Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
CNPJ: 26.291.071/0001-84
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Foruns dos Grupos › Forum › V-Ray
Minha dúvida é a seguinte:
– Existe alguma maneira de modificar a escala de uma imagem HDRI?
Quando posiciono a câmera um pouco mais distante, a fachada parece bem pequena e o BG muito grande.
Agradeço a ajuda de todos.
Desculpem a simplicidade é que trabalhei apenas com texturas.
Sugestões também são bem-vindas.
Seja bem vindo ao fórum Iceblock!
hehehe.. não tem que se desculpar quanto a simplicidade do seu trabalho! Estamos todos aqui para aprender, a qualidade do trabalho não vai influenciar na exposição da duvida e mesmo que estivéssemos falando do seu trabalho, ele nem está tão simples assim!
Quanto a sua duvida, existe sim! Dentro do mapa do “GI” e do “BG Color” do “Environment”, basta alterar os valores do “Repeat” do “UVWGenEnvironment”, que estão por parão em 1,0. Só tem que deixar sempre iguais os valores no “Horizontal” e no “Vertical”.
Faz os testes aí e confere!
Boa noite! Primeiramente é uma honra participar deste Forum! Agradeço pela ajuda.
Além das configurações que você me passou também mudei no UVW Mapping Type para Spherical. Na imagem anterior estava com Spherical(Max), além de encontar um BG um pouco mais “limpo” o outro estava muito poluido. Veja como está ficando:
Aproveito para pedir sugestões de como melhorar a apresentação.
Realmente melhorou bastante!
Algumas dicas:
– Faça o telhado modelado;
– da uma estudada na parte de texturas e materiais;
– Da uma olhada nos tópicos aqui do fórum, tem muitos trabalhos desenvolvidos e com várias dicas.
Então… Quanto à simplicidade do trabalho é pelo seguinte:
1º – Não tenho nenhuma formação técnica sobre engenharia ou arquitetura, sou apenas um curioso;
2º – Já faz um tempo que visito este maravilhoso Forum e tenho visto muitos trabalhos magníficos postados aqui como os de Raphael Martin, Wellferreira, NinoSantos, _newbe, danielreple e muitos outros artistas da construção em pixel que se eu fosse citar todos precisaria de muitas linhas;
Quanto ao projeto é uma casa simples em terreno plaino e pequeno para um casal jovem com dois filhos. A casa tem dois quartos e uma suíte, uma sala pequena e uma cozinha. Nos fundos do terreno ficará uma edícula com lavanderia, um banheiro, um depósito e a churrasqueira claro. Também será reservado um pedacinho nos fundos do terreno para plantar uma hortinha. Na frente vai ter uma varanda grande que servirá também como garagem.
Ok, eu citei que não sou profissional, portanto estou desenvolvendo somente uma base para o arquiteto(a) ter uma ideia do que eu quero construir e poder então desenvolver um trabalho de verdade, o fato é que amei a brincadeira, Sketchup é um aplicativo incrível, estou usando uma a versão free me parece que tem limitações de uso de plug-ins (por isso as texturas ao invés de elementos modelados).
E sim o trabalho, mesmo não sendo profissional, pode ser avaliado à vontade, críticas, sugestões e ideias são muito bem vindas. E como o Daniel disse estamos aqui para aprender.
Lembrando que 85% do que fiz até agora foi baseado em dicas deste Forum, 10% foi conhecimento que encontrei internet afora e claro contribuí com 1%, pois minha família deu mais 4% de colaboração (especialmente a minha esposa).
Da mesma forma tentarei contribuir sempre que puder partilhando minhas experiências, êxitos e erros para o crescimento de todos.
Agora mais alguns renders:
O SketchUp free tem pouquíssimas limitações com relação ao pro!
Vc pode instalar os mesmos plugins em ambas as versões!
Para fazer o telhado, basta utilizar as ferramentas básicas do programa.
Boa noite, realmente um telhado modelado dá um up incrível!
Agora vou dar uma mehorada na parte dos pisos e nas paredes.
Quero dar uma endurecida as sombras com environment, mas ainda não consegui.
Baixei um manual aqui do forum vou dar uma estudada nele.
Brigadão aí pela ajuda!
