verdade é importante que todos participem dos foruns, me desculpem por chegar “apressado” perguntando minha dúvida, acabei de me cadastrar no forum e preciso pegar o costume de sempre passar aqui e tentar contribuir com algo que eu saiba..

mais uma vez valeu pela ajuda =)

Lucas Souza Borges
      Participante

Galera, preciso da ajuda de vcs. Fui fazer um teste da minha modelagem e ao renderizar saiam apenas alguns objetos. Fechei e abri o arquivo novamente e funcionou, mas só no primeiro render, nos demais, voltava a acontecer o msm problema. Salvei o “aquivo como” e abri novamente e houve o msm problema. Será que é alguma configuração do “options”? Eu ainda não sei configurar aquilo, mas tbm não mexi em nada. Gostaria da ajuda de vcs. Seguem as imagens. Como vcs podem ver, não aparece a vegetação, mobília externa, rua e alguns móveis internos. Desde já agradeço

Casa 9 - 75m² ennder

@lucasvolei, juntei o tópico que vc criou com outro que fala sobre o mesmo assunto.  Acredito que tenha pesquisado e não encontrou, mas recomendo que tente com outras palavras q pode ser que encontre.

Se não der certo oq o Andeciuala explicou, posta aqui novamente.

Ana Sichieri
      Participante

Comigo o problema estava em deixar uma das camadas desligadas, a do “Layer0” que é a base de todo bloco, fiz a cena assim, e não percebi. O objeto estava lá, mas na hora de renderizar não aparecia. Basta ligar a camada e refazer a cena que volta ao normal.

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg
Todos os direitos reservados Portal SketchUp Brasil Designer Nádia Nunes - Desenvolvedor Lailson Oliveira
Portal de Soluções em SketchUp Licenças, Serviços e Respostas para o que você procura. CNPJ: 26.291.071/0001-84
SketchUp Brasil - 3D Para Todos
SketchUp Brasil - 3D Para Todosgg