Uma pequena atualização:
Realmente o telhado modelado dá outra cara para a cena.
Obrigadão pelas dicas.
Críticas e sugestões também são bem vidas.
Estou trabalhando essa grama aí, vou seguir um tutorial que vi aqui no Forum.
Então, além da su dica também modifiquei para spherical, pois estava em spherical max.
Neste caso, acho q vc não precisa dar mais atenção a essa grama, ela está boa!
Vc tem que dar mais atenção quando a grama estiver em primeiro plano ou ocupando grandes planos.
Mais algumas coisinhas para vc melhorar:
– Coloca uma textura e talvez um bump no material das paredes;
– Essas árvores mais encostadas nas laterais da casa são de baixa qualidade, procura umas melhores.
Bom dia,
Sou iniciante no vray e estou tentando usar um background porém não estou conseguindo, a imagem fica muito próxima e não aparece o céu e o fundo direito.
Não sei mais o que fazer, ja coloquei em Spherical, tentei mudar o “repeat”, mas nada funciona.
Segue a imagem de como fica.
Obs: sei que falta configurar muitos materiais mais minha dúvida agora é em relação ao background.
@danielab, juntei o tópico que vc criou com este outro que fala sobre o mesmo assunto. Quando encontrar um tópico sobre o assunto que vc está com problemas e oq foi discutido não resolver seu problema, poste no mesmo tópico oq não está dando certo. Somente crie novos tópicos quando não encontrar nenhum tópico sobre o assunto. Assim podemos ter um tópico mais completo, com várias alternativas e quem procurar sobre esse assunto pode ter mais chances de resolver sozinho o mesmo problema.
Bom, me responda algumas coisas:
– Vc está usando um HDRI?
– Que valores vc está colocando em “repeat”?
– Vc está mantendo a câmera sempre na mesma posição?
Obs.: Uma dica que te dou é que muito raramente deixamos o BG, que utilizamos na renderização para melhorar o resultado da reflexão e da iluminação, na imagem final. Geralmente colocamos um outro BG na pós produção, pois geralmente a resolução não é muito boa ou a posição não é exatamente a q agente quer, além de uma série de outra razões.
Boa noite
estou com várias dificuldades sobre a iluminação HDRI
as imagens sempre ficam estouradas
Não se apeguem a grama hahah eu vou trocar depois
meu foco mesmo agora é aprender a configurar o HDRI
to sofrendo aqui. tentei mudar vários parametros mas não consigo nitidez no mapa. aumentando ou minuindo a escala está sempre embaçado
@aline-farias, a nitidez depende da qualidade do HDRI. Se está embaçado é pq a resolução desse que vc está usando é baixa!
Sobre a luminosidade do HDRI, se vc estiver utilizando ele no Environment, é só alterar o valor que está ao lado do M.
@danielreple Obrigada pela resposta
na verdade eu comprei o cd do vray e o rapaz que me vendeu me mandou vários arquivos HDR e quando ele utiliza no dele não da esse erro. só tem acontecido no meu arquivo mesmo.
Isoacontece para todos os arquivos que eu subsituo, a escala sempre fica essa loucura.
já não sei mais o que fazer
Deu certo sim
mudei a qualidade do HDRI
porém agora sinto falta das sombras.
No Global Switches já desabilitei Shoe GI Only mas não senti diferença
Eu confesso que nunca me dei bem com o HDRI. Uso o SUN e coloco o HDRI apenas com o BG, daí ajusto a rotação dele com a posição do SUN e FIM, fica lindo. rsrs
@aline-farias, erra a resolução que era baixa, né?
O HDRI da um resultado bem melhor se usado em uma Dome Light! Da uma pesquisada sobre isso.
Mas também gosto dessa outra técnica que o Cosme explicou!
Usei a técnica do @CosmeJr e gostei bastante. Mesmo com a Dome Light não conseguia arrumar as sombras
Networking e respostas para o que você procura. Participe do fórum, é GRATUITO.
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR
Somos um portal de soluções, de troca de informações, ajuda e colaboração entre usuários do SketchUp. Caso queira falar com a Trimble SketchUp diretamente, acesse: www.sketchup.com/pt-BR